Plano de Aula | Metodologia Teachy | Comparação de Áreas de Objetos
Palavras Chave | Comparação de Áreas, Metodologia Digital, Aprendizado Ativo, Ferramentas Digitais, Ensino Colaborativo, Google Earth, Redes Sociais, Gamificação, Educação Matemática, 3º Ano do Ensino Fundamental |
Materiais Necessários | Computadores ou celulares com acesso à internet, Google Earth, Aplicativos de medição digital (ex.: apps de régua, câmera com modo de medição), Ferramentas de apresentação digital (Google Slides, Padlet), Aplicativos de edição de vídeo (ex.: TikTok, Instagram), Plataformas de gamificação (Kahoot, Quizizz), Tela ou projetor para apresentações, Materiais de escrita (papel, canetas), Acesso a plataformas de redes sociais |
Códigos BNCC | EF03MA21: Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base sólida para o entendimento do conteúdo, garantindo que os alunos compreendam claramente os objetivos principais. Este início é crucial para motivá-los e engajá-los nas atividades práticas subsequentes, preparando-os para aplicar os conceitos de comparação de área de forma efetiva.
Objetivos principais:
1. Identificar visualmente a área de diferentes objetos.
2. Comparar e determinar qual objeto possui maior ou menor área entre vários apresentados.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de observação e análise.
- Incentivar a cooperação e a troca de ideias entre os alunos através de discussões em grupo.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base sólida para o entendimento do conteúdo, garantindo que os alunos compreendam claramente os objetivos principais. Este início é crucial para motivá-los e engajá-los nas atividades práticas subsequentes, preparando-os para aplicar os conceitos de comparação de área de forma efetiva.
Aquecendo
Aquecimento: Inicie a aula explicando brevemente aos alunos que hoje eles vão se aprofundar na comparação de áreas de diferentes objetos usando metodologias digitais. Peça a eles que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema. Eles podem procurar vídeos curtos, imagens ou informações em sites educativos. Permita que compartilhem o que encontraram com a turma, incentivando desde o início o uso de recursos digitais para enriquecer o aprendizado.
Reflexões Iniciais
1. O que é área e como podemos visualizá-la em objetos diferentes?
2. Por que é importante saber comparar a área de diferentes objetos?
3. Vocês encontraram alguma curiosidade sobre áreas de objetos que gostariam de compartilhar?
4. Como a comparação de áreas pode ser útil no nosso dia a dia?
5. Quais ferramentas digitais podemos usar para ajudar a calcular ou visualizar a área de objetos?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
O objetivo desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem os conceitos de comparação de áreas em contextos práticos e digitais, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo. Utilizando tecnologias modernas, os alunos se engajam em atividades que refletem a dinâmica da vida moderna, fortalecendo suas habilidades de observação, análise e comunicação através de métodos inovadores.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Exploradores de Áreas no Parque
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de comparação de áreas utilizando ferramentas digitais de medição e promover o trabalho colaborativo e investigativo.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos para explorar um parque virtual no Google Earth, onde investigarão diferentes áreas de objetos como lagos, campos e playgrounds. Utilizando a ferramenta de medição do Google Earth, cada grupo deve calcular e comparar as áreas dos diferentes objetos encontrados.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve acessar o Google Earth em um computador ou celular.
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Escolha um parque conhecido ou interessante a ser explorado.
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Utilize a ferramenta de medição para calcular a área de diferentes objetos (lagos, campos, playgrounds).
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Anote as áreas encontradas e compare-as visualmente.
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Cada grupo deve criar um relatório digital com capturas de tela e explicações das áreas comparadas, utilizando um aplicativo de apresentação ou ferramenta de colaboração online (ex.: Google Slides ou Padlet).
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Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma.
Atividade 2 - Influencers Digitais de Ciência
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e o domínio de ferramentas digitais, além de praticar a comunicação científica de forma acessível e envolvente.
- Descrição: Os alunos criarão conteúdos de redes sociais, como posts no Instagram ou vídeos curtos no TikTok, onde explicam a comparação de áreas de diferentes objetos do dia a dia. A atividade envolve gravar, editar e compartilhar conhecimento de forma prática e criativa.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve identificar objetos do dia a dia cujas áreas possam ser comparadas (mesas, livros, quadros).
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Utilize aplicativos com ferramentas de medição digital (como apps de régua ou a câmera do celular com modo de medição) para calcular as áreas.
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Crie conteúdo de rede social (post no Instagram, vídeo no TikTok) onde os alunos expliquem a comparação das áreas usando linguagem acessível e visual.
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Use aplicativos de edição para adicionar elementos visuais e informações de comparação.
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Compartilhe o conteúdo em uma plataforma específica criada para a turma (pode ser um grupo fechado no Instagram ou uma hashtag específica no TikTok).
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Cada grupo deve visualizar e comentar nos posts/vídeos dos colegas.
Atividade 3 - Game de Áreas: Desafio dos Objetos
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover o aprendizado de comparação de áreas de forma divertida e interativa, utilizando a gamificação para estimular o engajamento dos alunos.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos para participar de um jogo digital no estilo 'escape room', criado em uma plataforma de gamificação como o Kahoot ou Quizizz, onde resolverão desafios de comparação de áreas para avançar no jogo.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve acessar a plataforma de gamificação escolhida (Kahoot, Quizizz), onde o jogo já foi previamente configurado.
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O jogo consiste em diferentes níveis, cada um com desafios de comparação de áreas de objetos diversificados.
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Os alunos devem responder às perguntas corretamente para desbloquear os próximos níveis do jogo.
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Incentive a colaboração dentro dos grupos para resolver os desafios mais rapidamente.
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Monitore o progresso dos grupos e ofereça dicas se necessário.
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Ao final, revele os vencedores e faça uma breve discussão sobre as estratégias usadas e o aprendizado obtido.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram os conhecimentos. Ao compartilhar experiências, eles fortalecem o entendimento do conteúdo, desenvolvem habilidades de comunicação e recebem feedback construtivo que pode guiá-los em futuras atividades educativas.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para que compartilhem o que aprenderam ao realizar as experiências propostas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução: 'Agora que todos vocês participaram das atividades práticas, vamos compartilhar nossas descobertas e aprendizados. Gostaria que cada grupo apresentasse um resumo breve do que foi feito, o que aprenderam e as principais conclusões.'
- Apresentação dos Grupos: Permita que cada grupo tenha de 3 a 5 minutos para apresentar suas descobertas.
- Perguntas e Reflexões: Após cada apresentação, abra para perguntas do restante da turma. Incentive a curiosidade e o aprofundamento dos pontos apresentados.
- Resumo Final: Finalize a discussão destacando os pontos comuns e as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos.
Reflexões
1. O que vocês descobriram sobre a comparação de áreas que não sabiam antes? 2. Como as ferramentas digitais ajudaram ou dificultaram a realização das atividades? 3. De que forma a comparação de áreas pode ser aplicada em situações do nosso dia a dia?
Feedback 360°
Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros colegas do grupo. Oriente a turma da seguinte maneira para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:
- Contexto e Propósito: 'A finalidade do feedback é ajudar nossos colegas a melhorar e reconhecer os pontos fortes. Vamos dar feedback respeitoso e positivo.'
- Modelo de Feedback: Diga aos alunos para usarem o modelo 'Ponto Forte - Ponto a Melhorar - Sugestão'.
- Exemplo: 'Por exemplo, você explicou de forma muito clara a comparação das áreas (Ponto Forte); na próxima vez, tente usar mais gráficos para ilustrar (Ponto a Melhorar); você poderia usar o PowerPoint para adicionar gráficos facilmente (Sugestão).'
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade da Conclusão: A finalidade desta etapa do plano de aula é solidificar o conhecimento adquirido durante as atividades e conectar o conteúdo com situações reais do cotidiano dos alunos. Proporcionar uma reflexão final ajuda a consolidar o aprendizado e reforça a relevância do tema, além de motivar os alunos a aplicarem esses conhecimentos fora da sala de aula.
Resumo
Resumo Divertido: Imagine que você é um detetive de áreas! Hoje, exploramos desde parques virtuais com o Google Earth até criarmos conteúdos incríveis para redes sociais explicando como comparar áreas de objetos diferentes. Também embarcamos em um jogo estilo 'escape room' onde só quem soube medir e comparar áreas conseguiu avançar. Foi uma verdadeira caça ao tesouro das áreas! ️♂️
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: No mundo moderno, saber comparar áreas é fundamental em várias profissões e tarefas do dia a dia, como planejar um espaço no Minecraft, desenhar seu próprio parque no The Sims ou até mesmo na hora de organizar seus móveis em casa usando aplicativos de design. A tecnologia facilita essas comparações e torna o aprendizado muito mais interativo e divertido.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia: Saber comparar áreas pode te ajudar desde organizar uma festa em casa, garantindo que todos os móveis e decorações caibam perfeitamente, até em escolhas profissionais futuras, como arquitetura, engenharia e design. Ferramentas digitais simplificam isso, tornando o processo muito mais acessível.