Entrar

Plano de aula de Manutenção da Saúde Auditiva e Visual

Ciências

Original Teachy

'EF03CI03'

Manutenção da Saúde Auditiva e Visual

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Manutenção da Saúde Auditiva e Visual

Palavras Chavesaúde auditiva, saúde visual, prevenção, cuidados com os olhos, cuidados com os ouvidos, atividades interativas, aprendizado prático, engajamento estudantil, hábitos saudáveis, detetives da visão e audição, construtores de proteção, grande jogo dos sentidos, discussão em grupo, impacto dos hábitos diários, medidas preventivas
Materiais Necessárioslupas, cadernos, adesivos, materiais de artesanato, papelão, tecidos, elásticos, algodão, dado para jogo, óculos de sol artesanais, protetores de ouvidos artesanais
Códigos BNCCEF03CI03: Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer o contexto e os objetivos da sessão. Ao detalhar os objetivos, os alunos terão uma compreensão clara do que se espera que aprendam e por que é importante prestar atenção na saúde dos olhos e ouvidos. Isso ajuda a motivar os alunos e a direcionar seu foco para as atividades práticas que seguirão, onde aplicarão o conhecimento adquirido de maneira interativa e engajadora.

Objetivos principais:

1. Explicar a importância de manter uma boa saúde auditiva e visual, destacando como esses cuidados previnem problemas futuros.

2. Identificar os principais problemas que podem afetar os olhos e ouvidos e como esses problemas podem impactar a vida diária.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a consciência sobre a importância do autocuidado e da prevenção como elementos fundamentais para a manutenção da saúde.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução do plano de aula serve para engajar os alunos com o tema de saúde auditiva e visual, utilizando situações problema que eles possam encontrar em suas vidas diárias. Este engajamento inicial ajuda a reforçar a relevância do assunto e estimula o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Ao contextualizar o tema com exemplos reais e curiosidades, estimula-se a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando-os para as atividades práticas subsequentes.

Situações Problema

1. Imagine que uma criança está assistindo televisão muito perto da tela ou ouvindo música com o volume muito alto nos fones de ouvido. Quais problemas esses hábitos podem causar para a saúde visual e auditiva?

2. Pensem em um dia ensolarado em que um grupo de amigos esquece de usar óculos de sol ao jogar futebol no parque. Como a exposição prolongada ao sol pode afetar a saúde dos olhos?

Contextualização

Para entender a importância da saúde auditiva e visual, considerem como a perda de audição pode dificultar a comunicação e a aprendizagem ou como problemas de visão podem impedir uma pessoa de desfrutar plenamente de atividades diárias e aprender efetivamente. Curiosidades, como o fato de que os olhos humanos podem diferenciar aproximadamente 10 milhões de cores ou que nossos ouvidos podem detectar frequências entre 20 Hz a 20.000 Hz, ajudam a destacar a complexidade e a importância desses órgãos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento no plano de aula tem como finalidade permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre saúde visual e auditiva de maneiras lúdicas e interativas. Cada atividade proposta visa engajar os alunos através de métodos práticos e criativos, incentivando a colaboração em grupo e o pensamento crítico. Escolhendo uma das atividades, o professor pode adaptar a aula para maximizar o aprendizado e a participação dos alunos, garantindo assim uma experiência de aprendizagem eficaz e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Visão e Audição

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a conscientização sobre a importância de bons hábitos para a saúde visual e auditiva através de uma investigação lúdica e interativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornam detetives que precisam resolver um mistério relacionado a problemas de saúde visual e auditiva causados por hábitos ruins. A sala de aula será dividida em estações temáticas, cada uma representando um mau hábito comum (assistir TV de muito perto, usar fones de ouvido com volume alto, não usar óculos de sol). Os alunos, em grupos, receberão um 'kit de detetive' com lupas, cadernos e adesivos indicativos de 'dicas de saúde'. Eles deverão investigar as estações, coletar 'pistas' sobre como esses hábitos afetam a saúde e descobrir maneiras de prevenir problemas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique cada estação e distribua os kits de detetive.

  • Permita que os grupos investiguem cada estação por aproximadamente 15 minutos.

  • Peça que registrem suas descobertas e soluções no caderno.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas conclusões e discute com a classe.

Atividade 2 - Construtores de Proteção

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a importância do uso de proteções adequadas para os olhos e ouvidos e experimentar a criação de soluções práticas.

- Descrição: Os alunos serão engenheiros por um dia e terão a tarefa de construir 'protetores' para os olhos e ouvidos usando materiais de artesanato. Eles aprenderão sobre materiais que podem proteger contra luz UV e ruídos altos. Cada grupo receberá materiais como papelão, tecidos, elásticos e algodão, e deverão criar óculos de sol e protetores de ouvidos. Após a construção, eles testarão a eficácia em experimentos controlados na sala de aula.

- Instruções:

  • Explique os materiais disponíveis e como podem ser usados para proteger os olhos e ouvidos.

  • Divida os alunos em grupos e distribua os materiais.

  • Oriente-os na construção dos protetores.

  • Realize testes para verificar a eficácia dos protetores criados.

  • Discuta com os alunos o que aprenderam sobre proteção da saúde visual e auditiva.

Atividade 3 - O Grande Jogo dos Sentidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprender sobre saúde visual e auditiva de uma maneira divertida e interativa, reforçando o conhecimento através de desafios práticos.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um grande jogo de tabuleiro onde os alunos devem passar por desafios relacionados à saúde dos olhos e ouvidos. Cada grupo lança um dado e avança pelo tabuleiro, enfrentando perguntas e desafios (como identificar sons com os olhos vendados ou ler letras pequenas a uma distância segura). Cada desafio superado ensina sobre um aspecto da saúde visual ou auditiva e como preservá-la.

- Instruções:

  • Prepare o tabuleiro no chão da sala com casas que representam diferentes desafios ou perguntas.

  • Explique as regras do jogo e como os desafios se conectam com a saúde visual e auditiva.

  • Divida os alunos em grupos e dê a cada um um dado para lançar.

  • Supervisione o jogo, ajudando com as perguntas e garantindo que todos participem.

  • Conclua com uma discussão sobre o que aprenderam durante o jogo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas e reforçar a importância da saúde auditiva e visual. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, compartilhem insights com os colegas e reflitam sobre a aplicabilidade dos conhecimentos em suas vidas. Além disso, facilita a avaliação do entendimento dos alunos pelo professor e ajuda a identificar áreas que podem necessitar de mais explanação.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie essa discussão com uma revisão geral das atividades realizadas, perguntando a cada grupo o que descobriram e aprenderam. Encoraje cada grupo a compartilhar os aspectos mais interessantes ou surpreendentes de suas investigações e construções. Use essa oportunidade para reforçar conceitos importantes e corrigir quaisquer mal-entendidos. Estimule os alunos a refletirem sobre como podem aplicar o conhecimento adquirido em suas rotinas diárias para proteger a saúde visual e auditiva.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais causas dos problemas de saúde visual e auditiva que vocês identificaram?

2. Como podemos prevenir os problemas de saúde visual e auditiva no dia a dia?

3. O que vocês acharam mais surpreendente sobre as informações que descobriram hoje?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos tenham compreendido os conceitos-chave da aula, vinculando o conhecimento teórico com a prática através das atividades realizadas e discutindo a importância desses cuidados no dia a dia. Esta revisão ajuda os alunos a consolidar o aprendizado, garantindo que eles possam aplicar esses conceitos importantes em suas vidas, além de proporcionar uma oportunidade para o professor avaliar a eficácia do ensino e o entendimento dos alunos sobre o tema.

Resumo

Na etapa de conclusão, recapitule os pontos chave abordados na aula sobre saúde auditiva e visual, como os problemas causados por hábitos ruins e a importância de medidas preventivas, como o uso de óculos de sol e o ajuste de volume em dispositivos auditivos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula integrou teoria e prática, utilizando atividades interativas como os 'Detetives da Visão e Audição' e 'Construtores de Proteção' para aprofundar a compreensão dos alunos sobre como seus hábitos diários podem impactar sua saúde auditiva e visual.

Fechamento

Enfatize a relevância dos temas discutidos para o cotidiano dos alunos, destacando como a aplicação do conhecimento adquirido sobre saúde visual e auditiva pode melhorar significativamente sua qualidade de vida e prevenir problemas futuros.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies