Entrar

Plano de aula de Manutenção da Saúde Auditiva e Visual

Ciências

Original Teachy

'EF03CI03'

Manutenção da Saúde Auditiva e Visual

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir aos alunos a importância dos sentidos da audição e visão, e a necessidade de cuidar bem de nossos olhos e ouvidos.
  2. Ensinar aos alunos quais são os problemas físicos mais comuns que podem afetar os olhos e ouvidos e como podem ser prevenidos.
  3. Incentivar os alunos a reconhecerem a importância de exames de rotina para a saúde auditiva e visual e a prática de hábitos saudáveis.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor começa a aula relembrando os alunos sobre a importância dos nossos cinco sentidos, com foco na visão e audição. Ele pode fazer referência a aulas anteriores, se houver, onde discutiram sobre o corpo humano e seu funcionamento.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode perguntar aos alunos se eles já tiveram problemas para enxergar algo de longe ou escutar um som distante. E pedir que compartilhem suas experiências.
    • Outra situação a ser proposta é sobre se eles já tiveram que usar óculos ou aparelhos auditivos, ou conhecem alguém que usa. O professor pode perguntar como isso afeta a vida dessas pessoas.
  3. Contextualização:

    • O professor pode contar uma história real de uma pessoa famosa que teve que superar problemas de visão ou audição. Por exemplo, Ludwig van Beethoven, um famoso compositor que ficou surdo, mas continuou compondo.
    • Explicar que as dificuldades visuais e auditivas podem afetar o desempenho na escola, no trabalho, e até mesmo em atividades diárias como ler, escrever ou cruzar uma rua.
  4. Introdução do tópico:

    • O professor pode começar a aula com uma curiosidade, por exemplo, mencionando que os olhos humanos podem diferenciar cerca de 10 milhões de cores.
    • Outra curiosidade pode ser sobre a audição: os seres humanos são capazes de ouvir frequências que variam de 20 a 20.000 Hz. Com o envelhecimento, essa faixa tende a diminuir, principalmente nas frequências mais altas.
    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode realizar um pequeno experimento, vendando os olhos de um aluno voluntário, e pedir que ele identifique objetos apenas pelo tato ou pelo som, demonstrando assim, a importância da visão e audição em nossas vidas.

Essas atividades de introdução devem preparar os alunos para a compreensão da importância da manutenção da saúde auditiva e visual e dos problemas que podem surgir quando esses sentidos não são bem cuidados.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestão 1: "Jogo da Memória Sensitiva"

  • Materiais necessários: itens diversos que possam ser facilmente reconhecidos (pelúcia, bola, lapis, etc.), vendas para os olhos, e tampões para os ouvidos (opcional).
  • Organização: o professor divide a classe em pequenos grupos e escolhe um aluno de cada grupo para ser o "explorador".
  • Desenvolvimento:
    • O professor vendará os olhos do "explorador" e lhe apresentará uma série de objetos.
    • O "explorador" deverá usar o tato para identificar o que é cada objeto.
    • Depois de conhecer todos os objetos, um membro do grupo, auxiliado pelo professor, irá descrever um dos objetos sem dizer seu nome, e o "explorador" deve tentar adivinhar qual é.
    • Se necessário, o professor pode trazer à sala diferentes sons (gravados ou objetos do cotidiano) para a mesma atividade, nesse caso o aluno deverá reconhecer os sons mesmo com os olhos vendados.
  • Objetivo: Reforçar a importância dos sentidos da visão e audição, e mostrar o quanto dependemos deles em nosso dia a dia.

Sugestão 2: "Caça ao Tesouro Auditivo"

  • Materiais necessários: sons diversos gravados (animal, instrumento musical, veículo, etc.), alto-falantes portátil, vendas para os olhos.
  • Organização: a classe é dividida em equipes de 3 ou 4 alunos.
  • Desenvolvimento:
    • O professor esconderá os alto-falantes pela sala ou por um espaço ao ar livre, cada um reproduzindo um som distinto em volume baixo.
    • Um aluno de cada equipe é vendado e conduzido ao centro do espaço.
    • A tarefa do aluno vendado é encontrar os alto-falantes seguindo apenas a direção do som.
    • Os colegas podem ajudar dando dicas e instruções, mas sem sair do seu lugar.
  • Objetivo: Auxiliar os alunos em compreender a importância da audição como sentido guia, e também reforçar a cooperação e comunicação entre os membros da equipe.

O professor pode optar por executar uma ou ambas as atividades dependendo do tempo disponível. Ambas as atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, tornando o aprendizado sobre saúde auditiva e visual mais interessante.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades práticas. Perguntas direcionadas para a discussão podem ser: "O que vocês acharam mais desafiador?" ou "Como vocês se sentiram ao ter que depender de apenas um sentido para identificar um objeto ou um som?"
    • Essa discussão permite que os alunos reflitam sobre a importância de cada sentido e como a perda de um deles pode afetar a vida cotidiana.
  2. Conexão com a teoria:

    • Após a discussão, o professor deve conectar a experiência prática com a teoria, reforçando a importância da saúde auditiva e visual.
    • Ele deve lembrar aos alunos sobre os problemas de saúde que podem afetar a visão e audição e a importância de cuidar desses dois sentidos. É importante frisar que a visita regular ao médico para exames de rotina é uma prática saudável e que pode prevenir ou detectar precocemente muitos desses problemas.
  3. Reflexão individual:

    • Para consolidar o aprendizado, o professor deve propor duas perguntas para reflexão individual. Os alunos terão um minuto para pensar sobre elas antes de compartilhar suas respostas com o resto da turma.
      1. "O que você aprendeu hoje sobre a importância da saúde auditiva e visual?"
      2. "Que ações você pode tomar para cuidar melhor da sua audição e visão?"
  4. Feedback do professor:

    • O professor deve finalizar o retorno dando feedback sobre as respostas dos alunos, ressaltando as respostas que demonstram uma compreensão clara do conteúdo da aula.
    • Ele deve também reforçar a importância de cuidar bem dos olhos e ouvidos, e de visitar regularmente o médico para manter a saúde auditiva e visual.

Essa etapa de retorno é crucial para garantir que os alunos tenham compreendido a importância da saúde auditiva e visual e que saibam como cuidar desses dois importantes sentidos. Além disso, a reflexão individual ajuda a consolidar o aprendizado e permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema da aula.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo da Aula:

    • O professor fará um breve resumo da aula, relembrando os pontos principais abordados: a importância dos sentidos da visão e audição, os problemas de saúde que podem afetar esses sentidos e a importância dos cuidados e exames de rotina para a manutenção da saúde auditiva e visual.
    • Ele pode fazer uma revisão rápida das atividades práticas realizadas, ressaltando as lições aprendidas e as conclusões tiradas.
  2. Conexão entre Teoria e Prática:

    • O professor explicará como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a ilustrar a teoria discutida. Ele pode mencionar exemplos específicos das atividades, como o desafio de identificar objetos ou sons sem o uso da visão ou audição, para destacar a importância desses sentidos em nossas vidas.
  3. Materiais Extras:

    • Para enriquecer o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras, como vídeos educativos, sites interativos ou livros que tratem sobre a saúde visual e auditiva.
    • Ele pode, por exemplo, recomendar o site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Otologia, que contêm informações úteis e confiáveis sobre o tema.
  4. Importância do Assunto:

    • Para encerrar, o professor ressaltará a importância do assunto estudado, lembrando aos alunos que a manutenção da saúde auditiva e visual é essencial para a nossa qualidade de vida.
    • Ele pode também reforçar que cuidar bem dos olhos e ouvidos, além de praticar hábitos saudáveis e realizar exames de rotina, são medidas preventivas que podem evitar ou detectar precocemente problemas de saúde.

Essa etapa de conclusão é importante para consolidar o aprendizado adquirido durante a aula, reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e motivar os alunos a continuar explorando o assunto fora da sala de aula. Além disso, ela serve para ressaltar a relevância do tema para a vida diária dos alunos, incentivando-os a cuidar melhor da sua saúde auditiva e visual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies