Entrar

Plano de aula de Horário: Atividades Sociais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE06'

Horário: Atividades Sociais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Horário: Atividades Sociais

Palavras ChaveAtividades Sociais, Horários, Dia e Noite, Metodologia Digital, Geografia, Ensino Fundamental, Redes Sociais, Storytelling, Gamificação, Cultura, Rotina Diária, Tecnologia, Criatividade, Colaboração
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Internet, Aplicativos de criação de conteúdo (Canva, TikTok, Instagram Stories), Aplicativos de criação de jogos (Kahoot, Quizizz), Materiais de apoio digital (textos, imagens, vídeos)
Códigos BNCCEF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos, focando em desenvolver a compreensão sobre como o ciclo do dia e da noite se relaciona com as diferentes atividades sociais. Esta seção fornece uma fundamentação que facilita a contextualização e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, promovendo uma visão clara sobre a organização do tempo em suas vidas cotidianas.

Objetivos principais:

1. Identificar diferentes atividades sociais realizadas durante o dia e a noite.

2. Diferenciar os horários das atividades sociais, tais como horário escolar, comercial e de sono.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, estimulando a curiosidade e o interesse pelo tema. Este aquecimento permite que os alunos façam conexões entre suas próprias rotinas e as atividades sociais em diferentes horários do dia e da noite, além de introduzir a ideia de diversidade cultural na organização do tempo.

Aquecendo

Comece a aula explicando brevemente para os alunos que o tema do dia é sobre as atividades sociais e como elas se relacionam com os horários do dia e da noite. Enfatize que entender isso ajudará a organizar melhor o tempo e entender a rotina diária. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como diferentes sociedades ao redor do mundo organizam suas rotinas diárias. Dê a eles alguns minutos para essa pesquisa e depois peça que compartilhem seus achados com a classe.

Reflexões Iniciais

1. Quais atividades vocês costumam fazer pela manhã?

2. E à tarde, quais atividades são comuns para vocês?

3. O que geralmente vocês fazem à noite?

4. Vocês sabem quais são os horários comerciais, escolares e de sono em outras partes do mundo? Como são diferentes dos nossos?

5. Como acham que a tecnologia e a vida moderna influenciam as atividades sociais ao longo do dia e da noite?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar o conhecimento prévio sobre horários e atividades sociais de maneira prática e interativa, utilizando ferramentas digitais e metodologias inovadoras. Ao realizar atividades criativas e colaborativas, os alunos conseguem contextualizar o aprendizado em sua realidade e desenvolver habilidades essenciais para a era digital.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais do Tempo 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a relacionar as atividades sociais com seus respectivos horários, através da criação de conteúdo digital educativo e criativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais e criarão posts e vídeos educativos nas redes sociais para explicar como diferentes atividades sociais se distribuem ao longo do dia. Eles serão desafiados a usar criatividade e ferramentas digitais para produzir conteúdo que seja informativo e engajador.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher uma plataforma de mídia social fictícia onde irão 'postar' seus conteúdos, como Instagram, TikTok ou YouTube.

  • Os grupos deverão criar um plano de conteúdo que inclua posts ou vídeos que abordem horários escolares, comerciais e de sono, usando uma combinação de texto, imagens e vídeos.

  • Peça aos alunos para incorporar fatos interessantes que encontraram durante a pesquisa no aquecimento sobre como diferentes sociedades organizam suas rotinas diárias.

  • Utilize celulares ou computadores para criar e editar os conteúdos digitais, utilizando aplicativos como Canva, TikTok ou Instagram.

  • Ao final, cada grupo apresentará seus conteúdos para a classe, explicando suas escolhas e o que aprenderam durante a atividade.

Atividade 2 - Jornada do Tempo: Um Jogo Educativo ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o entendimento dos horários das atividades sociais por meio de uma experiência de aprendizado gamificada e colaborativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo educativo gamificado, onde terão que organizar diferentes atividades sociais em seus horários corretos. Utilizando aplicativos criativos e ferramentas de aprendizagem, eles reforçarão o aprendizado de maneira divertida e interativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo usará um aplicativo de criação de jogos, como Kahoot ou Quizizz, para criar um jogo educativo que desafie os jogadores a organizar atividades diárias em diferentes horários (manhã, tarde, noite).

  • Os grupos deverão pensar em questões e cenários que envolvam horários escolares, comerciais e de sono, e programá-los no aplicativo escolhido.

  • Uma vez que os jogos estejam prontos, os grupos jogarão o jogo criado por outro grupo.

  • Após jogar, cada grupo discutirá o que aprendeu e fornecerá feedback construtivo sobre os jogos dos outros grupos.

Atividade 3 - Roteiro de Um Dia Digital: Storytelling em Redes Sociais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Encorajar a compreensão das diversas formas como as atividades sociais são organizadas nos diferentes horários do dia através de storytelling e ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos criarão uma história digital, documentando um dia típico de uma criança de sua idade em diferentes partes do mundo, usando ferramentas de storytelling como Instagram Stories ou Snapchat.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um país ou cultura diferente para explorar como uma criança de sua idade organiza suas atividades diárias.

  • Usando celulares ou computadores, os grupos criarão uma sequência de stories (como no Instagram Stories ou Snapchat) que ilustre as atividades de uma criança ao longo do dia, desde a manhã até a noite.

  • Incentive os alunos a incorporar elementos multimídia, como fotos, vídeos, textos e gráficos, para tornar os stories envolventes e educativos.

  • Peça que cada grupo inclua informações sobre os horários escolares, comerciais e de sono nessa cultura específica.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas histórias digitais para a classe, discutindo o que aprenderam sobre as diferentes culturas e a organização do tempo.

Retorno

Duração: 20 - 30 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre a experiência de aprendizado, compartilhar insights e receber feedback construtivo. Isso não só reforça o conteúdo aprendido, mas também promove habilidades de comunicação, colaboração e autoconhecimento, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir essa discussão:

  1. Introdução: Explique aos alunos que agora eles terão a oportunidade de compartilhar o que aprenderam durante as atividades e de ouvir as experiências dos outros grupos.
  2. Apresentação dos Grupos: Peça a cada grupo que, em ordem, apresente um resumo do que criaram, as dificuldades que encontraram e as principais lições que aprenderam.
  3. Discussão Aberta: Após cada apresentação, abra para perguntas e comentários dos demais alunos, incentivando um diálogo respeitoso e construtivo.
  4. Concluindo: Ao final das apresentações, conduza uma reflexão geral sobre o que foi aprendido e como a atividade ajudou a compreender os horários das atividades sociais no dia a dia.

Reflexões

1. Como a criação de conteúdo digital ajudou vocês a entender melhor a distribuição das atividades sociais ao longo do dia? 2. Quais foram as diferenças mais interessantes que vocês descobriram sobre as rotinas diárias em diferentes culturas? 3. Como vocês acham que a tecnologia influencia a organização das atividades sociais hoje em dia?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Seja Específico: Dê exemplos concretos de coisas que seu colega fez bem e áreas que ele poderia melhorar.
  2. Seja Respeitoso: Use uma linguagem positiva e evite críticas pessoais.
  3. Seja Construtivo: Foque em sugestões que possam ajudar seu colega a melhorar em futuras atividades.

Peça que cada aluno compartilhe um ponto positivo e uma sugestão construtiva com cada um dos colegas do grupo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectar o conteúdo visto com a realidade prática dos alunos e destacar a importância das habilidades adquiridas. Este encerramento serve para reforçar o engajamento, mostrando como o assunto discutido na aula é relevante e aplicável no cotidiano dos alunos.

Resumo

✨ Super Resumo da Aula: Questão de Tempo! ⏰✨ Imagine que somos super-heróis temporais! Descobrimos que cada parte do dia é especial para diferentes atividades. A manhã é a hora de despertar e ir para a escola!  No começo da tarde, muitos adultos estão no trabalho enquanto nós aprendemos e brincamos.  Quando a noite chega, é hora de relaxar, jantar com a família e preparar-se para dormir. E sabia que em outros cantos do mundo, as rotinas podem ser bem diferentes? 

No Mundo

No mundo atual, a tecnologia está transformando como organizamos nosso tempo. As redes sociais, por exemplo, permitem que a gente veja como pessoas de diferentes culturas passam seus dias. Além disso, ferramentas digitais nos ajudam a planejar nossas atividades com mais eficiência e até a manter contato com amigos e familiares, não importa onde estejam!

Na Prática

Compreender os horários das atividades sociais ajuda a organizar o dia a dia com eficiência. Isso é importante para cumprir nossos compromissos, aproveitar bem o tempo e entender como outras culturas vivem, respeitando suas rotinas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies