Entrar

Plano de aula de Deslocamento de Objetos e Pessoas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA12'

Deslocamento de Objetos e Pessoas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Deslocamento de Objetos e Pessoas

Palavras ChaveDeslocamento, Pontos de Referência, Mudanças de Direção, História Interativa, Aplicativos de Storytelling, Influenciador Digital, Vídeo Educativo, Edição de Vídeo, Caça ao Tesouro Virtual, QR Codes, Colaboração, Tecnologia, Aprendizagem Ativa, Engajamento, Matemática
Materiais NecessáriosCelulares ou Tablets, Computadores com acesso à internet, Aplicativo de Storytelling (como Scratch ou StoryJumper), Aplicativos de Edição de Vídeo (como InShot ou iMovie), QR Codes impressos, Mapa Virtual da sala de aula, Impressora para imprimir QR Codes
Códigos BNCCEF02MA12: Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.; EF02MA13: Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara e objetiva do que os alunos devem alcançar durante a aula. Os objetivos delineados guiarão as atividades e garantirão que o foco permaneça no desenvolvimento das habilidades específicas relacionadas ao deslocamento de pessoas e objetos no espaço, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância de pontos de referência para indicar o deslocamento de pessoas e objetos no espaço.

2. Identificar e aplicar mudanças de direção e sentido no deslocamento de objetos e pessoas, usando terminologias apropriadas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e descrição espacial.
  2. Incentivar a colaboração entre alunos ao trabalhar em atividades práticas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando o tema da aula à sua realidade cotidiana e ao mundo digital. Este aquecimento promove uma introdução interativa ao tema e encoraja os alunos a começarem a pensar criticamente sobre o deslocamento de pessoas e objetos, preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje explorarão como pessoas e objetos se deslocam no espaço, utilizando pontos de referência. Em seguida, solicite que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre deslocamentos no espaço, seja sobre a movimentação de pessoas em uma cidade, a trajetória de um avião ou o percurso de uma corrida. Peça que compartilhem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que significa deslocar-se de um lugar para outro?

2. Como podemos usar pontos de referência para descrever o deslocamento?

3. Alguém pode dar um exemplo de uma mudança de direção ou sentido no deslocamento de um objeto?

4. Como vocês usaram pontos de referência no dia a dia sem perceber?

5. Que tipos de tecnologias modernas ajudam a entender melhor o deslocamento de pessoas e objetos?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado prática, envolvente e contextualizada que permita aos alunos aplicar os conceitos de deslocamento de pessoas e objetos no espaço de maneira criativa e digital. As atividades propostas visam consolidar o conhecimento adquirido, incentivando a colaboração e o uso de tecnologias modernas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventuras Espaciais com RoboTrek 烙

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver as habilidades de indicar deslocamento de objetos e pessoas no espaço de maneira criativa e interativa, utilizando um aplicativo de storytelling.

- Descrição: Os alunos criarão uma história interativa onde um robô precisa se deslocar em diferentes ambientes espaciais coletando itens preciosos. Utilizando um aplicativo de storytelling, eles criarão e compartilharão suas aventuras, enfatizando os pontos de referência e as mudanças de direção.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá acessar um aplicativo de storytelling (como o Scratch ou StoryJumper) em seus celulares ou computadores.

  • Instruir os grupos a criar uma história onde um robô (RoboTrek) se desloca em diferentes ambientes espaciais (planetas, estações espaciais, etc.).

  • Incluir desafios onde o RoboTrek precisa coletar itens, desviando de obstáculos e mudando de direção baseada em pontos de referência específicos.

  • Usar diferentes comandos de direção (esquerda, direita, frente, trás) e nomes de pontos de referência em suas histórias.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua história para a turma, explicando como utilizaram os pontos de referência e as mudanças de direção.

Atividade 2 - Desafio do Influenciador Digital 六‍

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a comunicar conceitos matemáticos de maneira clara e envolvente através da criação de conteúdos digitais.

- Descrição: Os alunos atuarão como influenciadores digitais criando um vídeo curto onde explicam e demonstram diferentes tipos de deslocamento no espaço, utilizando pontos de referência. O vídeo pode ser editado usando aplicativos simples de edição de vídeo disponíveis nos celulares.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá criar um roteiro para um vídeo curto (3-5 minutos) onde eles explicam e demonstram diferentes deslocamentos (por exemplo: deslocamento em linha reta, mudança de direção, etc.).

  • Os vídeos devem incluir explicações sobre o uso de pontos de referência para indicar esses deslocamentos.

  • Instrua os grupos a gravar e editar seus vídeos usando aplicativos simples de edição de vídeo (como o InShot ou iMovie) em seus celulares.

  • Cada grupo compartilha seu vídeo com a turma, explicando como utilizaram os pontos de referência e as mudanças de direção no deslocamento.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro Virtual ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a aplicação prática e divertida dos conceitos de deslocamento usando pontos de referência através de uma atividade gamificada e interativa.

- Descrição: Organize uma 'caça ao tesouro' virtual, onde os alunos precisam seguir pistas que envolvem deslocamentos e pontos de referência para encontrar um 'tesouro' digital escondido. As pistas estarão em formato de QR codes espalhados pela sala, que os alunos irão escanear com seus celulares para obter a próxima dica.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie um mapa virtual da sala de aula com vários QR codes, cada um contendo uma pista que direciona ao próximo QR code.

  • Cada pista deve descrever um deslocamento específico no espaço da sala (por exemplo: 'Dê 3 passos para a esquerda a partir da mesa do professor').

  • Os alunos usarão seus celulares para escanear os QR codes e seguir as pistas até encontrar o 'tesouro' digital.

  • Cada grupo deve registrar a sequência de deslocamentos realizados e o uso de pontos de referência durante a atividade.

  • Ao final, cada grupo compartilha sua experiência e como utilizaram os pontos de referência e as mudanças de direção no deslocamento.

Retorno

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão coletiva e do compartilhamento de experiências, promovendo um entendimento mais profundo e colaborativo dos conceitos abordados. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a reforçar os conhecimentos, identificar áreas de melhoria e valorizar a colaboração entre os alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Siga um breve roteiro para facilitar a discussão:

  1. Convide cada grupo a apresentar brevemente sua atividade (história do RoboTrek, vídeo do Influenciador Digital ou Caça ao Tesouro Virtual).
  2. Peça para que expliquem como utilizaram os pontos de referência e mudanças de direção durante a atividade.
  3. Encoraje os alunos a comentar sobre as dificuldades encontradas e como as superaram.
  4. Estimule discussões sobre a importância do deslocamento no espaço na vida cotidiana e as tecnologias que facilitaram essa compreensão.

Reflexões

1. Quais foram os principais pontos de referência que vocês usaram durante as atividades e por que foram escolhidos? 2. Como o uso da tecnologia (aplicativos de storytelling, editores de vídeo, QR codes) ajudou a entender melhor os conceitos de deslocamento? 3. O que você aprendeu sobre a importância de mudar de direção e sentido no deslocamento de pessoas e objetos?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback de outros integrantes do grupo sobre seu desempenho. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Algumas diretrizes para o feedback:

  1. Foque em comportamentos observáveis e específicos.
  2. Use a fórmula 'Eu gostei de...' e 'Eu sugiro que...' para estruturar o feedback.
  3. Seja gentil e respeitoso, evitando críticas pessoais.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira leve e divertida, conectando-o à realidade dos alunos. Este momento de reflexão ajuda a reforçar os conceitos abordados, destacando sua relevância e aplicações práticas no mundo moderno.

Resumo

 Resumo: Hoje, nós viajamos por aventuras espaciais com o RoboTrek, nos transformamos em influenciadores digitais e caçamos tesouros virtuais! ️ Exploramos como objetos e pessoas se deslocam no espaço, usando pontos de referência para mudar de direção e sentido. Tudo isso, enquanto nos divertíamos e aprendíamos juntos!

No Mundo

No Mundo: A habilidade de entender deslocamentos e pontos de referência está em toda parte, desde nossas rotas diárias até a navegação usando GPS. Com a tecnologia avançando, saber como utilizar estas ferramentas modernas nos ajuda a sermos mais eficientes e conscientes de nosso ambiente.

Na Prática

Aplicações: Entender deslocamentos e pontos de referência é essencial no dia a dia, seja para navegar pela cidade, organizar espaços ou mesmo para jogar seus games favoritos! Essas habilidades tornam nossa vida mais organizada e conectada com o mundo ao nosso redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies