Entrar

Plano de aula de Escrita de Palavras

Português

Original Teachy

'EF02LP01'

Escrita de Palavras

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Escrita de Palavras

Palavras ChaveMetodologia Digital, Escrita de Palavras, Reconhecimento de Sons, Normas da Língua Portuguesa, Atividades Interativas, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Colaboração, Criatividade, Storytelling, Feedback Construtivo
Materiais NecessáriosCelulares ou Tablets, Acesso à Internet, Aplicativos de Redes Sociais (Instagram, TikTok), Storybird ou Canva, Aplicativos de Anotações (Google Keep, Google Slides), Projetor ou Tela para Apresentações, Material de Apoio (papel, caneta, etc.)
Códigos BNCCEF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.; EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.; EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).; EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.; EF02LP05: Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).; EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF02LP16: Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.; EF02LP17: Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.; EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.; EF01LP21: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF02LP18: Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, focando no reconhecimento de que letras podem representar diversos sons e na habilidade de escrever palavras corretamente conforme as normas da língua portuguesa. Esta etapa prepara os alunos para as atividades práticas que seguirão, fazendo a conexão entre a teoria já estudada e sua aplicação em contextos do mundo digital.

Objetivos principais:

1. Reconhecer a representação de sons por diferentes letras.

2. Escrever palavras de maneira adequada conforme as normas da língua portuguesa.

Objetivos secundários:

  1. Estabelecer a conexão entre sons e letras através de atividades digitais interativas.
  2. Incentivar a prática da escrita correta em contextos do dia a dia, como redes sociais e mensagens digitais.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, focando no reconhecimento de que letras podem representar diversos sons e na habilidade de escrever palavras corretamente conforme as normas da língua portuguesa. Esta etapa prepara os alunos para as atividades práticas que seguirão, fazendo a conexão entre a teoria já estudada e sua aplicação em contextos do mundo digital.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente aos alunos que a escrita de palavras envolve a combinação de letras que podem representar diferentes sons. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como as letras podem representar sons diferentes em palavras. Sugira que eles procurem exemplos em suas redes sociais ou em aplicativos de mensagens que usam diariamente.

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns exemplos de palavras em que a mesma letra representa sons diferentes?

2. Alguém encontrou um fato interessante sobre a escrita de palavras que gostaria de compartilhar?

3. Por que é importante entender que uma letra pode ter diferentes sons?

4. Como as palavras que usamos em mensagens digitais ou redes sociais refletem essas variações de sons?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre a variação de sons pelas letras. As atividades propostas incentivam a colaboração, a criatividade e o uso de ferramentas digitais, tornando o aprendizado significativo e contextualizado com a realidade digital dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Digital

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o reconhecimento das diferentes representações de sons pelas letras e aplicar esse conhecimento em contextos digitais reais.

- Descrição: Os alunos participarão de uma atividade de 'Caça ao Tesouro' utilizando aplicativos de redes sociais e websites. Eles terão que encontrar e registrar exemplos de palavras onde a mesma letra representa sons diferentes. A atividade será realizada em grupos de até 5 alunos e cada grupo terá um tempo para apresentar os resultados de suas buscas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que a atividade consiste em uma 'Caça ao Tesouro' onde eles devem encontrar palavras com letras que representam diferentes sons.

  • Os alunos devem utilizar seus celulares para buscar exemplos em redes sociais, aplicativos de mensagens e websites.

  • Cada grupo deve registrar suas descobertas utilizando um aplicativo de anotações ou apresentação, como Google Keep ou Google Slides.

  • Os grupos terão 45 minutos para realizar a busca e registrar os exemplos.

  • Após a busca, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, explicando os diferentes sons que as letras representam nas palavras encontradas.

Atividade 2 - Histórias Digitais Interativas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a aplicação prática do reconhecimento das diferentes representações de sons pelas letras e estimular a criatividade e habilidades de narração dos alunos.

- Descrição: Os alunos criarão uma história interativa utilizando uma plataforma de storytelling digital, como o Storybird ou Canva. A história deve incluir palavras onde as letras representam sons diferentes. Os alunos deverão trabalhar em grupos para criar, ilustrar e narrar a história, utilizando tecnologia digital para a apresentação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deverá criar uma história digital onde as letras das palavras representem sons diferentes.

  • Os alunos devem utilizar uma plataforma de storytelling digital, como Storybird ou Canva, para criar a história.

  • Oriente os alunos a incluir ilustrações e narrações para tornar a história interativa e envolvente.

  • Cada grupo terá 45 minutos para criar e finalizar sua história.

  • Após o término, cada grupo deve apresentar sua história para a turma, destacando as palavras com letras que representam sons diferentes.

Atividade 3 - Influenciadores Digitais da Língua

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Capacitar os alunos a utilizar plataformas digitais para disseminar conhecimento e reforçar o aprendizado sobre a variação de sons das letras de maneira criativa e envolvente.

- Descrição: Os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais e criarão conteúdos educativos sobre a escrita correta de palavras e a variação de sons das letras. Eles podem utilizar plataformas como Instagram ou TikTok para produzir vídeos curtos e criativos que expliquem a relação entre letras e sons.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deverá criar conteúdo educacional como se fossem influenciadores digitais.

  • Os alunos devem escolher uma plataforma de mídia social, como Instagram ou TikTok, e criar vídeos curtos e criativos sobre a escrita correta de palavras e a variação de sons das letras.

  • Cada grupo terá 45 minutos para planejar, gravar e editar seus vídeos.

  • Os vídeos devem ser compartilhados com a turma, e os grupos devem apresentar suas ideias e explicações.

  • Após a apresentação, discuta com os alunos como a criação desse tipo de conteúdo os ajudou a entender melhor o tema.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o que aprenderam, compartilharem experiências e receberem feedback construtivo dos colegas. Esta prática não só reforça o conhecimento adquirido, mas também promove habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado contínuo e para a aplicação do conhecimento em contextos reais.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará o que aprenderam ao realizar as atividades digitais. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Agora que concluímos nossas atividades, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo pode apresentar brevemente suas descobertas e experiências. Gostaria que todos focassem em como o processo de encontrar e utilizar exemplos na esfera digital ajudou a entender melhor a variação de sons das letras.'

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios ao encontrar exemplos de variações de sons das letras em plataformas digitais? 2. De que forma as atividades realizadas ajudaram a reforçar seu entendimento sobre a escrita correta das palavras? 3. Como vocês acreditam que o conhecimento sobre variações de sons das letras pode ser útil no dia a dia, especialmente no uso de redes sociais e mensagens digitais?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos colegas dentro de seu grupo. Explique a importância de ser respeitoso e específico nas observações, focando nos pontos fortes e em áreas para melhoria. Oriente os alunos a utilizarem frases como 'Eu gostei quando você...' ou 'Você poderia melhorar em...' para manter o feedback positivo e útil.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a aula, refletindo sobre as atividades realizadas e compreendendo a importância do tema para suas vidas digitais e cotidianas. Este momento de conclusão promove a retenção dos conceitos de forma divertida e contextualizada com o mundo moderno.

Resumo

Resumo Divertido!  Imagina que as letras são super-heróis com poderes diferentes! Às vezes, o poder da letra 'A' pode soar como 'a' em 'casa' ou como 'á' em 'pá'. Durante a aula, os alunos exploraram como cada letra pode usar seus 'poderes' para formar sons diferentes em palavras, e como escrever essas palavras de maneira correta. Eles usaram redes sociais e ferramentas digitais para caçar exemplos e criar conteúdos interativos. Foi uma aventura de heróis da escrita!

No Mundo

No Mundo Atual  As atividades mostraram como o bom uso das palavras e letras é crucial em nossas vidas digitais. Seja postando no Instagram, enviando mensagens no WhatsApp ou criando vídeos no TikTok, entender os diferentes sons das letras e escrever corretamente nos ajuda a comunicar melhor e a sermos compreendidos. A escrita correta também é fundamental para construir uma imagem digital que reflete atenção e cuidado.

Na Prática

✍️ Aplicações no Dia a Dia ✍️ Saber que uma letra pode ter diferentes sons e como escrever palavras corretamente é essencial para uma comunicação eficaz no mundo digital. Isso ajuda os alunos a se expressarem melhor nas redes sociais, em mensagens diárias e até mesmo em futuras vidas profissionais, onde a clareza e a precisão na escrita são altamente valorizadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies