Entrar

Plano de aula de Espaço de Artes

Artes

Original Teachy

'EF15AR07'

Espaço de Artes

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de "espaço de arte":

    • Definir o que é um espaço de arte.
    • Diferenciar entre espaços de arte e espaços não-artísticos.
  2. Identificar diferentes tipos de espaços de arte:

    • Reconhecer espaços de arte em sua comunidade (como museus, galerias de arte, estúdios de arte, teatros, etc.).
    • Identificar espaços de arte em diferentes contextos (como espaços públicos e privados, espaços naturais e construídos, espaços físicos e virtuais).
  3. Reconhecer a importância dos espaços de arte:

    • Identificar as funções e propósitos dos espaços de arte (como a produção, exibição, venda e apreciação da arte).
    • Compreender a influência dos espaços de arte na experiência e interpretação da arte.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de observação e pensamento crítico.
  • Cultivar apreciação pela arte e pelos espaços que a promovem.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Recapitulação de conceitos anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando conceitos anteriores de arte, como o que é arte, os diferentes tipos de arte (pintura, escultura, dança, música, teatro, etc.), e onde normalmente vemos arte (em casa, na escola, na rua, em livros, na internet, etc.).
  2. Situações-problema:

    • O professor propõe duas situações-problema para despertar a curiosidade dos alunos.
      • Primeira situação: "Imagine que você criou uma bela pintura e quer mostrá-la a muitas pessoas. Onde você poderia colocá-la para que as pessoas possam ver e apreciar sua obra?"
      • Segunda situação: "Vocês já foram a um teatro ou a um museu? Como é o espaço lá? É igual ao nosso quarto ou à nossa sala de aula?"
  3. Contextualização:

    • O professor enfatiza a importância dos espaços de arte na vida real.
      • Por exemplo, ele pode explicar que muitas das coisas bonitas que vemos ao nosso redor (como pinturas murais nas ruas, esculturas em parques, apresentações de dança ou teatro em praças, etc.) são possíveis porque existem espaços dedicados à arte.
      • Ele também pode mencionar que os espaços de arte não apenas permitem que os artistas criem e exibam suas obras, mas também proporcionam locais para as pessoas apreciarem a arte, aprenderem sobre diferentes formas de arte e se inspirarem para criar suas próprias obras de arte.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor apresenta algumas curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao tópico.
      • Por exemplo, ele pode contar sobre o Louvre em Paris, que é um dos maiores e mais famosos museus do mundo e era originalmente um palácio real.
      • Ele também pode mencionar que existem espaços de arte ao ar livre, como o Parque das Esculturas de Inhotim em Minas Gerais, onde as pessoas podem ver grandes esculturas enquanto caminham em meio à natureza.
      • Outra curiosidade pode ser sobre espaços de arte virtuais, como galerias de arte online ou concertos transmitidos ao vivo na internet, que permitem que as pessoas apreciem a arte sem sair de casa.
  5. Introdução do tópico:

    • O professor introduz o tópico da aula: "Hoje, vamos aprender sobre os espaços de arte. Vamos descobrir o que são, quais são os diferentes tipos de espaços de arte, onde podemos encontrar esses espaços em nossa comunidade e por que eles são importantes."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explanação sobre Espaço de Arte (5 - 7 minutos)

    • Definição: O professor começa explicando o que é um "espaço de arte". Ele pode dizer algo como: "Um 'espaço de arte' é um lugar onde a arte é criada, exibida, apreciada e/ou vendida. Pode ser um prédio, como um museu ou uma galeria de arte, uma sala, como um estúdio de, por exemplo, dança ou pintura, ou mesmo um espaço virtual, como um website de arte."
    • Tipos de Espaço de Arte: Em seguida, o professor apresenta aos alunos diferentes tipos de espaços de arte. Ele menciona exemplos concretos de cada tipo para ajudar os alunos a visualizar e entender melhor.
      • Espaços construídos: "Por exemplo, museus, galerias de arte, teatros, auditórios, estúdios de dança ou pintura. Esses são espaços construídos especialmente para a produção e/ou exibição de arte."
      • Espaços públicos: "Outro tipo de espaço de arte são os espaços públicos, como parques, praças, ruas, que podem ser usados para exibir ou realizar arte, como pinturas murais, esculturas ao ar livre, apresentações de teatro ou dança na praça, etc."
      • Espaços virtuais: "E hoje em dia, também temos espaços virtuais de arte, como websites, galerias de arte online, plataformas de streaming de música ou vídeo, onde podemos criar, exibir e apreciar arte digitalmente."
  2. Importância dos Espaços de Arte (5 - 7 minutos)

    • Função dos Espaços de Arte: O professor conta aos alunos sobre as funções e propósitos dos espaços de arte, fazendo perguntas interativas como "Por que precisamos de museus ou galerias de arte? Por que artistas precisam de estúdios para trabalhar?" Ele então explica: "Espaços de arte são importantes porque eles fornecem um local adequado para os artistas criarem suas obras. Eles também permitem que as pessoas vejam, apreciem e até comprem arte. Assim, eles ajudam a promover a arte e a cultura, e a inspirar mais pessoas a se interessarem e participarem das artes."
    • Influência dos Espaços de Arte: O professor segue discutindo a influência dos espaços de arte na experiência e interpretação da arte. Ele pode ilustrar isto com exemplos: "Por exemplo, assistir a uma peça de teatro em um grande e belo teatro pode ser uma experiência muito diferente de assistir à mesma peça em uma pequena sala. Ou, ver uma escultura ao ar livre em um parque pode nos fazer sentir de forma diferente em comparação a vê-la em um museu. Portanto, o espaço onde a arte é exibida pode afetar como a experimentamos e a entendemos."
  3. Reconhecimento de Espaços de Arte (10 - 12 minutos)

    • Espaços de Arte na Comunidade: O professor pergunta aos alunos se eles podem nomear alguns espaços de arte em sua comunidade, como um museu local, uma galeria de arte, um teatro, um ponto de arte de rua, etc. Ele incentiva os alunos a compartilhar suas experiências se já visitaram esses lugares antes, e o que eles viram ou fizeram lá. Ele salienta que conhecer e valorizar os espaços de arte em sua comunidade é uma boa maneira de apoiar a arte local e aprender mais sobre sua própria cultura e história.
    • Espaços de Arte em Diferentes Contextos: O professor desafia os alunos a pensar em espaços de arte em diferentes contextos. Ele pode mostrar aos alunos fotos de espaços de arte de todo o mundo, incluindo museus famosos, galerias de arte contemporânea, estúdios de artistas, espaços de arte ao ar livre e online, e discutir como esses espaços variam em termos de arquitetura, ambiente, tipo de arte exibida, etc. Isto pode ajudar a expandir a visão dos alunos sobre o que pode ser um espaço de arte, e a apreciar a diversidade e criatividade na arte e em seus espaços.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos)

    • O professor encoraja a discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo. Cada grupo é convidado a compartilhar seus pensamentos, opiniões e experiências relacionadas aos espaços de arte.
    • O professor utiliza esse momento para corrigir qualquer mal-entendido ou erro, destacar boas observações ou ideias, e promover uma maior compreensão e apreciação do tópico.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • O professor pede aos alunos para fazerem a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O professor pode perguntar: "Com base no que aprendemos e no que discutimos, por que os espaços de arte são importantes para os artistas e para o público? Como os diferentes tipos de espaços de arte influenciam a criação e a apreciação da arte?"
    • O professor reforça os principais pontos da aula e ressalta como eles se aplicam às observações e experiências dos alunos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula com duas perguntas simples:
      • Primeira pergunta: "O que foi a coisa mais interessante ou surpreendente que você aprendeu sobre os espaços de arte hoje?"
      • Segunda pergunta: "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana? Você pode pensar em algum espaço em sua casa ou escola que poderia ser um espaço de arte?"
    • O professor dá um tempo para os alunos pensarem e depois convida voluntários para compartilhar suas respostas. O professor elogia as respostas dos alunos e adiciona comentários finais para consolidar o aprendizado e encorajar a aplicação contínua do conhecimento.

Conclusão (5 - 6 minutos)

  1. Recapitulação dos principais pontos:

    • O professor recapitula os principais pontos da aula, resumindo o que foi aprendido sobre os espaços de arte. Ele pode dizer algo como: "Hoje, aprendemos o que é um espaço de arte e os diferentes tipos de espaços de arte que existem, como museus, galerias, estúdios, espaços públicos e espaços virtuais. Também descobrimos a importância desses espaços para a criação, exibição e apreciação da arte."
  2. Conexão entre teoria e prática:

    • O professor explica como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode dizer algo como: "Através das nossas discussões e atividades, pudemos conectar a teoria que aprendemos sobre os espaços de arte com nossas próprias experiências e observações. Isso nos ajudou a entender melhor como os espaços de arte funcionam e porque são tão importantes."
  3. Sugerir materiais complementares:

    • O professor sugere alguns materiais extras que os alunos podem usar para aprofundar seu entendimento sobre os espaços de arte. Ele pode sugerir visitar um museu local ou uma galeria de arte virtual, assistir a um documentário ou ler um livro sobre espaços de arte famosos, ou explorar espaços de arte públicos em sua comunidade. Ele pode lembrar aos alunos que a arte é uma parte valiosa de nossa vida e cultura, e que explorar e apreciar os espaços de arte pode enriquecer sua experiência e conhecimento artístico.
  4. Importância do assunto para o dia a dia:

    • Finalmente, o professor resume a importância dos espaços de arte para o dia a dia. Ele pode dizer algo como: "Os espaços de arte não são apenas lugares onde a arte é criada e exibida. São também lugares onde podemos aprender, se inspirar, se expressar e se conectar com outras pessoas. Assim, conhecer e valorizar os espaços de arte pode nos ajudar a apreciar mais a arte e a entender seu papel em nossa vida e sociedade."
  5. Encerramento:

    • O professor encerra a aula agradecendo a atenção e a participação dos alunos. Ele reforça a importância do tema e incentiva os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre os espaços de arte. Ele pode dizer: "Espero que vocês tenham gostado de aprender sobre os espaços de arte hoje. Lembrem-se de que a arte está em todos os lugares ao nosso redor, e cada espaço de arte que encontramos é uma oportunidade para descobrirmos algo novo e bonito. Continuem explorando e apreciando a arte, e vejo vocês na próxima aula!"
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies