Entrar

Plano de aula de Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Ciências

Original Teachy

'EF02CI01'

Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Palavras ChaveMateriais do cotidiano, Origem dos materiais, Descarte consciente, Materiais naturais, Materiais artificiais, Consumo sustentável, Impacto ambiental, Pesquisa digital, Atividades práticas, Vídeos educativos, Quiz interativo
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Google Docs ou PowerPoint, Aplicativos de edição de vídeo (InShot, iMovie, etc.), Kahoot!, Quizlet ou Google Forms, Materiais de apoio sobre origem, fabricação e descarte de materiais (digitais ou impressos), Projetor ou TV para apresentação dos relatórios e vídeos, Papéis para anotações e feedback
Códigos BNCCEF02CI01: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.; EF02CI02: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos principais materiais que compõem os objetos do cotidiano, promovendo uma compreensão profunda sobre suas origens, características e a importância do descarte consciente. Isso prepara os alunos para as atividades práticas e discussões que irão aprofundar seu conhecimento sobre o tema.

Objetivos principais:

1. Identificar os principais materiais utilizados no cotidiano.

2. Compreender a origem e as propriedades dos materiais, diferenciando entre naturais e artificiais.

3. Discutir o descarte adequado e o uso consciente desses materiais.

Objetivos secundários:

  1. Explorar a relevância dos materiais na vida cotidiana e seu impacto ambiental.
  2. Fomentar o pensamento crítico em relação ao consumo e descarte de materiais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos principais materiais que compõem os objetos do cotidiano, promovendo uma compreensão profunda sobre suas origens, características e a importância do descarte consciente. Isso prepara os alunos para as atividades práticas e discussões que irão aprofundar seu conhecimento sobre o tema.

Aquecendo

Aquecimento: Para iniciar a aula de hoje sobre os materiais dos principais objetos de uso cotidiano, explique brevemente que entender os materiais que compõem esses objetos nos ajuda a fazer escolhas mais conscientes sobre o consumo e o descarte. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a origem, a fabricação ou o descarte de um material comum, como plástico, vidro ou madeira. Dê alguns minutos para que eles compartilhem essas informações com a turma.

Reflexões Iniciais

1.  Qual fato interessante você encontrou sobre o material do objeto que pesquisou?

2. ♻️ Por que é importante saber a origem dos materiais que usamos no nosso dia a dia?

3. 里 Como podemos identificar se um material é natural ou artificial?

4.  Qual é o impacto ambiental do descarte inadequado de materiais?

5.  Você sabe a diferença entre reciclagem e reutilização? Poderia explicar para a turma?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada com o mundo digital. Eles deverão aplicar os conhecimentos adquiridos previamente sobre os materiais do cotidiano de maneira criativa, colaborativa e interativa, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Detectives Digitais dos Materiais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações, além de promover a conscientização sobre o uso e descarte dos materiais do cotidiano.

- Descrição: Os alunos se tornam detetives digitais para investigar a origem, o uso consciente e o descarte dos principais materiais usados no dia a dia. Utilizando ferramentas online, eles vão criar um relatório digital com suas descobertas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de material para investigar: plástico, vidro, papel, metal ou madeira.

  • Utilize celulares e computadores com internet para pesquisar sobre a origem, fabricação, uso consciente e descarte adequado do material escolhido.

  • Crie um relatório digital com as informações encontradas, utilizando ferramentas como Google Docs ou PowerPoint.

  • Inclua imagens, vídeos e gráficos que ilustrem as descobertas do grupo.

  • Cada grupo deve apresentar seu relatório para a turma, destacando as informações mais importantes e suas conclusões.

Atividade 2 -  Influenciadores Sustentáveis

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade e a comunicação dos alunos, além de promover a conscientização ambiental de forma lúdica e contextualizada.

- Descrição: Os alunos se transformam em influenciadores digitais que promovem o uso consciente dos materiais no cotidiano. Eles criarão vídeos curtos para redes sociais, mostrando práticas sustentáveis e informando sobre a importância do descarte correto e do uso consciente dos materiais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um material ou prática sustentável para promover em seus vídeos.

  • Utilize celulares para gravar vídeos curtos (de 1 a 2 minutos) explicando a importância do uso consciente e do descarte adequado do material escolhido.

  • Os vídeos podem incluir dicas práticas, exemplos de reutilização e reciclagem, e informações sobre o impacto ambiental do descarte inadequado.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo, como InShot ou iMovie, para adicionar legendas, música e outros efeitos que tornem o vídeo mais atraente.

  • Cada grupo deve apresentar seu vídeo para a turma e explicar o processo criativo e as informações abordadas.

Atividade 3 - ️ Quiz Interativo dos Materiais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a autonomia dos alunos na criação de conteúdos digitais educativos e reforçar o conhecimento sobre os materiais do cotidiano de forma interativa.

- Descrição: Os alunos criarão um quiz interativo utilizando ferramentas digitais, abordando questões sobre a origem, características, uso consciente e descarte adequado dos principais materiais do cotidiano.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma ferramenta digital para criar o quiz, como Kahoot!, Quizlet ou Google Forms.

  • Pesquise e elabore perguntas sobre a origem, fabricação, propriedades, uso consciente e descarte dos materiais escolhidos.

  • Adicione imagens, vídeos e explicações adicionais para tornar o quiz mais interativo e informativo.

  • Após a criação do quiz, cada grupo deve compartilhar o link do quiz com a turma para que todos possam participar.

  • Realize um momento de discussão após a realização dos quizzes para debater as respostas e reforçar os aprendizados.

Retorno

Duração: 30 - 35 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão coletiva, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem o pensamento crítico, a comunicação efetiva e a cooperação, reforçando as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a aula.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilha o que aprendeu durante as atividades. Utilize o roteiro a seguir para introduzir a discussão:

Introdução: "Agora que todos completaram suas atividades, vamos compartilhar nossas descobertas. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar as principais informações que encontraram e suas conclusões." Compartilhamento: "Começando pelo Grupo 1, vamos ouvir o que vocês aprenderam sobre os materiais que investigaram. Lembrem-se de destacar as informações mais importantes e quaisquer surpresas ou desafios que encontraram." Debate: "Após cada apresentação, vamos ter um momento para fazer perguntas e discutir o que podemos aprender com as diferentes investigações." Conclusão: "Por fim, vamos refletir juntos sobre o impacto do conhecimento que adquirimos nas nossas vidas diárias e no meio ambiente."

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: Para ajudar a guiar a discussão em grupo, utilize as seguintes perguntas:

"Qual foi a informação mais surpreendente que vocês descobriram sobre os materiais investigados?" "Como o conhecimento sobre os materiais que usamos no cotidiano pode afetar nossas escolhas de consumo?" "De que maneiras podemos aplicar o que aprendemos para melhorar nossas práticas de descarte e reutilização de materiais?"

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno recebe feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando as seguintes diretrizes:

Elogios: "Comece destacando algo positivo sobre a contribuição de cada membro durante a atividade." Sugestões: "Ofereça sugestões construtivas sobre como cada membro pode melhorar em atividades futuras." Respeito: "Mantenha um tom respeitoso e encorajador. O objetivo é ajudar todos a crescerem e aprenderem juntos."

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A etapa de conclusão visa consolidar os aprendizados obtidos durante a aula, conectando-os ao contexto atual e às suas aplicações práticas. É um momento de reflexão e síntese, onde os alunos revisitam os conhecimentos adquiridos e compreendem sua relevância e impacto no mundo real. Além disso, a conclusão reforça a importância de continuar praticando o uso consciente dos materiais em suas vidas diárias.

Resumo

Resumo Divertido: Vamos imaginar que os materiais do cotidiano são super-heróis! O Plástico é o herói flexível, presente em brinquedos e embalagens, mas precisa ser descartado corretamente para não virar vilão. O Vidro, com sua transparência, está em garrafas e janelas, reciclável e reutilizável sem perder suas propriedades. O Papel é o mensageiro, em cadernos e livros, que pode voltar à vida na reciclagem. Os Metais, fortes como o aço, estão em latas e estruturas, e a Madeira, o herói natural, usada em móveis e construções, ambos recicláveis e reutilizáveis. Cada material tem seu papel no mundo, basta usá-los e descartá-los com responsabilidade! 

No Mundo

No Mundo Atual: Com a crescente preocupação ambiental e o avanço das tecnologias digitais, entender os materiais que usamos diariamente e seu impacto no planeta é essencial. Hoje, através da internet e das redes sociais, podemos compartilhar práticas sustentáveis e inspirar mudanças em nossa comunidade e além. A aula de hoje nos conectou ao mundo moderno, utilizando ferramentas digitais para ampliar nosso conhecimento e promover o uso consciente dos recursos naturais e artificiais.

Na Prática

Aplicações: Compreender os materiais que fazem parte do nosso cotidiano nos capacita a fazer escolhas mais conscientes e responsáveis. Sabendo a origem, as propriedades e a forma adequada de descarte, podemos minimizar nosso impacto ambiental, promover a reciclagem e a reutilização, e contribuir para um futuro mais sustentável. Este conhecimento é essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e ambientalmente responsável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies