Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sequência de Acontecimentos do Dia
Palavras Chave | sequência de eventos, organização temporal, rotina diária, ferramentas digitais, diário digital, jogo digital, vlog, colaboração, criatividade, aprendizado ativo |
Materiais Necessários | celulares, computadores ou tablets, internet, aplicativos de criação de conteúdo (Canva, Google Slides), plataformas de criação de jogos (Scratch), aplicativos de edição de vídeo (iMovie, Kinemaster), projetor ou tela para apresentações, material de anotação (papel e caneta) |
Códigos BNCC | EF01MA16: Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Álgebra |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente os objetivos da aula, proporcionando uma base sólida para a compreensão da sequência de eventos diários e a associação desses eventos a horários específicos. Isso contribuirá para o desenvolvimento da habilidade de organização temporal e uso de tecnologias digitais como suporte educacional.
Objetivos principais:
1. Compreender a sequência cronológica de eventos diários.
2. Relacionar os eventos do dia com horários específicos de maneira prática e visual.
Objetivos secundários:
- Incentivar a utilização de ferramentas digitais para organizar e visualizar informações.
- Estimular a percepção de ordem e regularidade no cotidiano.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente os objetivos da aula, proporcionando uma base sólida para a compreensão da sequência de eventos diários e a associação desses eventos a horários específicos. Isso contribuirá para o desenvolvimento da habilidade de organização temporal e uso de tecnologias digitais como suporte educacional.
Aquecendo
Para introduzir a aula sobre a sequência de eventos do dia, explique aos alunos como cada atividade que realizamos ao longo do dia tem um horário específico e uma sequência lógica. Peça para que usem seus celulares e, em pequenos grupos, busquem um fato interessante sobre a importância de seguir uma rotina diária ou a relação entre horários e atividades. Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as primeiras atividades que vocês realizam logo após acordar?
2. Por que vocês acham que é importante ter uma sequência de atividades ao longo do dia?
3. Como os horários ajudam a organizar o nosso dia?
4. Vocês conseguem identificar uma atividade que sempre acontece no mesmo horário todos os dias?
5. Alguém pode compartilhar uma descoberta interessante que encontrou durante a pesquisa no celular?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 75 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade prática de aplicar seus conhecimentos sobre a sequência de eventos diários utilizando ferramentas digitais modernas. Ao trabalhar em grupo, eles desenvolverão habilidades de colaboração, criatividade e resolução de problemas, enquanto reforçam a compreensão sobre a organização temporal e a importância de seguir uma rotina.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Diário Digital Interativo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a organização e a utilização de ferramentas digitais para registrar e visualizar a sequência de eventos diários, além de promover a criatividade e o trabalho em grupo.
- Descrição: Os alunos criarão um diário digital onde irão registrar a sequência das atividades do seu dia utilizando aplicativos de criação de conteúdo, como o Canva ou Google Slides. Eles devem adicionar horários específicos para cada atividade e utilizar imagens, vídeos e emojis para tornar o diário atraente e interativo. Cada grupo deve explorar a rotina de um aluno, registrando desde o momento em que acorda até a hora de dormir.
- Instruções:
-
Formar grupos de até 5 alunos.
-
Escolher um aplicativo de criação de conteúdo digital (Canva, Google Slides, etc.).
-
Determinar um aluno do grupo para ser o 'protagonista' da rotina a ser registrada.
-
Registrar as atividades do dia em sequência, adicionando horários específicos para cada atividade.
-
Inserir imagens, vídeos e emojis para enriquecer o diário digital.
-
Cada grupo deve apresentar seu diário digital para a turma, explicando a sequência das atividades e os horários escolhidos.
Atividade 2 - Sequência de Acontecimentos - Jogo Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover o pensamento lógico e a compreensão da sequência de acontecimentos diários através da criação de um jogo digital interativo.
- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital onde os personagens precisam realizar atividades diárias em uma sequência correta. Usando uma plataforma de criação de jogos como Scratch, os grupos desenvolverão um jogo interativo, no qual o jogador deve acionar uma série de eventos diários no horário correto para ganhar pontos.
- Instruções:
-
Formar grupos de até 5 alunos.
-
Escolher uma plataforma de criação de jogos (como Scratch).
-
Definir os personagens e as atividades que eles devem realizar ao longo do dia.
-
Programar as atividades em sequência correta, atribuindo horários específicos para cada uma.
-
Adicionar elementos interativos para que os jogadores possam clicar e acionar as atividades.
-
Testar o jogo e fazer ajustes necessários.
-
Apresentar o jogo para a turma e permitir que outros alunos joguem.
Atividade 3 - Vlog da Rotina Diária
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a utilização de tecnologias digitais para narrar e documentar a sequência de atividades diárias, além de fomentar a criatividade e habilidades de comunicação.
- Descrição: Os alunos criarão um vlog no estilo Youtuber, onde irão filmar e comentar sobre as atividades diárias de um dos membros do grupo. Usando celulares para filmar e aplicativos de edição de vídeo como iMovie ou Kinemaster, os alunos devem criar um vídeo que represente a sequência das atividades do dia, adicionando narrações e efeitos visuais.
- Instruções:
-
Formar grupos de até 5 alunos.
-
Escolher um aluno para ser filmado ao longo de um dia típico.
-
Filmar as atividades diárias seguindo uma sequência e adicionando horários específicos.
-
Usar um aplicativo de edição de vídeo para organizar as filmagens, adicionar narrações, música e efeitos visuais.
-
Criar uma introdução e conclusão para o vlog, explicando a importância da sequência das atividades diárias.
-
Apresentar o vlog para a turma e discutir as impressões sobre a sequência de atividades.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é promover a reflexão sobre os aprendizados obtidos durante a aula, bem como incentivar a prática de dar e receber feedback construtivo. Isso ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e autoavaliação, além de reforçar a compreensão sobre a sequência de eventos diários e a importância de seguir uma rotina.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira um breve roteiro que o professor pode utilizar para introduzir essa discussão:
Inicie a discussão perguntando a cada grupo sobre a experiência de criar seus projetos digitais. Peça para que cada grupo destaque algo que acharam fácil e algo que acharam desafiador. Incentive os alunos a falarem sobre o que aprenderam sobre a sequência de atividades diárias e a importância de seguir uma rotina. Estimule os alunos a comentar sobre como o uso de ferramentas digitais ajudou no entendimento do tema.
Reflexões
1. O que vocês acharam mais interessante ao criar o projeto digital sobre a sequência de atividades diárias? 2. Como o uso de ferramentas digitais ajudou vocês a entenderem melhor a importância de seguir uma rotina diária? 3. Quais foram os desafios que enfrentaram durante a realização das atividades e como os superaram?
Feedback 360°
Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Ajude o professor a orientar a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Explique aos alunos que o feedback deve ser uma combinação de elogios e sugestões para melhorias. Sugira que cada aluno fale sobre um ponto positivo e uma área para melhorias para cada membro do grupo.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade da Conclusão A finalidade desta etapa é reforçar os aprendizados adquiridos durante a aula e ressaltar a relevância prática do conhecimento obtido. Ao conectar o conteúdo com o mundo real e suas aplicações cotidianas, os alunos compreendem a importância de seguir uma rotina organizada e o papel das tecnologias digitais nesse processo.
Resumo
Resumo Divertido da Aula! Hoje, mergulhamos na incrível jornada de entender a sequência de eventos do nosso dia. Desde o momento em que acordamos, passando pelas atividades como tomar banho, almoçar e brincar, até a hora de dormir, vimos como cada evento tem seu lugar e hora. Usamos ferramentas digitais para criar diários interativos, jogos e vlogs, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido! ️
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual No mundo moderno, estamos constantemente rodeados por tecnologia e planejamento. Aplicativos de agenda, lembretes no celular e plataformas de comunicação são apenas alguns exemplos de como organizamos nossas rotinas diárias. A aula mostrou aos alunos como a organização temporal e uso de ferramentas digitais fazem parte do nosso dia a dia e como podemos usar essas tecnologias a nosso favor. ️
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia Saber organizar as atividades do dia e entender a importância de seguir uma rotina são habilidades fundamentais. Além de ajudar na gestão do tempo, essas práticas promovem disciplina e eficiência, essenciais para qualquer atividade, seja no ambiente escolar, familiar ou futuramente profissional.