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Plano de aula de Posições do Sol e Sombra

Ciências

Original Teachy

'EF02CI07'

Posições do Sol e Sombra

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Posições do Sol e Sombra

Palavras ChavePosições do Sol, Sombra, Movimento da Terra, Observação prática, Atividades interativas, Relógio de sol, Dramatização, Compreensão científica, Colaboração em grupo, Aplicação do conhecimento
Materiais NecessáriosMapas do pátio com pontos marcados, Giz, Materiais recicláveis (pratos de papel, palitos, etc.), Marcadores, Fita adesiva, Lanternas, Objetos para representar sombras
Códigos BNCCEF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Definir claramente o que se espera alcançar permite que todos os envolvidos direcionem seus esforços e atenção para os aspectos mais relevantes do estudo das posições do Sol e suas sombras. Ao estabelecer objetivos específicos, garante-se que os alunos estejam preparados para as atividades práticas em sala, já tendo em mente as metas de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o movimento da Terra e a influência desse movimento na posição do Sol e, consequentemente, na formação de sombras ao longo do dia.

2. Desenvolver a habilidade de observação e registro das mudanças de posição do Sol e a consequente variação de sombras em diferentes momentos do dia.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o raciocínio lógico dos alunos ao relacionar as posições do Sol com a formação de sombras e outros fenômenos naturais.
  2. Incentivar a colaboração e comunicação entre os alunos durante as atividades práticas, promovendo o aprendizado em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido em casa. Ao apresentar situações problema que eles possam ter observado ou pensado sobre, e ao contextualizar a importância prática e histórica do tema, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a perceber a relevância do estudo das posições solares e suas sombras. Isso prepara o terreno para uma exploração mais profunda e significativa do conteúdo durante as atividades subsequentes.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um parque durante o dia e percebe que sua sombra está muito pequena ao meio-dia, mas bem maior no final da tarde. Por que isso acontece? Discuta com seus colegas sobre o que vocês já estudaram e tentem explicar essas mudanças.

2. Pensem em um relógio de sol antigo, que usa a sombra para indicar as horas do dia. Como a sombra se move ao longo do dia e por que esses relógios funcionam? Discutam e tentem desenhar o movimento da sombra em diferentes momentos.

Contextualização

A compreensão das posições do Sol e suas sombras não é apenas um assunto de ciência, mas também de utilidade prática. Desde tempos antigos, civilizações usavam a posição do Sol e suas sombras para determinar horas, estações do ano e até mesmo direções. Por exemplo, os antigos egípcios usavam obeliscos como relógios de sol para marcar eventos importantes. Além disso, o estudo desses fenômenos naturais ajuda a entender melhor o clima e o ambiente ao nosso redor, influenciando desde a agricultura até a arquitetura.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre as posições do Sol e suas sombras. Ao engajarem-se em atividades lúdicas e contextualizadas, os estudantes têm a oportunidade de explorar conceitos científicos de forma mais profunda e significativa, fortalecendo o aprendizado por meio da experimentação e colaboração. Cada atividade proposta visa consolidar a compreensão do movimento do Sol e a formação de sombras, utilizando métodos que estimulam a observação, o raciocínio lógico e a criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro das Sombras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Observar e registrar as mudanças de posição das sombras ao longo do dia, aplicando o conhecimento teórico sobre o movimento do Sol.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um mapa do pátio da escola com pontos marcados. Cada ponto representa um objeto fixo (como uma árvore, um poste ou um banco). A tarefa dos grupos será marcar no mapa a posição da sombra projetada por cada objeto em três momentos específicos: início da manhã, meio-dia e final da tarde. Eles deverão usar giz para isso, permitindo que a atividade seja realizada ao ar livre.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um mapa do pátio para cada grupo, com os pontos marcados.

  • Explique que cada ponto no mapa representa um objeto real no pátio.

  • Oriente os alunos a observar e marcar no mapa a posição da sombra de cada objeto nos três horários designados.

  • Cada grupo deve registrar suas observações e discutir as diferenças e semelhanças entre as sombras dos diferentes objetos.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Relógios de Sol

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Construir e entender o funcionamento de um relógio de sol, relacionando o movimento das sombras com as horas do dia.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão materiais recicláveis e artigos de papelaria para construir pequenos relógios de sol. Eles deverão posicionar um palito ou objeto vertical que servirá de gnomon (mão do relógio) e usarão um prato de papel como base para marcar as horas. O desafio é ajustar o ângulo do gnomon de forma a representar corretamente as horas do dia baseado na sombra projetada.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo materiais recicláveis e artigos de papelaria, incluindo pratos de papel, palitos, marcadores e fita adesiva.

  • Explique como montar um relógio de sol, posicionando o gnomon em um ângulo específico.

  • Os alunos devem ajustar o ângulo do gnomon para que a sombra projetada no prato marque corretamente as horas do dia.

  • Cada grupo testa seu relógio de sol em diferentes horários e discute as variações da sombra projetada.

  • Os grupos apresentam seus relógios e explicam o funcionamento para a classe.

Atividade 3 - Dramatização do Movimento Solar

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender de forma lúdica o movimento do Sol e a formação de sombras, reforçando o entendimento teórico por meio da prática.

- Descrição: Os alunos criarão uma pequena peça teatral para representar o movimento do Sol e a formação de sombras ao longo do dia. Cada grupo assumirá o papel de diferentes objetos na Terra (Sol, árvores, casas) e usará lanternas para simular a luz solar e as sombras. A peça deve incluir diálogos explicativos sobre o movimento observado.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Atribua a cada grupo um papel específico (Sol, objetos na Terra, observadores).

  • Forneça lanternas para simular a luz solar e objetos para representar sombras.

  • Oriente os grupos a planejar e ensaiar uma peça que represente o movimento do Sol e a formação de sombras, incluindo diálogos explicativos.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe, explicando o que estão representando.

  • Realize uma discussão em classe sobre o que foi aprendido com as dramatizações.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles articulem o que observaram e experimentaram com o conhecimento teórico prévio. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos ao ouvir diferentes perspectivas e soluções encontradas por outros grupos, promovendo a reflexão crítica e a capacidade de comunicação científica. Além disso, essa troca de ideias ajuda o professor a avaliar o entendimento dos alunos e a necessidade de reforçar algum conceito na próxima aula.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências das atividades realizadas. Pode começar com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar como o Sol afeta a formação de sombras, gostaria que cada grupo compartilhasse uma observação que acharam mais interessante ou surpreendente. Vamos discutir juntos o que isso pode nos ensinar sobre o movimento do Sol e suas posições durante o dia.'

Perguntas Chave

1. Como as sombras mudam de tamanho e direção ao longo do dia e o que isso nos diz sobre o movimento do Sol?

2. Qual foi o maior desafio ao construir o relógio de sol e como vocês superaram?

3. De que forma a atividade de dramatização ajudou a entender melhor o movimento do Sol e a formação de sombras?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos conceitos abordados durante a aula. Revisitar os pontos chave reforça a memória e a compreensão dos alunos, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade dos conhecimentos em situações reais ajuda a destacar a relevância do estudo das posições do Sol e suas sombras. Esta reflexão final também prepara o terreno para futuras aplicações e estudos sobre o tema.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre as posições do Sol e suas sombras. Deve-se revisitar as atividades práticas, destacando as observações de cada grupo e as conclusões obtidas. É importante que os alunos percebam como o movimento da Terra influencia a posição do Sol e a formação de sombras ao longo do dia.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento adquirido sobre o movimento do Sol. As atividades, como a Caça ao Tesouro das Sombras e a Construção de Relógios de Sol, demonstraram na prática como as sombras se movem e variam, reforçando a compreensão teórica com exemplos concretos.

Fechamento

A importância de compreender as posições do Sol e suas sombras vai além da curiosidade científica. Esses fenômenos são fundamentais para várias aplicações práticas, desde a navegação antiga até o design moderno de edifícios eficientes energeticamente. Compreender esses conceitos permite aos alunos apreciar como a ciência está presente no dia a dia e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos.

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