Entrar

Plano de aula de Planejamento de Leitura

Português

Original Teachy

'EF15LP01'

Planejamento de Leitura

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir a importância do planejamento de leitura: Os alunos devem ser capazes de compreender a importância do planejamento de leitura como uma estratégia que os ajudará a se tornarem leitores mais eficientes e eficazes. Eles devem entender que o planejamento de leitura os ajuda a entender melhor o texto, a reter informações importantes e a fazer conexões com seus conhecimentos prévios.

  2. Identificar as etapas do planejamento de leitura: Os alunos devem ser capazes de identificar as três etapas do planejamento de leitura: antes, durante e depois da leitura. Eles devem entender que cada etapa tem um propósito específico e que todas as etapas são importantes para uma leitura bem-sucedida.

  3. Aplicar as etapas do planejamento de leitura: Os alunos devem ser capazes de aplicar as etapas do planejamento de leitura em uma atividade prática. Eles serão desafiados a planejar a leitura de um pequeno texto, colocando em prática o que aprenderam sobre as etapas do planejamento de leitura.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a capacidade de concentração e atenção.

  • Estimular a compreensão leitora e a expressão oral ao compartilhar ideias e conclusões com a turma.

  • Fomentar o gosto pela leitura e a autonomia do aluno na sua aprendizagem.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a importância da leitura e como ela é fundamental para a comunicação e o aprendizado. Além disso, pode ser útil relembrar sobre diferentes tipos de textos (narrativos, informativos, poéticos) e como eles são organizados.

  2. Situações Problema: O professor pode propor duas situações problema para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos:

    • Situação 1: "Vocês já leram um livro inteiro e depois perceberam que não lembram quase nada do que estava escrito? Como vocês se sentiram?"

    • Situação 2: "Vocês já começaram a ler um texto e se sentiram perdidos, sem entender o que estava acontecendo? O que vocês fizeram?"

  3. Contextualização: O professor deve explicar que essas situações são comuns e que muitas vezes acontecem porque não planejamos nossa leitura. Assim como em um passeio, precisamos planejar o que vamos fazer antes, durante e depois, na leitura também precisamos seguir essas etapas para aproveitar ao máximo o que estamos lendo.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tema para despertar o interesse dos alunos:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que muitos escritores famosos, como J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter', e Monteiro Lobato, autor de 'Sítio do Pica-Pau Amarelo', passam muito tempo planejando suas histórias antes de começar a escrever? Isso ajuda eles a criar personagens interessantes, enredos envolventes e finais surpreendentes!"

    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que muitos adultos que gostam de ler fazem anotações enquanto leem? Eles marcam trechos importantes, fazem perguntas e até desenham para ajudar a entender melhor a história. Isso se chama 'leitura ativa' e é uma ótima maneira de planejar a leitura!"

Ao final desta etapa, os alunos devem estar curiosos e motivados para aprender sobre o planejamento de leitura.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria do Planejamento de Leitura (10 - 15 minutos)

    1.1. Apresentação das Etapas do Planejamento de Leitura: O professor deve introduzir as três etapas do planejamento de leitura: Antes, Durante e Depois da leitura. Explicar que cada etapa tem um objetivo específico e que todas são importantes para uma leitura eficaz e compreensiva.

    1.2. Etapa 1: Antes da Leitura: O professor deve explicar que, antes de começar a ler, é importante observar o título, a capa, as ilustrações (se houver) e fazer suposições sobre o que será lido. Pode-se também falar sobre a importância de escolher um local adequado e sem distrações para a leitura.

    1.3. Etapa 2: Durante a Leitura: O professor deve ressaltar que durante a leitura é importante acompanhar a história e se atentar aos detalhes. Pode-se falar sobre a importância de sublinhar ou fazer anotações sobre partes interessantes ou que não foram compreendidas, além de fazer perguntas a si mesmo para verificar se o entendimento está sendo efetivo.

    1.4. Etapa 3: Depois da Leitura: O professor deve explicar que após a leitura é importante refletir sobre o que foi lido. Pode-se falar sobre a importância de fazer um resumo, retomar as anotações feitas durante a leitura e pensar sobre o que foi aprendido com o texto.

  2. Atividade Prática - Planejamento de Leitura de um Texto Situacional (5 - 10 minutos)

    2.1. Descrição da Atividade: O professor deve propor uma atividade em que os alunos planejem a leitura de um pequeno texto situacional. O texto deve ser adequado ao nível de compreensão dos alunos e conter elementos que possam ser observados antes, durante e depois da leitura. Podem ser apresentados títulos, ilustrações e perguntas para serem respondidas após a leitura.

    2.2. Orientações: O professor deve explicar que os alunos terão um tempo para observar o texto, fazer suposições e planejar sua leitura. Depois, eles farão a leitura do texto de acordo com o planejamento e, por fim, responderão às perguntas ou farão um pequeno resumo sobre o que entenderam do texto.

  3. Discussão em Grupo sobre a Atividade (5 - 10 minutos)

    3.1. Orientações: O professor deve orientar os alunos a compartilharem suas observações, dúvidas, conclusões e respostas com a turma. Eles devem explicar como planejaram a leitura, o que observaram durante a leitura e como foi a etapa de reflexão após a leitura.

    3.2. Feedback do Professor: O professor deve dar feedback positivo, corrigir possíveis equívocos e reforçar os conceitos aprendidos. É importante valorizar a participação de todos e encorajar os alunos a continuarem a usar o planejamento de leitura em suas futuras leituras.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que é o planejamento de leitura e como aplicá-lo em suas práticas de leitura.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    1.1. Orientações: O professor deve propor uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem o que aprenderam com a atividade prática. Eles devem explicar como planejaram a leitura, o que observaram durante a leitura e como foi a etapa de reflexão após a leitura.

    1.2. Perguntas Orientadoras: Para guiar a discussão, o professor pode fazer as seguintes perguntas aos alunos:

    - "Quais foram as estratégias que vocês usaram para planejar a leitura do texto?"
    - "O que vocês observaram durante a leitura? Alguma coisa surpreendeu vocês?"
    - "Como foi a etapa de reflexão após a leitura? O que vocês aprenderam com o texto?"
    
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    2.1. Orientações: O professor deve então fazer a conexão entre a prática e a teoria, lembrando aos alunos sobre as etapas do planejamento de leitura (antes, durante e depois da leitura) e como eles as aplicaram na atividade.

    2.2. Perguntas Orientadoras: Para reforçar a conexão, o professor pode fazer as seguintes perguntas aos alunos:

    - "Como o planejamento de leitura ajudou vocês a entender melhor o texto?"
    - "Qual etapa do planejamento de leitura vocês acharam mais útil? Por quê?"
    - "Vocês acham que vão usar o planejamento de leitura em outras situações? Por quê?"
    
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos)

    3.1. Orientações: Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam brevemente sobre o que aprenderam. Eles devem pensar sobre como o planejamento de leitura pode ajudá-los em suas futuras leituras e como podem aplicar o que aprenderam hoje em outras disciplinas e situações do dia a dia.

    3.2. Perguntas Orientadoras: Para orientar a reflexão, o professor pode fazer as seguintes perguntas aos alunos:

    - "Como vocês acham que o planejamento de leitura pode ajudar em outras disciplinas, além do Português?"
    - "Vocês conseguem pensar em alguma situação fora da escola em que o planejamento de leitura poderia ser útil?"
    

Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido na aula, compreendendo a importância e as etapas do planejamento de leitura, além de se sentirem motivados a aplicar o que aprenderam em suas futuras leituras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    1.1. Revisão dos conteúdos: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula, relembrando a importância do planejamento de leitura e as três etapas: antes, durante e depois da leitura.

    1.2. Conexão entre teoria e prática: O professor deve destacar como a atividade prática permitiu aos alunos aplicarem o que aprenderam sobre o planejamento de leitura, demonstrando a eficácia dessa estratégia.

  2. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    2.1. Sugestão de leituras: O professor pode sugerir alguns livros, contos ou textos online que os alunos possam ler em casa, incentivando-os a aplicarem o planejamento de leitura. Os materiais devem ser adequados ao nível de compreensão dos alunos e conter elementos interessantes para serem observados antes, durante e depois da leitura.

    2.2. Recursos online: O professor pode indicar sites, aplicativos ou jogos interativos que oferecem atividades de leitura que os alunos possam explorar em casa ou na biblioteca da escola.

  3. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    3.1. Aplicação do planejamento de leitura: O professor deve enfatizar que o planejamento de leitura não é útil apenas na sala de aula, mas também em diversas situações do dia a dia. Por exemplo, ao ler um livro em casa, um gibi no parque ou as instruções de um jogo.

    3.2. Desenvolvimento de habilidades: O professor deve explicar que o planejamento de leitura ajuda a desenvolver habilidades como a concentração, a atenção aos detalhes, a compreensão leitora e a reflexão crítica.

  4. Encerramento da Aula (1 minuto)

    4.1. Motivação para continuar aprendendo: O professor deve encorajar os alunos a continuarem aplicando o que aprenderam sobre o planejamento de leitura em suas leituras diárias, lembrando-os que a prática constante é essencial para o aprimoramento das habilidades de leitura.

    4.2. Reforço da importância da leitura: Por fim, o professor deve reforçar a importância da leitura como uma ferramenta poderosa de aprendizado e diversão, incentivando os alunos a explorarem diferentes tipos de textos e a descobrirem o prazer que a leitura pode proporcionar.

Ao final desta etapa, os alunos devem sair da aula compreendendo a importância do planejamento de leitura, sabendo como aplicá-lo e motivados a continuar explorando o mundo da leitura.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies