Entrar

Plano de aula de Produção Textual: Notícias Curtas

Português

Original Teachy

'EF02LP19'

Produção Textual: Notícias Curtas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Produção Textual: Notícias Curtas

Palavras ChaveProdução Textual, Notícias Curtas, Público Infantil, Metodologia Digital, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Atividades Práticas, Engajamento, Adaptação de Linguagem, Jornalismo Infantil
Materiais NecessáriosCelulares, Tablets, Computadores com acesso à internet, Ferramentas de criação como Canva, Aplicativos de edição de vídeo como InShot ou Adobe Spark, Plataformas de quiz como Kahoot!, Documentos compartilhados ou apresentações em slides
Códigos BNCCEF02LP19: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP13: Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os objetivos específicos da aula, fornecendo um entendimento claro sobre o que os alunos devem alcançar ao final da sessão. Esta etapa prepara os alunos para as atividades práticas subsequentes, garantindo que eles estejam cientes dos principais pontos de aprendizado e das expectativas de produção de textos curtos e contextualmente apropriados.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura básica de uma notícia curta.

2. Desenvolver a habilidade de identificar o contexto e o tema principal de uma notícia.

3. Produzir notícias curtas adaptadas ao público infantil.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a capacidade de coesão e clareza na escrita.
  2. Promover a leitura crítica de diferentes tipos de notícias.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, estimulando sua curiosidade e interesse no tema. Ao pesquisar um fato interessante na internet, os alunos já começam a praticar a seleção e identificação de informações relevantes, preparando-se para as atividades práticas subsequentes. Ao discutir as perguntas chave, eles consolidam o conhecimento adquirido previamente e se familiarizam com os conceitos que serão aprofundados na aula.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão aprender sobre a produção de notícias curtas, especificamente direcionadas ao público infantil. Destaque a importância de sermos bem informados e como as notícias fazem parte do nosso dia a dia. Em seguida, peça para que os alunos utilizem seus celulares ou tablets para buscar na internet um fato interessante que tenha acontecido recentemente e que poderia ser de interesse para outras crianças. Incentive-os a procurar em sites de notícias confiáveis e a anotarem breves tópicos sobre o que encontrarem.

Reflexões Iniciais

1. O que define uma notícia curta?

2. Qual é a estrutura básica de uma notícia?

3. Por que é importante adaptar a linguagem das notícias para o público infantil?

4. Quais tipos de notícias vocês acham mais interessantes? Por quê?

5. Como podemos verificar se uma notícia é verdadeira ou falsa?

6. Quais elementos são essenciais para que uma notícia seja compreendida facilmente por crianças?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido na prática, utilizando uma abordagem lúdica e digital. As atividades propostas visam desenvolver a capacidade de adaptação da linguagem jornalística para o público infantil, promover o trabalho em equipe e familiarizar os alunos com diferentes ferramentas digitais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Repórteres Mirins Online 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de adaptação da linguagem jornalística para o público infantil, utilizando meios digitais de comunicação.

- Descrição: Os alunos irão se dividir em grupos e criar um perfil de rede social fictícia onde irão postar notícias curtas para o público infantil. Cada grupo deve escolher um tema (como ciência, esportes, cultura, etc.) e produzir três notícias curtas, adaptando a linguagem e o conteúdo para crianças. Eles poderão usar ferramentas como Canva para criar imagens e vídeos curtos para complementar as postagens.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Peça para que cada grupo escolha um tema para suas notícias.

  • Utilize celulares e computadores com acesso à internet para criar um perfil de rede social fictícia (pode ser uma apresentação em slides ou um documento compartilhado, simulando postagens).

  • Cada grupo deve produzir três notícias curtas sobre o tema escolhido, adaptando a linguagem para o público infantil.

  • Utilize ferramentas como Canva para criar imagens e vídeos curtos que complementem as postagens.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu perfil e suas postagens para a turma, explicando suas escolhas e a adaptação da linguagem.

Atividade 2 - Jornalistas Gamificados 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a pesquisa e a adaptação de conteúdos jornalísticos para o público infantil, além de promover o trabalho em equipe e o uso de ferramentas digitais educativas.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar e resolver um jogo de perguntas e respostas baseado em notícias curtas para o público infantil. Utilizando ferramentas como Kahoot!, eles devem elaborar questões a partir de notícias reais, adaptando o conteúdo para tornar o jogo educativo e divertido.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema (como meio ambiente, tecnologia, esportes, etc.).

  • Utilize celulares e computadores com acesso à internet para pesquisar sobre notícias reais relacionadas ao tema escolhido.

  • Crie um jogo de perguntas e respostas no Kahoot! ou outra plataforma similar, adaptando as notícias para o público infantil.

  • Cada grupo deve elaborar entre 10 a 15 perguntas, criando opções de resposta e explicações para cada uma.

  • Todos os grupos jogam os jogos dos demais, e ao final, discutem as dificuldades encontradas na adaptação das notícias e a importância de uma comunicação clara e acessível.

Atividade 3 - Influenciadores Mirins 六‍

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de adaptação de notícias para o público infantil e promover a criatividade e o uso de ferramentas digitais de edição.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em pequenos influenciadores digitais e criar um vídeo curto de no máximo 3 minutos, onde apresentarão uma notícia curta adaptada para crianças. Eles podem usar aplicativos de edição de vídeo como InShot ou Adobe Spark para produzir um conteúdo interessante e educativo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma notícia atual que considerem relevante e interessante para o público infantil.

  • Utilize celulares e aplicativos de edição de vídeo como InShot ou Adobe Spark para criar um vídeo curto (máximo de 3 minutos) apresentando a notícia.

  • Os alunos devem pensar em elementos audiovisuais que tornem a notícia mais atraente e compreensível para crianças, como imagens, música e efeitos sonoros.

  • Cada grupo apresenta seu vídeo para a turma, explicando suas escolhas na adaptação da notícia e os elementos utilizados.

  • Ao final, faça uma discussão sobre a importância da clareza e do engajamento na comunicação de notícias para crianças.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de refletirem sobre a experiência de produzir notícias curtas, considerando os desafios e as aprendizagens. O retorno permite consolidar o conhecimento adquirido e promove a autoavaliação e a avaliação entre pares, fortalecendo a colaboração e o respeito mútuo.

Discussão em Grupo

️ Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira que os alunos reflitam sobre os desafios e as facilidades que encontraram durante a produção das notícias, a adaptação da linguagem para o público infantil e o uso das ferramentas digitais. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Abertura: Inicie a discussão perguntando aos alunos o que mais os surpreendeu durante as atividades.
  2. Desafios: Peça para que compartilhem os maiores desafios que enfrentaram e como os superaram.
  3. Ferramentas Digitais: Pergunte como foi a experiência de usar ferramentas digitais para criar e editar conteúdos. O que eles acharam fácil ou complicado?
  4. Adaptação de Linguagem: Promova uma reflexão sobre como adaptar a linguagem jornalística para o público infantil, questionando as estratégias que utilizaram.
  5. Conclusões: Peça para que cada grupo compartilhe suas conclusões e o que aprenderam com a experiência.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios na adaptação da linguagem das notícias para o público infantil? 2. Como o uso de ferramentas digitais influenciou a forma como vocês produziram e apresentaram as notícias? 3. De que maneira a colaboração em grupo ajudou ou dificultou a produção das notícias curtas?

Feedback 360°

 Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que os alunos sigam o modelo 'Elogio, Sugestão, Elogio' para dar feedbacks:

  1. Elogio: Comece destacando algo positivo sobre a contribuição do colega.
  2. Sugestão: Dê uma sugestão construtiva sobre algo que pode ser melhorado.
  3. Elogio: Termine com mais um elogio para reforçar aspectos positivos.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é sintetizar os conteúdos abordados e reforçar a importância das aprendizagens na vida dos alunos. Ao conectar o tema com o mundo atual e suas aplicações práticas, consolidamos o conhecimento adquirido e destacamos sua relevância no dia a dia, promovendo a motivação contínua para o aprendizado.

Resumo

 Resumo Divertido 

Hoje, nossos pequenos jornalistas aprenderam a produzir notícias curtas adaptadas para o público infantil! Embarcamos numa jornada mágica onde descobrimos a importância da clareza e da adaptação da linguagem. Criamos perfis de redes sociais, jogamos games educativos e até nos tornamos influenciadores digitais! Tudo isso usando ferramentas digitais incríveis como Canva, Kahoot! e aplicativos de edição de vídeo. Foi uma verdadeira aventura jornalística interativa!

No Mundo

 No Mundo 

Esta aula se conecta diretamente com a dinâmica moderna e digital do mundo atual. As crianças estão cada vez mais expostas a informações rápidas e visuais pelas redes sociais e internet. Ao aprender a criar e adaptar notícias para esse ambiente, elas se tornam mais críticas, conscientes e capacitadas para interpretar as informações que consomem. Além disso, desenvolvem habilidades digitais indispensáveis no cotidiano moderno.

Na Prática

 Aplicações 

Compreender como adaptar a linguagem jornalística para crianças é essencial no dia a dia, seja para criar conteúdos educativos, ajudar com lições de casa ou até mesmo explicar acontecimentos importantes de forma acessível. Esta habilidade enriquece a comunicação e garante que as crianças estejam bem informadas desde cedo, contribuindo para um futuro mais consciente e bem informado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies