Objetivos (5 - 7 minutos)
- Introduzir o conceito de memória e sua importância para a história, incentivando os alunos a pensar sobre como os objetos podem ser usados para lembrar momentos e eventos do passado.
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e descrever objetos históricos simples, estimulando sua capacidade de observação e comunicação.
- Promover a consciência histórica, incentivando os alunos a valorizar o passado e a entender como ele influencia o presente e o futuro.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e pelo passado.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, por meio de atividades de discussão e compartilhamento de ideias.
- Fomentar a criatividade e a imaginação dos alunos, por meio da criação de histórias e narrativas relacionadas aos objetos e ao passado.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Revisão de conteúdos:
- O professor começa relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em aulas anteriores de história, enfatizando a ideia de que a história é o estudo do passado e como os historiadores usam diferentes fontes, como livros, documentos, fotos e objetos, para aprender sobre o passado.
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Situações-problema:
- O professor pode então apresentar duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos:
- "Vocês já viram seus pais ou avós mostrando para vocês um objeto antigo e contando uma história sobre ele? Que tipo de objeto era e o que vocês lembram da história?"
- "Vocês já imaginaram como seria se daqui a 100 anos alguém encontrasse um brinquedo de vocês e tentasse descobrir como era a vida na época em que vocês eram crianças?"
- O professor pode então apresentar duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos:
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Contextualização:
- O professor pode explicar aos alunos que, assim como eles, as pessoas do passado também tinham objetos que eram importantes para elas e que contavam histórias sobre suas vidas. Além disso, o professor pode mencionar como os museus são lugares onde muitos desses objetos são preservados e exibidos para as pessoas aprenderem sobre o passado.
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Introdução ao tema:
- Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades relacionadas ao tema:
- "Sabiam que os arqueólogos, que são como os detetives da história, às vezes encontram objetos que têm milhares de anos e que ajudam a contar a história de como as pessoas viviam naquela época?"
- "E sabiam que em alguns lugares as pessoas enterram objetos especiais para serem encontrados no futuro? Isso é chamado de 'cápsula do tempo' e é uma maneira de as pessoas do futuro conhecerem um pouco sobre a nossa época."
- Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades relacionadas ao tema:
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "A Cápsula do Tempo":
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Fornecer a cada grupo uma caixa vazia ("cápsula do tempo") e uma variedade de materiais de arte, como papel, lápis de cor, canetas, tesouras, cola, etc.
- Instruir os alunos a pensarem sobre a vida como ela é hoje - escola, casa, brinquedos, comidas, roupas, festas, etc. - e escolherem alguns objetos que eles acham que representam bem essa época.
- Pedir para eles desenharem ou escreverem sobre cada objeto escolhido e explicarem por que escolheram aquele objeto.
- Depois, instruir os alunos a colocarem os objetos e as descrições dentro da caixa, selar a caixa e "enterrá-la" em algum lugar da sala.
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Atividade "Museu de Objetos":
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Fornecer a cada grupo uma variedade de objetos simples (ex: brinquedos, utensílios domésticos, ferramentas, etc.) e pedir para eles escolherem um objeto que eles acham que conta uma história interessante sobre o passado.
- Instruir os alunos a pesquisarem sobre o objeto, fazendo perguntas como: "Que material é feito esse objeto?", "Como ele é usado?", "Quando e onde ele foi usado?", "Quem poderia ter usado esse objeto?", "Quais outras coisas vocês acham que poderiam ter sido usadas junto com esse objeto?".
- Depois, cada grupo deve apresentar seu objeto para a turma, compartilhando suas descobertas e explicando por que eles pensam que o objeto é importante para a história.
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Atividade "Adivinhe a História":
- O professor prepara uma seleção de objetos variados, que podem incluir coisas comuns do dia a dia (ex: cadernos, canetas, chaves, etc.) e algumas coisas mais incomuns ou antigas (ex: máquina de escrever, disco de vinil, etc.).
- Os objetos são colocados em uma caixa e passada de aluno em aluno. Cada aluno, sem olhar, deve tirar um objeto da caixa.
- Cada aluno então deve criar uma história imaginária sobre esse objeto. A história pode ser sobre quem o usou, onde e quando foi usado, como foi parar na caixa, etc.
- Depois de todos os alunos terem compartilhado suas histórias, o objeto é revelado e a turma discute a diferença entre a história real do objeto e as histórias inventadas pelos alunos.
O professor deve escolher a atividade que achar mais adequada para a turma e que melhor se encaixe no tempo disponível para a aula. A atividade escolhida deve ser conduzida de forma lúdica e interativa, sempre incentivando a participação ativa e o respeito entre os alunos.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em grupo (5 - 7 minutos):
- O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e promove uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo deve compartilhar o que descobriu ou criou durante a atividade, explicando suas escolhas e conclusões.
- O professor deve orientar a discussão, fazendo perguntas como: "O que vocês aprenderam com as atividades de hoje?", "Vocês mudaram de ideia sobre como os objetos podem contar uma história? Por quê?", "O que foi mais desafiador na atividade? O que foi mais divertido?".
- Durante a discussão, o professor pode reforçar os conceitos importantes, como a importância dos objetos para a história, a ideia de que cada objeto tem uma história para contar e a importância de respeitar as diferentes opiniões e ideias dos colegas.
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Conexão com a teoria (3 - 5 minutos):
- O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria, relembrando os alunos sobre o conceito de memória e como os objetos podem ser usados para lembrar momentos e eventos do passado.
- O professor pode destacar alguns pontos importantes, como: a importância de preservar objetos do passado, a ideia de que todos os objetos, até mesmo os mais simples, têm valor histórico, e a ideia de que todos nós, de alguma forma, estamos fazendo história com os objetos que usamos e as histórias que contamos.
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Reflexão final (2 - 3 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Para isso, o professor pode fazer duas perguntas simples:
- "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre como os objetos podem contar uma história?"
- "Se você tivesse que escolher um objeto para representar a sua vida hoje, que objeto você escolheria e por quê?"
- Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Para isso, o professor pode fazer duas perguntas simples:
O professor deve encorajar todos os alunos a participarem da discussão e da reflexão, criando um ambiente de respeito e valorização das diferentes perspectivas. É importante que o professor ouça atentamente as respostas dos alunos, reforçando a importância do que foi aprendido e incentivando a continuidade do aprendizado.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Recapitulação (2 - 3 minutos):
- O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula, relembrando os conceitos de memória e de como os objetos podem ser usados para lembrar momentos e eventos do passado.
- O professor também pode recapitular as atividades realizadas, destacando as conclusões e descobertas dos alunos, e como essas atividades ajudaram a entender melhor o conceito de memória.
- O professor pode fazer algumas perguntas de revisão para verificar a compreensão dos alunos, como: "O que é memória?", "Como os objetos podem ser usados para lembrar momentos e eventos do passado?".
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Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):
- O professor explica novamente como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação.
- Teoria: O conceito de memória e como os objetos podem ser usados para lembrar momentos e eventos do passado.
- Prática: As atividades "A Cápsula do Tempo", "Museu de Objetos" e "Adivinhe a História" que permitiram aos alunos experimentar e aplicar o conceito de memória.
- Aplicações: A compreensão de que a memória e os objetos são importantes para a história e para a nossa vida cotidiana.
- O professor explica novamente como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação.
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Materiais Extras (1 minuto):
- O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros infantis sobre história, sites educacionais com jogos e atividades interativas sobre história, e visitas a museus locais ou virtuais.
- Alguns exemplos de materiais extras:
- Livro: "O Que é Memória?" de Luiz Antonio Aguiar.
- Site: "História para Crianças" (www.historiaparacriancas.com.br).
- Visita virtual: Museu da História do Brasil (www.museudahistoria.gov.br).
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Importância do Assunto (1 - 2 minutos):
- Por fim, o professor ressalta a importância do assunto para o dia a dia dos alunos, explicando que a memória e os objetos não são apenas importantes para a história, mas também para a nossa vida cotidiana.
- O professor pode dar exemplos de como os objetos que usamos todos os dias (como roupas, brinquedos, livros, etc.) contam a nossa história pessoal e como a memória nos ajuda a lembrar de momentos felizes, tristes, importantes, etc.
- O professor também pode enfatizar que a história é uma maneira de entendermos melhor o mundo em que vivemos, e que todos nós, de alguma forma, estamos fazendo história com os objetos que usamos e as histórias que contamos.