Entrar

Plano de aula de Figuras Espaciais

Matemática

Original Teachy

'EF01MA13'

Figuras Espaciais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Figuras Espaciais

Palavras ChaveFiguras geométricas espaciais, Atividades práticas, Modelagem tridimensional, Aplicação de conhecimento, Interatividade, Colaboração, Desafios lúdicos, Cotidiano, Engajamento, Construção de cidade modelo, Nave espacial, Fábrica de sorvetes matemáticos
Materiais NecessáriosKits de construção com cubos, cilindros, cones e esferas, Pequenas esferas para carga, Papéis de diversos tamanhos e cores para a base dos modelos, Cones de diferentes tamanhos e materiais, Cilindros de variados tamanhos e cores, Esferas de tamanhos variados e cores, Materiais para anotações e desenhos (lápis, régua, borracha)
Códigos BNCCEF01MA13: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.; EF02MA14: Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza do que se espera alcançar. Estabelecer objetivos claros e específicos ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo em sala de aula, orientando as atividades e discussões para que os alunos possam aplicar de maneira prática e significativa o conhecimento prévio adquirido sobre figuras espaciais.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar as principais figuras geométricas espaciais, como cubo, paralelepípedo, cilindro, cone e esfera.

2. Desenvolver a habilidade de associar essas figuras com objetos reais do cotidiano, fortalecendo o aprendizado prático e contextualizado.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a observação e a curiosidade dos alunos, incentivando-os a buscar e reconhecer figuras espaciais em seu entorno.
  2. Promover a interação entre os alunos durante as atividades práticas para reforçar o aprendizado colaborativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos de forma ativa e contextualizada, fazendo com que apliquem o conhecimento prévio em situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a curiosidade. Além disso, ao contextualizar a matéria com exemplos do mundo real, os alunos podem ver a relevância do estudo das figuras espaciais em suas vidas, o que aumenta o interesse e a motivação para aprender.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para pensarem em um jogo de blocos onde cada bloco tem uma forma diferente (cubo, cilindro, cone, etc.). Eles devem discutir qual bloco rola melhor e por quê, usando seus conhecimentos de figuras espaciais.

2. Solicite que os alunos imaginem um parque de diversões onde todos os brinquedos são feitos com formas geométricas espaciais. Eles deverão descrever como seriam esses brinquedos e que tipo de movimento cada um faria.

Contextualização

Para tornar o aprendizado mais interessante e real, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a utilização de figuras espaciais no design de objetos do cotidiano, como embalagens, edifícios e até mesmo na natureza, como a forma dos ovos e de algumas plantas. Além disso, pode-se discutir a importância dessas formas no campo da engenharia e da arquitetura, estimulando os alunos a perceberem a matemática como algo presente e útil em suas vidas.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica o conhecimento prévio sobre figuras geométricas espaciais. Ao trabalhar em grupos, os alunos são incentivados a colaborar, discutir e usar a criatividade para resolver problemas e criar projetos, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. As atividades propostas são desenhadas para serem divertidas e envolventes, garantindo que os alunos sejam ativos e participativos em sua aprendizagem.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores de Mundo Geométrico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre figuras geométricas espaciais na criação de um modelo tridimensional, desenvolvendo a habilidade de representação e a noção de espaço.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, deverão criar um pequeno modelo de cidade utilizando apenas figuras geométricas espaciais como cubos, cilindros, cones e esferas, representando prédios, árvores, carros e outros elementos urbanos. Cada grupo receberá um kit de construção contendo várias peças geométricas de diferentes tamanhos e cores.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os kits de construção para cada grupo, contendo cubos, cilindros, cones e esferas de tamanhos variados.

  • Explique que cada grupo deve utilizar todas as peças do kit para construir uma pequena cidade modelo.

  • Oriente os alunos a pensarem nas proporções e no uso de diferentes figuras para representar diversos elementos da cidade, como prédios, carros e árvores.

  • Permita que os grupos trabalhem por aproximadamente 60 minutos na construção do modelo.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua cidade aos colegas, explicando as escolhas feitas e como cada figura representa um elemento real.

Atividade 2 - Aventura no Espaço dos Poliedros

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar as propriedades dos poliedros e desenvolver habilidades de planejamento e execução em um contexto lúdico e desafiador.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma nave espacial utilizando apenas poliedros (cubos, paralelepípedos e pirâmides) para entender melhor suas propriedades e aplicações. Cada grupo receberá uma 'missão' que envolve a nave, como por exemplo, transportar uma carga (representada por pequenas esferas) até um planeta (uma base de papelão).

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de poliedros e esferas que servirão como carga.

  • Explique a 'missão' de cada grupo, que pode envolver diferentes desafios como transportar a carga sem que ela caia, ou chegar a um destino em um determinado tempo.

  • Oriente os alunos a planejarem a construção da nave, considerando a estabilidade e a segurança da carga durante o transporte.

  • Permita que os grupos construam e testem suas naves em um espaço dedicado na sala de aula.

  • Finalize com uma competição amigável para ver qual grupo consegue completar a missão com sucesso.

Atividade 3 - Fábrica de Sorvetes Matemáticos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar figuras geométricas espaciais para compor um produto final estético e funcional, promovendo o entendimento de proporções e relações espaciais.

- Descrição: Os alunos, em grupos, simularão uma fábrica de sorvetes onde os sabores são representados por diferentes figuras geométricas espaciais. Eles deverão usar cones para representar os sorvetes, cilindros para os potes de sorvete e esferas como 'toppings'. O desafio é criar combinações que respeitem as proporções das figuras e apresentar a 'fábrica' para a classe.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo cones, cilindros e esferas de tamanhos variados e cores diferentes.

  • Explique que cada figura representa um componente do sorvete (cone para o sorvete, cilindro para o pote e esferas como decoração).

  • Os grupos devem criar diferentes combinações que respeitem as proporções e que sejam esteticamente agradáveis.

  • Permita que os alunos experimentem e criem suas combinações por 60 minutos.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas criações, explicando a lógica por trás das combinações e as proporções utilizadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar insights valiosos sobre o processo de aprendizagem de cada aluno. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução sobre a importância de compartilhar o que aprenderam e as diferentes abordagens que cada grupo utilizou para resolver os desafios propostos. Encoraje os alunos a descreverem o que mais gostaram em cada atividade e o que acharam mais desafiador. Proponha que cada grupo compartilhe uma descoberta interessante ou uma estratégia que consideraram eficaz durante a construção de seus modelos.

Perguntas Chave

1. Quais figuras geométricas espaciais vocês usaram com mais frequência e por quê?

2. Como as propriedades das figuras ajudaram na construção dos modelos ou na resolução dos desafios?

3. Houve alguma situação em que tiveram que modificar o projeto inicial? Como isso afetou o resultado final?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido ao longo da aula, integrando a teoria com a prática e reconhecendo a importância das figuras espaciais em seu dia a dia. Este momento serve para reforçar a aprendizagem, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compreendam a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em contextos reais e imaginativos.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais conceitos abordados sobre figuras geométricas espaciais, relembrando as características e propriedades do cubo, paralelepípedo, cilindro, cone e esfera. É importante recapitular como cada figura se relaciona com objetos reais e como os alunos as aplicaram nas atividades práticas, como na construção de cidades e naves espaciais.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam vivenciar a teoria das figuras espaciais por meio de atividades práticas, o que ajudou a solidificar o conhecimento teórico. Através da construção de modelos e resolução de desafios, os conceitos matemáticos se tornaram mais tangíveis e compreensíveis, conectando a teoria à prática de maneira eficaz.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a relevância das figuras espaciais no cotidiano dos alunos, destacando como a compreensão dessas formas é essencial em diversas aplicações práticas, como na arquitetura, engenharia e até mesmo em atividades lúdicas. Esta conexão com o mundo real ajuda a motivar os alunos e a perceber a matemática como uma ferramenta útil e aplicável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies