Entrar

Plano de aula de Cantigas e Canções

Português

Original Teachy

'EF02LP15'

Cantigas e Canções

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiaridade com Cantigas e Canções: Os alunos serão capazes de identificar e reconhecer cantigas e canções tradicionais brasileiras. Eles aprenderão a diferença entre uma canção e uma cantiga, bem como algumas das características e estilos típicos.

  2. Compreensão dos Elementos Fundamentais: Os alunos serão introduzidos aos elementos básicos de uma canção, tais como: verso, estrofe, refrão, ritmo e melodia. Através do estudo destes elementos, eles serão capazes de apreciar e analisar a estrutura de diferentes cantigas e canções.

  3. Participação Ativa: Os alunos serão incentivados a participar ativamente na aula, cantando e recitando cantigas e canções. Isto visa não só a melhorar a sua compreensão e apreciação das mesmas, mas também a desenvolver as suas habilidades linguísticas e de comunicação.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a definição de música e a importância da mesma em diferentes culturas. Ele pode fazer isso através de perguntas simples e interativas, como "Quem pode me dizer o que é música?" ou "Lembram-se de alguma música que ouviram e gostaram?". Esta etapa tem como objetivo preparar o terreno para a introdução do novo tópico.

  2. Situações Problema: O professor, então, apresenta duas situações que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos. A primeira poderia ser: "Vocês já se perguntaram por que algumas músicas são mais fáceis de cantar do que outras?". A segunda situação problema poderia ser: "Vocês já repararam como algumas músicas parecem contar uma história?".

  3. Contextualização: O professor explica que hoje eles vão aprender sobre cantigas e canções, que são tipos especiais de músicas que são muito importantes na cultura brasileira. Ele pode compartilhar alguns exemplos de cantigas e canções brasileiras que os alunos possam estar familiarizados, como "Samba Lelê" ou "A Canoa Virou".

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção e o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre cantigas e canções. Por exemplo, ele pode dizer: "Sabiam que muitas das cantigas de roda que vocês cantam têm mais de 100 anos?" ou "Vocês sabiam que algumas canções são tão importantes que se tornaram o hino de um lugar ou de um grupo de pessoas?".

  5. Introdução ao tópico: O professor, então, introduz o tópico da aula, explicando que eles vão aprender sobre a estrutura das cantigas e canções, os diferentes elementos que as compõem e como elas podem contar histórias. Para isso, ele pode começar compartilhando a letra de uma canção conhecida e perguntando aos alunos se eles conseguem identificar os diferentes elementos que eles vão aprender sobre.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor pode escolher entre as seguintes atividades para desenvolver a teoria apresentada na introdução:

  1. Atividade "Cantando e Aprendendo":

    1. O professor sugere que os alunos se organizem em círculo no chão para melhor interação.
    2. Ele propõe que, em conjunto, eles escolham uma cantiga ou canção que sejam do conhecimento da maioria da turma.
    3. O professor, então, orienta os alunos a identificarem os diferentes elementos da canção, como verso, estrofe e refrão.
    4. Ele faz perguntas do tipo: "Quantos versos tem essa estrofe?" ou "Qual é o refrão da canção?".
    5. Os alunos são incentivados a cantar a canção várias vezes, prestando atenção aos diferentes elementos.
    6. Após a atividade, o professor reforça os conceitos discutidos, apontando para os exemplos da canção.
  2. Atividade "Composer's Corner":

    1. O professor prepara, com antecedência, algumas cartas de papel com palavras-chaves (por exemplo, "chuva", "casa", "amor") que podem ser usadas para compor uma canção.
    2. Os alunos são divididos em pequenos grupos e cada grupo recebe um conjunto de cartas.
    3. Eles são convidados a usar as palavras das cartas para compor uma pequena canção. O professor circula pela sala, auxiliando e orientando.
    4. Depois de um tempo, cada grupo apresenta sua canção e a turma discute os diferentes elementos presentes, como verso e refrão.
    5. O professor reforça os conceitos, apontando para as canções compostas pelos alunos.
  3. Atividade "Djembê e Cantigas":

    1. O professor traz para a sala um instrumento de percussão simples, como um djembê ou um pandeiro.
    2. Ele toca um ritmo simples e convida os alunos a criar uma melodia cantada em cima do ritmo.
    3. Os alunos, então, em conjunto, decidem sobre um tema para a sua canção (por exemplo, "a festa da escola").
    4. Eles são orientados a compor uma cantiga sobre o tema, incorporando os elementos aprendidos (estrofe, verso, refrão).
    5. Depois de um tempo, cada grupo apresenta sua cantiga e a turma discute os diferentes elementos presentes.
    6. O professor reforça os conceitos, apontando para as canções compostas pelos alunos.

Em todas as atividades, o professor deve estar atento para corrigir quaisquer mal entendidos e reforçar os conceitos aprendidos. O importante é que os alunos se divirtam e se envolvam ativamente com a aprendizagem.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e inicia uma discussão sobre as atividades realizadas. Ele pode fazer perguntas como: "O que vocês mais gostaram na atividade de criar a própria canção?" e "Quais foram as partes mais difíceis de identificar na canção que cantamos juntos?". Esta discussão tem como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e sobre as habilidades que desenvolveram durante a aula.

  2. Conexão com a Teoria: O professor, então, faz perguntas que conectam as atividades práticas com a teoria apresentada no início da aula. Por exemplo: "Como vocês usaram os elementos que aprendemos hoje (verso, estrofe, refrão) na canção que criaram?" e "Como o ritmo do djembê ou do pandeiro ajudou vocês a criar a melodia da sua canção?". Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos e mostrar a aplicabilidade da teoria na prática.

  3. Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão:

    • "O que foi mais interessante que você aprendeu hoje sobre cantigas e canções?"
    • "Como você pode usar o que aprendeu hoje para compor ou apreciar uma canção no futuro?".
  4. Feedback do Professor: O professor, então, dá um feedback geral para a turma, elogiando os esforços e a participação de todos. Ele pode destacar as habilidades e conhecimentos que os alunos demonstraram durante a aula e encorajá-los a continuar explorando e aprendendo sobre cantigas e canções.

  5. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor pode propor que os alunos cantem juntos uma última canção, escolhida por eles. Ele pode também sugerir que os alunos levem para casa a tarefa de ouvir e identificar os elementos de uma canção que eles gostem.

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, encorajar a reflexão e o pensamento crítico, e promover um ambiente de aprendizagem ativa e participativa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos apresentados na aula. Ele reforça os conceitos de verso, estrofe, refrão, ritmo e melodia, e como esses elementos se combinam para criar uma canção. Ele também relembra a diferença entre uma canção e uma cantiga, e como elas podem contar histórias. O professor pode fazer isso através de perguntas interativas, como: "Quem pode me lembrar o que é um verso?" ou "Quem pode me dizer a diferença entre uma canção e uma cantiga?".

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor, então, explica como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode relembrar as atividades realizadas, discutindo como os alunos aplicaram os conceitos aprendidos para criar suas próprias canções ou para identificar os elementos em canções existentes. Ele também pode destacar como a discussão em grupo e a reflexão individual ajudaram a consolidar o aprendizado e a promover uma compreensão mais profunda do tópico.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Ele pode indicar sites ou aplicativos com coleções de cantigas e canções tradicionais, ou livros infantis que exploram o tema. Ele também pode sugerir que os alunos pratiquem em casa, ouvindo diferentes canções e tentando identificar os elementos que aprenderam na aula.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor conclui a aula reforçando a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que, ao compreender a estrutura das canções, os alunos serão capazes de apreciar melhor a música que ouvem e cantam. Além disso, ele pode destacar como a habilidade de compor uma canção pode ser uma forma divertida e criativa de expressar ideias e emoções. Ele também pode mencionar como a atividade de cantar em grupo pode promover a cooperação, a escuta ativa e a autoconfiança.

  5. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor pode relembrar os alunos sobre a importância de cantigas e canções na cultura brasileira, e encorajá-los a continuar explorando e aprendendo sobre o assunto. Ele pode também propor que os alunos compartilhem com a família e os amigos as cantigas e canções que aprenderam na aula, promovendo assim a valorização e a difusão da cultura musical brasileira.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies