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Plano de aula de Escrita de Palavras

Português

Original Teachy

'EF02LP01'

Escrita de Palavras

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Escrita de Palavras

Palavras ChaveEscrita de Palavras, Fonemas, Grafemas, Sílabas, Regras Ortográficas, Divisão Silábica, Português, Ensino Fundamental, Leitura, Comunicação
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores de quadro branco, Caderno de anotações, Lápis, Borrachas, Folhas de papel, Cartazes com exemplos de palavras, Material de apoio (livros didáticos ou apostilas)
Códigos BNCCEF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.; EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.; EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).; EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.; EF02LP05: Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).; EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF02LP16: Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.; EF02LP17: Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.; EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.; EF01LP21: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF02LP18: Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância da relação entre letras e sons na escrita correta das palavras. Este entendimento é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita, permitindo que os alunos se comuniquem de maneira eficiente e adequada dentro das normas da língua portuguesa.

Objetivos principais:

1. Reconhecer que as letras podem representar vários sons.

2. Escrever palavras de maneira adequada conforme as normas da língua portuguesa.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância da relação entre letras e sons na escrita correta das palavras. Este entendimento é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita, permitindo que os alunos se comuniquem de maneira eficiente e adequada dentro das normas da língua portuguesa.

Contexto

Inicie a aula explicando que as palavras são as ferramentas que usamos para nos comunicar. Diga que cada palavra é formada por letras e que, juntas, essas letras representam sons que formam as palavras que falamos e escrevemos. Explique que, assim como em um quebra-cabeça, precisamos colocar as letras na ordem correta para que as palavras façam sentido.

Curiosidades

Sabia que a língua portuguesa tem mais de 400 mil palavras? Além disso, palavras novas são criadas todos os dias! Isso mostra como a escrita e a linguagem estão sempre evoluindo e são importantes em nossas vidas.

Desenvolvimento

Duração: 40 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a relação entre letras e sons, a estrutura das palavras e as regras ortográficas básicas da língua portuguesa. Esse conhecimento é essencial para que os alunos possam escrever corretamente e desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. A prática guiada e a resolução de problemas ajudarão a consolidar esses conceitos de forma prática e aplicada.

Tópicos Abordados

1. Fonemas e Grafemas: Explique que fonemas são os sons que as letras representam e grafemas são as letras que usamos para escrever esses sons. Dê exemplos de como diferentes letras podem representar o mesmo som, como o 's' em 'casa' e o 'c' em 'certo'. 2. Sílabas: Detalhe como as palavras são divididas em sílabas. Use exemplos simples como 'ca-sa' e 'bo-la' para mostrar como a divisão silábica funciona e sua importância na escrita correta das palavras. 3. Regras Ortográficas: Aborde algumas regras básicas da ortografia da língua portuguesa, como o uso do 'm' antes de 'p' e 'b' (ex: 'também', 'campo') e a diferença entre 's' e 'z' em algumas palavras (ex: 'casa' vs. 'azar'). Explique que essas regras ajudam a escrever corretamente e a facilitar a leitura.

Questões para Sala de Aula

1. Escreva a palavra 'casa' e separe-a em sílabas. 2. Qual a diferença entre as palavras 'certo' e 'cesta' em termos de fonemas e grafemas? 3. Escreva três palavras que utilizem a regra do 'm' antes de 'p' e 'b'.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Através da discussão guiada e do engajamento ativo, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, esclarecer dúvidas e reforçar a compreensão das regras ortográficas e da relação entre fonemas e grafemas. Este momento também promove a participação ativa, aumentando o envolvimento e a retenção do conteúdo ensinado.

Discussão

  • Discussão das Questões:

    1. Escreva a palavra 'casa' e separe-a em sílabas: Explique que 'casa' é dividida em duas sílabas: 'ca-sa'. Detalhe como a separação silábica ajuda na leitura e escrita, facilitando a pronúncia correta e a ortografia das palavras.
    1. Qual a diferença entre as palavras 'certo' e 'cesta' em termos de fonemas e grafemas?: 'Certo' utiliza o grafema 'c' para representar o fonema /s/, enquanto 'cesta' utiliza o grafema 's' para o mesmo fonema. Explique que mesmo grafemas diferentes podem representar o mesmo som, e esse entendimento é crucial para a escrita correta.
    1. Escreva três palavras que utilizem a regra do 'm' antes de 'p' e 'b': Exemplos podem incluir 'também', 'campo' e 'tempo'. Detalhe como essa regra específica ajuda a evitar erros comuns na escrita e facilita a leitura fluente.

Engajamento dos Alunos

1. Engajamento dos Alunos: 2. 1. Pergunte aos alunos se conhecem outras palavras que sigam a regra do 'm' antes de 'p' e 'b'. 3. 2. Peça para que eles formem frases utilizando as palavras aprendidas na aula. 4. 3. Pergunte como a divisão silábica pode ajudar na hora de ler palavras mais difíceis. 5. 4. Incentive-os a compartilhar exemplos de palavras que conhecem onde diferentes grafemas representam o mesmo som, como 'x' e 'ch' em 'xícara' e 'chave'. 6. 5. Proponha que os alunos expliquem as regras ortográficas aprendidas para um colega, reforçando o aprendizado através do ensino.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Recapitular os principais pontos ajudará a fixar o conteúdo, e a discussão sobre a relevância prática reforça a importância do aprendizado, motivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em situações do cotidiano.

Resumo

  • As palavras são formadas por letras que representam sons (fonemas).
  • Fonemas são os sons e grafemas são as letras que escrevemos.
  • As palavras são divididas em sílabas, o que facilita a leitura e a escrita.
  • Regras ortográficas básicas, como o uso do 'm' antes de 'p' e 'b' e a diferença entre 's' e 'z', ajudam na escrita correta.

A aula conectou a teoria dos fonemas e grafemas com a prática, mostrando como a identificação correta dos sons e suas representações gráficas facilitam a escrita e leitura das palavras. Exemplos práticos e exercícios guiados reforçaram essa conexão, permitindo que os alunos aplicassem as regras ortográficas enquanto escreviam e dividiam palavras em sílabas.

Entender como as letras e sons se relacionam e aprender as regras ortográficas são habilidades essenciais no dia a dia. Elas ajudam os alunos a escreverem corretamente, o que é fundamental para a comunicação eficaz. Curiosidades como o fato da língua portuguesa ter mais de 400 mil palavras e estar em constante evolução destacam a importância e a relevância prática do tema.

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