Entrar

Plano de aula de Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Português

Original Teachy

'EF35LP21'

Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos dos alunos por meio de relatos de observações e pesquisas. Os alunos serão capazes de ler e entender textos que descrevem observações e pesquisas, e poderão identificar as informações principais e secundárias em um texto.
  2. Promover a habilidade de escrita dos alunos através da produção de relatos de observações e pesquisas. Os alunos serão orientados a escrever relatos que descrevam suas próprias observações e pesquisas, utilizando a estrutura de um texto descritivo.
  3. Fomentar a capacidade de expressão oral dos alunos, incentivando-os a compartilhar suas observações e pesquisas com a turma. Os alunos serão encorajados a falar sobre suas descobertas de maneira clara e organizada, utilizando a linguagem apropriada para a idade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor irá começar a aula relembrando os alunos sobre a importância da leitura e da escrita. Serão apresentados exemplos de como essas habilidades são usadas no dia a dia, como ao ler um livro, uma receita, ou ao escrever uma carta ou um bilhete. Será reforçado que a leitura e a escrita nos ajudam a aprender coisas novas e a nos comunicar com outras pessoas.

  2. Situações Problema:

    • Primeira Situação: O professor irá perguntar aos alunos se eles já tentaram explicar para alguém sobre algo que viram ou descobriram. Por exemplo, uma visita ao parque, uma viagem, ou uma experiência na escola. O professor irá enfatizar que, para explicar algo, precisamos observar, pensar e organizar nossas ideias.
    • Segunda Situação: O professor irá mostrar duas imagens: uma de um jardim cheio de flores e outra de um jardim vazio. O professor irá perguntar aos alunos o que eles acham que aconteceu no segundo jardim, e por quê. O objetivo é despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar em possíveis explicações.
  3. Contextualização: O professor irá explicar que, assim como na segunda situação problema, muitas vezes na vida real precisamos fazer observações e pesquisas para entender o que está acontecendo ao nosso redor. Por exemplo, quando os cientistas fazem pesquisas para descobrir como as coisas funcionam, ou quando os jornalistas fazem reportagens para nos contar sobre o mundo. O professor irá propor que os alunos se tornem "pequenos cientistas" e "pequenos jornalistas", fazendo suas próprias observações e pesquisas e escrevendo relatos sobre elas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Olho de Lince":

    • O professor irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribuir para cada grupo uma caixa contendo uma variedade de objetos pequenos. Esses objetos devem ser diferentes entre si, mas não tão complexos a ponto de dificultar a observação dos alunos.

    • Cada grupo receberá uma folha em branco e deverá, sem retirar os objetos da caixa, observar e descrever detalhadamente cada item, anotando suas observações na folha. As descrições devem incluir características físicas, cores, formas, texturas, etc.

    • Após terminarem as descrições, os grupos irão compartilhar suas observações com a turma. O professor irá enfatizar a importância de todas as ideias e observações, e que cada pessoa pode notar coisas diferentes.

  2. Atividade "Jornal da Turma":

    • O professor irá propor que os alunos se tornem "repórteres" do "Jornal da Turma", onde eles irão registrar observações e pesquisas sobre um determinado tema. Para isso, cada grupo receberá um envelope contendo perguntas relacionadas ao tema (por exemplo, "O que acontece na escola no horário do recreio?").

    • O grupo terá um tempo para discutir e planejar como irão realizar suas observações e pesquisas. Eles podem decidir observar o recreio de diferentes turmas, entrevistar os professores, ou até mesmo fazer um pequeno experimento (por exemplo, contar quantos alunos usam tênis e quantos usam sandálias).

    • Após a realização das observações e pesquisas, os alunos irão escrever um relato em grupo para o "Jornal da Turma", descrevendo o que observaram e o que descobriram. O professor irá auxiliar os grupos a organizar suas ideias e a estruturar o texto.

    • Por fim, cada grupo irá apresentar seu relato para a turma, praticando assim a habilidade de expressão oral.

  3. Atividade "Detetives da Natureza":

    • O professor irá propor que os alunos sejam "detetives da natureza", fazendo observações e pesquisas sobre a vida ao redor da escola. Cada grupo receberá uma lupa e uma folha com perguntas e desafios relacionados à natureza (por exemplo, "Quantos tipos de insetos você consegue encontrar?").

    • Os grupos terão um tempo para explorar o ambiente escolar, observar e registrar suas descobertas. O professor irá circular pela área, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas.

    • Após a atividade de campo, os grupos irão compartilhar suas descobertas com a turma, reforçando a importância de respeitar e valorizar a natureza.

Lembrando que estas são sugestões de atividades e o professor pode escolher a que melhor se adequar à sua turma. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de realizar observações e pesquisas, e de expressar suas descobertas de maneira clara e organizada, seja por meio da escrita ou da fala.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor irá reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas observações, pesquisas e relatos com a turma. O professor irá incentivar os alunos a fazer perguntas e a comentar sobre as descobertas dos colegas, promovendo a interação e o respeito mútuo.

    • Durante a discussão, o professor irá reforçar os conceitos aprendidos, como a importância da observação, da pesquisa e da organização das ideias. Também será ressaltada a necessidade de respeitar as opiniões e as observações dos outros, mesmo que sejam diferentes das nossas.

  2. Conexão com a Teoria:

    • O professor irá explicar como as atividades práticas se conectam com a teoria. Por exemplo, na atividade "Olho de Lince", os alunos praticaram a habilidade de observação, que é fundamental para a leitura e a escrita. Na atividade "Jornal da Turma", os alunos puderam aplicar o que aprenderam sobre a estrutura de um texto descritivo. Já na atividade "Detetives da Natureza", os alunos exercitaram a curiosidade e o respeito pela natureza, valores importantes para a formação do leitor.

    • O professor também pode apresentar exemplos de como a observação e a pesquisa são usadas na vida real, como na ciência, no jornalismo, na história, entre outras áreas.

  3. Reflexão Final:

    • Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Serão feitas duas perguntas simples para guiá-los na reflexão:

      1. "O que você descobriu hoje sobre a importância da leitura e da escrita?"

      2. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?"

    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre as perguntas e, em seguida, quem quiser poderá compartilhar suas respostas com a turma. O professor irá valorizar todas as respostas, reforçando que o aprendizado é um processo individual e que cada um tem o seu ritmo.

Este retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitir que os alunos façam conexões entre a teoria e a prática, e refletir sobre como o que aprenderam pode ser aplicado em suas vidas. Além disso, promove a interação entre os alunos e a valorização das diferentes habilidades e perspectivas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula:

    • O professor irá recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Será reforçado o conceito de que a leitura e a escrita são habilidades essenciais para a nossa vida, pois nos ajudam a aprender, a comunicar e a entender o mundo ao nosso redor.

    • O professor irá lembrar os alunos das atividades práticas realizadas, como o "Olho de Lince", o "Jornal da Turma" e os "Detetives da Natureza". Será ressaltado como essas atividades permitiram que os alunos aplicassem na prática o que aprenderam sobre observação, pesquisa, escrita e expressão oral.

  2. Conexão da Teoria com a Prática:

    • O professor irá explicar novamente como as atividades práticas se conectam com a teoria. Será reforçado que a observação e a pesquisa são habilidades fundamentais para a leitura e a escrita, e que a organização das ideias é essencial para a produção de um texto coeso e claro.

    • Também será enfatizado como a curiosidade, a criatividade e o respeito pela natureza, valores trabalhados nas atividades, são importantes para o desenvolvimento do leitor.

  3. Materiais Extras:

    • O professor irá sugerir materiais extras para os alunos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Pode ser recomendado a leitura de livros infantis que abordem o tema da observação e da pesquisa, como "A Árvore Generosa" de Shel Silverstein ou "O Menino que Observava as Estrelas" de Ana Beatriz Brandão.

    • Além disso, o professor pode indicar sites educativos, jogos interativos ou vídeos educativos que incentivem a observação, a pesquisa e a expressão oral, como o site "Ciência em Casa" ou o canal "Mundo Bita" no YouTube.

  4. Importância do Assunto:

    • Por fim, o professor irá ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Será explicado que a habilidade de observar e de se expressar de forma clara e organizada são importantes em todas as áreas da vida, seja na escola, em casa, com os amigos, ou no futuro, no trabalho.

    • Também será lembrado que, ao observar e pesquisar, os alunos estão exercitando a sua curiosidade e a sua capacidade de questionar o mundo ao seu redor, o que é fundamental para o seu desenvolvimento como cidadãos críticos e ativos.

Esta conclusão serve para consolidar o aprendizado, estimular a curiosidade e a vontade de aprender dos alunos, e mostrar a relevância do que foi aprendido para a vida cotidiana. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor está incentivando o estudo autônomo e o interesse pelo tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies