Entrar

Plano de aula de Construção das Palavras

Português

Original Teachy

'EF02LP06'

Construção das Palavras

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de formação de palavras: Os alunos devem ser capazes de entender que as palavras são formadas por um conjunto de letras e que a ordem dessas letras é importante para a construção do significado da palavra.

  2. Identificar as partes das palavras: Os alunos devem ser capazes de identificar as partes de uma palavra, ou seja, as letras que a compõem. Eles devem ser capazes de distinguir entre as letras iniciais, as do meio e as finais.

  3. Construir palavras a partir de partes: Os alunos devem ser capazes de utilizar as letras do alfabeto para construir palavras. Eles devem ser capazes de combinar diferentes letras para formar palavras que tenham significado.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade motora fina, através da escrita e manipulação das letras.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos em relação à construção das palavras.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o alfabeto, as vogais e as consoantes. Ele pode fazer perguntas simples para verificar a compreensão dos alunos, como "Quem pode me dizer duas vogais?" ou "Quem pode me dizer uma consoante?". Essa revisão é importante para preparar o terreno para o novo conteúdo.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode propor a seguinte situação: "Vocês já pensaram em como as palavras são criadas? Como será que os escritores inventam as palavras para as histórias que nós lemos?".
    • Outra situação que pode ser apresentada é: "Imaginem que vocês são mágicos e têm o poder de criar novas palavras. Como vocês fariam isso? O que vocês usariam para criar essas palavras?".
  3. Contextualização: O professor pode explicar para os alunos que a habilidade de construir palavras é muito importante, pois é a base para a leitura e a escrita. Ele pode dizer que, assim como os escritores, eles também podem criar suas próprias palavras, o que torna a aula mais interessante e significativa para eles.

  4. Introdução do tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que eles vão aprender como as palavras são construídas. Ele pode dizer que, assim como os chefs de cozinha usam ingredientes para fazer uma receita, os escritores usam as letras para criar palavras. O professor pode também mostrar alguns exemplos de como as palavras podem ser divididas em partes, como "mesa" (me - sa) ou "casa" (ca - sa), para que os alunos comecem a entender o conceito.

Ao final dessa etapa, os alunos devem estar curiosos e animados para aprender mais sobre a construção das palavras, e prontos para participar das atividades práticas que virão a seguir.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestões de atividades lúdicas para o desenvolvimento do conteúdo:

  1. Jogo da Memória das Palavras

    • Materiais necessários: cartões com diferentes letras do alfabeto.
    • Passo a passo:
      1. Divida a turma em grupos e distribua os cartões de letras entre eles, com as letras voltadas para baixo.
      2. Cada grupo, na sua vez, vira dois cartões. Se as letras formarem uma palavra, o grupo pode ficar com os cartões e tentar formar mais palavras. Se não formarem uma palavra, os cartões devem ser virados novamente.
      3. O jogo continua até que todos os cartões tenham sido usados.
      4. O grupo que tiver formado mais palavras ao final do jogo é o vencedor.
    • Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e combinar letras para formar palavras.
  2. Construção de Palavras com Massinha de Modelar

    • Materiais necessários: massinha de modelar e cartões com letras do alfabeto.
    • Passo a passo:
      1. Divida a turma em grupos e distribua a massinha e os cartões com letras entre eles.
      2. Cada grupo deve escolher um cartão com uma palavra e, em seguida, usar a massinha para formar as letras e construir a palavra.
      3. O grupo pode então mostrar para a classe a palavra que eles construíram e explicar como eles a formaram, se baseando nos passos do tópico da aula.
    • Objetivo: Aplicar de forma prática o conceito de construção de palavras.
  3. Caça ao Tesouro das Palavras

    • Materiais necessários: papel, lápis e pequenos objetos (tesouros) escondidos na sala de aula.
    • Passo a passo:
      1. Antes da aula, o professor esconde os objetos pela sala e anota em um papel uma palavra para cada objeto.
      2. Divida a turma em grupos e distribua os materiais para eles.
      3. Cada grupo deve encontrar os objetos e, em seguida, usar as letras das palavras escondidas para formar as palavras correspondentes.
      4. O grupo que encontrar e formar todas as palavras primeiro é o vencedor.
    • Objetivo: Desenvolver a habilidade de decifrar palavras e de trabalhar em equipe.

O professor deve escolher a atividade que considerar mais adequada para a turma e a que achar mais divertida. Durante a realização das atividades, ele deve circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas. Ele também pode aproveitar para reforçar os conceitos aprendidos, fazendo perguntas como "Por que vocês escolheram essas letras para formar essa palavra?" ou "Quais outras palavras vocês conseguem formar com essas letras?". Ao final, é importante que o professor reúna a turma para uma breve reflexão sobre as atividades, perguntando o que eles aprenderam e se divertiram.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    • O professor reúne todos os alunos para uma grande roda de conversa. Ele deve pedir a cada grupo para compartilhar as palavras que eles conseguiram formar durante as atividades.
    • Durante essa discussão, o professor deve encorajar os alunos a explicar como eles formaram as palavras, quais estratégias eles usaram e quais dificuldades encontraram.
    • O professor também pode pedir que os alunos identifiquem as partes das palavras que eles formaram (inicial, meio e final), reforçando o conceito aprendido durante a aula.
  2. Conexão com a Teoria

    • Após a discussão das palavras formadas, o professor deve fazer a conexão com a teoria apresentada no início da aula. Ele pode perguntar: "Vocês perceberam como as palavras que vocês formaram são como quebra-cabeças, onde cada letra é uma peça importante?".
    • O professor pode então relembrar os alunos sobre a importância da ordem das letras na formação das palavras, e como essa ordem pode alterar o significado da palavra.
    • O professor pode também fazer a conexão com a atividade da massinha de modelar, perguntando: "Lembram de como construímos as palavras com a massinha? Cada letra era como uma peça de um quebra-cabeça, que juntas formavam uma palavra".
  3. Reflexão Final

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples:
      1. "O que vocês acharam mais legal na aula de hoje? Por quê?"
      2. "O que vocês acharam mais difícil na aula de hoje? Por quê?"
    • O professor deve dar um tempo para que os alunos pensem nas respostas e, em seguida, alguns alunos podem compartilhar suas reflexões com a turma.

O retorno é uma parte essencial da aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo e a efetividade das atividades propostas. Além disso, ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a refletir sobre o processo de aprendizagem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula

    • O professor deve iniciar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode dizer: "Hoje aprendemos como as palavras são construídas e como as letras se organizam para formar palavras com significado. Vocês também tiveram a chance de construir suas próprias palavras, usando as letras do alfabeto".
    • O professor pode então fazer uma breve recapitulação dos conceitos-chave, reforçando que as palavras são como quebra-cabeças, onde cada letra é uma peça importante, e que a ordem das letras na palavra é fundamental para o seu significado.
  2. Conexão entre Teoria e Prática

    • O professor deve explicar como as atividades lúdicas realizadas na aula ajudaram a reforçar a teoria aprendida. Ele pode dizer: "As atividades que fizemos hoje, como o Jogo da Memória das Palavras e a Construção de Palavras com Massinha de Modelar, nos ajudaram a entender melhor como as palavras são formadas. Vocês tiveram a chance de experimentar na prática o que aprendemos na teoria".
    • O professor pode também lembrar que a atividade de Caça ao Tesouro das Palavras permitiu aos alunos aplicar o que aprenderam de forma divertida e desafiadora.
  3. Materiais Extras

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele pode indicar livros de contos de fadas, que costumam ter palavras inventadas pelos autores, ou jogos de palavras online, que permitem aos alunos praticar a construção de palavras de maneira interativa.
    • O professor pode também sugerir atividades para casa, como pedir aos alunos para criar um "dicionário" com suas palavras inventadas, ou para montar palavras usando as letras dos nomes de suas famílias.
  4. Importância do Assunto

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode dizer: "Saber como as palavras são formadas e como elas funcionam é muito importante, pois nos ajuda a ler e escrever melhor. Além disso, quando entendemos como as palavras são construídas, podemos ser mais criativos e expressar nossas ideias de maneira mais efetiva".
    • O professor pode também explicar que, ao aprenderem a construir palavras, os alunos estão dando um passo importante para se tornarem bons leitores e escritores.

Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do processo de construção das palavras e da importância desse conhecimento para a leitura e a escrita. Eles também devem estar motivados para continuar explorando o assunto, seja através dos materiais sugeridos pelo professor, seja através de suas próprias descobertas e criações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies