Entrar

Plano de aula de Cultura e Economia: Marcas de Contribuição

Geografia

Original Teachy

'EF03GE02'

Cultura e Economia: Marcas de Contribuição

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Cultura e Economia: Marcas de Contribuição

Palavras Chavediversidade cultural, contribuições econômicas, atividades maker, geografia, trabalho em equipe, feira cultural, pesquisa, comunidade, tradições, inovação, mercado de trabalho
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor ou TV para exibição de vídeos, Papéis coloridos, Canetinhas e lápis de cor, Materiais de artesanato (tesoura, cola, fita adesiva), Impressões de imagens e textos sobre diferentes culturas, Caixas de som para reprodução de músicas, Mesas e cadeiras para organização dos estandes, Cartolinas e cartazes, Livros e revistas sobre culturas diversas
Códigos BNCCEF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e objetiva para a aula, destacando a importância do desenvolvimento de habilidades práticas e a conexão com o mercado de trabalho. Ao identificar e analisar as contribuições culturais e econômicas de diferentes grupos, os alunos são incentivados a refletir sobre a diversidade em suas comunidades e a aplicarem esse conhecimento de maneira prática e relevante. Isso não só enriquece o aprendizado, mas também prepara os alunos para entenderem e valorizarem a diversidade no ambiente de trabalho futuramente.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as contribuições culturais de diferentes grupos em suas comunidades.

2. Reconhecer e analisar as marcas econômicas deixadas por esses grupos em seus lugares de vivência.

3. Desenvolver habilidades práticas e experimentais através de atividades maker relacionadas ao tema.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a diversidade cultural e econômica.
  2. Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema de forma envolvente, conectando-o com suas próprias experiências e despertando a curiosidade. Isso prepara o terreno para uma exploração mais profunda das contribuições culturais e econômicas, incentivando os alunos a observarem e valorizarem a diversidade em suas próprias comunidades.

Contextualização

A diversidade cultural e econômica de um lugar é como uma colcha de retalhos, formada por diferentes grupos que, ao longo do tempo, contribuíram para moldar a identidade daquela comunidade. Desde tradições, culinária, festividades até a arquitetura e os negócios locais, as marcas deixadas por imigrantes e nativos são visíveis em cada esquina. Compreender essas contribuições nos ajuda a valorizar a riqueza cultural e a dinâmica econômica presentes em nosso cotidiano.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que muitos dos produtos que consumimos diariamente têm raízes em diferentes culturas? Por exemplo, a pizza, que é tão popular no Brasil, tem origem italiana. No mercado de trabalho, essa diversidade se traduz em um ambiente mais inovador e criativo. Empresas que valorizam a diversidade cultural tendem a ser mais bem-sucedidas, pois aproveitam diferentes perspectivas para solucionar problemas e criar produtos que atendam a uma vasta gama de clientes.

Atividade Inicial

Exiba um vídeo curto que mostre a diversidade cultural e econômica de uma cidade conhecida, como São Paulo. Pergunta provocadora: 'Vocês conseguem identificar alguma tradição ou produto aqui na nossa comunidade que veio de outra cultura?'

Desenvolvimento

Duração: (60 - 65 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as contribuições culturais e econômicas de diferentes grupos em suas comunidades por meio de atividades práticas e reflexivas. Isso fortalece a compreensão teórica e prática do tema, desenvolvendo habilidades de pesquisa, apresentação e valorização da diversidade.

Tópicos a Abordar

  1. Contribuições culturais de diferentes grupos em suas comunidades.
  2. Marcas econômicas deixadas por esses grupos.
  3. Exemplos práticos de atividades maker relacionadas ao tema.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a diversidade cultural e econômica enriquece nossas vidas diárias. Pergunte-lhes como seria viver em um lugar sem essa diversidade. Incentive-os a pensar em exemplos específicos de contribuições culturais e econômicas que fazem parte de suas rotinas e como isso afeta positivamente suas vidas.

Mini Desafio

Criação de uma Feira Cultural

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por criar um estande representando um grupo cultural diferente que tenha contribuído para a comunidade local. Eles devem pesquisar sobre as tradições, comidas, músicas, danças e outros aspectos culturais do grupo escolhido e apresentar suas descobertas de forma criativa. Além disso, devem identificar e destacar as contribuições econômicas do grupo, como negócios ou produtos específicos.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 participantes.
  2. Cada grupo deve escolher um grupo cultural que tenha contribuído para a comunidade local.
  3. Oriente os alunos a pesquisarem sobre as tradições, comidas, músicas, danças e outros aspectos culturais do grupo escolhido.
  4. Peça para que cada grupo crie um estande que represente o seu grupo cultural, incluindo elementos visuais e auditivos.
  5. Incentive os alunos a destacarem as contribuições econômicas do grupo, como negócios ou produtos específicos.
  6. Organize a sala de aula como uma feira cultural, onde cada grupo pode apresentar seu estande para os colegas.
  7. Facilite uma visita guiada entre os estandes, permitindo que cada grupo explique suas descobertas aos demais.

Objetivo: Promover a compreensão prática das contribuições culturais e econômicas de diferentes grupos, incentivando a pesquisa, a criatividade e o trabalho em equipe.

Duração: (40 - 45 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três contribuições culturais e três contribuições econômicas de diferentes grupos em sua comunidade.
  2. Descreva como essas contribuições afetam positivamente a vida na comunidade.
  3. Desenhe um cartaz com imagens e palavras que representem as contribuições culturais e econômicas discutidas durante a aula.
  4. Escreva um pequeno parágrafo sobre a importância da diversidade cultural e econômica para a inovação e o mercado de trabalho.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam a relevância das contribuições culturais e econômicas em suas comunidades. Ao promover a reflexão e discussão, esta etapa visa reforçar a aplicação prática do conhecimento adquirido, preparando os alunos para valorizar e aplicar essa diversidade em suas vidas cotidianas e futuras carreiras.

Discussão

Inicie uma discussão com os alunos sobre o que eles aprenderam durante a aula. Pergunte sobre as descobertas mais interessantes que fizeram durante a criação da Feira Cultural e como essas contribuições culturais e econômicas afetam suas vidas diárias. Incentive-os a refletirem sobre o impacto da diversidade em suas comunidades e no mercado de trabalho. Facilite uma troca de ideias sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais e futuras.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, como as contribuições culturais e econômicas de diferentes grupos em suas comunidades. Destaque como as tradições, comidas, músicas, danças e negócios locais enriquecem a vida cotidiana e a dinâmica econômica. Reafirme a importância de valorizar a diversidade e como isso pode levar a um ambiente mais inovador e criativo.

Fechamento

Explique que a aula conectou a teoria à prática por meio da criação da Feira Cultural, onde os alunos puderam pesquisar, criar e apresentar suas descobertas. Ressalte a importância de reconhecer e valorizar as contribuições culturais e econômicas em suas comunidades, tanto no presente quanto no futuro. Encerre reforçando que a diversidade é um fator crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies