Entrar

Plano de aula de Divisão de Naturais

Matemática

Original Teachy

'EF03MA08'

Divisão de Naturais

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Divisão de Naturais

Palavras ChaveDivisão de números naturais, Quociente, Resto, Divisor, Dividendo, Habilidades práticas, Aplicação no mercado de trabalho, Resolução de problemas, Atividades maker, Colaboração em grupo, Recursos justos
Materiais NecessáriosBlocos de construção (Lego ou similar), Vídeo curto sobre divisão (2-3 minutos), Lápis, Borracha, Quadro branco e marcadores, Folhas de papel, Balas (ou outro tipo de doce para exemplos práticos), Maçãs (ou frutas similares para exemplos práticos), Brinquedos (para exemplos práticos)
Códigos BNCCEF03MA08: Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.; EF03MA10: Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais da divisão de números naturais, desenvolvendo habilidades práticas essenciais. Este entendimento é crucial não só para o progresso acadêmico, mas também para a aplicação em situações do dia a dia e em contextos futuros no mercado de trabalho, onde a habilidade de resolver problemas matemáticos básicos é frequentemente necessária.

Objetivos principais:

1. Compreender os conceitos básicos da divisão de números naturais até 10, incluindo a possibilidade de restos.

2. Identificar e nomear corretamente as partes de uma divisão: quociente, resto, divisor e dividendo.

Objetivos secundários:

  1. Iniciar a familiarização com a terminologia matemática específica da divisão.
  2. Estimular o pensamento lógico e a resolução de problemas através de exemplos práticos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais da divisão de números naturais, desenvolvendo habilidades práticas essenciais. Este entendimento é crucial não só para o progresso acadêmico, mas também para a aplicação em situações do dia a dia e em contextos futuros no mercado de trabalho, onde a habilidade de resolver problemas matemáticos básicos é frequentemente necessária.

Contextualização

A divisão é uma das operações matemáticas fundamentais que usamos no nosso dia a dia. Seja ao dividir um bolo igualmente entre amigos, calcular a média de notas em uma disciplina ou até mesmo dividir tarefas entre membros de uma equipe, a divisão está presente em diversas situações cotidianas. Compreender como funciona a divisão nos ajuda a resolver problemas de maneira eficiente e justa.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a divisão é uma ferramenta essencial no mercado de trabalho? Por exemplo, em profissões como engenharia, contabilidade e gestão, a divisão é usada para calcular proporções, distribuir recursos e analisar dados. Além disso, saber dividir corretamente é fundamental para programadores que desenvolvem algoritmos e para profissionais de logística que planejam a distribuição de produtos.

Atividade Inicial

Pergunta provocadora: "O que acontece quando tentamos dividir algo de forma desigual?" Exiba um vídeo curto (2-3 minutos) que mostre situações em que a divisão é aplicada de forma prática, como a divisão de um prêmio em um jogo ou a distribuição de alimentos em uma refeição comunitária.

Desenvolvimento

Duração: 40 - 45 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos possam aplicar os conceitos de divisão de números naturais em situações práticas. As atividades propostas promovem a compreensão teórica e prática da divisão, incentivando o trabalho em grupo e a resolução de problemas. Além disso, os exercícios de fixação ajudam a consolidar o entendimento dos alunos sobre a divisão com e sem resto.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de divisão de números naturais até 10
  2. Identificação das partes da divisão: quociente, resto, divisor e dividendo
  3. Divisão com e sem resto

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a divisão está presente em suas vidas cotidianas e como ela pode ser usada para resolver problemas de maneira justa e eficiente. Pergunte como a divisão pode ser útil em situações práticas, como compartilhar brinquedos, repartir alimentos ou distribuir tarefas. Incentive-os a pensar em exemplos concretos onde a divisão facilita a organização e a equidade.

Mini Desafio

Dividindo para Construir

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão uma quantidade de blocos de construção (Lego ou similar). Cada grupo terá a tarefa de construir um objeto específico (uma torre, uma ponte, etc.), dividindo os blocos igualmente entre os membros do grupo. Se houver blocos restantes, eles devem decidir como utilizá-los.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas.
  2. Distribua uma quantidade igual de blocos de construção para cada grupo.
  3. Explique que cada grupo deve construir um objeto específico (ex.: uma torre) usando os blocos de forma igualitária.
  4. Incentive os grupos a discutirem e planejarem como dividir os blocos para que todos possam participar da construção.
  5. Se houver blocos restantes, peça aos alunos que decidam juntos como utilizá-los.
  6. Após a construção, cada grupo deve apresentar seu objeto e explicar como dividiram os blocos.

Objetivo: Promover a compreensão prática da divisão e a colaboração em grupo, reforçando a importância de dividir recursos de forma justa.

Duração: 20 - 25 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Divida 10 balas igualmente entre 2 amigos. Quantas balas cada um receberá? Há alguma bala restante?
  2. Se você tem 9 lápis e quer dividir igualmente entre 3 colegas, quantos lápis cada um receberá? Há algum lápis restante?
  3. Divida 8 maçãs igualmente entre 4 pessoas. Quantas maçãs cada uma receberá? Há alguma maçã restante?
  4. Você tem 7 brinquedos e quer dividir igualmente entre 2 amigos. Quantos brinquedos cada um receberá? Há algum brinquedo restante?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos consolidem o aprendizado sobre a divisão de números naturais, fazendo a conexão entre teoria e prática. A recapitulação e a discussão promovem a reflexão sobre a importância do tema e incentivam os alunos a aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais, reforçando a relevância da matemática no dia a dia e no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão com os alunos sobre como a divisão foi aplicada durante a aula. Pergunte aos alunos como a atividade de construção com blocos os ajudou a entender a divisão. Incentive-os a refletirem sobre os desafios que encontraram e como resolveram esses problemas. Pergunte como eles acham que a habilidade de dividir números pode ser útil em suas vidas diárias e em futuras profissões. Reforce a importância da colaboração e da divisão justa dos recursos.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados na aula, incluindo os conceitos básicos da divisão de números naturais até 10, a identificação das partes da divisão (quociente, resto, divisor e dividendo) e a prática da divisão com e sem resto. Explique como a teoria foi aplicada na prática através das atividades propostas e como essas atividades ajudam a solidificar o entendimento dos conceitos matemáticos.

Fechamento

Finalize a aula destacando a importância da divisão na resolução de problemas do dia a dia, como dividir alimentos, brinquedos ou tarefas. Explique que a compreensão da divisão é uma habilidade fundamental que será útil em diversas situações, tanto na vida cotidiana quanto no mercado de trabalho. Agradeça aos alunos pela participação ativa e incentive-os a continuar praticando a divisão em casa e em situações práticas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies