Plano de Aula | Metodologia Teachy | Monossílabas, Dissílabas, Trissílabas e Polissílabas
Palavras Chave | Metodologia Digital, Protagonismo do aluno, Palavras, Monossílabas, Dissílabas, Trissílabas, Polissílabas, Redes Sociais, Edição de Vídeos, Caça ao Tesouro Digital, Colaboração, Feedback, Aprendizado Ativo |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (ex: Instagram, TikTok), Aplicativos de edição de vídeo (ex: Kinemaster), Computadores com acesso à internet, Plataforma digital para compartilhamento (ex: Google Classroom, Google Drive, YouTube), Documentos compartilhados online (ex: Google Docs) |
Códigos BNCC | EF03LP05: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é apresentar claramente aos alunos quais são os objetivos de aprendizado relacionados ao tema da aula e alinhar as expectativas. Isso garantirá que os alunos compreendam a importância do que será abordado e estejam prontos para se engajar nas atividades práticas que seguirão.
Objetivos principais:
1. Identificar o número de sílabas nas palavras.
2. Classificar palavras em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Objetivos secundários:
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é promover um ambiente de curiosidade e troca de conhecimentos iniciais, quebrando o gelo e preparando os alunos para o aprofundamento do tema. Ao utilizar a tecnologia para buscar informações, os alunos se conectam com o mundo digital e iniciam a aula de forma ativa e colaborativa.
Aquecendo
Comece a aula explicando brevemente que as palavras podem ser divididas de acordo com o número de sílabas que possuem. Aponte que essa classificação é essencial para a correta pronúncia, escrita e compreensão das palavras no nosso dia a dia. Em seguida, instrua os alunos a utilizarem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre o tema 'número de sílabas nas palavras' e que compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as principais características das palavras monossílabas?
2. Como podemos identificar uma palavra dissílaba?
3. Qual a importância de saber quantas sílabas uma palavra tem?
4. Pode dar um exemplo de uma palavra trissílaba e explicar sua divisão?
5. Você encontrou algo interessante ao pesquisar sobre o tema? Compartilhe com a turma!
Desenvolvimento
Duração: 70 - 75 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e colaborativa, onde os alunos utilizam a tecnologia para aplicar e consolidar seus conhecimentos sobre a classificação das palavras de acordo com o número de sílabas. Através de atividades envolventes e modernas, pretende-se tornar o aprendizado mais significativo e conectado com a realidade digital dos alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Sílabas nas Redes Sociais
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Utilizar as redes sociais como ferramenta para promover o aprendizado colaborativo e reforçar a classificação de palavras por número de sílabas.
- Descrição: Os alunos criarão posts para uma rede social fictícia sobre diferentes palavras, classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Eles irão elaborar conteúdo interativo, como enquetes e vídeos curtos, para explicar a classificação das palavras para os seguidores.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher 10 palavras e classificá-las em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
-
Utilizando aplicativos como Instagram ou TikTok, cada grupo deve criar posts explicativos, incluindo enquetes para os seguidores classificarem as palavras e vídeos curtos com dicas de como identificar o número de sílabas.
-
Os grupos devem publicar seus conteúdos em uma plataforma compartilhada da turma (ex: Google Classroom) para que todos possam ver e interagir.
Atividade 2 - Jogo do Influenciador 盧
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover a criatividade e o uso da tecnologia para ensinar e aprender sobre a classificação de palavras.
- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais que precisam lançar uma campanha educativa sobre monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Eles criarão vídeos e campanhas utilizando ferramentas digitais como aplicativos de edição de vídeo e plataformas de compartilhamento.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um tema central para a campanha (ex: 'Palavras e Sílaba-ação!').
-
Utilizando aplicativos de edição de vídeo (ex: Kinemaster), cada grupo deve criar um vídeo educativo explicando as diferentes classificações de palavras.
-
Os vídeos devem incluir exemplos de palavras e explicações claras sobre como contar as sílabas.
-
Os grupos devem compartilhar os vídeos em uma plataforma definida pelo professor (ex: Google Drive ou YouTube).
-
Encerrar com uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens e o que aprenderam.
Atividade 3 - Caça ao Tesouro Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a pesquisa e o aprendizado colaborativo através de uma atividade interativa e dinâmica.
- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital onde deverão encontrar palavras classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas escondidas em diferentes sites e aplicativos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Crie uma lista de pistas que levarão os alunos a diferentes sites e aplicativos (ex: sites educacionais, dicionários online, jogos de palavras).
-
Cada pista deve indicar uma palavra que os alunos precisam encontrar e classificar.
-
Os grupos devem registrar as palavras encontradas e sua classificação em um documento compartilhado no Google Docs.
-
O grupo que encontrar e classificar corretamente todas as palavras primeiro, vence a caça ao tesouro.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar um espaço onde os alunos possam refletir sobre suas experiências, compartilhar o que aprenderam e receber feedback valioso. Isso não só reforça os conteúdos acadêmicos, como também desenvolve habilidades interpessoais e de comunicação, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode utilizar o seguinte roteiro: 'Vamos compartilhar nossas experiências com as atividades de hoje. Cada grupo, por favor, apresente os seus posts ou vídeos criados e expliquem como vocês classificaram as palavras. O que foi mais desafiador? O que vocês acharam mais interessante? E como essa atividade ajudou vocês a entenderem melhor a classificação das palavras?'. Incentive que todos os alunos escutem atentamente e façam perguntas para os colegas.
Reflexões
1. Qual foi a parte mais desafiadora da atividade para vocês e por quê? 2. Como o uso das redes sociais e ferramentas digitais influenciou o seu aprendizado sobre a classificação das palavras? 3. Quais são as vantagens de trabalhar em grupo para realizar atividades como estas?
Feedback 360°
Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback construtivo dos colegas de grupo sobre sua contribuição nas atividades. Explique a importância de ser respeitoso e específico ao dar feedback, por exemplo: 'Você fez um ótimo trabalho em pesquisar as palavras' ou 'Eu acho que você poderia ter ajudado mais na hora de criar os vídeos'. Encerrando com uma reflexão sobre como cada feedback recebido pode ser usado para melhorar a colaboração e o aprendizado em atividades futuras.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é sintetizar os principais pontos abordados de maneira leve e atrativa, fazendo conexões claras com o mundo atual e destacando a relevância prática do conteúdo. Também visa reforçar a importância do aprendizado realizado e fornecer uma última oportunidade para os alunos refletirem sobre o que foi abordado.
Resumo
Para recapitular de forma divertida, imagine que as palavras são como super-heróis! As monossílabas são como heróis solos, rápidas e eficazes, como 'sol' ☀️. As dissílabas são duplas dinâmicas, como 'almá-rio' . As trissílabas formam trios poderosos, por exemplo, 'computador' . E as polissílabas são equipes completas, como 'dicionário' . Tudo isso foi explorado através de posts em redes sociais, vídeos e uma divertida caça ao tesouro digital!
No Mundo
A aula de hoje se conecta de forma incrível com o mundo atual e sua dinâmica moderna. Utilizamos redes sociais, edição de vídeos e caça ao tesouro digital para aprender sobre a classificação das palavras. Essas ferramentas são parte do cotidiano dos alunos e tornam o aprendizado mais envolvente e relevante.
Na Prática
Saber classificar palavras por número de sílabas é essencial para uma leitura e escrita eficazes, além de ser uma habilidade fundamental na pronúncia correta das palavras. No dia a dia, isso ajuda na comunicação clara e precisa, essencial tanto no ambiente escolar quanto em diversas situações da vida moderna.