Entrar

Plano de aula de Características da Terra

Ciências

Original Teachy

'EF03CI07'

Características da Terra

Objetivos

(5 - 10 minutos)

  1. Conhecer a Terra e suas características:

    • O aluno será capaz de identificar e descrever as principais características da Terra, incluindo sua forma, movimentos e localização no sistema solar.
  2. Entender a estrutura interna da Terra:

    • O aluno será capaz de descrever as três principais partes da estrutura interna da Terra: a crosta terrestre, o manto e o núcleo.
  3. Compreender as divisões externas da Terra:

    • O aluno será capaz de identificar e descrever as quatro principais divisões externas da Terra: a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.

Estes objetivos são o foco do plano de aula e irão guiar todas as atividades e discussões. O professor deve garantir que, ao final da aula, os alunos tenham adquirido essas habilidades.

Introdução

(10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo prévio:

    • O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos básicos sobre o planeta Terra que os alunos aprenderam anteriormente, como a sua localização no sistema solar e o fato de ser o único planeta conhecido que sustenta a vida.
  2. Situações-problema:

    • O professor deve, então, apresentar duas situações-problema que irão despertar a curiosidade dos alunos e servir como ponto de partida para a exploração do tema. As situações podem ser:
      1. "Se você fosse um explorador e pudesse escavar um buraco direto através da Terra, o que você encontraria em seu caminho?".
      2. "Se a Terra fosse uma maçã, como seria a sua estrutura interna?".
  3. Contextualização:

    • O professor deve explicar a importância de conhecer e entender as características e a estrutura da Terra, relacionando-as com fenômenos cotidianos. Por exemplo, a influência da estrutura interna da Terra na formação de montanhas e vulcões, e a importância das divisões externas para a sobrevivência de diferentes formas de vida na Terra.
  4. Introdução ao tópico:

    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor deve introduzir o tema com curiosidades ou fatos interessantes. Por exemplo:
      1. "Vocês sabiam que o núcleo da Terra é tão quente quanto a superfície do Sol?".
      2. "E que a atmosfera da Terra é como um cobertor que nos protege do frio do espaço e dos raios ultravioleta do Sol?".

Com este início de aula, os alunos estarão prontos para explorar mais profundamente as características e a estrutura da Terra.

Desenvolvimento

(20 - 25 minutos)

Atividade 1: "Escavação na Caixa de Areia"

  1. Preparação:

    • O professor deve preparar uma grande caixa de areia com diferentes camadas coloridas. Cada cor representará uma parte da estrutura interna da Terra.
  2. Divisão dos grupos:

    • Os alunos serão divididos em grupos de até 5 alunos. Cada grupo receberá uma pequena caixa de areia com uma colher de plástico para "escavar".
  3. Instruções:

    • O professor vai instruir os grupos a, lentamente, começarem a escavar e registrarem as mudanças de cor em suas folhas de papel.
  4. Discussão:

    • Após todos os grupos terminarem a escavação, eles apresentarão seus resultados para a classe e discutirão o significado das cores.

Essa atividade é lúdica e permite que os alunos apliquem seu conhecimento de forma prática. Os alunos devem estar engajados e entusiasmados por estarem descobrindo algo.

Atividade 2: "Maquete da Terra"

  1. Preparação:

    • Para esta atividade, o professor pode preparar em sala de aula um conjunto de diferentes materiais coloridos e maleáveis, como argila ou massinhas de modelar.
  2. Divisão dos grupos:

    • Os alunos serão divididos em grupos com no máximo 5 alunos e cada grupo receberá os materiais.
  3. Instruções:

    • O professor vai instruir os grupos a construírem uma maquete da Terra com as massinhas, destacando as diferentes camadas que compõem a Terra (crosta, manto e núcleo) e suas divisões externas (litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera).
  4. Apresentação:

    • Ao final, cada grupo deve apresentar sua maquete e explicar as partes da Terra que conseguiram representar.

Esta atividade permitirá que os alunos utilizem sua criatividade para entender melhor os conceitos apresentados na aula. Além disso, é uma forma de estudo em grupo que utiliza a interação entre os alunos para a aprendizagem.

O professor pode escolher qualquer uma dessas atividades, de acordo com o tempo disponível e os materiais ao seu alcance. Ambas as atividades são lúdicas, simples de serem realizadas e coerentes com o nível de aprendizado de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Retorno

(10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e convidar cada grupo a compartilhar suas descobertas e conclusões sobre as atividades realizadas. Cada grupo deve explicar o que aprendeu com a atividade e como chegou às suas conclusões. O professor deve encorajar os alunos a se engajarem na discussão, fazendo perguntas e expressando suas opiniões.
  2. Conexão com a teoria:

    • Após a discussão em grupo, o professor deve retomar a teoria apresentada no início da aula e conectar com as atividades práticas realizadas. O professor pode, por exemplo, pegar uma das maquetes criadas pelos alunos e usar como exemplo para explicar novamente as camadas internas e externas da Terra. Dessa forma, os alunos podem visualizar e entender melhor o conceito teórico, tornando o aprendizado mais significativo.
  3. Reflexão individual:

    • Para concluir a aula, o professor deve proporcionar um momento de reflexão individual. Os alunos devem pensar sobre o que aprenderam, como isso se conecta com o que eles já sabiam sobre a Terra e como podem aplicar esse conhecimento no futuro. Para facilitar essa reflexão, o professor pode fazer duas perguntas simples:
      1. "Qual foi a parte mais interessante que você aprendeu sobre a Terra hoje e por quê?".
      2. "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?".

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor verificar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados e quais conceitos precisam ser reforçados. Além disso, incentiva os alunos a refletirem sobre o próprio processo de aprendizagem e a se tornarem aprendizes mais ativos e autônomos.

Conclusão

(5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula:

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados na aula, incluindo a estrutura interna da Terra (crosta, manto e núcleo), suas divisões externas (litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera), e como essas partes interagem para fazer da Terra um lugar habitável.
  2. Conexão entre Teoria e Prática:

    • O professor deve enfatizar como as atividades práticas ajudaram a visualizar e entender os conceitos teóricos apresentados. Por exemplo, como a atividade de "Escavação na Caixa de Areia" ajudou a entender a estrutura interna da Terra, e como a atividade "Maquete da Terra" representou as divisões externas.
  3. Reforço do Aprendizado:

    • O professor deve reforçar o aprendizado, lembrando os alunos de como a estrutura da Terra influencia diversos aspectos do nosso dia a dia, desde a formação de montanhas e vulcões, até a existência de diferentes climas e ecossistemas.
  4. Material Complementar:

    • O professor deve sugerir materiais para estudo complementar, como livros, sites, vídeos ou jogos educativos que abordem o tema da aula. Isso permitirá aos alunos explorar o tema em maior profundidade e de forma autônoma.
  5. Importância do Assunto:

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância de conhecer e entender as características da Terra, lembrando aos alunos que, ao entender como a Terra funciona, podemos trabalhar para preservá-la e garantir que continue sendo um lugar habitável para as futuras gerações.

Esta conclusão permitirá que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a aula, incentivando-os a continuar aprendendo sobre o assunto e a aplicar o conhecimento em suas vidas cotidianas. Além disso, reforça o papel do professor como facilitador do aprendizado, orientando os alunos em sua jornada de descoberta.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies