Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega
Palavras Chave | Brincadeiras Tradicionais, Pique-Esconde, Pega-Pega, Desenvolvimento Motor, Saúde Física, Realidade Aumentada, Tecnologia Educacional, Gamificação, Educação Física, Aprendizagem Ativa, Coordenação Motora, Agilidade, Criatividade, Comunicação, Feedback Construtivo |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Aplicativos de realidade aumentada, QR codes, Plataforma interna da escola para compartilhamento de vídeos, Aplicativos de edição de vídeo, Plataformas online de criação de jogos (como Scratch), Sala de aula equipada com projetor ou TV para assistir aos vídeos, Espaço amplo para as atividades físicas (pátio ou quadra), Materiais para criação de pistas (papel, canetas, etc.) |
Códigos BNCC | EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Educação Física |
Unidade Temática | Educação Física |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a prática das brincadeiras, destacando seus benefícios no contexto do desenvolvimento motor e saúde física. Essa compreensão inicial é essencial para que as atividades a seguir sejam realizadas com intenção educativa e consciência corporal.
Objetivos principais:
1. Compreender a importância das brincadeiras populares, como Pique-Esconde e Pega-Pega, no desenvolvimento motor das crianças.
2. Identificar os benefícios físicos das brincadeiras para a saúde, como a melhora na coordenação motora, agilidade e resistência cardiovascular.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a prática das brincadeiras, destacando seus benefícios no contexto do desenvolvimento motor e saúde física. Essa compreensão inicial é essencial para que as atividades a seguir sejam realizadas com intenção educativa e consciência corporal.
Aquecendo
As brincadeiras tradicionais como Pique-Esconde e Pega-Pega são mais do que simples diversões; elas desempenham um papel crucial no desenvolvimento motor e na saúde física das crianças. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre essas brincadeiras e compartilhem com a turma. Isso pode incluir história, variações culturais ou benefícios para a saúde.
Reflexões Iniciais
1. Quais habilidades motoras são desenvolvidas ao brincar de Pique-Esconde e Pega-Pega?
2. Como essas brincadeiras contribuem para a saúde física?
3. Vocês conhecem variações dessas brincadeiras em outras culturas?
4. Quais são as regras básicas de Pique-Esconde e Pega-Pega?
5. Quais sensações ou sentimentos vocês experimentam ao participar dessas brincadeiras?
Desenvolvimento
Duração: 65 - 85 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar um aprendizado prático e imersivo, onde os alunos possam aplicar os conceitos estudados anteriormente sobre as brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega. As atividades propostas utilizam a tecnologia como aliada para tornar a experiência mais rica e conectada com a realidade dos alunos, desenvolvendo tanto habilidades motoras quanto cognitivas e tecnológicas.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Realidade Aumentada: Caça ao Tesouro no Pique-Esconde
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas através da integração de tecnologia e brincadeiras tradicionais, enfatizando a importância de brincadeiras físicas para a saúde e o desenvolvimento.
- Descrição: Utilizando aplicativos de realidade aumentada, os alunos criarão um cenário virtual de Pique-Esconde onde eles precisarão encontrar itens escondidos pelo ambiente escolar através de seus celulares. Cada grupo será responsável por esconder um item virtual, que os outros grupos deverão encontrar utilizando as pistas fornecidas.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Peça para cada grupo utilizar um aplicativo de realidade aumentada para criar e esconder um item virtual pelo ambiente escolar.
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Os grupos devem criar pistas digitais utilizando QR codes para auxiliar na localização dos itens escondidos.
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Cada grupo utilizará seus celulares para escanear os QR codes e seguir as pistas até encontrar o item dos outros grupos.
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Ao final, os grupos compartilharão suas experiências e discutirão sobre as habilidades motoras e cognitivas utilizadas durante a atividade.
Atividade 2 - Influenciador Fitness: Criando Conteúdo sobre Pega-Pega
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e habilidades de comunicação dos alunos, enquanto reforçam os benefícios físicos e motores das brincadeiras através da criação de conteúdo digital.
- Descrição: Os alunos irão se dividir em grupos e criar um vídeo estilo 'influenciador digital' sobre a brincadeira de Pega-Pega. Eles deverão explicar a importância da brincadeira, demonstrar suas regras e benefícios para a saúde física e motora através de um conteúdo atrativo e informativo que será compartilhado em uma plataforma interna da escola.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve pesquisar e reunir informações sobre a brincadeira de Pega-Pega, incluindo suas regras, benefícios físicos e motores.
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Utilizando celulares, os grupos devem planejar e filmar um vídeo estilo 'influenciador', explicando e demonstrando a brincadeira.
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Os vídeos devem ser editados utilizando aplicativos de edição disponíveis nos celulares.
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Ao final, os vídeos serão compartilhados e assistidos na plataforma da escola, e cada grupo fará uma breve apresentação sobre o conteúdo criado.
Atividade 3 - Gamificação: O Desafio do Pega-Pega Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar o interesse por tecnologia e programação, enquanto reforça os conceitos e benefícios das brincadeiras físicas através da criação de jogos digitais.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um jogo digital simples baseado na brincadeira de Pega-Pega utilizando uma plataforma online de criação de jogos. Eles serão responsáveis por criar personagens, cenários e regras do jogo, integrando os princípios da brincadeira física ao ambiente digital.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve acessar uma plataforma online de criação de jogos, como o Scratch.
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Os grupos devem criar personagens e cenários digitais que representem a brincadeira de Pega-Pega.
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Definam as regras do jogo digital, baseando-se nas regras da brincadeira original.
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Os grupos devem programar o jogo, incorporando elementos de perseguição e captura típicos do Pega-Pega.
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Ao final, todos os grupos irão jogar os jogos criados pelos outros grupos e discutir sobre as diferenças e semelhanças entre a brincadeira física e digital.
Retorno
Duração: 20 - 30 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitir aos alunos refletir sobre suas experiências e incentivar a habilidade de dar e receber feedback construtivo. Esse momento de reflexão e troca de feedback é crucial para o desenvolvimento pessoal e para o fortalecimento do trabalho em grupo, além de reforçar os conceitos trabalhados durante a aula.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades. Siga este roteiro sugerido para introduzir a discussão:
- Introdução: Explique brevemente o objetivo da discussão e como isso irá ajudar a consolidar o que foi aprendido.
- Compartilhamento: Peça para cada grupo relatar suas experiências durante as atividades (Realidade Aumentada, Vídeo de Influenciador Fitness, Desenvolvimento de Jogo Digital).
- Análise: Incentive os alunos a falar sobre as habilidades motoras e cognitivas que eles sentiram que desenvolveram durante as atividades.
- Reflexão Pessoal: Pergunte sobre os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante a realização das atividades.
- Lições Aprendidas: Resuma os principais pontos discutidos e reforce a importância das brincadeiras para o desenvolvimento motor e saúde física.
Reflexões
1. O que vocês aprenderam sobre a importância das brincadeiras como Pique-Esconde e Pega-Pega para o desenvolvimento motor? 2. Quais foram os desafios encontrados durante as atividades e como vocês os resolveram? 3. Como a tecnologia pode ser uma aliada para tornar as brincadeiras mais atrativas e educativas?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deverá receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma sobre a importância do feedback ser construtivo e respeitoso. Sugira que os alunos utilizem o método 'S.A.I.' (Sinalizar um ponto forte, Apreciar um esforço e Indicar uma melhoria) para estruturar seus feedbacks.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados adquiridos, conectando-os ao mundo moderno e às suas aplicações práticas. Esse momento de encerramento reforça a importância das brincadeiras para o desenvolvimento global dos alunos, mostrando que o aprendizado pode e deve ser divertido e contextualizado com a realidade digital em que vivem.
Resumo
Recapitulando a Diversão: Brincadeiras e Jogos!
Imagine um mundo onde a diversão e a aprendizagem correm lado a lado, como no Pique-Esconde, onde agilidade e astúcia são essenciais, ou no Pega-Pega, com sua explosão de energia e velocidade. Hoje, os alunos se aventuraram em atividades únicas, como Caça ao Tesouro em Realidade Aumentada, vídeos de influenciadores fitness e até a criação de jogos digitais de Pega-Pega! Essas atividades mostraram que brincar é fundamental para desenvolver habilidades motoras e cognitivas de forma divertida e interativa. ♂️
No Mundo
No mundo atual, onde a tecnologia permeia todos os aspectos da vida, integrar brincadeiras tradicionais com ferramentas digitais oferece uma nova dimensão de engajamento e aprendizado. A aula demonstrou como os jogos e brincadeiras podem ser potencializados pela tecnologia, promovendo um desenvolvimento mais completo e moderno das habilidades físicas e cognitivas dos alunos.
Na Prática
Entender a importância das brincadeiras como Pique-Esconde e Pega-Pega é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Essas atividades não só promovem a saúde física, através da melhora na coordenação motora e agilidade, como também estimulam a criatividade e habilidades sociais, preparando os alunos para uma vida mais ativa e colaborativa. ♀️露♂️