Entrar

Plano de aula de Pronomes: Pessoais Retos

Inglês

Original Teachy

Pronomes: Pessoais Retos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pronomes: Pessoais Retos

Palavras ChavePronomes pessoais retos, Inglês, Atividades interativas, Aplicação prática, Comunicação efetiva, Fluência em inglês, Contextualização, Jogos educativos, Feedback imediato, Dinâmicas de grupo
Materiais NecessáriosCartões coloridos com pronomes pessoais, Mural ou quadro grande, Fitas adesivas ou tachinhas, Folhas de papel para anotações, Marcadores ou canetas, Cartões escondidos com pronomes, Lista de características para personagens, Computador ou dispositivo para apresentações
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o conhecimento prévio dos alunos sobre os pronomes pessoais retos em inglês, essenciais para a construção de frases corretas e para a comunicação efetiva. Ao definir claramente os objetivos, os alunos serão melhor preparados para as atividades práticas, facilitando a aplicação do conhecimento em contextos reais e aumentando a confiança no uso da língua inglesa.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade de reconhecer e utilizar corretamente os pronomes pessoais retos em inglês (I, you, he, she, it, we, they).

2. Estimular o uso desses pronomes em contextos variados, reforçando a compreensão e a fluência no uso prático da língua inglesa.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula através de atividades interativas.
  2. Proporcionar feedback imediato nas atividades práticas para fortalecer o aprendizado e ajustar dificuldades individuais.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para engajar os alunos imediatamente, usando situações práticas que eles podem encontrar em seu cotidiano ou em experiências acadêmicas futuras. Ao contextualizar a relevância dos pronomes pessoais retos, os alunos podem perceber a aplicabilidade do conteúdo aprendido, aumentando seu interesse e motivação para aprender.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que imaginem que estão ajudando um amigo estrangeiro a se apresentar em inglês. Como eles usariam os pronomes pessoais para formar as frases corretamente?

2. Proponha uma atividade onde os alunos devem corrigir um texto curto que contém erros no uso dos pronomes pessoais, identificando e corrigindo as falhas.

Contextualização

Explique que o uso correto dos pronomes pessoais é crucial não apenas em conversas cotidianas, mas também em situações formais como entrevistas ou apresentações. Compartilhe uma curiosidade: em muitas línguas, os pronomes pessoais não são tão frequentemente usados como em inglês, o que pode ser um desafio para falantes não-nativos. Isso destaca a importância de dominar seu uso correto para evitar mal-entendidos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A fase de desenvolvimento tem como propósito principal proporcionar aos alunos uma aplicação prática e interativa do conhecimento sobre pronomes pessoais adquirido previamente. Através de atividades dinâmicas e contextuais, busca-se reforçar o entendimento e uso correto dos pronomes em diferentes situações, aumentando a confiança dos alunos e sua capacidade de aplicar o inglês de forma natural e eficiente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festa dos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reconhecer e aplicar corretamente os pronomes pessoais em um contexto narrativo, reforçando a compreensão e a associação com os sujeitos da ação.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de cartões coloridos com diversos pronomes pessoais. O desafio será montar um mural na sala, onde cada grupo deverá associar os pronomes aos personagens de uma história que será narrada pelo professor. À medida que a história é contada, os alunos devem escolher e colar o pronome correto no mural, representando o personagem que está executando a ação no momento.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões com os pronomes pessoais para cada grupo.

  • Inicie a narração da história, pausando em momentos chave para que os alunos escolham o pronome correto.

  • Os alunos devem colar o pronome no mural na posição correspondente ao personagem da história.

  • Ao final da história, revise o mural com toda a classe, discutindo as escolhas dos pronomes e corrigindo erros.

Atividade 2 - Caça aos Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de dedução e aplicação prática dos pronomes pessoais, reforçando o aprendizado através de um método interativo.

- Descrição: Nesta caça ao tesouro educativa, os alunos em grupos devem encontrar cartões escondidos pela sala que contêm pronomes pessoais. Cada cartão terá uma dica relacionada ao uso do pronome em uma frase. Os alunos precisam usar as dicas para decidir qual pronome se encaixa melhor na frase e coletar o máximo de cartões corretos possível. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas e explicará o uso dos pronomes coletados.

- Instruções:

  • Prepare a sala escondendo diversos cartões com pronomes pessoais.

  • Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo uma folha com frases que faltam pronomes.

  • Explique que eles devem encontrar os cartões e associar cada pronome à frase correspondente na folha.

  • Os alunos devem coletar os cartões e preencher as frases corretamente.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas frases completas e discute o uso dos pronomes.

Atividade 3 - Entrevista com Pronomes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a fluência no uso dos pronomes pessoais em situações de fala, aumentando a confiança dos alunos na construção de diálogos em inglês.

- Descrição: Os alunos irão simular uma entrevista onde devem utilizar corretamente os pronomes pessoais. Cada grupo receberá um personagem com características específicas e terá que formular e responder perguntas usando os pronomes pessoais corretos para falar sobre si mesmos e sobre os outros membros do grupo, como se fossem o personagem designado.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua um personagem a cada grupo.

  • Forneça uma lista de características e fatos sobre o personagem para cada grupo.

  • Os alunos devem criar perguntas e respostas para uma entrevista, utilizando os pronomes pessoais adequadamente.

  • Realize as entrevistas, com cada grupo apresentando seu personagem e interagindo com os demais.

  • Discuta as escolhas dos pronomes após cada apresentação.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos por meio da reflexão e da partilha de experiências. Ao discutirem em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e reafirmar o conhecimento adquirido, identificar pontos de confusão comuns e aprender com as perspectivas de seus colegas. Este feedback coletivo ajuda a reforçar a aprendizagem e a aumentar a confiança dos alunos na utilização dos pronomes pessoais em inglês.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os alunos das atividades realizadas e enfatizando a importância dos pronomes pessoais em diferentes contextos. Explique que este é um momento para compartilhar aprendizados, dúvidas e insights. Pergunte a cada grupo sobre as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas para superá-las. Encoraje os alunos a expressarem como se sentiram ao usar os pronomes pessoais corretamente.

Perguntas Chave

1. Quais pronomes pessoais vocês acharam mais fáceis ou difíceis de usar durante as atividades?

2. Como a correção dos pronomes nos murais e nas atividades afetou o entendimento das histórias ou das frases?

3. De que maneira vocês podem aplicar o que aprenderam sobre pronomes pessoais na vida diária?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que todos os alunos tenham compreendido os conceitos essenciais apresentados durante a aula, vinculando claramente a teoria à prática e destacando a relevância dos pronomes pessoais na comunicação diária. Este momento é crucial para solidificar o aprendizado e preparar os alunos para aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira confiante e competente.

Resumo

Na conclusão da aula, resuma os principais conteúdos abordados, recapitulando os pronomes pessoais retos em inglês: I, you, he, she, it, we, e they. Relembre as atividades realizadas, como a 'Festa dos Pronomes', 'Caça aos Pronomes', e a 'Entrevista com Pronomes', que ajudaram a reforçar o uso correto destes pronomes em diferentes contextos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula conectou a teoria com a prática, destacando a aplicação dos pronomes pessoais em atividades dinâmicas e interativas que simularam situações reais de uso. Isso permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em contextos práticos, melhorando a compreensão e a fluência no uso da língua inglesa.

Fechamento

Finalize destacando a importância dos pronomes pessoais no dia a dia. Enfatize como um entendimento claro desses elementos básicos da língua pode melhorar a comunicação em inglês em diversas situações, desde conversas informais até apresentações formais, essencial para a interação efetiva em um contexto global.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies