Plano de Aula | Metodologia Teachy | Poder Público Municipal
Palavras Chave | Poder Público Municipal, Geografia, Participação Social, Órgãos Públicos, Administração Municipal, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Engajamento, Storytelling, Simulação, Discussão em Grupo, Feedback 360°, Resumo Criativo, Cidadania Ativa, Tecnologia na Educação |
Materiais Necessários | Tablets ou celulares com acesso à internet, Plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), Ferramentas de design online (Canva ou Pixton), Plataforma de quiz online (Kahoot! ou Quizizz), Plataforma de simulação de gestão municipal (SimCity Edu ou similar), Google Classroom ou Padlet para feedback, PowerPoint ou Google Slides |
Códigos BNCC | EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Território |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade estabelecer uma base clara e objetiva para a aprendizagem do tema 'Poder Público Municipal'. Ao entender os objetivos da aula, os alunos serão capazes de focar nos aspectos essenciais do conteúdo e aplicá-los de maneira prática e relevante no contexto digital e social em que vivem.
Objetivos principais:
1. Identificar as funções e os papéis dos principais órgãos do poder público municipal.
2. Compreender os canais de participação social na gestão do Município.
3. Distinguir a importância da participação popular na administração pública local.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
- Promover a capacidade de trabalhar de maneira colaborativa utilizando ferramentas digitais.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
Finalidade: Esta etapa tem como objetivo engajar os alunos desde o início, conectando a teoria que já estudaram em casa com exemplos práticos e reais. Além disso, ao pesquisarem fatos interessantes, os alunos começam a desenvolver uma visão mais ampla e crítica sobre o poder público municipal, o que irá enriquecer o debate posterior e incentivar uma participação ativa. A interação inicial ajuda a criar um ambiente colaborativo e participativo, essencial para a metodologia digital.
Aquecendo
Aquecimento: Comece a aula introduzindo brevemente o tema 'Poder Público Municipal'. Explique que o poder público municipal é responsável por administrar os assuntos locais e garantir que os serviços essenciais sejam oferecidos à população. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o poder público municipal, como, por exemplo, uma curiosidade sobre a função de um prefeito ou um projeto comunitário bem-sucedido em uma cidade. ️♂️
Reflexões Iniciais
1. O que você descobriu sobre o poder público municipal que achou interessante?
2. Quais são os principais órgãos do poder público municipal que vocês já conheciam?
3. Como vocês acham que a participação popular pode influenciar a gestão do município?
4. Podem dar um exemplo de um projeto comunitário que envolveu participação ativa dos moradores?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e interativa para que os alunos possam aprofundar seu entendimento sobre o poder público municipal. As atividades propostas incentivam a aplicação do conhecimento teórico em situações reais e cotidianas, desenvolvendo habilidades como comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão. Além disso, ao utilizar tecnologias digitais, os alunos se conectam com a realidade moderna e participam ativamente do processo de aprendizagem.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Municipais: Vozes da Comunidade
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e storytelling, ao mesmo tempo em que se aprofundam no conhecimento sobre os órgãos do poder público municipal e a importância da participação popular.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão se tornar influenciadores digitais que precisam criar uma campanha de redes sociais para promover melhor a participação popular na gestão do município. Eles vão usar suas habilidades de storytelling para destacar a importância dos diferentes órgãos do poder público municipal e como a população pode participar ativamente.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher um órgão do poder público municipal (como a Prefeitura, Câmara de Vereadores ou Secretarias Municipais).
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Usando seus tablets ou celulares, os alunos devem pesquisar informações relevantes sobre o órgão escolhido e suas funções.
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Os alunos devem criar uma série de posts em uma plataforma de redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter), incluindo textos, imagens e/ou vídeos, que expliquem de forma clara e criativa o papel do órgão e como a comunidade pode participar e se engajar.
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Cada grupo deve apresentar sua campanha para a turma, destacando as estratégias utilizadas para engajar o público e a importância de cada órgão na administração municipal.
Atividade 2 - Quiz Show Municipal!
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Engajar os alunos em uma atividade lúdica e competitiva enquanto reforçam e aplicam o conhecimento adquirido sobre o poder público municipal.
- Descrição: Inspirado nos programas de quiz show, esta atividade gamificada desafia os alunos a responderem perguntas sobre o poder público municipal em um formato de competição. Utilizando uma plataforma de quiz online, os alunos respondem a questões de múltipla escolha e devem justificar suas respostas usando argumentos e exemplos.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo irá acessar uma plataforma de quiz online (como Kahoot! ou Quizizz) para responder a perguntas sobre funções, papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social.
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Após cada rodada de perguntas, dê um tempo para que os grupos discutam e justifiquem suas respostas com argumentos e exemplos previamente estudados.
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Ao final do quiz, os grupos devem elaborar uma pequena apresentação (usando PowerPoint ou Google Slides) resumindo o que aprenderam durante a atividade e apresentando uma proposta de como aumentar a participação popular na gestão do município.
Atividade 3 - ️ Simulação de Gestão Municipal: Jogo de Decisões!
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Proporcionar uma experiência prática e imersiva sobre os desafios e responsabilidades da gestão pública municipal, desenvolvendo habilidades de tomada de decisão e trabalho em equipe.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e assumirão diferentes papéis dentro da administração municipal. Utilizando um jogo de simulação online, eles deverão tomar decisões sobre questões reais que afetam a cidade, como orçamento, políticas públicas e serviços municipais. Essa simulação permitirá que os alunos vivenciem os desafios e responsabilidades da gestão pública.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e distribua papéis diferentes (prefeito, vereador, secretário de saúde, etc.) para cada participante dentro do grupo.
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Utilize um jogo de simulação online (como SimCity Edu ou outras plataformas de simulação de gestão municipal) para que os grupos possam simular a administração de um município.
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Cada grupo deve tomar decisões sobre diferentes aspectos da cidade, como orçamento, políticas públicas e serviços municipais, levando em conta os interesses da população.
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Durante a simulação, os alunos devem registrar suas decisões e justificar suas escolhas, considerando os impactos sociais e econômicos.
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Ao final da atividade, cada grupo deve fazer uma apresentação compartilhando os desafios que enfrentaram, as decisões tomadas e os resultados obtidos na simulação.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
Finalidade: A etapa de retorno tem como objetivo consolidar o aprendizado, promovendo uma reflexão crítica sobre as atividades realizadas e suas implicações na vida real. A discussão em grupo e o feedback 360° fortalecem habilidades de comunicação, análise crítica e trabalho em equipe, essenciais para a formação cidadã e o engajamento ativo na gestão pública municipal.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Ao término das atividades, promova uma discussão em grupo, envolvendo toda a turma. Peça a cada grupo que compartilhe o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
Solicite que cada grupo apresente um resumo da sua campanha de redes sociais, destacando os principais pontos que foram abordados sobre o órgão do poder público municipal escolhido. Pergunte aos alunos quais foram as principais dificuldades encontradas durante a simulação de gestão municipal e como eles superaram esses desafios. Peça para que cada grupo compartilhe as estratégias mais eficazes que usaram para engajar o público e incentivar a participação popular na gestão do município.
Reflexões
1. ✨ Perguntas para Reflexão: Para guiar a discussão em grupo, utilize as seguintes perguntas para avaliar o entendimento dos alunos através da reflexão: 2. Como vocês acham que suas campanhas nas redes sociais podem impactar a participação popular na gestão do município? 3. Quais foram as decisões mais difíceis de tomar durante a simulação de gestão municipal e por quê? 4. Como a participação ativa da comunidade pode melhorar a gestão dos serviços públicos municipais?
Feedback 360°
Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Siga os passos abaixo:
Explique aos alunos a importância do feedback construtivo e dê exemplos de como fazer isso de maneira respeitosa. Peça para que cada aluno escreva um feedback positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega do grupo. Organize um momento para que os alunos compartilhem seus feedbacks verbalmente ou através de uma plataforma digital, como Google Classroom ou Padlet.
Conclusão
Duração: 15 - 20 minutos
Finalidade: A etapa de conclusão visa consolidar o aprendizado de maneira criativa e engajante, permitindo que os alunos revisitem os principais tópicos de forma visual e colaborativa. A conexão com o mundo moderno reforça o impacto e a relevância do que foi aprendido, enquanto as aplicações práticas demonstram a importância do conhecimento adquirido para a vida cotidiana e a cidadania ativa.
Resumo
Resumo em Quadrinhos: Os alunos vão criar uma página de quadrinhos digital usando uma ferramenta de design online (como Canva ou Pixton) para ilustrar os principais tópicos abordados na aula. Os quadrinhos devem apresentar a função de órgãos como a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Secretarias Municipais, além de destacar a importância da participação popular. Cada grupo compartilhará seu quadrinho com a turma, promovendo um resumo criativo e visual de tudo o que foi aprendido.
No Mundo
No Mundo Moderno: Hoje em dia, a participação popular nas decisões municipais é mais acessível graças às plataformas digitais e redes sociais. As campanhas online e simulações de gestão pública que foram realizadas na aula conectam diretamente os alunos ao modo como a participação cidadã pode ser amplificada e monitorada através da tecnologia, indo além dos métodos tradicionais de participação, como reuniões presenciais e votos em assembleias.
Na Prática
Aplicações Práticas: Compreender o poder público municipal e os canais de participação social permite que os alunos se tornem cidadãos mais conscientes e ativos. Saber como influenciar políticas locais e participar de discussões comunitárias capacita os estudantes a fazerem a diferença em suas próprias comunidades, promovendo melhorias em serviços públicos e qualidade de vida para todos.