Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Matemática

Original Teachy

'EF03MA17'

Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Palavras ChaveUnidades de Medida, Comprimento, Tempo, Metro, Centímetro, Milímetro, Hora, Minuto, Segundo, Régua, Fita Métrica, Relógio, Cronômetro, Conversão de Unidades, Medição
Materiais NecessáriosRégua, Fita Métrica, Relógio de Parede, Relógio de Pulso, Cronômetro, Quadro Branco, Marcadores, Papel, Lápis
Códigos BNCCEF03MA17: Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.; EF03MA18: Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.; EF03MA19: Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada sobre os objetivos específicos da aula, para que os alunos compreendam a importância das unidades de medida de comprimento e tempo, bem como a utilidade prática dos instrumentos de medição. Isso estabelece a base para um entendimento mais profundo e aplicação desses conceitos em situações cotidianas e futuras lições de matemática.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e nomear as principais unidades de medida de comprimento (metro, centímetro, milímetro) e tempo (hora, minuto, segundo).

2. Identificar e descrever os instrumentos comuns usados para medir comprimento (régua, fita métrica) e tempo (relógio, cronômetro).

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir o tema de forma interessante e significativa, conectando os conceitos de medida de comprimento e tempo com experiências e conhecimentos prévios dos alunos. Isso ajuda a captar a atenção e motivação dos alunos, preparando-os para a aprendizagem mais detalhada que virá a seguir.

Contexto

Para começar a aula, explique aos alunos que as medidas de comprimento e tempo são fundamentais em nosso dia a dia. Pergunte a eles como saberiam a distância entre a escola e suas casas, ou como saberiam quanto tempo leva para fazer uma atividade. Diga que, da mesma maneira que usamos palavras para nos comunicar, usamos unidades de medida para quantificar o mundo ao nosso redor.

Curiosidades

Sabia que o metro foi originalmente definido como um décimo milionésimo da distância do equador ao Polo Norte? E que os relógios atômicos medem o tempo com tanta precisão que atrasam apenas um segundo a cada milhões de anos? Essas unidades de medida são essenciais para muitas coisas, desde construir uma casa até explorar o espaço!

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão detalhada e prática das unidades de medida de comprimento e tempo, bem como dos instrumentos usados para realizar essas medições. Ao abordar cada tópico de forma expositiva e prática, os alunos serão capazes de reconhecer e utilizar corretamente essas unidades e instrumentos em diversas situações, consolidando seu entendimento através de exemplos concretos e resolução de problemas.

Tópicos Abordados

1. Unidades de Medida de Comprimento: Explique que as principais unidades de medida de comprimento são o metro (m), o centímetro (cm) e o milímetro (mm). Detalhe que: 1 metro = 100 centímetros e 1 centímetro = 10 milímetros. Use exemplos visuais, como uma régua e uma fita métrica, para ilustrar estas unidades. 2. Instrumentos de Medição de Comprimento: Mostre uma régua e uma fita métrica, explicando como cada uma é usada. Destaque que a régua é útil para medir pequenos objetos, enquanto a fita métrica é mais adequada para medir distâncias maiores. 3. Unidades de Medida de Tempo: Explique que as principais unidades de medida de tempo são a hora (h), o minuto (min) e o segundo (s). Detalhe que: 1 hora = 60 minutos e 1 minuto = 60 segundos. Use exemplos do cotidiano, como a duração de uma aula ou o tempo de um recreio, para contextualizar essas unidades. 4. Instrumentos de Medição de Tempo: Mostre um relógio de parede, um relógio de pulso e um cronômetro. Explique como cada um é usado para medir o tempo, destacando que o cronômetro é usado para medir intervalos de tempo curtos com precisão. 5. Conversão entre Unidades: Demonstre como converter entre diferentes unidades de medida de comprimento e tempo. Por exemplo, mostre como converter metros para centímetros e horas para minutos, usando exemplos práticos e resolvendo problemas no quadro para ilustrar o processo.

Questões para Sala de Aula

1. Quantos centímetros há em 3 metros? 2. Se uma aula dura 45 minutos, quantos segundos isso representa? 3. Use uma fita métrica para medir a altura da porta da sala de aula em metros e centímetros.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos compreendam claramente as conversões entre unidades de medida de comprimento e tempo, bem como a utilização dos instrumentos de medição. A discussão detalhada das respostas e o engajamento dos alunos através de perguntas reflexivas ajudam a reforçar a aprendizagem e a esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão

  • Quantos centímetros há em 3 metros?

Explique que para converter metros em centímetros, utilizamos a relação de que 1 metro = 100 centímetros. Portanto, 3 metros equivalem a 3 x 100 = 300 centímetros. Esse cálculo simples é fundamental para compreender a conversão entre diferentes unidades de comprimento.

  • Se uma aula dura 45 minutos, quantos segundos isso representa?

Para converter minutos em segundos, utilizamos a relação de que 1 minuto = 60 segundos. Assim, 45 minutos equivalem a 45 x 60 = 2700 segundos. Este tipo de conversão é frequentemente usado para entender a duração de eventos em uma escala mais detalhada.

  • Use uma fita métrica para medir a altura da porta da sala de aula em metros e centímetros.

Demonstre como utilizar a fita métrica corretamente, começando do zero e estendendo-a até o topo da porta. Suponha que a medida seja de 2 metros e 15 centímetros. Explique que isso pode ser escrito como 2,15 metros ou 215 centímetros. Destaque a importância da precisão na medição e no registro das unidades.

Engajamento dos Alunos

1.Quantos milímetros há em 5 centímetros?

Sugira que os alunos utilizem a relação de que 1 centímetro = 10 milímetros para resolver a questão. 2.Quanto tempo em minutos dura uma atividade de 2 horas?

Peça aos alunos que utilizem a relação de que 1 hora = 60 minutos para fazer a conversão. 3.Qual a diferença entre utilizar uma régua e uma fita métrica?

Incentive os alunos a discutir as vantagens e desvantagens de cada instrumento, considerando a precisão e a praticidade para diferentes tipos de medições.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar os principais conteúdos abordados na aula, reforçando a compreensão dos alunos. Além disso, a conexão com a prática e a relevância do tema são destacadas, ajudando os alunos a reconhecer a importância do conhecimento adquirido para suas vidas diárias.

Resumo

  • As principais unidades de medida de comprimento são metro (m), centímetro (cm) e milímetro (mm).
  • As principais unidades de medida de tempo são hora (h), minuto (min) e segundo (s).
  • Os instrumentos comuns usados para medir comprimento são a régua e a fita métrica.
  • Os instrumentos comuns usados para medir tempo são o relógio de parede, o relógio de pulso e o cronômetro.
  • A conversão entre unidades de comprimento e tempo é essencial para entender e aplicar essas medidas corretamente.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos visuais e práticos, como a demonstração de instrumentos de medição e a realização de atividades de conversão de unidades. Isso permitiu aos alunos visualizar e aplicar os conceitos aprendidos em situações reais, tornando a aprendizagem mais significativa e concreta.

O tema apresentado é de extrema importância para o dia a dia dos alunos, pois as unidades de medida de comprimento e tempo são usadas em diversas atividades cotidianas, como medir a altura de um objeto ou calcular o tempo de uma tarefa. Conhecer e utilizar corretamente essas unidades facilita a comunicação precisa e eficiente, além de desenvolver habilidades essenciais para a vida prática e acadêmica.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies