Objetivos (5 - 7 minutos)
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Aprender sobre códigos de dança: Os alunos devem ser capazes de entender o que são códigos de dança e como eles se manifestam em diferentes culturas. Isto inclui aprender sobre a importância da dança como forma de expressão cultural e a maneira como os movimentos podem transmitir significados específicos.
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Criar e improvisar movimentos dançados: Os alunos devem desenvolver sua capacidade de criar e improvisar movimentos de dança de maneira individual e em grupo. Isto deve envolver atividades práticas onde os alunos possam experimentar com diferentes movimentos e ver como eles podem ser combinados para criar uma dança.
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Trabalhar colaborativamente: Os alunos devem aprender a trabalhar em equipe para criar uma dança. Isto implica em aprender a ouvir as ideias dos outros, contribuir com suas próprias ideias e colaborar para criar uma dança que reflita o grupo como um todo.
Cada um desses objetivos contribui para que os alunos sejam capazes de criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos culturais.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdo: O professor iniciará a aula com uma breve revisão de conteúdos relacionados à Arte e Movimento, que foram previamente ensinados. Isso pode incluir uma rápida recapitulação sobre os diferentes tipos de arte, com foco especial na dança, e como a dança é importante como forma de expressão cultural.
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Situação Problema: O professor apresentará duas situações-problema para começar a envolver os alunos com o tópico da aula:
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"Vocês já se perguntaram por que em algumas culturas as pessoas dançam de uma maneira e em outras de uma maneira completamente diferente? Por que será que em um casamento indiano todos fazem uma dança muito animada e cheia de cores e em um baile de debutante as pessoas dançam valsas?"
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"Vocês sabiam que a dança pode ser uma forma de contar histórias? Como vocês acham que poderíamos contar a história de um dia na escola apenas com movimentos de dança?"
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Contextualização: O professor pode, então, contextualizar a importância da dança e seus códigos no cotidiano dos alunos, explicando como a dança está presente em diversos momentos de suas vidas - em festas de aniversário, na televisão, em jogos de videogame, na ginástica da escola, etc. Além disso, pode-se mencionar como em diferentes culturas, a dança pode ter significados muito especiais e até mesmo sagrados.
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Introdução do Tópico: Por fim, o professor introduzirá o tópico de Códigos de Dança, explicando que assim como uma língua, a dança também tem seus 'códigos' ou 'símbolos' que são usados para transmitir diferentes significados.
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Curiosidade 1: "Você sabia que em algumas tribos africanas, existem danças específicas para diferentes ocasiões - como casamentos, nascimentos ou até mesmo para celebrar uma boa colheita? Cada movimento na dança tem um significado específico."
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Curiosidade 2: "Na China, existe uma dança chamada 'Dança do Leão' que é realizada para trazer boa sorte e afastar espíritos malignos. A dança é realizada dentro de um grande traje de leão e é uma forma importante de contar histórias através da dança."
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Desenvolvimento (20 - 30 minutos)
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"Bingo da Dança": Nessa atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos. Eles receberão um cartão de "bingo" com diferentes movimentos de dança escritos em cada quadrado do cartão (pular, rodopiar, dançar agachado, mover os braços em círculo, etc.). O professor, então, sorteará um movimento de dança de uma caixa e o demostrará. Todos os grupos que tiverem esse movimento em seus cartões devem representá-lo corretamente para poder marcar o quadrado. O jogo continua até que um dos grupos tenha marcado uma linha inteira de movimentos em seu painel, vertical, horizontal ou diagonal, e cante bingo! Para o encerramento dessa atividade, os alunos que cantaram bingo executarão a sequência de movimentos marcados para o resto da turma, formando uma pequena "dança".
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"Dança das Culturas": Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá informações sobre danças de uma determinada cultura (por exemplo, índios brasileiros, tribos africanas, danças flamenco da Espanha, dança do ventre do Oriente Médio, etc.). Todos os grupos terão algum tempo para estudar sua dança, entender seus movimentos e a história ou significado por trás dela. Em seguida, cada grupo terá que criar uma pequena dança inspirada nos movimentos que estudaram, que deverá ser apresentada ao resto da turma. Além disso, cada grupo terá que explicar o significado dos movimentos que escolheu para a sua dança.
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"Narrar uma História com Dança": Neste jogo, os alunos novamente serão divididos em grupos. Cada grupo receberá uma história curta, que pode ser um conto, uma lenda ou até mesmo uma situação cotidiana. A tarefa de cada grupo será criar uma "dança narrativa" que conta a história que lhes foi dada. Eles podem usar qualquer tipo de movimento - não precisa ser composto apenas de danças. Quando todas as danças estiverem prontas, cada grupo apresentará sua "dança narrativa" para os demais. O desafio para os outros grupos será tentar adivinhar que história está sendo contada a partir da dança.
Nota para o professor: Crucial em todas as atividades é deixar claro para os alunos que não há certo ou errado. Cada um pode interpretar os movimentos de maneira diferente. O importante é se divertir e experimentar com diferentes maneiras de expressar-se por meio da dança. O professor pode escolher uma atividade para fazer com a turma e essa atividade pode tomar o tempo estimado para o desenvolvimento.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido nas atividades. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar sua experiência, explicando a dança que criaram, os movimentos que escolheram e o que esses movimentos representam. O professor pode fazer perguntas para provocar a reflexão, como por exemplo: "Como foi criar sua própria dança?", "O que você aprendeu sobre a dança da cultura que estudou?" ou "Como os movimentos de dança ajudaram a contar sua história?".
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Conexão com a Teoria: Depois que cada grupo compartilhou suas experiências, o professor fará uma recapitulação da teoria abordada na aula, conectando-a com as atividades práticas realizadas. O professor pode trazer à tona pontos como a importância dos códigos de dança em diferentes culturas, a maneira como a dança pode ser usada para contar histórias e como a dança é uma forma de expressão e comunicação.
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Reflexão Individual: Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Eles serão convidados a pensar sobre as seguintes perguntas:
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"O que foi mais desafiador e o que foi mais divertido na atividade de criação de danças que realizamos hoje?"
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"Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre códigos de dança em sua vida cotidiana?"
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Conclusão: Para finalizar, o professor reforça o objetivo da aula, que era aprender sobre códigos de dança e criar e improvisar movimentos dançados de forma individual e coletiva. O professor pode elogiar o trabalho dos alunos e a criatividade demonstrada durante os exercícios práticos. Além disso, o professor pode encorajar os alunos a continuar explorando a dança em suas vidas cotidianas e a valorizar a dança como uma importante forma de expressão cultural.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Recapitulação: O professor fará uma revisão rápida dos pontos principais abordados na aula. Eles devem recapitular a importância e a função dos códigos de dança em diferentes culturas, a relevância da dança como forma de expressão cultural e como os movimentos de dança podem transmitir diferentes significados. Será reforçado também o valor da dança como uma ferramenta para contar histórias e se comunicar, e a importância de trabalhar em equipe na criação de uma dança.
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Conexão entre Teoria e Prática: O professor irá refletir sobre como as atividades práticas da aula ajudaram a ilustrar a teoria dos códigos de dança. Eles podem citar exemplos de como os alunos usaram os movimentos para expressar diferentes mensagens ou contar histórias, e como isso demonstra a função dos códigos de dança. Além disso, será destacado como a atividade de criação de danças ajudou os alunos a entender a dança como uma forma de expressão e comunicação.
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Materiais Complementares: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos se aprofundarem no assunto. Isso pode incluir vídeos de diferentes danças culturais, documentários sobre a história da dança, ou até mesmo jogos interativos online que permitem aos alunos criar suas próprias danças. Além disso, o professor pode recomendar livros sobre dança disponíveis na biblioteca escolar ou sites educacionais que oferecem ferramentas interativas para aprender sobre dança e movimento.
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Importância do Assunto: Por fim, o professor explicará como o conhecimento dos códigos de dança pode ser útil no dia a dia dos alunos. Eles podem destacar como a dança é uma parte importante de muitos eventos sociais e culturais, e como entender seus códigos pode enriquecer a experiência. Além disso, o professor pode mencionar como a habilidade de trabalhar em equipe para criar uma dança pode ser útil em outras áreas da vida, como projetos de grupo em outras disciplinas ou atividades extracurriculares. O professor também pode enfatizar como a capacidade de expressar-se através da dança pode ser uma ferramenta poderosa de autoexpressão e construção de confiança.
Com esta conclusão, o professor reforça a relevância do tópico abordado e encoraja os alunos a continuar explorando e apreciando a dança em suas vidas cotidianas.