Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreender a importância da pontuação na escrita, identificando a pontuação básica (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação) e sua função em diferentes tipos de frases (afirmação, pergunta e exclamação).
-
Reconhecer e diferenciar as três formas básicas de pontuação, por meio de exemplos práticos e lúdicos, proporcionando uma compreensão mais concreta e efetiva do conteúdo.
-
Estimular a participação ativa e o trabalho em equipe, promovendo a troca de ideias e o respeito às diferentes formas de expressão e pensamento.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que é uma frase e como ela é formada (composta por sujeito e predicado). Em seguida, faz uma breve revisão sobre os tipos de frases (afirmação, pergunta e exclamação), que serão a base para a introdução da pontuação.
-
Situações problema: O professor propõe duas situações problema para os alunos. A primeira é a seguinte frase: "O cachorro late". O professor pergunta: "Como vocês sabem que essa frase é uma afirmação?" e "O que poderíamos adicionar no final da frase para mostrar que estamos perguntando algo sobre o cachorro?". A segunda situação problema é a frase: "Que dia lindo!" e o professor pergunta: "Como vocês sabem que essa frase é uma exclamação?".
-
Contextualização: O professor explica que a pontuação é como um sinal que colocamos na escrita para indicar o tom ou a intenção da frase. Assim como usamos diferentes tons de voz ao falar, usamos a pontuação para dar essas nuances na escrita. O professor pode dar exemplos do cotidiano, como mensagens de texto, onde usamos emojis para expressar nossas emoções.
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de forma lúdica, o professor pode propor um jogo de mímica. Ele pode fazer algumas mímicas de ações e os alunos terão que adivinhar o que ele está querendo dizer. Por exemplo, o professor pode fazer a mímica de que está com fome e os alunos podem responder com uma pergunta: "Você quer comer?". O professor pode então explicar que, se estivéssemos escrevendo essa pergunta, usaríamos um ponto de interrogação no final. Outra mímica pode ser de uma surpresa, e os alunos podem responder com uma exclamação: "Que legal!". O professor pode então explicar que, se estivéssemos escrevendo essa exclamação, usaríamos um ponto de exclamação no final.
-
Apresentação do tópico: Finalmente, o professor apresenta o tópico da aula: a pontuação. Ele explica que a pontuação é a forma como organizamos a escrita para que ela faça sentido quando lida. O professor pode mostrar alguns exemplos de frases sem pontuação e perguntar aos alunos se eles conseguem entender o que a frase está dizendo. Em seguida, mostra a mesma frase com a devida pontuação e pergunta se agora faz mais sentido. O professor então introduz os principais sinais de pontuação que serão estudados na aula: o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.