Plano de Aula | Metodologia Teachy | Horário: Atividades Sociais
Palavras Chave | Atividades Sociais, Horários, Dia e Noite, Metodologia Digital, Geografia, Ensino Fundamental, Redes Sociais, Storytelling, Gamificação, Cultura, Rotina Diária, Tecnologia, Criatividade, Colaboração |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores, Internet, Aplicativos de criação de conteúdo (Canva, TikTok, Instagram Stories), Aplicativos de criação de jogos (Kahoot, Quizizz), Materiais de apoio digital (textos, imagens, vídeos) |
Códigos BNCC | EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Física |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos, focando em desenvolver a compreensão sobre como o ciclo do dia e da noite se relaciona com as diferentes atividades sociais. Esta seção fornece uma fundamentação que facilita a contextualização e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, promovendo uma visão clara sobre a organização do tempo em suas vidas cotidianas.
Objetivos principais:
1. Identificar diferentes atividades sociais realizadas durante o dia e a noite.
2. Diferenciar os horários das atividades sociais, tais como horário escolar, comercial e de sono.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, estimulando a curiosidade e o interesse pelo tema. Este aquecimento permite que os alunos façam conexões entre suas próprias rotinas e as atividades sociais em diferentes horários do dia e da noite, além de introduzir a ideia de diversidade cultural na organização do tempo.
Aquecendo
Comece a aula explicando brevemente para os alunos que o tema do dia é sobre as atividades sociais e como elas se relacionam com os horários do dia e da noite. Enfatize que entender isso ajudará a organizar melhor o tempo e entender a rotina diária. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como diferentes sociedades ao redor do mundo organizam suas rotinas diárias. Dê a eles alguns minutos para essa pesquisa e depois peça que compartilhem seus achados com a classe.
Reflexões Iniciais
1. Quais atividades vocês costumam fazer pela manhã?
2. E à tarde, quais atividades são comuns para vocês?
3. O que geralmente vocês fazem à noite?
4. Vocês sabem quais são os horários comerciais, escolares e de sono em outras partes do mundo? Como são diferentes dos nossos?
5. Como acham que a tecnologia e a vida moderna influenciam as atividades sociais ao longo do dia e da noite?
Desenvolvimento
Duração: 75 - 85 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar o conhecimento prévio sobre horários e atividades sociais de maneira prática e interativa, utilizando ferramentas digitais e metodologias inovadoras. Ao realizar atividades criativas e colaborativas, os alunos conseguem contextualizar o aprendizado em sua realidade e desenvolver habilidades essenciais para a era digital.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Digitais do Tempo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Capacitar os alunos a relacionar as atividades sociais com seus respectivos horários, através da criação de conteúdo digital educativo e criativo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais e criarão posts e vídeos educativos nas redes sociais para explicar como diferentes atividades sociais se distribuem ao longo do dia. Eles serão desafiados a usar criatividade e ferramentas digitais para produzir conteúdo que seja informativo e engajador.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deverá escolher uma plataforma de mídia social fictícia onde irão 'postar' seus conteúdos, como Instagram, TikTok ou YouTube.
-
Os grupos deverão criar um plano de conteúdo que inclua posts ou vídeos que abordem horários escolares, comerciais e de sono, usando uma combinação de texto, imagens e vídeos.
-
Peça aos alunos para incorporar fatos interessantes que encontraram durante a pesquisa no aquecimento sobre como diferentes sociedades organizam suas rotinas diárias.
-
Utilize celulares ou computadores para criar e editar os conteúdos digitais, utilizando aplicativos como Canva, TikTok ou Instagram.
-
Ao final, cada grupo apresentará seus conteúdos para a classe, explicando suas escolhas e o que aprenderam durante a atividade.
Atividade 2 - Jornada do Tempo: Um Jogo Educativo ️
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover o entendimento dos horários das atividades sociais por meio de uma experiência de aprendizado gamificada e colaborativa.
- Descrição: Os alunos participarão de um jogo educativo gamificado, onde terão que organizar diferentes atividades sociais em seus horários corretos. Utilizando aplicativos criativos e ferramentas de aprendizagem, eles reforçarão o aprendizado de maneira divertida e interativa.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo usará um aplicativo de criação de jogos, como Kahoot ou Quizizz, para criar um jogo educativo que desafie os jogadores a organizar atividades diárias em diferentes horários (manhã, tarde, noite).
-
Os grupos deverão pensar em questões e cenários que envolvam horários escolares, comerciais e de sono, e programá-los no aplicativo escolhido.
-
Uma vez que os jogos estejam prontos, os grupos jogarão o jogo criado por outro grupo.
-
Após jogar, cada grupo discutirá o que aprendeu e fornecerá feedback construtivo sobre os jogos dos outros grupos.
Atividade 3 - Roteiro de Um Dia Digital: Storytelling em Redes Sociais
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Encorajar a compreensão das diversas formas como as atividades sociais são organizadas nos diferentes horários do dia através de storytelling e ferramentas digitais.
- Descrição: Os alunos criarão uma história digital, documentando um dia típico de uma criança de sua idade em diferentes partes do mundo, usando ferramentas de storytelling como Instagram Stories ou Snapchat.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo escolherá um país ou cultura diferente para explorar como uma criança de sua idade organiza suas atividades diárias.
-
Usando celulares ou computadores, os grupos criarão uma sequência de stories (como no Instagram Stories ou Snapchat) que ilustre as atividades de uma criança ao longo do dia, desde a manhã até a noite.
-
Incentive os alunos a incorporar elementos multimídia, como fotos, vídeos, textos e gráficos, para tornar os stories envolventes e educativos.
-
Peça que cada grupo inclua informações sobre os horários escolares, comerciais e de sono nessa cultura específica.
-
Ao final, cada grupo apresentará suas histórias digitais para a classe, discutindo o que aprenderam sobre as diferentes culturas e a organização do tempo.
Retorno
Duração: 20 - 30 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre a experiência de aprendizado, compartilhar insights e receber feedback construtivo. Isso não só reforça o conteúdo aprendido, mas também promove habilidades de comunicação, colaboração e autoconhecimento, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir essa discussão:
- Introdução: Explique aos alunos que agora eles terão a oportunidade de compartilhar o que aprenderam durante as atividades e de ouvir as experiências dos outros grupos.
- Apresentação dos Grupos: Peça a cada grupo que, em ordem, apresente um resumo do que criaram, as dificuldades que encontraram e as principais lições que aprenderam.
- Discussão Aberta: Após cada apresentação, abra para perguntas e comentários dos demais alunos, incentivando um diálogo respeitoso e construtivo.
- Concluindo: Ao final das apresentações, conduza uma reflexão geral sobre o que foi aprendido e como a atividade ajudou a compreender os horários das atividades sociais no dia a dia.
Reflexões
1. Como a criação de conteúdo digital ajudou vocês a entender melhor a distribuição das atividades sociais ao longo do dia? 2. Quais foram as diferenças mais interessantes que vocês descobriram sobre as rotinas diárias em diferentes culturas? 3. Como vocês acham que a tecnologia influencia a organização das atividades sociais hoje em dia?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para que o feedback seja construtivo e respeitoso:
- Seja Específico: Dê exemplos concretos de coisas que seu colega fez bem e áreas que ele poderia melhorar.
- Seja Respeitoso: Use uma linguagem positiva e evite críticas pessoais.
- Seja Construtivo: Foque em sugestões que possam ajudar seu colega a melhorar em futuras atividades.
Peça que cada aluno compartilhe um ponto positivo e uma sugestão construtiva com cada um dos colegas do grupo.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectar o conteúdo visto com a realidade prática dos alunos e destacar a importância das habilidades adquiridas. Este encerramento serve para reforçar o engajamento, mostrando como o assunto discutido na aula é relevante e aplicável no cotidiano dos alunos.
Resumo
✨ Super Resumo da Aula: Questão de Tempo! ⏰✨ Imagine que somos super-heróis temporais! Descobrimos que cada parte do dia é especial para diferentes atividades. A manhã é a hora de despertar e ir para a escola! No começo da tarde, muitos adultos estão no trabalho enquanto nós aprendemos e brincamos. Quando a noite chega, é hora de relaxar, jantar com a família e preparar-se para dormir. E sabia que em outros cantos do mundo, as rotinas podem ser bem diferentes?
No Mundo
No mundo atual, a tecnologia está transformando como organizamos nosso tempo. As redes sociais, por exemplo, permitem que a gente veja como pessoas de diferentes culturas passam seus dias. Além disso, ferramentas digitais nos ajudam a planejar nossas atividades com mais eficiência e até a manter contato com amigos e familiares, não importa onde estejam!
Na Prática
Compreender os horários das atividades sociais ajuda a organizar o dia a dia com eficiência. Isso é importante para cumprir nossos compromissos, aproveitar bem o tempo e entender como outras culturas vivem, respeitando suas rotinas.