Entrar

Plano de aula de Elementos da Ginástica Geral: Rotações, Acrobacias, com e sem Materiais

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF07'

Elementos da Ginástica Geral: Rotações, Acrobacias, com e sem Materiais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Elementos da Ginástica Geral: Rotações, Acrobacias, com e sem Materiais

Palavras ChaveGinástica Geral, Rotações, Acrobacias, Materiais, Educação Física, Elementos, Desenvolvimento Motor, Atividades Práticas, Trabalho em Equipe, Criatividade, Competição Saudável, Aplicação Teórica, Colaboração, Autoavaliação
Materiais NecessáriosColchonetes, Tecidos, Caixas de papelão, Trampolins, Materiais de escrita (lápis, canetas), Papel para roteiros
Códigos BNCCEF35EF07: Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.; EF35EF08: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar seus estudos prévios de forma mais eficaz e participar ativamente das atividades em sala. Esta seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam engajados no processo de aprendizagem, maximizando assim o aproveitamento do tempo em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais elementos da ginástica geral, incluindo rotações e acrobacias, tanto com quanto sem materiais.

2. Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a importância da ginástica geral na educação física, destacando seus benefícios para o desenvolvimento dos componentes motores.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades práticas, promovendo a colaboração e o respeito mútuo durante a execução dos movimentos.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A introdução tem a finalidade de engajar os alunos com o conteúdo estudado previamente e de estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente e aplicar seus conhecimentos de forma prática, preparando-os para as atividades em sala. A contextualização ajuda a entender a relevância do tópico, mostrando como os elementos da ginástica geral são aplicados no mundo real, aumentando assim o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Se uma criança está aprendendo a fazer uma cambalhota e tem medo de cair, como você, como professor, pode ajudar a superar esse medo e ensiná-la a técnica de forma segura?

2. Imagine que você tem que criar uma sequência de acrobacias para uma apresentação escolar. Quais elementos da ginástica geral você usaria e por quê?

Contextualização

A ginástica geral não é apenas uma série de movimentos acrobáticos, mas uma forma de arte que combina força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação em performances cativantes. Por exemplo, nos Jogos Olímpicos, a ginástica é uma das modalidades mais assistidas devido à sua combinação de técnica e graça. Além disso, a prática de acrobacias pode ser observada em muitas outras formas de entretenimento, como no circo e em shows de dança contemporânea, destacando a versatilidade e a aplicabilidade dessas habilidades em diversos contextos.

Desenvolvimento

Duração: (70-75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de rotações, acrobacias e uso de materiais estudados previamente. Por meio de atividades em grupo, eles têm a oportunidade de explorar a colaboração, o planejamento e a execução de movimentos em um contexto seguro e lúdico. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado teórico, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe e criatividade, essenciais para a educação física e para a vida em sociedade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Circo dos Elementos

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe dos alunos, aplicando os conceitos de rotações e acrobacias em um contexto lúdico e artístico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo será responsável por criar uma pequena sequência de acrobacias que represente um elemento da natureza (fogo, água, terra, ar). Utilizando materiais simples como tecidos, caixas de papelão e colchonetes, os alunos deverão montar sua representação, incluindo rotações e acrobacias.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um elemento da natureza para representar com acrobacias.

  • Os alunos devem discutir e planejar a sequência de movimentos que inclua pelo menos uma rotação e uma acrobacia.

  • Utilizem os materiais disponíveis para montar uma pequena estrutura que simule o ambiente do elemento.

  • Pratiquem a sequência de movimentos, garantindo que todos os integrantes do grupo participem ativamente.

  • Apresentem a sequência para a classe, explicando como cada movimento representa o elemento atribuído.

Atividade 2 - Olimpíadas da Ginástica Geral

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a prática dos movimentos estudados, promovendo a competição saudável e a cooperação entre os alunos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão participar de uma 'competição' de ginástica geral, onde cada grupo deve criar uma rotina que inclua diferentes rotações e acrobacias. A rotina deve ser montada e treinada utilizando colchonetes, trampolins e tecidos, simulando um ambiente de ginástica profissional.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo representará um país nas Olimpíadas da Ginástica Geral.

  • Cada grupo deve criar uma rotina de até 3 minutos que inclua pelo menos 3 tipos diferentes de rotações e 2 acrobacias.

  • Os grupos terão tempo para treinar e aprimorar sua rotina.

  • Ao final do tempo, cada grupo apresentará sua rotina para a classe, que 'julgará' os desempenhos com base na criatividade e execução dos movimentos.

Atividade 3 - A Grande História da Ginástica

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Estimular a imaginação e a habilidade de contar histórias, integrando os elementos da ginástica geral de forma criativa e educativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão seus conhecimentos sobre os elementos da ginástica geral para criar uma narrativa que envolva rotações e acrobacias. Cada grupo irá desenvolver uma história que será apresentada de forma teatral, utilizando materiais para ajudar na visualização das acrobacias.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um tema para sua história que envolva elementos da ginástica geral.

  • Os alunos devem escrever um roteiro que inclua rotações e acrobacias, planejando como os movimentos serão integrados à narrativa.

  • Utilizem os materiais disponíveis para criar um cenário que auxilie na execução das acrobacias.

  • Pratiquem a peça, garantindo que todos os membros do grupo estejam envolvidos.

  • Apresentem a peça para a classe, narrando a história e executando as acrobacias planejadas.

Retorno

Duração: (10-15 minutos)

A finalidade da etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências, consolidando o conhecimento adquirido. Esta discussão em grupo ajuda a identificar tanto os pontos fortes quanto as áreas que podem necessitar de mais prática, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e autoavaliação. Além disso, ao ouvir a perspectiva dos colegas, os alunos podem ganhar novas ideias e insights sobre como melhorar suas habilidades em ginástica geral.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve revisão dos objetivos da aula, perguntando como eles se sentiram ao aplicar os conceitos de ginástica geral nas atividades. Em seguida, peça a cada grupo que compartilhe qual foi a parte mais desafiadora e o que mais gostaram de fazer durante as atividades. Encoraje-os a discutir como os elementos de rotações e acrobacias foram aplicados e a importância de cada movimento na ginástica geral.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao realizar as acrobacias e rotações durante as atividades?

2. Como vocês utilizaram os conceitos de ginástica geral para criar suas sequências e rotinas?

3. De que forma a colaboração com seus colegas influenciou o resultado final das apresentações?

Conclusão

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de conclusão é crucial para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos possam sintetizar as informações aprendidas. Ao resumir, o professor ajuda os alunos a consolidar o conhecimento, enquanto a discussão sobre a conexão entre teoria e prática e a importância do tema ajuda a reforçar a aplicabilidade do aprendizado em contextos reais. Este fechamento também serve para motivar os alunos a continuarem explorando e praticando ginástica geral, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Resumo

Nesta etapa final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre os elementos da ginástica geral, incluindo rotações, acrobacias e o uso de materiais. É fundamental revisitar as atividades práticas realizadas e destacar como cada grupo aplicou esses conceitos de maneira criativa e colaborativa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conseguiu conectar efetivamente a teoria com a prática, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos sobre ginástica geral em atividades práticas. Através das atividades, os alunos puderam ver em ação e experimentar diretamente os conceitos de rotações e acrobacias, solidificando o entendimento teórico por meio da prática.

Fechamento

Por fim, é importante ressaltar a relevância da ginástica geral para a educação física, não apenas como uma prática esportiva, mas como uma forma de arte que combina força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Este entendimento ajuda os alunos a valorizar a importância de manter-se ativo e explorar novas maneiras de movimentar o corpo, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies