Entrar

Plano de aula de Esportes de Campo e Taco

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF06'

Esportes de Campo e Taco

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Esportes de Campo e Taco

Palavras ChaveEsportes de Campo, Taco, Tênis, Badminton, Mini-Golf, Atividades Práticas, Regras Esportivas, Trabalho em Equipe, Coordenação Motora, Estratégia de Jogo, Competição Recreativa, Inclusão Social, Aprendizado Significativo, Dinâmicas de Jogo, História dos Esportes
Materiais NecessáriosRaquetes de tênis de plástico, Bolas de tênis adaptadas, Quadra de tênis improvisada, Balões, Corda ou fita para rede de badminton improvisada, Materiais recicláveis (caixas, canudos, fita adesiva), Bolas de gude
Códigos BNCCEF35EF06: Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).; EF35EF05: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor, estabelecendo o que se espera alcançar ao final da aula. Esta seção serve para alinhar as expectativas e as metas de aprendizado, garantindo que tanto a preparação em casa quanto a aplicação em sala estejam em concordância com os resultados desejados. Ao definir claramente os objetivos, facilita-se a avaliação do progresso e a efetividade das atividades propostas.

Objetivos principais:

1. Familiarizar os alunos com os esportes de campo e taco, incluindo suas regras e dinâmicas principais.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender o papel dos esportes de campo e taco como atividades físicas e recreativas.

3. Capacitar os alunos a aplicar o conhecimento teórico adquirido em atividades práticas, promovendo a interação social e o trabalho em equipe.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por esportes menos comuns no cotidiano, como o tênis e o badminton.
  2. Promover a inclusão e o respeito mútuo entre os alunos durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente em casa, utilizando situações problema que desafiem seu entendimento e contextualização histórica que ampliem sua visão sobre a importância dos esportes de campo e taco. Além disso, visa despertar a curiosidade e motivar os alunos a aplicar o conhecimento em situações práticas, preparando o terreno para as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você está jogando tênis com um amigo, e a bolinha toca a linha da quadra. Seu amigo diz que a bolinha saiu, mas você acha que ela ainda pegou a linha. Como resolver essa situação de maneira justa?

2. Vocês estão em um campeonato de badminton e a luz do ginásio começa a falhar, deixando a quadra com partes escuras e partes iluminadas. Como isso poderia afetar o jogo e o que vocês poderiam fazer para continuar jogando de forma segura e justa?

Contextualização

Os esportes de campo e taco têm uma longa história, remontando a séculos de tradições e evoluções. Curiosamente, muitos destes esportes, como o tênis e o badminton, eram originalmente jogados por nobres. O badminton, por exemplo, foi popularizado por nobres ingleses no século XIX, enquanto o tênis moderno tem raízes que remontam ao século XII na França. Essas curiosidades não apenas tornam o aprendizado mais interessante, mas também ilustram como esses jogos evoluíram para as formas que conhecemos e jogamos hoje, influenciando até mesmo regras e etiquetas sociais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e lúdica os conceitos estudados em casa sobre esportes de campo e taco. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de vivenciar as regras, estratégias e dinâmicas destes esportes, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades motoras, de coordenação e trabalho em equipe. Cada atividade proposta visa solidificar o conhecimento teórico e promover um ambiente de aprendizado participativo e divertido.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Torneio Real de Tênis

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento teórico sobre as regras do tênis em uma competição recreativa, desenvolvendo habilidades motoras e estratégicas.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes para participar de um torneio de tênis adaptado. O objetivo é aplicar as regras do tênis de forma recreativa, incentivando a prática de habilidades como coordenação motora e estratégia de jogo em uma competição amigável.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um nome para sua equipe.

  • Utilizar raquetes de plástico e bolas de tênis adaptadas para a quadra disponível na escola.

  • Cada partida terá duração de 10 minutos, e a equipe que marcar mais pontos vence.

  • Ao final do torneio, realizar uma premiação simbólica para os vencedores.

Atividade 2 - Badminton de Balão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a coordenação motora e o trabalho em equipe, além de promover o entendimento das dinâmicas do badminton.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão praticar o badminton de uma forma lúdica e adaptada, usando balões como petecas. O objetivo é manter o balão no ar, passando-o por cima da rede, sem que ele toque o chão, em jogadas que simulem um jogo de badminton.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um número igual de balões.

  • Colocar uma corda ou fita no meio da quadra como rede improvisada.

  • Os alunos devem passar o balão por cima da 'rede' usando as mãos ou raquetes improvisadas.

  • Cronometrar 3 minutos e ver quantas vezes cada grupo consegue passar o balão sem que ele toque o chão.

  • Promover uma rodada final entre os grupos com melhor desempenho.

Atividade 3 - O Grande Desafio de Mini-Golf

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o planejamento, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de coordenação e precisão.

- Descrição: Os alunos irão construir um campo de mini-golf dentro da sala de aula, usando materiais recicláveis e criatividade. Eles deverão projetar obstáculos e buracos, aplicando noções básicas de geometria e física para tornar o jogo desafiador e divertido.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir materiais como caixas, canudos, fita adesiva e bolas de gude.

  • Cada grupo deve projetar e construir um buraco de mini-golf em sua área designada da sala.

  • Os obstáculos devem ser desafiadores, mas permitir a passagem da bola.

  • Após a construção, os grupos jogam entre si, cada um tentando completar o curso no menor número de tacadas.

  • Realizar uma votação para escolher o melhor campo de mini-golf.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre sua experiência prática e verbalizem o conhecimento adquirido, consolidando a aprendizagem. A discussão em grupo ajuda a promover uma compreensão mais profunda das regras e dinâmicas dos esportes de campo e taco, além de fomentar habilidades de comunicação e reflexão crítica sobre o papel dos esportes na vida cotidiana dos alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece perguntando como se sentiram ao participar dos torneios e construir os campos de mini-golf. Em seguida, incentive-os a compartilhar o que aprenderam sobre as regras e dinâmicas dos esportes de campo e taco, e como aplicaram esses conhecimentos nas atividades práticas. Esta é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância do trabalho em equipe e da prática esportiva.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram durante as atividades e como conseguiram superá-los?

2. Como as regras dos esportes ajudaram vocês a jogar de maneira justa e competitiva?

3. O que vocês acharam mais divertido ou interessante nas atividades de hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos chave da aula. Ao resumir e recapitular os conteúdos, o professor reforça a memória dos alunos e ajuda na fixação do conhecimento. Além disso, enfatiza-se a aplicação prática e a importância dos esportes de campo e taco, incentivando os alunos a continuarem explorando e participando dessas atividades.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os esportes de campo e taco, revisando as regras, dinâmicas e a importância prática e recreativa. Deve-se enfatizar as atividades realizadas, como o Torneio Real de Tênis, o Badminton de Balão e O Grande Desafio de Mini-Golf, destacando como cada uma contribuiu para a compreensão e aplicação dos conceitos teóricos.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi evidenciada através das atividades práticas, onde os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento adquirido em casa. O professor deve destacar como a teoria, aprendida previamente, foi essencial para a execução correta e o entendimento das regras e estratégias dos esportes abordados, garantindo uma aprendizagem significativa.

Fechamento

Por fim, é crucial que os alunos compreendam a relevância dos esportes de campo e taco não apenas como atividades físicas, mas também como promotores de habilidades sociais e de cooperação. Esses esportes oferecem uma plataforma para o desenvolvimento tanto físico como intelectual, e esta lição deve ser levada para além da sala de aula, incentivando a prática e a inclusão em atividades esportivas no cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies