Entrar

Plano de aula de Registro Audiovisual

Artes

Original Teachy

'EF15AR16'

Registro Audiovisual

Objetivos (5 minutos)

  1. Introduzir e conceituar o que é registro audiovisual, destacando sua importância e necessidade na sociedade atual, e como ele pode ser utilizado para capturar momentos, expressar emoções e transmitir mensagens.

  2. Permitir que os alunos explorem e experimentem diferentes formas de registro audiovisual, incluindo música e imagens, para que possam entender como esses dois elementos podem trabalhar juntos para criar uma experiência rica e envolvente.

  3. Promover a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias composições audiovisuais utilizando ferramentas e materiais simples disponíveis na sala de aula ou em casa.

Esses objetivos buscam estimular o interesse dos alunos pelo registro audiovisual, reforçando a importância desta ferramenta de expressão artística e comunicação. Além disso, a experimentação prática permitirá que os alunos apliquem o que aprenderam de maneira divertida e significativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor inicia a aula fazendo um breve resgate dos conceitos aprendidos anteriormente, como o que é arte, suas diversas formas e expressões, e como podemos usá-la para comunicar ideias e sentimentos.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor propõe duas situações-problema para os alunos, a fim de estimular o pensamento crítico e a curiosidade sobre o tema da aula.

    • Situação 1: O professor pode sugerir que os alunos pensem sobre um momento especial que viveram, como uma festa de aniversário ou uma viagem em família, e questionar como eles poderiam compartilhar essa experiência com alguém que não estava presente.

    • Situação 2: O professor pode pedir que os alunos imaginem como seria se eles tivessem que ensinar uma música que gostam para alguém que nunca a ouviu. Como eles poderiam fazer isso de maneira eficaz e envolvente?

  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do registro audiovisual, explicando que ele é uma ferramenta poderosa que permite capturar e compartilhar experiências, emoções e informações de maneira dinâmica e atraente. Ele pode mencionar exemplos de uso do registro audiovisual na vida cotidiana, como vídeos de Youtube que eles gostam, filmes e programas de TV, e até mesmo videogames.

  4. Introdução ao tópico: Finalmente, o professor introduz o tópico da aula, explicando que eles vão aprender sobre o registro audiovisual, uma forma de arte que combina som e imagem para criar uma experiência única. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tema.

    • Curiosidade 1: O professor pode mencionar que o primeiro filme da história foi criado pelos irmãos Lumière, na França, em 1895, e durava apenas 46 segundos!

    • Curiosidade 2: O professor também pode falar sobre como o som foi adicionado aos filmes, explicando que, inicialmente, os filmes eram mudos e só começaram a ter som sincronizado com a imagem a partir da década de 1920. Esta novidade revolucionou a indústria cinematográfica e abriu novas possibilidades para a expressão artística.

Essa introdução tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo tema da aula, conectando-o com suas experiências pessoais e proporcionando um contexto relevante e significativo para a aprendizagem.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Recriando a História": Esta atividade desafia os alunos a recriar uma cena de um livro infantil conhecido por eles (como "Chapeuzinho Vermelho", "Os três porquinhos", etc.), usando apenas sons e imagens. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo recebe uma cena diferente para recriar.

    • O professor deve fornecer uma variedade de materiais que os alunos podem usar para criar suas representações, como lápis de cor, papel, marcadores, instrumentos musicais de brinquedo, utensílios de cozinha (para sons), etc.

    • Os alunos devem primeiro discutir como vão recriar sua cena. Eles devem pensar em que sons podem usar para representar diferentes partes da cena (por exemplo, o som de passos para representar alguém andando, o som de um lobo uivando para representar o lobo na história, etc.), e então desenhar as partes visuais da cena.

    • Uma vez que os alunos terminaram de criar suas cenas, cada grupo irá apresentar sua cena para a classe. Os outros alunos terão a chance de adivinhar qual cena foi representada.

  2. Atividade "Som e Imagem": Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para criar um curta-metragem que representa uma música popular.

    • Primeiro, o professor deve tocar uma música popular (como uma música infantil ou uma canção folclórica) e pedir aos alunos para ouvirem atentamente.

    • Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma parte da música para representar. Eles devem pensar na história que a letra da música está contando e como podem representá-la visualmente.

    • Eles podem, então, usar materiais de arte disponíveis como papel, lápis de cor, e marcadores para desenhar suas cenas. Eles também podem usar suas vozes e instrumentos de brinquedo ou utensílios para fazer sons que vão junto com a cena.

    • Quando terminarem, os grupos apresentarão suas cenas para a classe enquanto a música toca em segundo plano. Os alunos podem apreciar como o som e a imagem trabalham juntos para contar uma história.

  3. Atividade "Fotografia Sonora": Nesta atividade, os alunos farão uma "fotografia sonora" de sua sala de aula, ou seja, uma gravação das várias coisas que acontecem na sala de aula.

    • O professor orientará os alunos a se revezarem na gravação de sons diferentes na sala de aula, tais como o som de lápis escrevendo, páginas sendo viradas, ou o som de uma porta se abrindo.

    • Enquanto um aluno está fazendo a gravação, os outros alunos podem continuar suas atividades normais ou fazer movimentos e sons específicos para serem incluídos na gravação.

    • Quando a gravação estiver completa, eles ouvirão juntos e o professor poderá discutir com os alunos, fazendo-os perceber como os sons ao nosso redor criam uma "imagem" do nosso ambiente.

O professor pode escolher uma dessas atividades para um maior desenvolvimento em sala de aula. As atividades propostas estão de acordo com o nível dos alunos, sendo lúdicas e práticas, possibilitando um aprendizado através da experiência. Elas proporcionam aos alunos a oportunidade de explorar a conexão entre o som e a imagem de uma forma ativa e envolvente, permitindo-lhes entender a importância e a necessidade do registro audiovisual.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • Após a realização das atividades, o professor deverá reunir a turma em um grande círculo e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas, soluções e conclusões.
    • O professor incentivará os alunos a descreverem as experiências que tiveram durante a atividade prática, quais desafios encontraram e como resolveram. Isso fortalecerá a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos.
    • O professor também pode estimular os demais alunos a fazerem perguntas sobre as apresentações dos colegas, promovendo uma troca de ideias e percepções sobre o registro audiovisual.
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após a discussão, o professor fará uma revisão dos conceitos teóricos abordados na introdução da aula, fazendo conexões com as atividades práticas realizadas pelos alunos.
    • O professor irá reforçar a importância do registro audiovisual como uma ferramenta de expressão artística e de comunicação, evidenciando como os alunos usaram esse recurso para contar uma história, transmitir uma mensagem ou representar um ambiente.
    • O professor pode utilizar as criações dos alunos para exemplificar a aplicação prática dos conceitos teóricos, reforçando a compreensão e a internalização do aprendizado.
  3. Reflexão Individual:

    • Ao final da aula, o professor propõe um momento de reflexão individual, em que cada aluno terá um minuto para pensar sobre o que aprendeu na aula.
    • O professor deverá fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:
      1. "Quais foram as principais descobertas que você fez em relação ao registro audiovisual?"
      2. "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida diária?"
    • O professor pode recolher essas reflexões por escrito ou verbalmente, se o tempo permitir, incentivando os alunos a compartilhar suas respostas com a turma.

Esse retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a efetividade de seu ensino e verificar o nível de compreensão dos alunos. Além disso, também proporciona aos alunos a oportunidade de consolidar seu aprendizado, refletir sobre suas descobertas e aplicar seus conhecimentos em contextos além da sala de aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deverá resumir os principais pontos abordados na aula, relembrando a definição de registro audiovisual, a importância e aplicação na sociedade atual, além das diferentes formas de realizar esse tipo de registro, seja através do som, da imagem ou da junção de ambos. Esta recapitulação ajudará a consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor destacará como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram que os alunos aplicassem e compreendessem melhor os conceitos teóricos apresentados. Ele pode citar exemplos de trabalhos dos alunos que demonstraram de forma eficaz a aplicação da teoria na prática, reforçando a conexão entre os dois.

  3. Materiais Complementares: O professor poderá sugerir alguns recursos extras para que os alunos possam continuar explorando o mundo do registro audiovisual fora da sala de aula. Isso pode incluir recomendações de livros infantis sobre o tema, sites educacionais com atividades e jogos interativos, ou até mesmo filmes e desenhos animados que possam inspirar os alunos a criar seus próprios projetos de registro audiovisual.

    • Livros: "Lights, Camera, Action!: A Fun Look at the Movies" por Brian Wildsmith, "Action! Making Movies" por Simon Rose.

    • Sites: "BBC Bitesize" (seção de Artes e Música), "National Geographic Kids" (seção de Fotografia).

    • Filmes/Desenhos: "Wall-E", "Toy Story", "Fantasia".

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor explicará como o registro audiovisual é relevante para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como essa forma de arte é amplamente utilizada em diversas áreas, como entretenimento, educação, comunicação e publicidade, e como a habilidade de criar e interpretar registros audiovisuais pode enriquecer a maneira como os alunos interagem com o mundo ao seu redor.

    • Por exemplo, ao assistir a um filme ou um desenho animado, os alunos agora podem prestar mais atenção à maneira como o som e a imagem são usados para contar a história.

    • Eles também podem começar a explorar como podem usar o registro audiovisual para expressar suas próprias ideias e emoções, seja criando um pequeno filme com seus brinquedos, gravando uma música que eles inventaram, ou tirando fotos para documentar um evento especial.

Essa conclusão permitirá aos alunos revisar e consolidar o que aprenderam, além de incentivar a exploração e a aplicação contínua do conhecimento adquirido. Ela também reforça a relevância e a aplicabilidade do tópico da aula para a vida diária dos alunos, incentivando-os a se tornarem aprendizes ativos e engajados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies