Entrar

Plano de aula de Comparação de Áreas de Objetos

Matemática

Original Teachy

'EF03MA21'

Comparação de Áreas de Objetos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Comparação de Áreas de Objetos

Palavras ChaveComparação de Áreas, Metodologia Digital, Aprendizado Ativo, Ferramentas Digitais, Ensino Colaborativo, Google Earth, Redes Sociais, Gamificação, Educação Matemática, 3º Ano do Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosComputadores ou celulares com acesso à internet, Google Earth, Aplicativos de medição digital (ex.: apps de régua, câmera com modo de medição), Ferramentas de apresentação digital (Google Slides, Padlet), Aplicativos de edição de vídeo (ex.: TikTok, Instagram), Plataformas de gamificação (Kahoot, Quizizz), Tela ou projetor para apresentações, Materiais de escrita (papel, canetas), Acesso a plataformas de redes sociais
Códigos BNCCEF03MA21: Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base sólida para o entendimento do conteúdo, garantindo que os alunos compreendam claramente os objetivos principais. Este início é crucial para motivá-los e engajá-los nas atividades práticas subsequentes, preparando-os para aplicar os conceitos de comparação de área de forma efetiva.

Objetivos principais:

1. Identificar visualmente a área de diferentes objetos.

2. Comparar e determinar qual objeto possui maior ou menor área entre vários apresentados.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise.
  2. Incentivar a cooperação e a troca de ideias entre os alunos através de discussões em grupo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base sólida para o entendimento do conteúdo, garantindo que os alunos compreendam claramente os objetivos principais. Este início é crucial para motivá-los e engajá-los nas atividades práticas subsequentes, preparando-os para aplicar os conceitos de comparação de área de forma efetiva.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula explicando brevemente aos alunos que hoje eles vão se aprofundar na comparação de áreas de diferentes objetos usando metodologias digitais. Peça a eles que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema. Eles podem procurar vídeos curtos, imagens ou informações em sites educativos. Permita que compartilhem o que encontraram com a turma, incentivando desde o início o uso de recursos digitais para enriquecer o aprendizado.

Reflexões Iniciais

1. O que é área e como podemos visualizá-la em objetos diferentes?

2. Por que é importante saber comparar a área de diferentes objetos?

3. Vocês encontraram alguma curiosidade sobre áreas de objetos que gostariam de compartilhar?

4. Como a comparação de áreas pode ser útil no nosso dia a dia?

5. Quais ferramentas digitais podemos usar para ajudar a calcular ou visualizar a área de objetos?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

O objetivo desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem os conceitos de comparação de áreas em contextos práticos e digitais, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo. Utilizando tecnologias modernas, os alunos se engajam em atividades que refletem a dinâmica da vida moderna, fortalecendo suas habilidades de observação, análise e comunicação através de métodos inovadores.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Exploradores de Áreas no Parque 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comparação de áreas utilizando ferramentas digitais de medição e promover o trabalho colaborativo e investigativo.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos para explorar um parque virtual no Google Earth, onde investigarão diferentes áreas de objetos como lagos, campos e playgrounds. Utilizando a ferramenta de medição do Google Earth, cada grupo deve calcular e comparar as áreas dos diferentes objetos encontrados.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar o Google Earth em um computador ou celular.

  • Escolha um parque conhecido ou interessante a ser explorado.

  • Utilize a ferramenta de medição para calcular a área de diferentes objetos (lagos, campos, playgrounds).

  • Anote as áreas encontradas e compare-as visualmente.

  • Cada grupo deve criar um relatório digital com capturas de tela e explicações das áreas comparadas, utilizando um aplicativo de apresentação ou ferramenta de colaboração online (ex.: Google Slides ou Padlet).

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma.

Atividade 2 - Influencers Digitais de Ciência 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e o domínio de ferramentas digitais, além de praticar a comunicação científica de forma acessível e envolvente.

- Descrição: Os alunos criarão conteúdos de redes sociais, como posts no Instagram ou vídeos curtos no TikTok, onde explicam a comparação de áreas de diferentes objetos do dia a dia. A atividade envolve gravar, editar e compartilhar conhecimento de forma prática e criativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve identificar objetos do dia a dia cujas áreas possam ser comparadas (mesas, livros, quadros).

  • Utilize aplicativos com ferramentas de medição digital (como apps de régua ou a câmera do celular com modo de medição) para calcular as áreas.

  • Crie conteúdo de rede social (post no Instagram, vídeo no TikTok) onde os alunos expliquem a comparação das áreas usando linguagem acessível e visual.

  • Use aplicativos de edição para adicionar elementos visuais e informações de comparação.

  • Compartilhe o conteúdo em uma plataforma específica criada para a turma (pode ser um grupo fechado no Instagram ou uma hashtag específica no TikTok).

  • Cada grupo deve visualizar e comentar nos posts/vídeos dos colegas.

Atividade 3 - Game de Áreas: Desafio dos Objetos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o aprendizado de comparação de áreas de forma divertida e interativa, utilizando a gamificação para estimular o engajamento dos alunos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos para participar de um jogo digital no estilo 'escape room', criado em uma plataforma de gamificação como o Kahoot ou Quizizz, onde resolverão desafios de comparação de áreas para avançar no jogo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma de gamificação escolhida (Kahoot, Quizizz), onde o jogo já foi previamente configurado.

  • O jogo consiste em diferentes níveis, cada um com desafios de comparação de áreas de objetos diversificados.

  • Os alunos devem responder às perguntas corretamente para desbloquear os próximos níveis do jogo.

  • Incentive a colaboração dentro dos grupos para resolver os desafios mais rapidamente.

  • Monitore o progresso dos grupos e ofereça dicas se necessário.

  • Ao final, revele os vencedores e faça uma breve discussão sobre as estratégias usadas e o aprendizado obtido.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram os conhecimentos. Ao compartilhar experiências, eles fortalecem o entendimento do conteúdo, desenvolvem habilidades de comunicação e recebem feedback construtivo que pode guiá-los em futuras atividades educativas.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para que compartilhem o que aprenderam ao realizar as experiências propostas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: 'Agora que todos vocês participaram das atividades práticas, vamos compartilhar nossas descobertas e aprendizados. Gostaria que cada grupo apresentasse um resumo breve do que foi feito, o que aprenderam e as principais conclusões.'
  2. Apresentação dos Grupos: Permita que cada grupo tenha de 3 a 5 minutos para apresentar suas descobertas.
  3. Perguntas e Reflexões: Após cada apresentação, abra para perguntas do restante da turma. Incentive a curiosidade e o aprofundamento dos pontos apresentados.
  4. Resumo Final: Finalize a discussão destacando os pontos comuns e as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos.

Reflexões

1. O que vocês descobriram sobre a comparação de áreas que não sabiam antes? 2. Como as ferramentas digitais ajudaram ou dificultaram a realização das atividades? 3. De que forma a comparação de áreas pode ser aplicada em situações do nosso dia a dia?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros colegas do grupo. Oriente a turma da seguinte maneira para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Contexto e Propósito: 'A finalidade do feedback é ajudar nossos colegas a melhorar e reconhecer os pontos fortes. Vamos dar feedback respeitoso e positivo.'
  2. Modelo de Feedback: Diga aos alunos para usarem o modelo 'Ponto Forte - Ponto a Melhorar - Sugestão'.
  3. Exemplo: 'Por exemplo, você explicou de forma muito clara a comparação das áreas (Ponto Forte); na próxima vez, tente usar mais gráficos para ilustrar (Ponto a Melhorar); você poderia usar o PowerPoint para adicionar gráficos facilmente (Sugestão).'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão: A finalidade desta etapa do plano de aula é solidificar o conhecimento adquirido durante as atividades e conectar o conteúdo com situações reais do cotidiano dos alunos. Proporcionar uma reflexão final ajuda a consolidar o aprendizado e reforça a relevância do tema, além de motivar os alunos a aplicarem esses conhecimentos fora da sala de aula.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que você é um detetive de áreas! Hoje, exploramos desde parques virtuais com o Google Earth até criarmos conteúdos incríveis para redes sociais explicando como comparar áreas de objetos diferentes. Também embarcamos em um jogo estilo 'escape room' onde só quem soube medir e comparar áreas conseguiu avançar. Foi uma verdadeira caça ao tesouro das áreas! ️‍♂️

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No mundo moderno, saber comparar áreas é fundamental em várias profissões e tarefas do dia a dia, como planejar um espaço no Minecraft, desenhar seu próprio parque no The Sims ou até mesmo na hora de organizar seus móveis em casa usando aplicativos de design. A tecnologia facilita essas comparações e torna o aprendizado muito mais interativo e divertido.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Saber comparar áreas pode te ajudar desde organizar uma festa em casa, garantindo que todos os móveis e decorações caibam perfeitamente, até em escolhas profissionais futuras, como arquitetura, engenharia e design. Ferramentas digitais simplificam isso, tornando o processo muito mais acessível.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies