Entrar

Plano de aula de Passagem da Luz por Objetos

Ciências

Original Teachy

'EF03CI02'

Passagem da Luz por Objetos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Passagem da Luz por Objetos

Palavras ChavePassagem da luz, Efeitos da luz, Reflexão da luz, Materiais e luz, Atividades práticas, Interatividade, Observação, Discussão em grupo, Aplicação do conhecimento
Materiais NecessáriosMapas da sala de aula, Tesouros (objetos variados), Lanternas, Cadernos de campo para anotações, Cartolinas, Papel alumínio, Tecidos transparentes, Tesouras, Fita adesiva, Espelhos pequenos
Códigos BNCCEF03CI02: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as competências essenciais que serão exploradas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor preparar-se e engajar-se nas atividades propostas. Esta seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam conscientes dos resultados de aprendizagem pretendidos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender os efeitos da passagem da luz por diferentes objetos e superfícies.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar materiais que permitem a passagem da luz, refletem ou absorvem a luz.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o questionamento sobre fenômenos naturais relacionados à luz e aos materiais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos no tema da aula, utilizando situações problema para que apliquem o conhecimento prévio e percebam a importância do estudo da passagem da luz. Além disso, a contextualização ajuda a relacionar o conteúdo teórico com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do aprendizado. Essa abordagem prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão, garantindo que os alunos estejam motivados e compreendam a aplicabilidade do que estudaram.

Situações Problema

1. Imagine que você está dentro de uma sala escura com uma pequena janela no teto. Como a luz do sol, que entra por essa janela, interage com os objetos que você pode ver da janela?

2. Se você estiver em um teatro e o palco estiver iluminado, mas a plateia estiver escura, que tipo de materiais permitiriam que você visse o que está do outro lado do palco apenas pela luz que incide sobre ele?

Contextualização

A passagem da luz pelos objetos é um fenômeno que ocorre constantemente ao nosso redor, afetando como percebemos o mundo. Por exemplo, em uma tarde ensolarada, as sombras que vemos são formadas pela obstrução da luz pelas estruturas e objetos ao nosso redor. Além disso, na tecnologia, como em telas de celulares, a capacidade de diferentes materiais refletirem ou absorverem a luz é essencial para a visibilidade das imagens. Compreender esses princípios ajuda a explicar desde fenômenos naturais até o funcionamento de dispositivos eletrônicos no cotidiano.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos coloquem em prática os conceitos estudados em casa, utilizando métodos interativos e lúdicos para explorar a passagem da luz por diferentes objetos. As atividades propostas incentivam a observação, o trabalho em equipe e a criatividade, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento de maneira prática e significativa. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado teórico como também desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro de Luz

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Observar e descrever os efeitos da passagem da luz por diferentes materiais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um mapa da sala de aula que contém diferentes 'tesouros' (objetos de materiais variados). Eles deverão usar lanternas para 'iluminar' os 'tesouros' e observar como a luz interage com diferentes materiais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um mapa da sala de aula que contenha a localização de cada 'tesouro'.

  • Forneça a cada grupo uma lanterna.

  • Peça para cada grupo iluminar os 'tesouros' com a lanterna e observar como a luz é afetada pelos materiais.

  • Os alunos devem anotar suas observações em um caderno de campo, descrevendo como a luz se comporta ao atingir cada objeto.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Sombras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Demonstrar como diferentes materiais permitem a passagem ou a obstrução da luz, criando sombras com formas distintas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, usarão materiais diversos como cartolina, papel alumínio e tecido transparente para criar formas que projetem sombras interessantes quando iluminadas por uma fonte de luz controlada. O desafio é criar a sombra que mais se assemelhe a uma silhueta de um animal ou objeto.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua os materiais: cartolina, papel alumínio, tecido transparente, tesouras e fita adesiva.

  • Explique que eles devem criar uma forma que, quando iluminada, projete uma sombra específica.

  • Cada grupo escolhe uma forma (animal, objeto) e cria um modelo usando os materiais disponíveis.

  • Os grupos apresentam suas criações, iluminando-as com uma lanterna para ver a projeção da sombra na parede.

Atividade 3 - O Show da Luz e dos Espelhos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar os princípios de reflexão da luz e como eles podem ser usados para criar efeitos visuais interessantes.

- Descrição: Os alunos irão explorar como a luz se reflete em diferentes superfícies, como espelhos, e criar efeitos visuais. Eles construirão pequenos 'teatros de sombras' usando espelhos e lanternas para criar efeitos visuais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma lanterna e alguns espelhos pequenos.

  • Instrua os alunos a montar um 'teatro' onde os espelhos refletem a luz da lanterna, criando efeitos de luz e sombra.

  • Peça que cada grupo crie uma pequena peça, utilizando os efeitos de reflexão dos espelhos.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a turma, explicando os fenômenos de reflexão observados.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e refletir sobre o que observaram e realizaram, o que ajuda a fixar o conhecimento. Além disso, ouvir as experiências de outros grupos pode oferecer novas perspectivas e insights, enriquecendo a compreensão do tema. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, reúna todos os alunos em uma grande roda e inicie uma discussão em grupo. Comece perguntando como cada grupo se organizou para realizar as atividades e quais foram as maiores descobertas que fizeram. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências, especialmente aquelas que foram mais surpreendentes ou desafiadoras. Utilize este momento para que cada grupo possa aprender uns com os outros e para que os conceitos de interação da luz com os objetos sejam reforçados por diferentes perspectivas.

Perguntas Chave

1. Quais materiais observados permitiram a passagem mais eficaz da luz e por quê?

2. Como a reflexão da luz nos espelhos ajudou a criar efeitos visuais nas atividades?

3. Houve algum resultado que contradisse as expectativas iniciais? Como vocês explicam isso com base nos princípios da passagem da luz por objetos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido ao longo da aula, proporcionando uma visão integrada dos conteúdos teóricos e práticos. Além disso, destaca a importância e a aplicabilidade do tema no mundo real, reforçando a relevância do estudo da ciência da luz para o entendimento do cotidiano e para possíveis aplicações futuras dos alunos. Esta recapitulação ajuda a garantir que os aprendizados sejam retidos e compreendidos em sua totalidade.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados na aula, reforçando como a luz interage com diferentes materiais e superfícies, e os efeitos observados. Deve-se destacar as descobertas dos alunos nas atividades práticas, como a passagem da luz por objetos e a criação de sombras e efeitos visuais através de reflexões.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira integrada. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos estudados sobre a passagem da luz por objetos em situações práticas, como na observação de como diferentes materiais reagem à luz e na criação de efeitos visuais com espelhos. Isso não só solidificou o aprendizado teórico como também demonstrou a aplicabilidade dos conceitos no mundo real.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância do estudo da passagem da luz por objetos no cotidiano. Compreender esses fenômenos naturais ajuda não só no desenvolvimento de tecnologias que utilizam luz, como em telas e câmeras, mas também na apreciação de fenômenos naturais, como o pôr do sol, que são belos exemplos de como a luz interage com o ambiente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies