Plano de Aula | Metodologia Ativa | Escola e Comunidade
Palavras Chave | escola e comunidade, mudanças e permanências, estruturas sociais, atividades práticas, investigação histórica, construção de miniaturas, detetives do tempo, arquitetos do futuro, discussão em grupo, aplicação do conhecimento, desenvolvimento de habilidades, reflexão crítica |
Materiais Necessários | materiais recicláveis, papel, tecidos, tintas, canetas, objetos históricos (ábaco, caneta-tinteiro, tablet), fichas de investigação, mala do tempo, canetinhas, materiais de arte para construção de modelos |
Códigos BNCC | EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de definição de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos alcancem, esta seção serve como um mapa que orienta tanto os preparativos dos estudantes quanto a condução da aula pelo professor. Os objetivos delineados ajudam a garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com o propósito da aula e com as competências que devem ser desenvolvidas.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar as mudanças e permanências nas estruturas e funções das escolas e comunidades ao longo da história.
2. Desenvolver a habilidade de relacionar essas transformações com o contexto social e econômico de diferentes períodos.
Objetivos secundários:
- Incentivar a curiosidade e o questionamento sobre como as instituições e estruturas sociais evoluíram ao longo do tempo.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução tem como objetivo principal engajar os alunos na exploração do tema por meio de situações problema que os levem a aplicar e aprofundar o conhecimento prévio. Além disso, busca contextualizar a importância do estudo das mudanças nas estruturas escolares e comunitárias, estimulando a curiosidade e a reflexão sobre a evolução desses espaços e suas relações com o contexto histórico e social. Esta etapa é crucial para preparar o cenário de aprendizagem e motivar os estudantes a pensar criticamente sobre o assunto.
Situações Problema
1. Imagine que você é um estudante em uma escola do século XIX. Como seria sua sala de aula? Quais materiais de estudo você teria? Como seria a relação com o professor?
2. Pensem em como era a comunidade onde moravam seus avós ou bisavós. Como as casas eram construídas? Quais eram os principais meios de transporte? Como as crianças eram educadas? Comparem essas características com o que vemos hoje.
Contextualização
A sala de aula é um espaço que evoluiu muito ao longo dos séculos, passando de simples salas com bancos e poucos livros para ambientes interativos e digitais. Da mesma forma, as comunidades sofreram transformações significativas, como a mudança de casas feitas de barro para casas de alvenaria, e a transição de meios de transporte como cavalos para carros. Conhecer essas transformações nos ajuda a entender melhor nossa própria realidade e a valorizar o progresso alcançado.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a evolução das estruturas escolares e comunitárias. Através de atividades lúdicas e interativas, os estudantes poderão explorar visualmente as mudanças e permanências ao longo do tempo, consolidando seu aprendizado de maneira significativa. Cada atividade proposta visa desenvolver habilidades específicas, como investigação histórica, trabalho em equipe e pensamento crítico, enquanto os alunos se envolvem ativamente na construção de conhecimento.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Construtores do Passado
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Reconhecer e representar visualmente as mudanças nas estruturas escolares e residenciais ao longo do tempo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar miniaturas que representem uma escola e uma casa de diferentes períodos históricos. Eles usarão materiais recicláveis, papel, tecidos e tintas para construir réplicas de salas de aula e casas que seriam encontradas em séculos passados.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe um período histórico diferente (por exemplo: século XVIII para a escola e século XIX para a casa).
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Os grupos pesquisam rapidamente as características dessas estruturas na internet ou em livros fornecidos pela escola.
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Com base na pesquisa, cada grupo desenha um esboço do que deseja construir.
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Utilizando os materiais disponíveis, os grupos constroem as miniaturas, prestando atenção aos detalhes como mobiliário, utensílios e decoração típica da época.
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Ao final, cada grupo apresenta sua criação para a classe, explicando as escolhas de design e as características históricas representadas.
Atividade 2 - Detetives do Tempo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica sobre as mudanças históricas nas estruturas sociais.
- Descrição: Os alunos se transformarão em detetives do passado, investigando como eram as escolas e comunidades em diferentes épocas. Eles usarão uma 'mala do tempo' com objetos simbólicos de cada período para deduzir características e elaborar hipóteses sobre o cotidiano dessas sociedades.
- Instruções:
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Prepare uma 'mala do tempo' com objetos que representam diferentes períodos históricos (como um ábaco para o século XVIII, uma caneta-tinteiro para o século XIX, um tablet para a era atual).
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Apresente a mala para a classe e explique que cada item é uma pista sobre a época a que pertence.
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Divida a classe em grupos e distribua uma ficha de investigação para cada um.
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Os grupos recebem um conjunto de objetos da mala do tempo e devem investigar, usando suas fichas, para qual período eles acham que cada objeto pertence e por quê.
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Cada grupo apresenta suas conclusões e justificativas para a classe, discutindo as mudanças observadas ao longo dos períodos.
Atividade 3 - Arquitetos do Futuro
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e a reflexão sobre o impacto das mudanças sociais e tecnológicas no ambiente educacional e residencial.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos projetarão a escola e a casa do futuro, considerando avanços tecnológicos, mudanças sociais e ambientais. Eles usarão papel, canetinhas e outros materiais para desenhar e modelar suas ideias inovadoras.
- Instruções:
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Discuta com a classe quais são os possíveis avanços tecnológicos, sociais e ambientais que impactarão a escola e a casa no futuro.
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Divida os alunos em grupos e peça que cada um projete um modelo de escola e casa do futuro.
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Os grupos desenham e constroem modelos em pequena escala, utilizando papel, canetinhas, e outros materiais de arte.
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Cada grupo apresenta seu projeto para a classe, explicando as inovações e como elas se relacionam com os desafios e oportunidades futuras.
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Promova uma discussão sobre como essas mudanças projetadas podem influenciar as futuras escolas e comunidades.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido e reflitam sobre as conexões entre as atividades práticas e os conceitos históricos discutidos. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e perceberem a riqueza de perspectivas dentro da sala de aula.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode utilizar as seguintes palavras: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos das mudanças nas estruturas educacionais e comunitárias ao longo do tempo, vamos compartilhar o que descobrimos e as nossas impressões. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar um resumo do que foi construído e as principais conclusões de seu trabalho. Vamos começar com o grupo que explorou o período mais antigo.'
Perguntas Chave
1. Quais foram as maiores surpresas ao investigar e construir modelos das escolas e casas de diferentes épocas?
2. Como as mudanças nas estruturas escolares e comunitárias refletem as transformações sociais e tecnológicas de cada período?
3. O que vocês imaginam que continuará a mudar no futuro das escolas e comunidades, e por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da etapa de conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados durante a aula. Resumir os principais pontos ajuda na retenção do conhecimento, enquanto a discussão sobre a aplicação prática e a relevância do tema para o cotidiano dos alunos visa fortalecer a conexão entre a teoria estudada e as experiências práticas realizadas. Além disso, essa etapa serve para reforçar a importância do aprendizado contínuo sobre o passado e suas implicações para o presente e o futuro.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deverá resumir e recapitular as principais mudanças e permanências nas estruturas das escolas e comunidades ao longo do tempo, enfatizando as descobertas feitas pelos alunos nas atividades práticas. Será uma oportunidade para os alunos consolidarem o conhecimento adquirido e ligar essas transformações com o contexto histórico e social de cada período abordado.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi projetada para conectar teoria e prática, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento histórico em atividades que simularam a construção e investigação de estruturas passadas e futuras. Essa abordagem não só facilitou a compreensão dos conceitos estudados, mas também estimulou a curiosidade e o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizado.
Fechamento
Por fim, o professor destacará a importância do estudo das mudanças nas estruturas escolares e comunitárias para a compreensão do presente e a preparação para o futuro. Entender essas mudanças não apenas enriquece o conhecimento histórico dos alunos, mas também ajuda a desenvolver uma consciência crítica sobre o impacto das inovações e tradições na nossa sociedade.