Entrar

Plano de aula de Tipos de Textos

Português

Original Teachy

'EF12LP14'

Tipos de Textos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tipos de Textos

Palavras Chavetipos de textos, bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas, relatos, leitura crítica, formatos de texto, atividades práticas, comunicação eficaz, interação textual, pensamento crítico, colaboração
Materiais Necessáriostextos variados impressos (cartas, bilhetes, e-mails, receitas, relatos), envelopes, tabelas de identificação de tipos de textos, papéis para criação de textos, canetas, lápis e borrachas, listas de 'ingredientes secretos' para receitas, itens para decoração de textos (opcional), projetor (opcional para apresentações dos grupos)
Códigos BNCCEF12LP14: Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF12LP15: Identificar a forma de composição de slogans publicitários.; EF12LP16: Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar a atenção dos alunos para as habilidades específicas que serão desenvolvidas durante a aula. Ao definir claramente o que se espera que os alunos aprendam, eles podem se preparar mentalmente para as atividades práticas e aplicar o conhecimento prévio de forma mais eficiente. Esta seção também serve para estabelecer uma base sólida para as discussões e aprofundamentos que ocorrerão ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os formatos e características dos tipos de textos, como bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas e relatos.

2. Desenvolver habilidades de leitura crítica, permitindo que os alunos reconheçam a função e o público-alvo de cada tipo de texto.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos em atividades práticas que simulem a interação com diferentes tipos de textos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que irão trabalhar, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento prévio. Além disso, ao contextualizar a importância dos tipos de textos no dia a dia, os alunos podem perceber a relevância do tema, incentivando uma maior curiosidade e motivação para a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está organizando uma festa de aniversário surpresa para um amigo e precisa criar um convite. Como você formataria esse convite para ser apropriado e surpreendente?

2. Pense que você encontrou um animal de estimação perdido e deseja fazer um cartaz para ajudar a encontrá-lo. Que informações e em que formato você as colocaria para garantir que seja eficaz?

Contextualização

Os tipos de textos, como cartas, e-mails, bilhetes e receitas, fazem parte do nosso cotidiano e são essenciais para a comunicação eficaz em diversas situações. Por exemplo, da mesma forma que uma receita precisa de instruções claras e precisas para que a comida seja preparada corretamente, um bilhete deve ser direto e fácil de entender para que a mensagem seja entregue. Compreender e saber usar esses formatos é fundamental para sermos comunicadores eficazes em nossa vida diária.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem, de maneira prática e interativa, o conhecimento prévio sobre os tipos de textos que estudaram em casa. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos têm a oportunidade de explorar, aprofundar e consolidar seu entendimento, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade. Cada atividade proposta visa não apenas a identificação dos tipos de texto, mas também sua aplicação adequada em situações reais, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Texto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar tipos de textos através da análise de suas características formais e contextuais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão transformados em detetives literários. Eles receberão uma série de textos em formatos variados, como cartas, bilhetes, e-mails, receitas e relatos, todos misturados e sem identificação. O desafio será identificar o tipo de texto e a qual situação cada um se aplica, utilizando as características aprendidas anteriormente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um envelope lacrado para cada grupo, contendo vários textos impressos em formatos variados.

  • Peça para que cada grupo leia atentamente os textos e tente identificar a que situação cada texto se adequa, utilizando uma tabela fornecida.

  • Os alunos devem justificar suas escolhas com base nas características de formatação e conteúdo de cada tipo de texto.

Atividade 2 - O Grande Festival de Textos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre tipos de textos na criação de material promocional, considerando a adequação do texto ao público-alvo e à situação comunicativa.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, serão responsáveis por criar um festival de textos na escola. Cada grupo deve escolher um tema (como 'Festa Junina' ou 'Hobbies') e, a partir desse tema, criar diferentes tipos de textos para promover o festival, como convites, cartazes, e-mails e receitas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um tema para o festival.

  • Os grupos precisam criar, em sala, diferentes tipos de textos para promover o festival escolhido.

  • Ao final, cada grupo apresenta seus textos e explica as escolhas de formato e conteúdo baseados no tipo de texto e no público-alvo.

Atividade 3 - Receitas Secretas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a criatividade na escrita de textos, adaptando o formato ao tipo de texto e ao contexto, e compreender a importância da clareza na comunicação escrita.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão ingredientes e deverão criar 'receitas secretas' para um concurso fictício. Eles escreverão a receita em diferentes formatos, como cartas, e-mails e recados, e depois trocarão com outros grupos para que estes tentem adivinhar de que prato se trata.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de 5 alunos.

  • Cada grupo recebe uma lista de 'ingredientes secretos' e deve criar uma receita em diversos formatos (carta, e-mail, recado).

  • Os grupos trocam suas receitas e tentam adivinhar que prato o outro grupo criou, baseando-se na forma como a receita foi escrita.

  • Realize uma discussão final para analisar como a forma de escrita influenciou na compreensão das receitas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e compartilhem o que aprenderam com as atividades práticas, promovendo uma reflexão crítica sobre a importância da identificação e aplicação correta dos tipos de textos. Esta discussão ajuda os alunos a consolidar seu conhecimento, aprofundando a compreensão sobre como escolher o formato adequado de texto para diferentes situações de comunicação.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar e criar diferentes tipos de textos, vamos compartilhar nossas descobertas e experiências. Cada grupo terá a chance de apresentar um resumo do que realizou e discutir os desafios encontrados.' Encoraje os alunos a refletirem sobre como a identificação correta dos tipos de textos influencia a forma como eles são interpretados e utilizados no dia a dia.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar identificar os tipos de textos durante as atividades?

2. Como a escolha do formato de um texto pode afetar a sua compreensão por diferentes públicos?

3. Existem situações em que o mesmo conteúdo poderia ser apresentado em diferentes tipos de textos? Por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, relacionando os conceitos teóricos com as práticas realizadas. Além disso, busca-se reforçar a importância dos tipos de textos para a comunicação eficaz no dia a dia. Esta reflexão final ajuda os alunos a perceberem a utilidade prática do que aprenderam e a valorizar a aplicação do conhecimento em contextos reais.

Resumo

Nesta etapa final, resumem-se os conteúdos abordados sobre os tipos de textos, destacando as características e formatos de bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas e relatos. Revisita-se a importância da identificação correta desses tipos de textos, enfatizando como eles são aplicados no dia a dia para comunicação eficaz.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi uma ponte entre a teoria e a prática, onde os alunos, através de atividades práticas e lúdicas, puderam aplicar o conhecimento teórico prévio em situações simuladas e reais. Isso permitiu uma compreensão mais profunda dos tipos de textos, como eles são estruturados e por que são utilizados de formas específicas.

Fechamento

Por fim, é essencial reconhecer a relevância dos tipos de textos no cotidiano. Saber como criar e interpretar diferentes tipos de textos é uma habilidade valiosa, que transcende a sala de aula e é aplicada em diversas situações, desde interações sociais até tarefas profissionais e acadêmicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies