Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Queimada

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Queimada

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Brincadeiras e Jogos: Queimada

Palavras ChaveQueimada, Educação Física, Regras do Jogo, Movimentos Técnicos, Precisão, Força, Flexibilidade, Cooperação, Trabalho em Equipe, Desenvolvimento Motor, Desenvolvimento Social, Estratégia, Exercício Físico, Jogo em Equipe, Comunicação
Materiais NecessáriosBola de queimada, Delimitadores de campo (cones ou fita adesiva), Quadra ou espaço amplo, Uniforme de Educação Física, Apito, Lousa e marcador (para explicações), Fichas de regras (opcional)
Códigos BNCCEF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente o que será abordado durante a aula, estabelecendo uma base sólida sobre as habilidades necessárias para jogar queimada. Ao definir os objetivos principais, o professor pode orientar os alunos sobre o que esperar e como a aula será estruturada, preparando-os para a prática com uma compreensão clara das expectativas e das habilidades que serão desenvolvidas.

Objetivos principais:

1. Explicar as regras e o objetivo do jogo de queimada, destacando a importância de precisão, força e flexibilidade nos movimentos.

2. Demonstrar como a participação de todos os jogadores é essencial para o sucesso da brincadeira.

3. Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe durante a atividade.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é situar os alunos no tema da aula, despertando o interesse e a curiosidade sobre a queimada. Ao apresentar um contexto inicial e fatos interessantes, os alunos se sentirão mais engajados e preparados para aprender as regras e as habilidades necessárias para jogar. Esta introdução também estabelece a importância do jogo para o desenvolvimento físico e social dos alunos.

Contexto

Para começar a aula de hoje, vamos falar sobre um jogo muito divertido e que muitos de vocês já devem ter jogado no recreio: a queimada. A queimada é um jogo em equipe que envolve precisão, agilidade e trabalho em grupo. É uma brincadeira que pode ser jogada tanto ao ar livre quanto em espaços fechados, e que ajuda a desenvolver habilidades motoras e sociais. A queimada não só é divertida, mas também é uma ótima maneira de fazer exercícios físicos e aprender a trabalhar em equipe.

Curiosidades

Sabiam que a queimada é jogada em vários países ao redor do mundo, com diferentes nomes e variações de regras? Por exemplo, nos Estados Unidos, ela é chamada de 'dodgeball' e é muito popular nas aulas de Educação Física. Além disso, existem campeonatos de queimada em alguns lugares, onde os melhores jogadores competem para ver quem é o mais ágil e preciso!

Desenvolvimento

Duração: 60 a 65 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam não apenas as regras e técnicas do jogo de queimada, mas também a importância da cooperação e da estratégia em equipe. Ao detalhar esses aspectos, o professor prepara os alunos para praticar a brincadeira com mais consciência e habilidade, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e divertido.

Tópicos Abordados

1. Regras do Jogo: Explique detalhadamente as regras básicas da queimada. Inclua informações sobre como formar as equipes, a delimitação do campo, a posição inicial dos jogadores e o objetivo principal do jogo, que é acertar os adversários com a bola para eliminá-los, ao mesmo tempo em que se evita ser acertado. 2. Movimentos Técnicos: Demonstre os movimentos técnicos essenciais, como lançar a bola com precisão e força, desviar dos arremessos adversários e pegar a bola no ar para eliminar quem a lançou. Enfatize a importância de postura correta, uso dos braços e pernas, e a flexibilidade necessária para realizar esses movimentos. 3. Cooperação e Estratégia: Discuta a importância da cooperação e do trabalho em equipe. Explique como os jogadores precisam se comunicar e planejar estratégias para capturar e eliminar os adversários de forma eficaz. Inclua exemplos de estratégias comuns, como formar duplas para proteger um jogador ou criar distrações para facilitar os arremessos.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são as principais regras da queimada que todos devem seguir? 2. Explique por que a precisão e a força são importantes ao lançar a bola na queimada. 3. Como a cooperação entre os jogadores pode influenciar o resultado do jogo?

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é refletir sobre a prática do jogo, permitindo que os alunos consolidem seu entendimento das regras, técnicas e importância da cooperação. Ao discutir as questões e compartilhar suas experiências, os alunos reforçam seu aprendizado e desenvolvem habilidades críticas de análise e comunicação.

Discussão

  • Quais são as principais regras da queimada que todos devem seguir? As principais regras incluem formar duas equipes, delimitar o campo com uma linha central, posicionar os jogadores nas suas respectivas áreas e usar uma bola para eliminar os adversários, acertando-os com a bola. Os jogadores devem evitar ser acertados e podem pegar a bola no ar para eliminar o jogador que a lançou.

  • Explique por que a precisão e a força são importantes ao lançar a bola na queimada. A precisão é fundamental para acertar os adversários e eliminá-los do jogo, enquanto a força é necessária para garantir que a bola viaje rapidamente, dificultando que os adversários consigam desviar. A combinação dessas habilidades aumenta a eficiência dos jogadores durante o jogo.

  • Como a cooperação entre os jogadores pode influenciar o resultado do jogo? A cooperação é essencial para formular estratégias eficazes, como proteger jogadores-chave, criar distrações e coordenar ataques. A comunicação constante e o apoio mútuo entre os membros da equipe aumentam significativamente as chances de sucesso no jogo, tornando a equipe mais forte e coesa.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte aos alunos: 'Qual foi a regra mais difícil de lembrar durante o jogo?' 2. Peça aos alunos para refletirem sobre um momento em que a cooperação de sua equipe fez a diferença no resultado da partida. 3. Questione os alunos sobre como poderiam melhorar a precisão e a força de seus arremessos. 4. Incentive os alunos a compartilharem estratégias que acharam eficazes durante a prática do jogo. 5. Peça que os alunos discutam como se sentiram ao trabalhar em equipe e como isso afetou sua experiência no jogo.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, oferecendo um resumo dos principais pontos abordados e reforçando a conexão entre teoria e prática. Ao destacar a relevância do tema, esta etapa visa engajar os alunos e motivá-los a aplicar as habilidades adquiridas em outras situações do dia a dia.

Resumo

  • Explicação das regras básicas da queimada, incluindo formação das equipes, delimitação do campo, posição inicial dos jogadores e objetivo do jogo.
  • Demonstração dos movimentos técnicos essenciais como lançar a bola com precisão e força, desviar dos arremessos adversários e pegar a bola no ar.
  • Discussão sobre a importância da cooperação e do trabalho em equipe para formular estratégias eficazes.

A aula conectou a teoria com a prática ao detalhar as regras e movimentos técnicos da queimada, permitindo que os alunos compreendessem primeiramente os conceitos teóricos antes de aplicá-los durante a prática do jogo. A demonstração e a discussão sobre estratégias em equipe ajudaram os alunos a visualizar como as habilidades aprendidas podem ser aplicadas em um contexto real de jogo.

A importância do tema apresentado se reflete no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais dos alunos. A queimada é uma atividade que promove a saúde física através do exercício e a saúde social através do trabalho em equipe e comunicação. Além disso, conhecer diferentes variações da queimada ao redor do mundo amplia o conhecimento cultural dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies