Entrar

Plano de aula de Produção de Som

Ciências

Original Teachy

'EF03CI01'

Produção de Som

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Produção de Som

Palavras Chaveprodução de som, propagação do som, percepção do som, atividades práticas, instrumentos musicais, experimentação, ciências, ensino fundamental, aprendizagem ativa, interatividade, desenvolvimento auditivo, educação sensorial
Materiais Necessáriosgarrafas plásticas, latas, elásticos, papelão, copos plásticos, fio, papel, pequenos alto-falantes
Códigos BNCCEF03CI01: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer as expectativas de aprendizado para os alunos e para orientar as atividades subsequentes da aula. Esta seção visa assegurar que os alunos compreendam os conceitos fundamentais sobre a produção, propagação e percepção do som, que são essenciais para o entendimento completo do tema. Ao delinear claramente o que será aprendido, os alunos podem se engajar mais ativamente nas atividades práticas com um propósito claro em mente.

Objetivos principais:

1. Descrever como o som é produzido e quais são os elementos essenciais para sua criação.

2. Explicar como o som se propaga através de diferentes meios.

3. Demonstrar como o som é percebido pelo ouvido humano.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo funcionamento do som no mundo ao seu redor.
  2. Desenvolver habilidades de observação e experimentação prática relacionadas aos fenômenos sonoros.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos, conectando o conhecimento prévio com novas informações de maneira intrigante e relevante. As situações problema servem para estimular o pensamento crítico e a aplicação prática do que foi estudado anteriormente, enquanto a contextualização destaca a relevância do som no mundo real, aumentando o interesse e a motivação dos alunos para aprender mais sobre o tópico.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um parque e ouve o som de um pássaro cantando, mas não consegue vê-lo. Como você acha que o som do pássaro chega aos seus ouvidos mesmo estando longe?

2. Pense em uma banda tocando em um concerto. Como os diferentes sons dos instrumentos musicais são produzidos e como eles viajam pelo ar até alcançar a plateia?

Contextualização

O som é uma parte fundamental da vida cotidiana, permitindo-nos comunicar, apreciar música e estar alertas a perigos. Por exemplo, o som de um alarme de incêndio nos alerta para um perigo iminente, enquanto os sons da natureza, como o canto dos pássaros, podem ser relaxantes e terapêuticos. Além disso, a maneira como o som é usado em diferentes culturas para comunicação e rituais mostra sua importância universal.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é essencial para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica os conhecimentos adquiridos sobre a produção, propagação e percepção do som. As atividades propostas são projetadas para serem interativas e envolventes, estimulando a curiosidade e o entendimento dos alunos através de experimentação e exploração. Escolhendo apenas uma das atividades, o professor pode aprofundar o aprendizado em um aspecto específico do som, garantindo uma experiência de aprendizagem rica e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Eco Musical!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender como diferentes materiais e tamanhos influenciam na produção de som e explorar a relação entre som e vibração.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão instrumentos musicais simples usando materiais recicláveis e explorarão como os sons são produzidos e modificados por diferentes materiais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua materiais recicláveis como garrafas plásticas, latas, elásticos e papelão.

  • Peça para cada grupo construir um instrumento musical simples, como uma flauta de pan usando garrafas ou um tambor com latas.

  • Cada grupo deve experimentar com os materiais para descobrir como os diferentes tamanhos e materiais afetam os sons produzidos.

  • Organize uma pequena apresentação musical onde cada grupo apresentará seu instrumento e explicará o que descobriram sobre a produção do som.

Atividade 2 - A Orquestra Invisível

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender como o som se propaga através de diferentes meios e explorar a física do som.

- Descrição: Os alunos irão explorar como o som viaja através de diferentes meios, criando uma 'orquestra' onde a fonte do som não pode ser vista.

- Instruções:

  • Prepare um espaço onde os alunos não possam ver a fonte do som diretamente.

  • Divida os alunos em grupos e dê a cada grupo materiais como copos plásticos, fio e papel.

  • Instrua os grupos a criar um sistema onde possam produzir som em um ponto e ouvi-lo claramente em outro, sem ver a fonte, usando o fio para conectar os copos.

  • Discuta com a classe sobre como o som viajou através do fio e o que isso nos ensina sobre a propagação do som.

  • Cada grupo deve apresentar suas descobertas e explicar como conseguiram transmitir o som.

Atividade 3 - Detetives do Som

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades auditivas e compreender como percebemos a direção e a distância do som.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives do som, usando seus ouvidos para localizar a origem de diferentes sons em um ambiente controlado.

- Instruções:

  • Crie um ambiente com várias fontes de som escondidas (pode usar pequenos alto-falantes).

  • Venda os olhos de um aluno de cada vez e peça para localizar a fonte do som apenas usando a audição.

  • Os outros membros do grupo podem ajustar o volume e a direção do som para testar a capacidade de localização do colega.

  • Troque o aluno vendado após cada tentativa e permita que cada um tenha a chance de ser o detetive.

  • Discuta como nosso cérebro usa as informações dos nossos ouvidos para determinar a direção e a distância de um som.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem seus conhecimentos e entendimentos adquiridos durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar os conceitos de produção, propagação e percepção do som, além de desenvolver habilidades de comunicação e colaboração entre os alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante a atividade. Encoraje os alunos a descreverem como os materiais usados influenciaram os sons produzidos, as dificuldades encontradas e o que mais os surpreendeu. Reforce a importância de ouvir atentamente enquanto os outros falam, para aprender com as experiências dos colegas.

Perguntas Chave

1. Como os diferentes materiais influenciaram os sons que vocês criaram nos instrumentos?

2. O que vocês aprenderam sobre como o som se propaga através de diferentes meios?

3. Como nossos ouvidos ajudam a identificar a direção e a distância dos sons?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, permitindo que eles reflitam sobre a importância do som em suas vidas e como a integração entre teoria e prática enriquece o aprendizado. Esta recapitulação ajuda a fixar o conteúdo abordado e a entender melhor suas aplicações práticas e teóricas, encerrando a aula com uma compreensão clara e contextualizada do tema.

Resumo

Resuma os principais pontos discutidos sobre a produção, propagação e percepção do som, destacando como diferentes materiais podem criar sons variados, como o som viaja através de meios distintos, e como nossos ouvidos interpretam essas informações sonoras.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a construção de instrumentos e a experiência da 'Orquestra Invisível', conectaram a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula, reforçando o entendimento dos alunos sobre conceitos físicos do som.

Fechamento

Conclua destacando a relevância do som em nosso dia a dia, como na comunicação, na música e em alertas de segurança, e como entender seu funcionamento ajuda a apreciar e a se proteger melhor no mundo sonoro ao nosso redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies