Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Explorar a cultura indígena e africana: O objetivo principal desta aula é introduzir os alunos às culturas indígena e africana, destacando sua importância e influência na formação da cultura brasileira. Os alunos irão aprender sobre alguns aspectos culturais desses povos, com ênfase em suas brincadeiras e jogos tradicionais.

  2. Aprender brincando: Através da execução de brincadeiras e jogos, os alunos irão vivenciar e experimentar a cultura indígena e africana de forma lúdica e divertida. Eles serão incentivados a participar ativamente, respeitando as regras e normas estabelecidas.

  3. Desenvolver habilidades motoras e sociais: As atividades propostas nesta aula irão estimular o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como correr, saltar, lançar, pegar, entre outras. Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprimorar habilidades sociais, como a cooperação, o respeito mútuo e a empatia, através do convívio e interação com seus colegas.

Os objetivos devem ser claramente comunicados aos alunos no início da aula, para que eles possam entender o que será esperado deles e o que eles irão ganhar com a participação ativa nas atividades propostas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre as diferentes culturas que existem no Brasil e como elas contribuíram para a formação da identidade nacional. Ele pode utilizar exemplos simples e cotidianos para facilitar a compreensão dos alunos, como a culinária, a música e as danças típicas de cada região.

  2. Situando o problema: Em seguida, o professor propõe duas questões para os alunos: "Vocês sabem que muitas das brincadeiras que vocês gostam de brincar hoje foram inventadas por pessoas de outras culturas?" e "Vocês já pararam para pensar em como seria brincar as brincadeiras de outras culturas, como a indígena e a africana?" Essas questões têm o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo da aula.

  3. Contextualizando a importância do assunto: O professor explica que, assim como a culinária, a música e as danças, as brincadeiras também são importantes expressões culturais. Ele ressalta que conhecer e respeitar as brincadeiras de outras culturas é uma forma de valorizar a diversidade e combater o preconceito.

  4. Ganhando a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades relacionadas ao tema da aula. A primeira é que muitos jogos de tabuleiro que conhecemos hoje, como o xadrez e o jogo da velha, foram inventados na África. A segunda é que a corrida de tora, um jogo muito popular entre os indígenas, é considerado um dos primeiros esportes da humanidade.

  5. Apresentando o tópico da aula: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, que é "Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana". Ele explica que os alunos irão aprender sobre algumas brincadeiras e jogos que foram criados por indígenas e africanos e terão a oportunidade de brincar esses jogos. O professor também ressalta que a aula será muito divertida e que eles irão aprender brincando.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta fase da aula, os alunos participarão de uma série de atividades práticas em grupo que lhes permitirão vivenciar e experimentar a cultura indígena e africana de maneira lúdica e divertida. O professor pode escolher entre as seguintes atividades sugeridas:

  1. Jogo da Onça (Matriz Indígena): Nesta brincadeira, um aluno é escolhido para ser a "onça" e deve correr para pegar os outros alunos. Quando um aluno é "pego" pela onça, ele se junta à onça para ajudar a pegar os outros. O jogo continua até que todos os alunos tenham sido pegos.

  2. Corrida de Toras (Matriz Indígena): Os alunos serão divididos em equipes. Cada equipe deve escolher um corredor que vai correr com uma tora de madeira nas mãos até um ponto determinado e voltar para passar a tora para o próximo corredor da equipe. A equipe que terminar a corrida primeiro vence.

  3. Jogo do Mancala (Matriz Africana): Os alunos irão aprender a jogar o Mancala, um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo. Este jogo consiste em movimentar pequenas pedras ou sementes entre diferentes buracos em uma placa de madeira. O objetivo do jogo é coletar o maior número de peças possível.

  4. Brincadeira da Amarelinha (Matriz Africana): O professor ensinará os alunos a jogar a amarelinha, uma brincadeira que foi trazida para o Brasil pelos africanos. Esta brincadeira consiste em desenhar um diagrama de quadrados numerados no chão e, em seguida, jogar uma pedra em um dos quadrados. O jogador deve então pular para o quadrado onde a pedra caiu sem pisar na linha.

Para todas as atividades, o professor deve garantir que as regras sejam explicadas claramente e que todos os alunos tenham a oportunidade de participar. Além disso, deve-se enfatizar a importância do respeito às regras e ao trabalho em equipe. Durante a realização das atividades, o professor deve andar pela sala, oferecendo orientação e encorajamento conforme necessário.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Ele pode fazer perguntas como "Qual atividade vocês mais gostaram e por quê?", "Vocês acharam difícil alguma das atividades? Por quê?" e "Vocês notaram alguma semelhança ou diferença entre as brincadeiras indígenas e africanas que jogamos hoje e as brincadeiras que vocês conhecem?". Esta discussão tem o objetivo de fazer os alunos refletirem sobre as brincadeiras e jogos, e como eles se relacionam com a cultura indígena e africana.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor retoma as questões apresentadas no início da aula: "Vocês sabem que muitas das brincadeiras que vocês gostam de brincar hoje foram inventadas por pessoas de outras culturas?" e "Vocês já pararam para pensar em como seria brincar as brincadeiras de outras culturas, como a indígena e a africana?". Ele pede aos alunos para compartilhar suas respostas e faz a conexão com as atividades práticas realizadas. O professor deve enfatizar que as brincadeiras são uma forma importante de expressão cultural e que é importante conhecer e respeitar as brincadeiras de todas as culturas.

  3. Reflexão final (2 - 3 minutos): Por fim, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples: "O que vocês mais gostaram de aprender hoje sobre as brincadeiras indígenas e africanas?" e "O que vocês acham que as brincadeiras indígenas e africanas podem nos ensinar sobre a importância da cooperação e do respeito?". Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas e, em seguida, aqueles que se sentirem à vontade podem compartilhar suas reflexões com a turma.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos: O professor conclui a aula resumindo os principais pontos que foram discutidos e aprendidos. Ele destaca a importância das brincadeiras e jogos como expressões culturais, ressaltando que muitas das brincadeiras que conhecemos hoje foram inventadas por pessoas de outras culturas. Além disso, ele reforça que, ao conhecer e respeitar as brincadeiras de outras culturas, estamos valorizando a diversidade e combatendo o preconceito.

  2. Conexão entre teoria e prática: O professor explica que, durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a cultura indígena e africana através de brincadeiras e jogos. Ele reforça que, ao participar ativamente dessas atividades, os alunos puderam entender melhor como as brincadeiras refletem a cultura e a sociedade que as criaram.

  3. Materiais extras: Para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o assunto, o professor sugere alguns materiais extras. Ele pode indicar livros infantis que falam sobre a cultura indígena e africana, como "A Arca de Noé" de Vinicius de Moraes e "O Sapo Cururu" de Mary e Eliardo França. Além disso, ele pode recomendar jogos online educativos que permitem aos alunos explorar diferentes culturas, como "Jogos Africanos" e "Jogos Indígenas", disponíveis em sites educacionais.

  4. Importância do conteúdo para o dia a dia: Por fim, o professor explica que o conteúdo aprendido na aula é muito relevante para o dia a dia dos alunos. Ele destaca que, ao conhecer e respeitar as brincadeiras de outras culturas, os alunos estão desenvolvendo habilidades de respeito à diversidade e combate ao preconceito, que são fundamentais para a convivência pacífica e harmoniosa na sociedade. Além disso, ele reforça que, ao participar de brincadeiras e jogos, os alunos estão exercitando o corpo e a mente, o que contribui para o seu desenvolvimento físico e intelectual.

  5. Encerramento da aula: O professor encerra a aula agradecendo a participação e o empenho de todos e reforçando que a aprendizagem continua fora da sala de aula, por meio da exploração e do respeito às diferentes culturas. Ele também lembra aos alunos que eles são sempre bem-vindos para compartilhar com ele qualquer nova descoberta ou experiência relacionada ao assunto da aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies