Entrar

Plano de aula de Atividades Extrativistas

Geografia

Original Teachy

'EF02GE07'

Atividades Extrativistas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o que são atividades extrativistas: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de atividades extrativistas e como elas são importantes para a economia local e global. Isso inclui o entendimento de como diferentes recursos naturais são extraídos e utilizados.

  2. Identificar atividades extrativistas no dia a dia: Os alunos devem conseguir identificar exemplos de atividades extrativistas em sua vida diária. Isso pode incluir a identificação de produtos que são extraídos da natureza, como frutas, madeira, minerais, entre outros.

  3. Desenvolver consciência ambiental: Os alunos devem ser capazes de entender a importância de equilibrar as atividades extrativistas com a preservação do meio ambiente. Eles devem aprender sobre a necessidade de proteger os recursos naturais para que eles possam ser utilizados de maneira sustentável no futuro.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse pela geografia: Através de atividades práticas e contextualizadas, os alunos devem desenvolver um interesse pela geografia e pelo mundo ao seu redor.

  • Promover habilidades de observação e análise: As atividades propostas devem incentivar os alunos a observar, analisar e tirar conclusões sobre o mundo ao seu redor. Isso inclui a observação de diferentes tipos de recursos naturais e como eles são utilizados.

Objetivos importantes a serem atingidos para garantir um entendimento completo do tópico.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando os conceitos já estudados sobre os diferentes tipos de recursos naturais (renováveis e não renováveis). Ele pode fazer perguntas como: "Quem lembra o que são recursos naturais?" e "Quem pode me dar um exemplo de recurso natural que usamos todos os dias?".

  2. Situações problema: Em seguida, o professor apresenta duas situações problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira poderia ser: "Vocês já pararam para pensar de onde vêm as frutas que comemos? Como elas chegam até a nossa mesa?". A segunda poderia ser: "Vocês já ouviram falar sobre o desmatamento? O que vocês acham que pode acontecer se continuarmos desmatando sem parar?".

  3. Contextualização: O professor, então, explica que as respostas para essas situações problema estão relacionadas às atividades extrativistas, que são a forma como o ser humano utiliza os recursos naturais para a sua sobrevivência. Ele pode dar exemplos simples, como o de um agricultor que extrai frutas de uma árvore ou o de um marceneiro que extrai madeira de uma árvore para fazer móveis.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades sobre as atividades extrativistas. A primeira é que nem todos os recursos naturais são extraídos da natureza. Alguns, como os minerais, precisam ser procurados e extraídos do subsolo. A segunda é que, se não cuidarmos dos nossos recursos naturais, um dia eles podem acabar. Por isso, é importante usar os recursos de forma sustentável, pensando no futuro.

  5. Introduzindo o tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula de forma clara e direta: "Hoje, vamos aprender mais sobre as atividades extrativistas. Vamos descobrir como elas funcionam, quais são os principais recursos que são extraídos e como podemos utilizar esses recursos de forma responsável para não prejudicar o meio ambiente".

Essa introdução tem como objetivo despertar a curiosidade dos alunos e fazê-los entender a importância do assunto que será abordado. Além disso, ela serve para contextualizar o tópico, ligando-o à vida cotidiana dos alunos e à importância da preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Para esse plano de aula, sugerimos três atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula para aprofundar o entendimento dos alunos sobre as atividades extrativistas. O professor pode escolher uma ou mais atividades de acordo com o tempo disponível e o perfil da turma. As atividades propostas são:

  1. Jogo da Memória dos Recursos Naturais:

    • Preparo do Material: O professor deve preparar cartas com imagens de diferentes recursos naturais (ex.: árvore, rio, minério, etc.) e suas respectivas utilizações (ex.: árvore para madeira, rio para água, minério para metal, etc.).
    • Como Jogar: Os alunos devem formar pares de cartas do recurso natural e de sua utilização correspondente. O objetivo é exercitar a memória e relacionar o recurso natural com sua utilidade no cotidiano.
    • Objetivo Pedagógico: Essa atividade visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre a importância dos recursos naturais em suas vidas e como eles são utilizados nas atividades extrativistas.
  2. Criação de um Mural das Atividades Extrativistas:

    • Preparo do Material: O professor deve providenciar cartolinas, revistas, tesouras e cola.
    • Como Fazer: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma cartolina. Eles deverão procurar por imagens de atividades extrativistas (ex.: plantação, pesca, mineração, etc.) nas revistas, recortá-las e colá-las na cartolina. Depois, devem escrever ao lado de cada imagem o recurso natural sendo extraído e para que ele é utilizado.
    • Objetivo Pedagógico: Essa atividade promove a colaboração entre os alunos, estimula a pesquisa e a criatividade, e reforça o aprendizado sobre as atividades extrativistas e a importância dos recursos naturais.
  3. Construção de um Mini Ecossistema em Sala de Aula:

    • Preparo do Material: O professor deve providenciar três recipientes transparentes, terra, sementes de diferentes plantas, pedras pequenas, um pouco de água e pequenos brinquedos de animais.
    • Como Fazer: Os alunos, divididos em grupos, devem montar um pequeno ecossistema em cada recipiente, representando um habitat particular. Eles devem plantar as sementes e posicionar as pedras e os animais de acordo com o habitat. O professor pode regar as plantinhas e cuidar dos ecossistemas durante a semana.
    • Objetivo Pedagógico: Essa atividade prática permite que os alunos vivenciem, de forma lúdica, a interação entre os recursos naturais e as atividades humanas, e a importância da preservação do meio ambiente.

O professor deve conduzir as atividades, auxiliando os alunos quando necessário e estimulando a discussão e o debate. Ao final das atividades, é importante reservar um tempo para que os alunos compartilhem o que aprenderam e tirem dúvidas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5-7 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo deve ter a oportunidade de apresentar brevemente o que descobriu ou criou durante a atividade, compartilhando suas percepções e aprendizados. O professor deve encorajar os alunos a fazerem conexões entre as atividades e os conceitos teóricos discutidos anteriormente. Além disso, o professor deve abrir espaço para que os alunos façam perguntas uns aos outros e expressem suas opiniões.

  2. Conexão com a Teoria (3-5 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria discutida no início da aula. Ele pode relembrar os conceitos de atividades extrativistas, recursos naturais e preservação do meio ambiente, e destacar como as atividades práticas ajudaram a aprofundar o entendimento desses conceitos. O professor deve enfatizar a importância de equilibrar as atividades extrativistas com a preservação do meio ambiente, e como isso foi representado nas atividades.

  3. Reflexão Final (2-3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:

    • "O que vocês descobriram hoje sobre as atividades extrativistas que não sabiam antes?".
    • "Por que é importante usarmos os recursos naturais de forma responsável?".

    Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma. O professor deve valorizar todas as respostas e encorajar os alunos a continuarem pensando sobre o assunto.

  4. Verificação da Aprendizagem (1-2 minutos): O professor deve, por fim, verificar se os objetivos da aula foram alcançados, fazendo duas perguntas simples para a turma:

    • "Quem pode me dizer o que são atividades extrativistas?".
    • "Quem pode me dar um exemplo de atividade extrativista que vemos no nosso dia a dia?".

    O professor deve ouvir as respostas dos alunos e, se necessário, fazer pequenas correções ou esclarecimentos. Ele deve valorizar as respostas corretas e encorajar os alunos a continuarem aprendendo e explorando o assunto.

Esse retorno tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e façam conexões entre a teoria e a prática. Além disso, ele permite que o professor avalie o progresso dos alunos e identifique possíveis pontos de dificuldade que precisam ser abordados nas próximas aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2-3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele pode relembrar os conceitos de atividades extrativistas, recursos naturais e preservação do meio ambiente, destacando a importância de equilibrar a utilização dos recursos com a necessidade de preservá-los para o futuro. O professor pode reforçar a ideia de que as atividades extrativistas são essenciais para a nossa sobrevivência, mas que é preciso utilizá-las de maneira sustentável.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1-2 minutos): O professor deve ressaltar como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a aprofundar o entendimento dos alunos sobre as atividades extrativistas. Ele pode mencionar, por exemplo, como o Jogo da Memória dos Recursos Naturais permitiu aos alunos identificar diferentes recursos naturais e suas utilizações, ou como a Criação de um Mural das Atividades Extrativistas e a Construção de um Mini Ecossistema ajudaram os alunos a entender a relação entre as atividades humanas e o meio ambiente.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros, sites educativos, vídeos, jogos online, entre outros. Alguns exemplos de materiais que podem ser sugeridos são:

    • Livros: "O Menino e o Rio" de Antonio Carlos Viana, "A Menina e o Mar" de Roger Mello.
    • Vídeos: "Atividades Humanas e o Meio Ambiente" (disponível no YouTube), "O Ciclo do Papel" (disponível no YouTube).
    • Sites: "Mundo Geo Escolar" (www.mundogeo.com), "Geografia para Crianças" (www.geografia.inf.br).

    O professor deve explicar brevemente o conteúdo de cada material e como ele pode complementar o que foi aprendido em sala de aula.

  4. Importância do Assunto (1-2 minutos): Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto estudado na aula. Ele pode explicar que entender como as atividades extrativistas funcionam e como elas afetam o meio ambiente é essencial para que possamos tomar decisões conscientes em nosso dia a dia. Ele pode, por exemplo, falar sobre a importância de reciclar, economizar água e energia, consumir de forma responsável, entre outros. Além disso, o professor pode destacar que a geografia é uma ciência que nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e como podemos cuidar dele.

Essa conclusão tem como objetivo reforçar os principais pontos aprendidos durante a aula, estimular o aprofundamento dos conhecimentos por parte dos alunos e motivá-los a continuar aprendendo sobre o assunto. Além disso, ela serve para contextualizar a importância do assunto no dia a dia dos alunos e na sociedade como um todo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies