Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreender o que são atividades extrativistas: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de atividades extrativistas e como elas são importantes para a economia local e global. Isso inclui o entendimento de como diferentes recursos naturais são extraídos e utilizados.
-
Identificar atividades extrativistas no dia a dia: Os alunos devem conseguir identificar exemplos de atividades extrativistas em sua vida diária. Isso pode incluir a identificação de produtos que são extraídos da natureza, como frutas, madeira, minerais, entre outros.
-
Desenvolver consciência ambiental: Os alunos devem ser capazes de entender a importância de equilibrar as atividades extrativistas com a preservação do meio ambiente. Eles devem aprender sobre a necessidade de proteger os recursos naturais para que eles possam ser utilizados de maneira sustentável no futuro.
Objetivos secundários:
-
Estimular a curiosidade e o interesse pela geografia: Através de atividades práticas e contextualizadas, os alunos devem desenvolver um interesse pela geografia e pelo mundo ao seu redor.
-
Promover habilidades de observação e análise: As atividades propostas devem incentivar os alunos a observar, analisar e tirar conclusões sobre o mundo ao seu redor. Isso inclui a observação de diferentes tipos de recursos naturais e como eles são utilizados.
Objetivos importantes a serem atingidos para garantir um entendimento completo do tópico.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando os conceitos já estudados sobre os diferentes tipos de recursos naturais (renováveis e não renováveis). Ele pode fazer perguntas como: "Quem lembra o que são recursos naturais?" e "Quem pode me dar um exemplo de recurso natural que usamos todos os dias?".
-
Situações problema: Em seguida, o professor apresenta duas situações problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira poderia ser: "Vocês já pararam para pensar de onde vêm as frutas que comemos? Como elas chegam até a nossa mesa?". A segunda poderia ser: "Vocês já ouviram falar sobre o desmatamento? O que vocês acham que pode acontecer se continuarmos desmatando sem parar?".
-
Contextualização: O professor, então, explica que as respostas para essas situações problema estão relacionadas às atividades extrativistas, que são a forma como o ser humano utiliza os recursos naturais para a sua sobrevivência. Ele pode dar exemplos simples, como o de um agricultor que extrai frutas de uma árvore ou o de um marceneiro que extrai madeira de uma árvore para fazer móveis.
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades sobre as atividades extrativistas. A primeira é que nem todos os recursos naturais são extraídos da natureza. Alguns, como os minerais, precisam ser procurados e extraídos do subsolo. A segunda é que, se não cuidarmos dos nossos recursos naturais, um dia eles podem acabar. Por isso, é importante usar os recursos de forma sustentável, pensando no futuro.
-
Introduzindo o tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula de forma clara e direta: "Hoje, vamos aprender mais sobre as atividades extrativistas. Vamos descobrir como elas funcionam, quais são os principais recursos que são extraídos e como podemos utilizar esses recursos de forma responsável para não prejudicar o meio ambiente".
Essa introdução tem como objetivo despertar a curiosidade dos alunos e fazê-los entender a importância do assunto que será abordado. Além disso, ela serve para contextualizar o tópico, ligando-o à vida cotidiana dos alunos e à importância da preservação do meio ambiente.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Para esse plano de aula, sugerimos três atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula para aprofundar o entendimento dos alunos sobre as atividades extrativistas. O professor pode escolher uma ou mais atividades de acordo com o tempo disponível e o perfil da turma. As atividades propostas são:
-
Jogo da Memória dos Recursos Naturais:
- Preparo do Material: O professor deve preparar cartas com imagens de diferentes recursos naturais (ex.: árvore, rio, minério, etc.) e suas respectivas utilizações (ex.: árvore para madeira, rio para água, minério para metal, etc.).
- Como Jogar: Os alunos devem formar pares de cartas do recurso natural e de sua utilização correspondente. O objetivo é exercitar a memória e relacionar o recurso natural com sua utilidade no cotidiano.
- Objetivo Pedagógico: Essa atividade visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre a importância dos recursos naturais em suas vidas e como eles são utilizados nas atividades extrativistas.
-
Criação de um Mural das Atividades Extrativistas:
- Preparo do Material: O professor deve providenciar cartolinas, revistas, tesouras e cola.
- Como Fazer: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma cartolina. Eles deverão procurar por imagens de atividades extrativistas (ex.: plantação, pesca, mineração, etc.) nas revistas, recortá-las e colá-las na cartolina. Depois, devem escrever ao lado de cada imagem o recurso natural sendo extraído e para que ele é utilizado.
- Objetivo Pedagógico: Essa atividade promove a colaboração entre os alunos, estimula a pesquisa e a criatividade, e reforça o aprendizado sobre as atividades extrativistas e a importância dos recursos naturais.
-
Construção de um Mini Ecossistema em Sala de Aula:
- Preparo do Material: O professor deve providenciar três recipientes transparentes, terra, sementes de diferentes plantas, pedras pequenas, um pouco de água e pequenos brinquedos de animais.
- Como Fazer: Os alunos, divididos em grupos, devem montar um pequeno ecossistema em cada recipiente, representando um habitat particular. Eles devem plantar as sementes e posicionar as pedras e os animais de acordo com o habitat. O professor pode regar as plantinhas e cuidar dos ecossistemas durante a semana.
- Objetivo Pedagógico: Essa atividade prática permite que os alunos vivenciem, de forma lúdica, a interação entre os recursos naturais e as atividades humanas, e a importância da preservação do meio ambiente.
O professor deve conduzir as atividades, auxiliando os alunos quando necessário e estimulando a discussão e o debate. Ao final das atividades, é importante reservar um tempo para que os alunos compartilhem o que aprenderam e tirem dúvidas.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5-7 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo deve ter a oportunidade de apresentar brevemente o que descobriu ou criou durante a atividade, compartilhando suas percepções e aprendizados. O professor deve encorajar os alunos a fazerem conexões entre as atividades e os conceitos teóricos discutidos anteriormente. Além disso, o professor deve abrir espaço para que os alunos façam perguntas uns aos outros e expressem suas opiniões.
-
Conexão com a Teoria (3-5 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria discutida no início da aula. Ele pode relembrar os conceitos de atividades extrativistas, recursos naturais e preservação do meio ambiente, e destacar como as atividades práticas ajudaram a aprofundar o entendimento desses conceitos. O professor deve enfatizar a importância de equilibrar as atividades extrativistas com a preservação do meio ambiente, e como isso foi representado nas atividades.
-
Reflexão Final (2-3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:
- "O que vocês descobriram hoje sobre as atividades extrativistas que não sabiam antes?".
- "Por que é importante usarmos os recursos naturais de forma responsável?".
Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma. O professor deve valorizar todas as respostas e encorajar os alunos a continuarem pensando sobre o assunto.
-
Verificação da Aprendizagem (1-2 minutos): O professor deve, por fim, verificar se os objetivos da aula foram alcançados, fazendo duas perguntas simples para a turma:
- "Quem pode me dizer o que são atividades extrativistas?".
- "Quem pode me dar um exemplo de atividade extrativista que vemos no nosso dia a dia?".
O professor deve ouvir as respostas dos alunos e, se necessário, fazer pequenas correções ou esclarecimentos. Ele deve valorizar as respostas corretas e encorajar os alunos a continuarem aprendendo e explorando o assunto.
Esse retorno tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e façam conexões entre a teoria e a prática. Além disso, ele permite que o professor avalie o progresso dos alunos e identifique possíveis pontos de dificuldade que precisam ser abordados nas próximas aulas.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos (2-3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele pode relembrar os conceitos de atividades extrativistas, recursos naturais e preservação do meio ambiente, destacando a importância de equilibrar a utilização dos recursos com a necessidade de preservá-los para o futuro. O professor pode reforçar a ideia de que as atividades extrativistas são essenciais para a nossa sobrevivência, mas que é preciso utilizá-las de maneira sustentável.
-
Conexão entre Teoria e Prática (1-2 minutos): O professor deve ressaltar como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a aprofundar o entendimento dos alunos sobre as atividades extrativistas. Ele pode mencionar, por exemplo, como o Jogo da Memória dos Recursos Naturais permitiu aos alunos identificar diferentes recursos naturais e suas utilizações, ou como a Criação de um Mural das Atividades Extrativistas e a Construção de um Mini Ecossistema ajudaram os alunos a entender a relação entre as atividades humanas e o meio ambiente.
-
Materiais Extras (1 minuto): O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros, sites educativos, vídeos, jogos online, entre outros. Alguns exemplos de materiais que podem ser sugeridos são:
- Livros: "O Menino e o Rio" de Antonio Carlos Viana, "A Menina e o Mar" de Roger Mello.
- Vídeos: "Atividades Humanas e o Meio Ambiente" (disponível no YouTube), "O Ciclo do Papel" (disponível no YouTube).
- Sites: "Mundo Geo Escolar" (www.mundogeo.com), "Geografia para Crianças" (www.geografia.inf.br).
O professor deve explicar brevemente o conteúdo de cada material e como ele pode complementar o que foi aprendido em sala de aula.
-
Importância do Assunto (1-2 minutos): Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto estudado na aula. Ele pode explicar que entender como as atividades extrativistas funcionam e como elas afetam o meio ambiente é essencial para que possamos tomar decisões conscientes em nosso dia a dia. Ele pode, por exemplo, falar sobre a importância de reciclar, economizar água e energia, consumir de forma responsável, entre outros. Além disso, o professor pode destacar que a geografia é uma ciência que nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e como podemos cuidar dele.
Essa conclusão tem como objetivo reforçar os principais pontos aprendidos durante a aula, estimular o aprofundamento dos conhecimentos por parte dos alunos e motivá-los a continuar aprendendo sobre o assunto. Além disso, ela serve para contextualizar a importância do assunto no dia a dia dos alunos e na sociedade como um todo.