Entrar

Plano de aula de Medição do Tempo

História

Original Teachy

'EF02HI06'

Medição do Tempo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Medição do Tempo

Palavras ChaveMedição do Tempo, Relógio, Calendário, Rotina Diária, História, 2º Ano do Ensino Fundamental, Aula Expositiva, Organização, Datas Importantes, Habilidades Práticas
Materiais NecessáriosImagens de relógios (analógicos e digitais), Imagens de calendários, Exemplares de relógios analógicos e digitais, Calendários de papel, Lousa e marcadores, Projetor multimídia (opcional), Folhas de atividades com perguntas sobre o tempo
Códigos BNCCEF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).; EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir aos alunos os conceitos fundamentais de medição do tempo através do uso de relógios e calendários. Ao entenderem como esses instrumentos funcionam e sua importância no cotidiano, os alunos serão capazes de aplicar esse conhecimento em situações práticas, como saber a hora certa para realizar atividades e identificar datas importantes no calendário.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância dos marcadores de tempo no cotidiano.

2. Aprender a utilizar o relógio para identificar a hora exata.

3. Aprender a utilizar o calendário para identificar dias, semanas e meses.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir aos alunos os conceitos fundamentais de medição do tempo através do uso de relógios e calendários. Ao entenderem como esses instrumentos funcionam e sua importância no cotidiano, os alunos serão capazes de aplicar esse conhecimento em situações práticas, como saber a hora certa para realizar atividades e identificar datas importantes no calendário.

Contexto

Contexto Inicial: Comece a aula perguntando aos alunos como eles sabem que é hora de ir para a escola ou quando é o aniversário deles. Relacione estas perguntas com a necessidade de medir o tempo. Explique que, ao longo da história, as pessoas criaram diferentes formas de medir o tempo para organizar suas atividades diárias e eventos importantes. Utilize imagens de relógios e calendários para ilustrar esses conceitos e tornar a explicação mais visual e compreensível para as crianças.

Curiosidades

️ Curiosidade: Você sabia que, antes dos relógios mecânicos, as pessoas usavam a posição do sol no céu para saber a hora do dia? E que os antigos egípcios foram uma das primeiras civilizações a criar um calendário baseado nos ciclos da lua? Hoje, usamos relógios e calendários digitais que podem ser encontrados em nossos celulares e computadores, facilitando ainda mais nossa organização diária.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre como medir o tempo usando relógios e calendários. Ao fornecer explicações detalhadas e exemplos práticos, os alunos serão capazes de entender e aplicar esses conceitos em suas rotinas diárias, facilitando a organização de suas atividades e o reconhecimento de datas importantes.

Tópicos Abordados

1.Calendário: Explique o que é um calendário e como ele é utilizado para medir o tempo em dias, semanas e meses. Mostre um calendário para as crianças e destaque as partes importantes, como os dias da semana, os meses e os feriados. Explique como usar o calendário para encontrar datas específicas, como aniversários e datas comemorativas. 2. ️ Relógio: Introduza o conceito de relógio como um instrumento para medir o tempo em horas e minutos. Mostre diferentes tipos de relógios, como analógicos e digitais. Explique como ler as horas e os minutos em um relógio analógico, destacando o ponteiro das horas e o dos minutos. Faça o mesmo com um relógio digital, explicando a diferença entre o formato de 12 horas e 24 horas. 3.Rotina Diária: Relacione o uso do relógio e do calendário com a rotina diária das crianças. Explique como os horários e as datas ajudam a organizar o dia a dia, como a hora de acordar, as refeições, a hora de ir para a escola e o horário de dormir. Use exemplos práticos do cotidiano das crianças para ilustrar como o tempo é medido e gerenciado.

Questões para Sala de Aula

1. No calendário, encontre e circule a data de hoje. Que dia da semana é hoje? 2. Olhe para o relógio analógico na página. Que horas são agora? Desenhe os ponteiros do relógio para mostrar essa hora. 3. Se hoje é segunda-feira, que dia da semana será daqui a três dias? E daqui a cinco dias?

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre a medição do tempo. Ao discutir as respostas das atividades, o professor reforça a compreensão dos conceitos aprendidos e incentiva a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Discussão

  • No calendário, encontre e circule a data de hoje. Que dia da semana é hoje? Resposta: Ao olhar no calendário, os alunos devem identificar a data atual e o dia da semana correspondente. Explique que cada dia da semana tem um nome e uma posição específica no calendário.

  • Olhe para o relógio analógico na página. Que horas são agora? Desenhe os ponteiros do relógio para mostrar essa hora. Resposta: Os alunos devem observar o relógio analógico e identificar a posição dos ponteiros. O ponteiro menor indica as horas e o ponteiro maior indica os minutos. Desenhar os ponteiros ajuda a reforçar a compreensão de como ler a hora correta.

  • Se hoje é segunda-feira, que dia da semana será daqui a três dias? E daqui a cinco dias? Resposta: Os alunos devem contar os dias a partir de segunda-feira. Três dias após segunda-feira é quinta-feira e cinco dias após é sábado. Esta atividade ajuda a entender a sequência dos dias da semana e a prática de contar dias no calendário.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta: Como você usa o calendário em casa? Você tem um calendário digital ou de papel? 2. ️ Reflexão: Por que é importante saber ler as horas em um relógio analógico e digital? Quais são as diferenças entre eles? 3.Discussão: Como você organiza seu dia a dia usando um relógio? Quais são as atividades que você faz em horários específicos?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o entendimento dos alunos sobre a medição do tempo e sua aplicação prática no cotidiano. Esta revisão final ajuda a fixar o conhecimento e a esclarecer possíveis dúvidas.

Resumo

  • Compreensão da importância de medir o tempo no cotidiano.
  • Utilização do relógio para identificar a hora exata.
  • Utilização do calendário para identificar dias, semanas e meses.
  • Diferença entre relógios analógicos e digitais.
  • Organização da rotina diária utilizando relógios e calendários.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre o uso de relógios e calendários, seguida de atividades práticas onde os alunos puderam aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas, como identificar a hora certa e localizar datas específicas no calendário.

O assunto apresentado é fundamental para o dia a dia dos alunos, pois entender como medir o tempo ajuda na organização de suas atividades diárias. Saber ler a hora e usar o calendário são habilidades práticas que facilitam a gestão do tempo e a participação em eventos importantes, como aniversários e feriados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies