Entrar

Plano de aula de Escola e Comunidade

História

Original Teachy

'EF01HI08'

Escola e Comunidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Escola e Comunidade

Palavras Chaveescola e comunidade, mudanças e permanências, estruturas sociais, atividades práticas, investigação histórica, construção de miniaturas, detetives do tempo, arquitetos do futuro, discussão em grupo, aplicação do conhecimento, desenvolvimento de habilidades, reflexão crítica
Materiais Necessáriosmateriais recicláveis, papel, tecidos, tintas, canetas, objetos históricos (ábaco, caneta-tinteiro, tablet), fichas de investigação, mala do tempo, canetinhas, materiais de arte para construção de modelos
Códigos BNCCEF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos alcancem, esta seção serve como um mapa que orienta tanto os preparativos dos estudantes quanto a condução da aula pelo professor. Os objetivos delineados ajudam a garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com o propósito da aula e com as competências que devem ser desenvolvidas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar as mudanças e permanências nas estruturas e funções das escolas e comunidades ao longo da história.

2. Desenvolver a habilidade de relacionar essas transformações com o contexto social e econômico de diferentes períodos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o questionamento sobre como as instituições e estruturas sociais evoluíram ao longo do tempo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo principal engajar os alunos na exploração do tema por meio de situações problema que os levem a aplicar e aprofundar o conhecimento prévio. Além disso, busca contextualizar a importância do estudo das mudanças nas estruturas escolares e comunitárias, estimulando a curiosidade e a reflexão sobre a evolução desses espaços e suas relações com o contexto histórico e social. Esta etapa é crucial para preparar o cenário de aprendizagem e motivar os estudantes a pensar criticamente sobre o assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você é um estudante em uma escola do século XIX. Como seria sua sala de aula? Quais materiais de estudo você teria? Como seria a relação com o professor?

2. Pensem em como era a comunidade onde moravam seus avós ou bisavós. Como as casas eram construídas? Quais eram os principais meios de transporte? Como as crianças eram educadas? Comparem essas características com o que vemos hoje.

Contextualização

A sala de aula é um espaço que evoluiu muito ao longo dos séculos, passando de simples salas com bancos e poucos livros para ambientes interativos e digitais. Da mesma forma, as comunidades sofreram transformações significativas, como a mudança de casas feitas de barro para casas de alvenaria, e a transição de meios de transporte como cavalos para carros. Conhecer essas transformações nos ajuda a entender melhor nossa própria realidade e a valorizar o progresso alcançado.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a evolução das estruturas escolares e comunitárias. Através de atividades lúdicas e interativas, os estudantes poderão explorar visualmente as mudanças e permanências ao longo do tempo, consolidando seu aprendizado de maneira significativa. Cada atividade proposta visa desenvolver habilidades específicas, como investigação histórica, trabalho em equipe e pensamento crítico, enquanto os alunos se envolvem ativamente na construção de conhecimento.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reconhecer e representar visualmente as mudanças nas estruturas escolares e residenciais ao longo do tempo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar miniaturas que representem uma escola e uma casa de diferentes períodos históricos. Eles usarão materiais recicláveis, papel, tecidos e tintas para construir réplicas de salas de aula e casas que seriam encontradas em séculos passados.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um período histórico diferente (por exemplo: século XVIII para a escola e século XIX para a casa).

  • Os grupos pesquisam rapidamente as características dessas estruturas na internet ou em livros fornecidos pela escola.

  • Com base na pesquisa, cada grupo desenha um esboço do que deseja construir.

  • Utilizando os materiais disponíveis, os grupos constroem as miniaturas, prestando atenção aos detalhes como mobiliário, utensílios e decoração típica da época.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua criação para a classe, explicando as escolhas de design e as características históricas representadas.

Atividade 2 - Detetives do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica sobre as mudanças históricas nas estruturas sociais.

- Descrição: Os alunos se transformarão em detetives do passado, investigando como eram as escolas e comunidades em diferentes épocas. Eles usarão uma 'mala do tempo' com objetos simbólicos de cada período para deduzir características e elaborar hipóteses sobre o cotidiano dessas sociedades.

- Instruções:

  • Prepare uma 'mala do tempo' com objetos que representam diferentes períodos históricos (como um ábaco para o século XVIII, uma caneta-tinteiro para o século XIX, um tablet para a era atual).

  • Apresente a mala para a classe e explique que cada item é uma pista sobre a época a que pertence.

  • Divida a classe em grupos e distribua uma ficha de investigação para cada um.

  • Os grupos recebem um conjunto de objetos da mala do tempo e devem investigar, usando suas fichas, para qual período eles acham que cada objeto pertence e por quê.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões e justificativas para a classe, discutindo as mudanças observadas ao longo dos períodos.

Atividade 3 - Arquitetos do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a reflexão sobre o impacto das mudanças sociais e tecnológicas no ambiente educacional e residencial.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos projetarão a escola e a casa do futuro, considerando avanços tecnológicos, mudanças sociais e ambientais. Eles usarão papel, canetinhas e outros materiais para desenhar e modelar suas ideias inovadoras.

- Instruções:

  • Discuta com a classe quais são os possíveis avanços tecnológicos, sociais e ambientais que impactarão a escola e a casa no futuro.

  • Divida os alunos em grupos e peça que cada um projete um modelo de escola e casa do futuro.

  • Os grupos desenham e constroem modelos em pequena escala, utilizando papel, canetinhas, e outros materiais de arte.

  • Cada grupo apresenta seu projeto para a classe, explicando as inovações e como elas se relacionam com os desafios e oportunidades futuras.

  • Promova uma discussão sobre como essas mudanças projetadas podem influenciar as futuras escolas e comunidades.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido e reflitam sobre as conexões entre as atividades práticas e os conceitos históricos discutidos. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e perceberem a riqueza de perspectivas dentro da sala de aula.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode utilizar as seguintes palavras: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos das mudanças nas estruturas educacionais e comunitárias ao longo do tempo, vamos compartilhar o que descobrimos e as nossas impressões. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar um resumo do que foi construído e as principais conclusões de seu trabalho. Vamos começar com o grupo que explorou o período mais antigo.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ao investigar e construir modelos das escolas e casas de diferentes épocas?

2. Como as mudanças nas estruturas escolares e comunitárias refletem as transformações sociais e tecnológicas de cada período?

3. O que vocês imaginam que continuará a mudar no futuro das escolas e comunidades, e por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados durante a aula. Resumir os principais pontos ajuda na retenção do conhecimento, enquanto a discussão sobre a aplicação prática e a relevância do tema para o cotidiano dos alunos visa fortalecer a conexão entre a teoria estudada e as experiências práticas realizadas. Além disso, essa etapa serve para reforçar a importância do aprendizado contínuo sobre o passado e suas implicações para o presente e o futuro.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deverá resumir e recapitular as principais mudanças e permanências nas estruturas das escolas e comunidades ao longo do tempo, enfatizando as descobertas feitas pelos alunos nas atividades práticas. Será uma oportunidade para os alunos consolidarem o conhecimento adquirido e ligar essas transformações com o contexto histórico e social de cada período abordado.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi projetada para conectar teoria e prática, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento histórico em atividades que simularam a construção e investigação de estruturas passadas e futuras. Essa abordagem não só facilitou a compreensão dos conceitos estudados, mas também estimulou a curiosidade e o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizado.

Fechamento

Por fim, o professor destacará a importância do estudo das mudanças nas estruturas escolares e comunitárias para a compreensão do presente e a preparação para o futuro. Entender essas mudanças não apenas enriquece o conhecimento histórico dos alunos, mas também ajuda a desenvolver uma consciência crítica sobre o impacto das inovações e tradições na nossa sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies