Objetivos (5 - 10 minutos)
-
Compreender o conceito de referências geográficas: Os alunos devem ser capazes de identificar e compreender o que são referências geográficas e como elas são usadas para localizar lugares ou pontos específicos na Terra. Este objetivo pode ser alcançado através de atividades práticas e lúdicas que envolvem a identificação de pontos de referência em seu ambiente escolar, bairro ou cidade.
-
Reconhecer referências geográficas em brincadeiras: Os alunos devem ser capazes de identificar e reconhecer as referências geográficas presentes em suas brincadeiras favoritas. Isso pode ser feito através da exploração de jogos de tabuleiro, brincadeiras de rua ou mesmo brincadeiras virtuais que envolvem a localização de lugares no mapa.
-
Aplicar o conhecimento de referências geográficas em brincadeiras: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido sobre referências geográficas em suas brincadeiras. Isso pode ser feito através da criação de novas brincadeiras que envolvam a localização de lugares no mapa, incentivando a criatividade e a imaginação dos alunos.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de Geografia, como o que é um mapa e para que ele serve. Ele pode pedir aos alunos para desenharem um mapa simples do ambiente da sala de aula, incluindo os móveis, portas e janelas. Isso ajudará a reforçar a ideia de que um mapa é uma representação visual de um lugar.
-
Situações-problema: O professor pode então propor duas situações-problema para os alunos. A primeira pode ser: "Imaginem que vocês estão brincando de esconde-esconde em um parque que nunca foram antes. Como vocês poderiam se encontrar novamente se se separassem?". A segunda situação-problema pode ser: "Vocês estão jogando batalha naval e precisam localizar os navios do outro jogador. Como vocês usariam as letras e números do tabuleiro para fazer isso?".
-
Contextualização: O professor pode explicar que essas situações-problema estão relacionadas com o que eles vão aprender na aula de hoje, que é sobre referências e brincadeiras. Ele pode dizer que, assim como usamos pontos de referência para nos localizar em um lugar desconhecido, também usamos pontos de referência em nossas brincadeiras para nos orientar.
-
Ganhando a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades. Por exemplo, ele pode dizer que os antigos navegadores usavam as estrelas como pontos de referência para se guiar no mar. Ou que alguns animais, como as abelhas, usam o sol como referência para se orientar. Além disso, o professor pode mencionar que eles vão aprender a criar suas próprias brincadeiras que usam referências geográficas, o que pode ser muito divertido.
Essa introdução deve preparar o terreno para a compreensão do conceito de referências geográficas e como eles são aplicados em diferentes contextos, incluindo brincadeiras.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade: "A Caça ao Tesouro!" (10 - 15 minutos)
-
O professor propõe aos alunos uma brincadeira de "Caça ao Tesouro" para que eles possam aplicar o conceito de referências geográficas de maneira lúdica e divertida.
-
Antes da aula, o professor deve preparar uma série de cartões que representam "tesouros" escondidos. Cada cartão deve conter uma pista que leva a outro "tesouro" escondido.
-
O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e dá a cada grupo o primeiro cartão com a primeira pista.
-
Os alunos devem ler a pista e, usando suas habilidades de observação e raciocínio espacial, identificar o local na sala de aula que a pista se refere. Esse local deve ser uma referência geográfica conhecida pelos alunos, como a porta, a janela, a lousa, etc.
-
Quando o grupo encontrar o local correto, eles encontrarão o próximo cartão com a próxima pista. A brincadeira continua até que o último cartão seja encontrado, revelando o "tesouro".
-
Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, guiando e apoiando os alunos, se necessário, e reforçando os conceitos de referências geográficas que estão sendo aplicados.
-
-
Atividade: "Jogo da Memória Geográfico" (10 - 15 minutos)
-
O professor prepara previamente um conjunto de cartas para o "Jogo da Memória Geográfico". Cada par de cartas deve conter o nome de um local (por exemplo, "praia") e uma imagem do local.
-
O professor divide a turma em grupos e distribui as cartas com as imagens viradas para baixo.
-
Em cada turno, um aluno de cada grupo vira duas cartas, tentando encontrar um par. Se as cartas não formarem um par, elas devem ser viradas novamente.
-
Quando um par é encontrado, o aluno deve dizer o nome do local na carta e dar uma breve descrição de onde aquele local é encontrado (por exemplo, "A praia fica perto do mar e tem areia").
-
Os outros alunos do grupo devem então usar essa informação para ajudar a localizar o local no mapa mental que eles estão construindo.
-
O jogo continua até que todas as cartas sejam viradas. O grupo com o maior número de pares vence.
-
Durante o jogo, o professor deve circular pela sala, ouvindo as discussões dos grupos e incentivando-os a usar o conceito de referências geográficas para ajudar a localizar os locais.
-
Ambas as atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, permitindo que os alunos aprendam e pratiquem o conceito de referências geográficas de forma contextualizada e lúdica. O professor deve adaptar as atividades conforme necessário para garantir que elas sejam apropriadas para a idade e o nível de habilidade dos alunos.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
-
O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e iniciar uma discussão sobre as soluções e descobertas encontradas durante as atividades.
-
Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as referências geográficas que encontraram durante a "Caça ao Tesouro" e as descrições que usaram durante o "Jogo da Memória Geográfico".
-
O professor deve incentivar os alunos a explicarem como eles usaram as referências geográficas para localizar os "tesouros" ou os pares de cartas, e como eles fizeram as conexões entre os elementos das brincadeiras e a geografia.
-
Durante a discussão, o professor deve reforçar os conceitos de referências geográficas, destacando a importância de ter pontos de referência para se orientar em um espaço desconhecido.
-
-
Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)
-
Após a discussão das atividades, o professor deve retomar os conceitos teóricos de referências geográficas e fazer a conexão com as descobertas e soluções dos alunos.
-
O professor pode perguntar aos alunos como eles aplicaram o conceito de referências geográficas em suas brincadeiras e como isso os ajudou a se orientar em um espaço desconhecido.
-
O professor deve explicar que, assim como eles usaram referências geográficas em suas brincadeiras, as pessoas usam pontos de referência em sua vida cotidiana para se orientar em um espaço desconhecido, como quando estão em uma nova cidade ou quando estão explorando um novo lugar.
-
O professor pode também mencionar algumas profissões que dependem fortemente do conhecimento de referências geográficas, como pilotos, marinheiros, arqueólogos, guias turísticos, entre outros.
-
-
Reflexão Final (2 - 3 minutos)
-
Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:
-
"Como vocês podem usar o que aprenderam hoje sobre referências geográficas em suas vidas cotidianas?"
-
"Vocês conseguem pensar em outras brincadeiras que poderiam criar usando o conceito de referências geográficas?"
-
-
O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas e, em seguida, pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões.
-
Essa etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos façam conexões entre a teoria e as práticas, e reflitam sobre como podem aplicar o que aprenderam em seu dia a dia. Além disso, ajuda a verificar a eficácia do plano de aula e a identificar áreas que podem precisar de mais atenção ou revisão.
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)
-
O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos aprendidos durante a aula. Ele reforça o conceito de referências geográficas, explicando que são pontos ou lugares conhecidos que nos ajudam a nos localizar em um espaço desconhecido.
-
O professor também ressalta a importância das referências geográficas, fazendo conexões com situações do dia a dia e outras disciplinas. Por exemplo, ele pode mencionar que, ao ir para a escola, usamos as mesmas referências geográficas todos os dias, como a casa de um amigo, um parque ou um prédio conhecido.
-
-
Conexão Teoria e Prática (1 - 2 minutos)
-
O professor destaca como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a reforçar a teoria. Ele explica que, ao participar da "Caça ao Tesouro" e do "Jogo da Memória Geográfico", os alunos puderam aplicar o conceito de referências geográficas de maneira concreta e significativa.
-
O professor também menciona que a criação de suas próprias brincadeiras que envolvem referências geográficas permitiu que os alunos se tornassem mais envolvidos e engajados em seu aprendizado, o que é um dos principais objetivos da Aula Invertida.
-
-
Materiais Extras (1 - 2 minutos)
-
O professor sugere alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir livros infantis sobre geografia, sites educacionais com jogos interativos de geografia, ou até mesmo a sugestão de que os alunos observem mais atentamente o ambiente ao seu redor e identifiquem as referências geográficas presentes.
-
O professor pode também sugerir que os alunos criem suas próprias "Caças ao Tesouro" ou jogos de memória geográficos para jogar com a família ou amigos, como uma maneira divertida de praticar o que aprenderam.
-
-
Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)
-
Por fim, o professor ressalta a relevância do assunto para o cotidiano dos alunos, explicando que o conhecimento de referências geográficas é útil não apenas para a geografia, mas também para outras disciplinas e para a vida em geral.
-
Ele pode dar exemplos de como as referências geográficas são usadas em diferentes contextos, como em um jogo de futebol para se referir aos lados do campo, ou em uma receita para se referir a lugares no fogão.
-
A conclusão é uma etapa importante para consolidar o aprendizado, reforçar a importância e a relevância do assunto e motivar os alunos a continuar explorando e aprendendo mais sobre o tema. Além disso, ela permite ao professor avaliar o impacto do plano de aula e fazer ajustes para futuras aulas, se necessário.