Entrar

Plano de aula de Medição do Tempo

História

Original Teachy

'EF02HI06'

Medição do Tempo

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a ideia de tempo: O aluno deve ser capaz de entender o conceito de tempo e como ele é medido. Isso inclui a ideia de passado, presente e futuro, bem como a divisão do tempo em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.

  2. Identificar e utilizar unidades de tempo: O aluno deve ser capaz de identificar e usar diferentes unidades de tempo de forma prática. Isso inclui a capacidade de ler e interpretar relógios analógicos e digitais, bem como a compreensão de termos como "hoje", "amanhã", "ontem", "hoje em dia", "semanas", "meses" e "anos".

  3. Relacionar eventos históricos com a passagem do tempo: O aluno deve ser capaz de relacionar eventos históricos com a passagem do tempo. Isso inclui a capacidade de entender que os eventos ocorrem em uma sequência ordenada no tempo e que a história é uma maneira de registrar e entender esses eventos.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico: Através do estudo da medição do tempo, os alunos irão exercitar suas habilidades de raciocínio lógico, aprendendo a sequenciar eventos e a fazer previsões com base na passagem do tempo.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela história: Ao aprender sobre a medição do tempo e sua relação com a história, os alunos serão incentivados a se tornarem mais curiosos e interessados ​​em aprender sobre o passado e como ele influencia o presente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de passado, presente e futuro, que foram explorados em aulas anteriores. Os alunos são incentivados a compartilhar exemplos de eventos que ocorreram no passado, estão acontecendo no presente ou podem acontecer no futuro.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema que envolvem a medição do tempo:

    • "Se um dia tivesse apenas 10 horas, o que aconteceria com as atividades que fazemos em um dia, como ir à escola, brincar e dormir?"
    • "Se não tivéssemos relógios e calendários para nos dizer a hora e o dia, como saberíamos quando fazer as coisas?"
  3. Contextualização: O professor explica que a medição do tempo é uma ferramenta importante que nos ajuda a organizar nossas vidas e entender o mundo ao nosso redor. Por exemplo, o tempo nos ajuda a decidir quando acordar, quando comer, quando brincar e quando dormir. Além disso, o tempo nos ajuda a entender a história, pois os eventos históricos acontecem em uma ordem específica no tempo.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a medição do tempo:

    • "Você sabia que os antigos egípcios foram uma das primeiras civilizações a dividir o dia em 24 horas?"
    • "Você sabia que, antes dos relógios de pulso e celulares, as pessoas usavam relógios de sol para dizer a hora?"
  5. Introdução do tópico: O professor introduz o tópico da aula - "Medição do Tempo" - e explica que, durante a aula, eles vão aprender mais sobre como o tempo é medido, as diferentes unidades de tempo e como os eventos históricos são conectados com a passagem do tempo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "Meu Dia em um Relógio" (10 - 15 minutos)

  1. Preparação: O professor distribui para cada aluno um desenho de um relógio analógico sem os números desenhados, apenas com os ponteiros das horas e dos minutos. Além disso, fornece lápis de cor ou canetinhas para colorir.

  2. Passo a passo:

    • Passo 1: O professor pede para os alunos desenharem o que eles geralmente fazem em um dia normal, desde o momento em que acordam até o momento em que vão dormir. Eles devem dividir o círculo do relógio em seções para representar as diferentes atividades do dia.

    • Passo 2: Depois de desenharem as atividades, o professor pede para os alunos marcarem os horários em que normalmente realizam essas atividades. Por exemplo, acordar às 7 horas, almoçar às 12 horas, ir para a escola às 8 horas, etc.

    • Passo 3: Por fim, os alunos devem colorir as diferentes seções do relógio para representar as atividades que desenharam, de acordo com os horários em que as realizam.

  3. Discussão: O professor convida os alunos a compartilharem seus "Relógios do Dia" e explica que cada um tem seu próprio ritmo diário. Essa atividade demonstra como o tempo é pessoal e pode variar de pessoa para pessoa.

Atividade 2: "História no Calendário" (10 - 15 minutos)

  1. Preparação: O professor distribui para cada aluno um calendário vazio de um mês, juntamente com adesivos coloridos e lápis de cor.

  2. Passo a passo:

    • Passo 1: O professor pede que os alunos escolham um evento importante que aconteceu em suas vidas, como um aniversário, uma viagem, um feriado, etc.

    • Passo 2: O professor então instrui os alunos a marcarem este evento no calendário, usando adesivos coloridos e desenhos.

    • Passo 3: Após marcar o evento, os alunos devem contar quantos dias faltam ou quantos dias se passaram desde o evento até a data atual. Eles podem fazer isso colorindo os dias no calendário ou escrevendo os números de dias em uma pequena folha à parte.

  3. Discussão: O professor convida os alunos a compartilharem seus "Eventos no Calendário" e explica que o calendário é uma forma de registrar e organizar os eventos ao longo do tempo. Essa atividade demonstra como a medição do tempo pode nos ajudar a entender a sequência dos eventos e a planejar para o futuro.

Atividade 3: "Relógio Humano" (5 - 10 minutos)

  1. Preparação: O professor divide a turma em grupos de cinco alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel grande e canetinhas.

  2. Passo a passo:

    • Passo 1: O professor pede para cada grupo formar um "Relógio Humano" no papel. Um aluno deve ficar no centro, representando o eixo do relógio, e os outros quatro alunos devem se posicionar como os ponteiros do relógio.

    • Passo 2: O professor então diz diferentes horas e os alunos têm que se mover para a posição correta, simulando um relógio real.

  3. Discussão: O professor questiona a turma sobre a importância de saber ler as horas e como isso nos ajuda no nosso dia a dia. Essa atividade visa reforçar a habilidade de ler as horas em um relógio analógico.

As atividades acima são sugestões e o professor pode escolher uma ou mais, dependendo do tempo disponível e do nível de engajamento dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne todos os alunos em um círculo e propõe uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas conclusões e experiências. O professor pode orientar a discussão com as seguintes perguntas:

    • "O que vocês aprenderam com a atividade 'Meu Dia em um Relógio'? Como isso se relaciona com a medição do tempo na vida real?"
    • "O que vocês descobriram ao marcar um evento no calendário na atividade 'História no Calendário'? Como isso ajuda a entender a passagem do tempo?"
    • "Na atividade 'Relógio Humano', como vocês se sentiram ao tentar ser um ponteiro de relógio? Foi fácil ou difícil? Por quê?"
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): O professor, então, faz uma ligação entre as atividades práticas e a teoria estudada. Ele pode reforçar os conceitos de passado, presente e futuro, a importância da medição do tempo e a relação entre eventos históricos e a passagem do tempo. Além disso, pode destacar como as atividades práticas ajudaram a entender esses conceitos de maneira mais concreta e significativa.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele faz duas perguntas simples que os alunos devem pensar por um minuto antes de compartilhar suas respostas:

    • "O que foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre a medição do tempo?"
    • "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária?"
  4. Compartilhar Reflexões (2 - 3 minutos): Após o minuto de reflexão, o professor convida alguns alunos a compartilharem suas respostas. Isso permite que os alunos se ouçam mutuamente, reforçando o aprendizado e encerrando a aula de forma positiva e engajadora.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e a eficácia das atividades realizadas. Além disso, ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, a fazer conexões com o mundo real e a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula. Ele/ela reforça os conceitos de passado, presente e futuro, a importância da medição do tempo e a relação entre eventos históricos e a passagem do tempo. Além disso, relembra as principais unidades de tempo (segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos) e a diferença entre relógios analógicos e digitais.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor enfatiza como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a tornar os conceitos teóricos mais concretos e compreensíveis. Ele/ela destaca como o "Meu Dia em um Relógio" permitiu aos alunos aplicar seus conhecimentos sobre a medição do tempo em uma situação real; como o "História no Calendário" ajudou a entender a importância do calendário na organização dos eventos ao longo do tempo; e como o "Relógio Humano" reforçou a habilidade de ler as horas em um relógio analógico.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros infantis sobre a história do tempo, atividades online interativas que envolvam a medição do tempo, ou até mesmo visitas a museus locais que tenham exposições relacionadas à história e à medição do tempo.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Para concluir, o professor ressalta a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. Ele/ela explica que a habilidade de medir o tempo e entender a sequência dos eventos é uma habilidade essencial para a vida cotidiana. Além disso, destaca como o estudo do tempo e da história pode ajudar os alunos a compreender melhor o mundo ao seu redor e a se situar na sociedade.

O professor encerra a aula reforçando que, se os alunos tiverem alguma dúvida ou quiserem discutir mais sobre o assunto, eles devem se sentir à vontade para perguntar na próxima aula. Ele/ela também lembra aos alunos que a prática é fundamental para a aprendizagem, e que eles devem continuar explorando e observando o tempo em suas vidas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies