Objetivos (5 minutos)
- Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e descrever os diferentes tipos de espaços de arte, como museus, galerias, teatros, e estúdios de arte. Os alunos devem ser capazes de entender a importância desses espaços na criação e exibição de obras de arte.
- Incentivar os alunos a reconhecer a arte em espaços públicos, como parques, praças e murais de rua. Eles devem entender que a arte não está limitada a espaços formais e pode ser encontrada em muitos lugares inesperados.
- Promover uma apreciação pela arte, ensinando os alunos a observar e refletir sobre as obras de arte que encontram em diferentes espaços. Eles devem aprender a expressar suas opiniões e sentimentos sobre a arte de maneira respeitosa e considerada.
Introdução (10 - 15 minutos)
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O professor começa a aula relembrando os alunos sobre o que é arte e como ela pode ser expressa em várias formas, como pintura, dança, música, teatro, etc. Ele também revisa os conceitos básicos de arte que foram ensinados nas aulas anteriores, como cores, texturas, formas e expressão emocional. Isso serve como base para a introdução do novo tópico: Espaço de Artes.
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Para começar a despertar o interesse dos alunos, o professor propõe duas situações-problema:
- Primeiro, ele pergunta aos alunos onde eles podem ver obras de arte na cidade. Ele pede que eles pensem em todos os lugares possíveis, não apenas museus e galerias de arte, mas também espaços públicos como parques e praças.
- Em seguida, ele pergunta aos alunos como eles se sentiriam se não houvesse lugares para expor arte na cidade. Como isso afetaria a comunidade e a cultura local?
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O professor então contextualiza a importância dos espaços de arte. Ele explica que esses lugares são necessários para que artistas possam compartilhar suas obras com o público, e para que as pessoas possam aprender sobre diferentes formas de expressão artística. Ele também menciona que muitas cidades têm arte pública, como esculturas e murais, que ajudam a embelezar o ambiente e a expressar a identidade local.
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Para ganhar a atenção dos alunos, o professor compartilha algumas curiosidades sobre espaços de arte:
- Ele mostra imagens de alguns dos museus e galerias de arte mais famosos do mundo, como o Louvre em Paris e o MoMA em Nova York, e conta algumas histórias interessantes sobre eles.
- Ele também fala sobre a arte de rua e como ela se tornou uma forma popular de expressão artística em muitas cidades. Ele mostra exemplos de murais de rua coloridos e inovadores, e explica como eles são feitos.
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O professor conclui a introdução explicando que a aula de hoje será sobre reconhecer e apreciar os espaços de arte na cidade, e que os alunos terão a chance de explorar esses espaços de uma maneira divertida e interativa.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Sugestão de Atividades:
1. "Tesouro de Arte"
Este é um jogo de caça ao tesouro com um toque artístico, sendo ótima opção para fazer uso de figuras e fotos de locais da comunidade que tenham alguma expressão de arte, incentiva a interação, o interesse pela arte e o trabalho em equipe. Esta atividade auxilia no entendimento sobre a distribuição e o valor da arte em diferentes espaços do dia a dia.
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O professor distribui aos alunos imagens de arte, artistas ou instituições de arte da comunidade (estas imagens podem incluir tudo, desde uma estátua de um parque, um mural pintado em um prédio, até uma foto de um artista local). Juntamente com cada imagem, há uma pista ou um riddle que só pode ser resolvido localizando a próxima obra de arte ou local nas imagens disponíveis na sala.
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Os alunos são divididos em grupos. O professor distribui a primeira pista para cada grupo.
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Cada equipe deve resolver a pista, encontrar a imagem correspondente e coletar as imagens ou figuras relacionadas.
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A primeira equipe a recolher todas as imagens corretas "coletou" todos os tesouros.
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No final, todos os grupos discutem as diferentes obras de arte que recolheram, o que aprendem sobre elas e em que locais da comunidade estas obras são encontradas.
2. "Crie seu Espaço de Arte"
Esta atividade é uma combinação de exercício criativo e engenharia básica. O objetivo é fazer com que os alunos pensem sobre como os espaços de arte são projetados e o que cada espaço precisa para funcionar efetivamente, ao mesmo tempo em que são incentivados a serem criativos.
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O professor divide os alunos em grupos e distribui materiais de construção (caixas de papelão, peças de Lego, palitos de sorvete, etc.).
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Cada grupo é encarregado de projetar e construir um modelo 3D de um espaço de arte.
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Em primeiro lugar, eles devem discutir o que um espaço de arte precisa (luz adequada para exibir arte, uma área para as pessoas se moverem, segurança para proteger as obras de arte, etc.) e como eles podem projetar seu espaço para atender a essas necessidades.
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Eles então começam a construir seu espaço de arte. O professor anda pela sala para orientar e auxiliar quando necessário.
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No final, cada grupo irá apresentar seu espaço de arte, explicando o que incluíram e por quê.
Avaliando o tempo e o recurso disponível, o professor pode escolher umas das atividades para realizar com a turma. Este tempo usado para as atividades hands-on também serve para solidificar conceitos ensinados previamente além de estimular o aprendizado de maneira divertida e prática para os alunos.
Retorno (10 - 15 minutos)
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O professor reúne a turma inteira e convida cada grupo a compartilhar suas descobertas e realizações da sessão. Isso inclui as imagens coletadas no jogo "Tesouro de Arte" e as reflexões sobre os espaços de arte na comunidade, ou a apresentação dos modelos 3D criados na atividade "Crie seu Espaço de Arte", explicando os elementos-chave e o raciocínio por trás de suas decisões de design.
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O professor facilita uma discussão em grupo, fazendo perguntas para que os alunos conectem a experiência prática com a teoria. As perguntas podem incluir:
- Quais foram os critérios mais importantes para você ao projetar seu espaço de arte?
- Como você acha que os espaços de arte na nossa comunidade foram projetados? Quais elementos você acha que foram considerados?
- Como a arte exposta em diferentes lugares afeta a sua interpretação ou apreciação dela?
- Como você acha que a arte em espaços públicos influencia a nossa comunidade?
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O professor encoraja os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples para incitar a reflexão:
- O que você descobriu hoje que você não sabia antes sobre os espaços de arte?
- Qual aspecto da aula de hoje você mais gostou e por quê?
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O professor conclui enfatizando a importância dos espaços de arte na sociedade e incentiva os alunos a explorarem e apreciarem esses espaços em seu tempo livre. Ele também ressalta que a arte não se limita a esses espaços formais e pode ser criada e apreciada em qualquer lugar.
Este retorno permite aos alunos processar o que aprenderam, refletir sobre suas experiências e expressar suas opiniões, fortalecendo o entendimento e a apreciação pelo tópico. Além disso, ao compartilhar suas descobertas e realizações, os alunos têm a oportunidade de aprender uns com os outros, promovendo uma atmosfera de colaboração e respeito mútuo.
Conclusão (5 - 10 minutos)
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O professor faz um resumo dos principais pontos aprendidos durante a aula, reiterando a importância dos espaços de arte na sociedade e a variedade de formas em que a arte pode ser apresentada. Ele também destaca que, embora museus e galerias sejam locais tradicionais para exibição de arte, a arte também pode ser encontrada em muitos lugares inesperados, como parques, praças e murais de rua.
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Em seguida, o professor destaca como a aula de hoje conectou teoria, prática e aplicações. Ele explica que os alunos primeiro aprenderam sobre os espaços de arte e sua importância, depois aplicaram esse conhecimento de maneira prática e criativa através das atividades "Tesouro de Arte" e "Crie seu Espaço de Arte", e por fim refletiram sobre como a arte e os espaços de arte afetam nossa comunidade e cultura.
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O professor fornece sugestões de materiais adicionais para os alunos explorarem em casa:
- Livros e documentários sobre artistas famosos e seus espaços de trabalho.
- Visitas virtuais a museus e galerias de arte famosos.
- Livros e sites sobre a história da arte de rua e como ela se tornou uma forma popular de expressão artística.
- Projetos de arte DIY que os alunos podem fazer em casa para transformar seu próprio ambiente em um espaço de arte.
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Para concluir, o professor enfatiza a relevância do tópico para o dia a dia dos alunos. Ele explica que ao entender a importância dos espaços de arte e saber reconhecê-los, os alunos podem apreciar mais a arte em sua comunidade, tornarem-se mais conscientes da expressão artística ao seu redor, e até mesmo se inspirarem para criar sua própria arte. Ele também ressalta que a habilidade de apreciar a arte e entender sua importância para a sociedade é uma parte valiosa da educação geral e enriquece a vida cotidiana.
Este momento de conclusão ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, conectando o que foi aprendido na aula com suas próprias vidas e interesses. Ele também oferece oportunidades para aprendizado adicional e descoberta pessoal, incentivando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e curiosos.