Entrar

Plano de aula de Escrita de Palavras

Português

Original Teachy

'EF02LP01'

Escrita de Palavras

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver habilidades de escrita dos alunos, permitindo que eles identifiquem e escrevam palavras do cotidiano corretamente, usando o aprendizado das letras e sons das palavras.
  2. Incentivar a participação e o envolvimento ativo dos alunos, por meio de atividades práticas e interativas que permitam que eles apliquem o que aprenderam sobre a escrita de palavras.
  3. Promover a confiança e o entusiasmo dos alunos pela aprendizagem da escrita, criando um ambiente de sala de aula positivo e encorajador.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular a coordenação motora fina dos alunos ao escreverem as palavras.
  2. Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
  3. Desenvolver a capacidade de concentração dos alunos ao realizarem as atividades de escrita.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a importância das letras e seus sons na formação das palavras. Pode ser realizada uma breve atividade de associação de figuras com as palavras correspondentes, incentivando a participação de todos os alunos.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações que são familiares aos alunos. Primeiro, ele pode mostrar uma imagem de um animal e perguntar como se escreve o nome desse animal. Depois, ele pode falar um nome de um objeto que está na sala de aula e perguntar aos alunos como eles acham que essa palavra é escrita. O objetivo é fazer com que os alunos percebam a importância da escrita na comunicação cotidiana.

  3. Contextualização: O professor explica aos alunos que a escrita é uma ferramenta muito importante que usamos todos os dias para nos comunicar. Ele pode dar exemplos de como usamos a escrita em diferentes situações, como ao ler um livro, escrever uma carta, fazer uma lista de compras, entre outros. O professor pode também mostrar a importância da escrita no dia a dia, como por exemplo, ao ler as placas de trânsito para saber onde estamos e para onde queremos ir.

  4. Ganhando a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades sobre a escrita. A primeira é que há muito tempo, as pessoas não sabiam escrever e usavam desenhos para se comunicar. Esses desenhos são chamados de hieróglifos e foram usados pelos antigos egípcios. A segunda curiosidade é que existem mais de 6.000 línguas no mundo, e todas elas usam a escrita de alguma forma para se comunicar. Após as curiosidades, o professor pode perguntar aos alunos se eles sabem quantas línguas são faladas no Brasil e como é a escrita dessas línguas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Ditado Silábico (5 - 7 minutos):

    • O professor divide a turma em grupos de cinco alunos e distribui para cada grupo uma folha de papel e um lápis.
    • Em seguida, o professor diz uma palavra, por exemplo, "casa", dividindo-a em sílabas: "ca-sa".
    • O desafio para cada grupo é que, quando o professor falar uma sílaba, um aluno do grupo deve escrevê-la corretamente no papel.
    • O primeiro grupo que conseguir escrever corretamente a palavra completa ganha um ponto.
    • Essa atividade ajuda a reforçar a conexão entre a oralidade e a escrita, além de desenvolver a coordenação motora fina dos alunos.
  2. Jogo da Memória das Palavras (7 - 10 minutos):

    • O professor prepara um conjunto de cartas com palavras do cotidiano escritas claramente em letras maiúsculas e minúsculas.
    • Os alunos são divididos em pequenos grupos.
    • O professor espalha as cartas de palavras viradas para baixo em uma mesa.
    • Um aluno de cada grupo vira duas cartas. Se as palavras escritas nas cartas forem iguais, o aluno pode ficar com as cartas. Caso contrário, as cartas são novamente viradas para baixo.
    • O jogo continua até que todas as cartas tenham sido retiradas.
    • O aluno que tiver mais cartas no final do jogo é o vencedor.
    • Esse jogo ajuda os alunos a reconhecerem palavras e a praticarem a escrita.
  3. Atividade de Escrita Criativa (8 - 10 minutos):

    • O professor pede aos alunos que escolham um objeto na sala de aula e o descrevam por escrito.

    • Eles devem pensar em como a palavra é escrita, como ela soa e como ela se parece.

    • Depois de escreverem a descrição, os alunos podem ler para a turma e o professor pode tentar adivinhar qual é o objeto.

    • Essa atividade estimula a criatividade dos alunos, além de ajudá-los a praticar a escrita e o vocabulário.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para promover a discussão em grupo.
    • Ele pergunta aos alunos sobre suas experiências durante as atividades. Quais palavras foram mais fáceis de escrever? Quais foram mais difíceis? Por quê?
    • O professor também pede aos alunos que compartilhem as palavras que escreveram durante a atividade de escrita criativa e as descrições que fizeram.
    • Durante a discussão, o professor pode corrigir eventuais erros de escrita, reforçando os conceitos aprendidos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Em seguida, o professor faz a conexão das atividades práticas com a teoria, relembrando os alunos sobre a importância das sílabas na formação das palavras e sobre a necessidade de observar e lembrar das letras corretas para escrever uma palavra.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele faz duas perguntas simples para que os alunos pensem sobre o conteúdo da aula:
      1. Quais estratégias vocês usaram para escrever as palavras?
      2. O que vocês podem fazer para melhorar a escrita das palavras?
    • O professor dá a cada aluno um minuto para pensar sobre as respostas e, em seguida, pede a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma.
    • Essa reflexão final ajuda os alunos a consolidarem o aprendizado e a identificarem estratégias que podem usar para melhorar suas habilidades de escrita.
  4. Encerramento (1 minuto):

    • O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância do que foi aprendido para a comunicação diária.
    • Ele também anuncia que na próxima aula haverá mais atividades práticas de escrita e convida os alunos a continuarem praticando em casa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor recapitula os pontos principais da aula, enfatizando a importância da escrita correta das palavras para a comunicação. Ele lembra os alunos sobre o uso das sílabas e a correspondência entre letras e sons no processo de escrita.
    • Ele reforça que a escrita é uma habilidade que eles usarão em muitas situações do cotidiano, como ao ler um livro, escrever uma carta, fazer uma lista de compras, entre outros.
    • O professor ressalta que a prática é crucial para o desenvolvimento das habilidades de escrita e encoraja os alunos a continuarem praticando em casa.
  2. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais extras que os alunos podem utilizar para aprimorar suas habilidades de escrita em casa. Isso pode incluir jogos online de escrita, aplicativos de escrita interativa, livros de atividades de escrita, etc.
    • Ele também pode sugerir que os alunos pratiquem a escrita em situações do cotidiano, como ao fazerem um cartão de aniversário, escreverem uma lista de compras para os pais, ou mesmo ao brincarem com jogos de tabuleiro que envolvam a escrita.
  3. Conexão Teoria e Prática (1 minuto):

    • O professor explica que a aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria e a prática, com os alunos aplicando o que aprenderam sobre a escrita de palavras em atividades práticas e interativas.
    • Ele destaca que as atividades de escrita criativa, ditado silábico e jogo da memória das palavras foram projetadas para ajudar os alunos a consolidar seus conhecimentos teóricos e a desenvolver suas habilidades de escrita de forma divertida e envolvente.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor enfatiza a importância da escrita de palavras para a vida cotidiana dos alunos, relembrando que a escrita é uma das principais formas de comunicação que usamos todos os dias.
    • Ele destaca que, ao aprenderem a escrever corretamente, os alunos serão capazes de se expressar melhor e de compreender melhor o mundo ao seu redor, já que a escrita é uma ferramenta essencial para o aprendizado e o conhecimento.
    • O professor conclui a aula reforçando a ideia de que a escrita é uma habilidade que todos podem aprender e melhorar com a prática, e que ele está ali para ajudá-los nesse processo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies