Entrar

Plano de aula de Comparação de Medidas: Capacidade e Massa

Matemática

Original Teachy

'EF02MA17'

Comparação de Medidas: Capacidade e Massa

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a noção de capacidade e massa: O objetivo é que os alunos compreendam o conceito de capacidade (medida de espaço que um objeto pode ocupar) e massa (medida da quantidade de matéria que um objeto possui). Para isso, o professor deverá usar exemplos práticos e contextualizados.

  2. Saber utilizar unidades de medida de capacidade e massa: O objetivo é que os alunos se familiarizem com as unidades de medida usadas para capacidade (litro, mililitro) e massa (quilograma, grama). Eles devem entender como essas unidades se relacionam e como convertê-las.

  3. Comparar medidas de capacidade e massa: O objetivo é que os alunos sejam capazes de comparar diferentes medidas de capacidade e massa. Eles devem entender os conceitos de maior, menor e igual, e ser capazes de aplicá-los de forma prática e contextualizada.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver senso de responsabilidade e autonomia: Através da metodologia de aula invertida, os alunos serão incentivados a assumir um papel mais ativo no processo de aprendizado, o que contribuirá para o desenvolvimento de sua responsabilidade e autonomia.

  • Estimular a colaboração e o pensamento crítico: Durante a fase de discussão e resolução de problemas, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a compartilhar ideias e a argumentar sobre suas soluções. Isso contribuirá para o desenvolvimento de suas habilidades de colaboração e pensamento crítico.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deverá iniciar a aula relembrando conceitos matemáticos aprendidos anteriormente, como números e suas representações (algarismos, quantidades), adição e subtração. Essa revisão é importante para que os alunos tenham uma base sólida para compreender os novos conceitos que serão apresentados. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor poderá propor duas situações-problema que envolvam a comparação de capacidades e massas. Por exemplo, "Se temos uma garrafa de água de 1 litro e uma garrafa de refrigerante de 500 mililitros, qual delas tem maior capacidade?" e "Se temos uma maçã de 200 gramas e uma laranja de 250 gramas, qual das frutas tem maior massa?". Essas situações ajudarão a despertar o interesse dos alunos e a contextualizar os conceitos que serão abordados. (4 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deverá explicar a importância da capacidade e da massa no dia a dia, usando exemplos que sejam relevantes para os alunos. Por exemplo, pode-se falar sobre a capacidade de um copo de água, de uma caixa de lápis ou de uma garrafa de refrigerante, e sobre a massa de um pacote de arroz, de uma fruta ou de um brinquedo. Essa contextualização ajudará os alunos a entender a aplicação prática dos conceitos que estão aprendendo. (3 - 4 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade dos alunos e engajá-los com o tema da aula, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre capacidade e massa. Por exemplo, pode-se falar sobre a origem da unidade de medida "litro" (que vem do francês "litron", uma medida usada para vender vinho na França) ou sobre a razão pela qual usamos quilograma para medir a massa, e não grama (que é uma unidade menor) - isso se deve ao fato de que o quilograma é a única unidade de medida de massa que ainda é definida por um objeto físico, que é um cilindro de platina-irídio guardado em Paris. Essas curiosidades ajudarão a tornar a aula mais interessante e a prender a atenção dos alunos. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "Medidas na Cozinha" (10 - 12 minutos)

    Nesta atividade, os alunos serão incentivados a explorar as medidas de capacidade e massa em um contexto familiar, a cozinha. Para isso, o professor deve providenciar alguns ingredientes com embalagens que possuam essas medidas, como água, farinha, açúcar e arroz. O professor também deve trazer utensílios de medida, como copos, colheres e balança (se possível).

    1.1 Passo 1: Introdução (1 minuto)

    • O professor relembrará os conceitos de capacidade e massa e as unidades de medida correspondentes, de maneira breve.
    • Em seguida, explicará que na atividade, eles irão comparar a capacidade e a massa de diferentes ingredientes da cozinha.

    1.2 Passo 2: Preparação (2 - 3 minutos)

    • Os alunos, divididos em grupos, receberão os ingredientes e os utensílios de medida.
    • O professor orientará que cada grupo deve escolher um ingrediente e medir a sua capacidade e massa, registrando os resultados em uma tabela que o professor disponibilizará.

    1.3 Passo 3: Experimentação (5 - 6 minutos)

    • Os grupos devem medir a capacidade e a massa de seus ingredientes, observando a forma como a água enche o copo (capacidade) e o peso dos ingredientes na balança (massa).
    • Cada grupo deve registrar os resultados na tabela, sempre usando as unidades de medida corretas (litro, mililitro, quilograma, grama).

    1.4 Passo 4: Discussão (2 - 3 minutos)

    • Após a medição, o professor promoverá uma discussão em sala de aula, onde cada grupo poderá compartilhar suas descobertas e comparar a capacidade e a massa dos ingredientes que mediram.
    • O professor guiará a discussão, questionando os alunos sobre as diferenças e semelhanças que encontraram, e incentivando-os a fazer comparações entre as medidas.
  2. Atividade 2 - "Balões de Ar" (10 - 12 minutos)

    Nesta atividade, os alunos irão explorar o conceito de capacidade de uma forma lúdica, fazendo uso de balões de ar.

    2.1 Passo 1: Introdução (1 minuto)

    • O professor começará explicando que o ar ocupa um espaço e que isso pode ser medido.
    • Mostrará a eles um balão desinflado e cheio, para que possam observar a diferença de tamanho.

    2.2 Passo 2: Preparação (2 - 3 minutos)

    • Os alunos, novamente divididos em grupos, receberão balões e fita métrica.
    • O professor orientará que cada grupo deve medir o diâmetro e a circunferência do balão desinflado e do balão inflado, registrando os resultados em uma tabela que o professor disponibilizará.

    2.3 Passo 3: Experimentação (5 - 6 minutos)

    • Os grupos devem medir o diâmetro e a circunferência dos balões, observando como o ar infla o balão e altera suas dimensões.
    • Cada grupo deve registrar os resultados na tabela, sempre usando as unidades de medida corretas (centímetro).

    2.4 Passo 4: Discussão (2 - 3 minutos)

    • Após a medição, o professor promoverá uma discussão em sala de aula, onde cada grupo poderá compartilhar suas descobertas e comparar a capacidade do balão desinflado e do balão inflado.
    • O professor guiará a discussão, questionando os alunos sobre as diferenças e semelhanças que encontraram, e incentivando-os a fazer comparações entre as medidas.
  3. Retorno à sala de aula (3 - 5 minutos)

    O professor deve reservar um tempo no final para que os alunos possam compartilhar suas descobertas e aprendizados das atividades realizadas. Os alunos devem ser encorajados a expressar suas opiniões, fazer comparações e relacionar as atividades com a teoria. O professor deve reforçar os conceitos aprendidos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. (3 - 5 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e conclusões das atividades "Medidas na Cozinha" e "Balões de Ar". O professor deve incentivar os alunos a explicar como chegaram às suas conclusões, quais comparativos fizeram e quais dificuldades encontraram. Durante a discussão, o professor pode fazer perguntas para estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    Após a discussão em grupo, o professor deve retomar os conceitos teóricos de capacidade e massa, reforçando as unidades de medida correspondentes (litro, mililitro, quilograma, grama) e como elas foram aplicadas nas atividades. O professor deve destacar como as atividades ajudaram a visualizar e entender melhor esses conceitos.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    Para finalizar a aula, o professor deve propor que cada aluno reflita individualmente sobre o que aprendeu na aula. Duas perguntas simples podem ser feitas para guiar essa reflexão:

    • "O que você aprendeu sobre a capacidade e a massa de objetos na aula de hoje?"
    • "Como você pode usar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?".

    O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem sobre essas perguntas e, em seguida, alguns alunos podem ser convidados a compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem.

  4. Encerramento (1 minuto)

    O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância do que foi aprendido. Pode-se também fazer uma breve conexão entre a aula atual e as próximas aulas, de modo a manter o interesse e a curiosidade dos alunos pelo assunto.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos)

    O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele relembrará a definição de capacidade (medida de espaço que um objeto pode ocupar) e massa (medida da quantidade de matéria que um objeto possui), e as unidades de medida correspondentes (litro, mililitro, quilograma, grama). O professor também reforçará a importância de conseguir comparar medidas de capacidade e massa, seja para resolver problemas matemáticos ou para situações do dia a dia.

  2. Conexão da teoria com a prática (1 - 2 minutos)

    O professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática. Ele destacará que, por meio das atividades práticas "Medidas na Cozinha" e "Balões de Ar", os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar os conceitos teóricos de capacidade e massa de forma concreta e significativa. Eles puderam medir, comparar e discutir as medidas de diferentes objetos, o que ajuda a consolidar o entendimento dos conceitos.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos)

    O professor sugerirá alguns materiais extras para aprofundar o aprendizado dos alunos. Isso pode incluir vídeos educativos sobre capacidade e massa, jogos online que permitem praticar a comparação de medidas ou atividades para fazer em casa com a ajuda dos pais. O professor pode compartilhar esses materiais com os alunos por meio de uma plataforma digital, como um site ou um aplicativo de mensagens.

  4. Relevância do assunto (1 minuto)

    Por fim, o professor explicará a relevância do que foi aprendido. Ele ressaltará que a capacidade e a massa são conceitos fundamentais para a vida cotidiana. Saber medir e comparar a capacidade e a massa de diferentes objetos é essencial para realizar tarefas simples, como cozinhar, e também para entender fenômenos mais complexos, como o funcionamento de uma balança. Além disso, esses conceitos são a base para o estudo de outros tópicos matemáticos, como a geometria e a álgebra.

  5. Encerramento (1 minuto)

    O professor encerrará a aula reforçando a importância de continuar praticando e explorando o assunto em casa e na vida diária. Ele lembrará aos alunos que, quanto mais eles se familiarizarem com as medidas de capacidade e massa, mais confiantes se sentirão na resolução de problemas e na compreensão do mundo ao seu redor. Além disso, o professor incentivará os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas descobertas e dificuldades, pois é por meio do diálogo e da exploração conjunta que o aprendizado se torna mais significativo e prazeroso.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies