Entrar

Plano de aula de Relação Campo e Cidade

Geografia

Original Teachy

'EF04GE04'

Relação Campo e Cidade

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a diferença entre campo e cidade, identificando as principais características de cada um.
  2. Reconhecer a importância da relação entre campo e cidade para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade.
  3. Desenvolver a habilidade de relacionar o conteúdo estudado com a realidade, através de exemplos e situações-problema contextualizadas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de espaços geográficos já estudados, como o espaço rural e o espaço urbano. Os alunos serão convidados a relembrar as principais características de cada um desses espaços.

  2. Situações-problema: O professor irá propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tema da aula:

    • "Vocês já perceberam que na cidade onde moramos não temos plantações de alimentos, como arroz, feijão, ou frutas e legumes? Onde será que esses alimentos são produzidos?"
    • "E se em um dia a cidade ficasse sem água, o que vocês acham que aconteceria? De onde vem a água que usamos para beber, cozinhar e tomar banho?"
  3. Contextualização: O professor explicará que o campo e a cidade são espaços muito importantes para a nossa vida. No campo, são produzidos os alimentos que comemos, a água que bebemos vem dos rios que nascem no campo, e na cidade, onde moramos, trabalhamos e estudamos, usamos esses alimentos e essa água, entre outros recursos. Portanto, é fundamental entender a relação entre campo e cidade para entender como funciona a nossa sociedade.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor poderá compartilhar algumas curiosidades sobre o tema:

    • "Vocês sabiam que a maioria dos alimentos que comemos vem do campo? E que esses alimentos não aparecem magicamente na nossa mesa, eles passam por um longo caminho, desde o campo até a cidade, até chegar no supermercado onde são vendidos."
    • "E vocês já repararam que na cidade temos muitos prédios, ruas asfaltadas, carros, e no campo, normalmente, vemos mais árvores, plantações, animais. Isso acontece porque na cidade a população é maior e precisamos de mais infraestrutura para viver."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria sobre o Campo e a Cidade

    O professor irá explicar de forma clara e objetiva as principais características do campo e da cidade, utilizando quadro e giz, cartazes ilustrativos, mapas e modelos tridimensionais, se disponíveis. São elas:

    • No campo, geralmente, há mais espaços abertos, como plantações, pastos, rios, lagos e florestas. A maioria das pessoas que vive lá trabalha com agricultura, pecuária ou pesca. As casas costumam ser mais afastadas uma das outras. O campo é responsável por produzir a maior parte dos alimentos que consumimos.
    • Na cidade, por outro lado, há mais edifícios, ruas, avenidas, praças, parques, e os espaços são mais apertados, pois há mais pessoas vivendo lá. A maioria das pessoas que vive na cidade trabalha em comércio, indústria ou serviços. A cidade é o local onde vivemos, estudamos, trabalhamos, e onde a maior parte dos serviços e infraestruturas estão disponíveis.
  2. Importância do Campo para a Cidade

    O professor deve ressaltar a importância do campo para a cidade, explicando que a cidade depende do campo para a sua sobrevivência e desenvolvimento. Alguns pontos a serem abordados são:

    • O campo é responsável pela produção de alimentos, que são consumidos na cidade. Sem o campo, não teríamos o suficiente para comer.
    • Além dos alimentos, outros recursos naturais, como água, madeira, minérios, também vêm do campo para a cidade.
    • Muitos produtos que usamos no dia a dia, como roupas, móveis, eletrodomésticos, também são produzidos no campo e chegam até a cidade através de transporte.
  3. Relação entre o Campo e a Cidade

    O professor deve explicar que o campo e a cidade não são espaços isolados, mas estão interligados e dependem um do outro. Alguns tópicos a serem abordados são:

    • As pessoas que vivem no campo produzem os alimentos e os recursos naturais que a cidade precisa. Em troca, a cidade fornece para o campo bens e serviços necessários, como medicamentos, educação, energia elétrica, entre outros.
    • Muitas vezes, os alimentos produzidos no campo são transportados para a cidade, onde são processados e distribuídos para a população.
    • Assim como o campo, a cidade também tem a sua importância para o campo. É na cidade que muitos produtos do campo são vendidos, e onde as pessoas do campo vão para trabalhar, estudar, se divertir, etc.
  4. Dinâmica "Campo e Cidade"

    Para fixar o conteúdo, o professor pode propor uma dinâmica simples, onde os alunos serão divididos em dois grupos: "Campo" e "Cidade". Cada grupo receberá cartões com desenhos de elementos do campo (como uma vaca, um pé de milho, um trator) e da cidade (como um prédio, um carro, uma escola). O professor fará perguntas sobre a relação entre campo e cidade e os alunos deverão mostrar o cartão que representa a resposta correta. Ao final, o professor pode conversar com os alunos sobre as respostas e retomar os conceitos apresentados.

    Obs: Importante reforçar que essa é uma sugestão de atividade, o professor é livre para escolher outra atividade que melhor se adeque a sua turma.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para promover uma discussão em grupo. Cada grupo (Campo e Cidade) será convidado a compartilhar as respostas que encontraram durante a dinâmica e as conclusões que chegaram sobre a importância da relação entre campo e cidade. O professor deve incentivar todos os alunos a participarem, permitindo que cada um expresse sua opinião e entendimento sobre o assunto. O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado, valorizar as diferentes perspectivas e promover o respeito às opiniões dos colegas.

  2. Conexão com a Teoria

    Após a discussão em grupo, o professor deve retomar os principais pontos da teoria apresentada, ressaltando como a atividade prática ajudou a compreender melhor a relação entre campo e cidade. O professor pode perguntar aos alunos como eles conseguiram relacionar os elementos do campo e da cidade durante a dinâmica, reforçando a ideia de interdependência entre esses dois espaços.

  3. Reflexão Final

    Para encerrar a aula, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Os alunos serão convidados a pensar sobre as seguintes perguntas:

    • "O que você aprendeu hoje sobre a relação entre campo e cidade que não sabia antes?"
    • "Por que é importante entender a relação entre campo e cidade para a nossa vida?"

    O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas respostas, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes experiências e aprendizados. Esta etapa de reflexão é fundamental para que os alunos internalizem o conteúdo aprendido e percebam a relevância do tema para o seu dia a dia.

  4. Encerramento

    O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância do estudo da geografia para entendermos o mundo ao nosso redor. O professor pode sugerir que os alunos continuem observando e refletindo sobre a relação entre campo e cidade em suas rotinas, para que possam ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula

    O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a diferença entre campo e cidade, a importância de cada um desses espaços e a interdependência entre eles. Deve-se destacar que o campo produz a maior parte dos alimentos que consumimos na cidade, assim como outros recursos naturais, e a cidade, por sua vez, fornece ao campo bens e serviços necessários.

  2. Conexão entre Teoria e Prática

    O professor deve ressaltar como a teoria apresentada se conectou com as atividades práticas realizadas. Deve-se lembrar aos alunos que, durante a dinâmica "Campo e Cidade", eles tiveram a oportunidade de observar e discutir as características desses espaços, bem como a importância da relação entre eles. Além disso, o professor pode destacar como as situações-problema propostas no início da aula se relacionaram com o conteúdo estudado.

  3. Materiais Extras

    O professor pode sugerir materiais extras para os alunos aprofundarem os conhecimentos adquiridos na aula. Estes materiais podem incluir:

    • Livros infantis que abordam o tema do campo e da cidade, como "O Campo e a Cidade" de Ruth Rocha.
    • Vídeos educativos disponíveis na internet, como documentários ou animações que expliquem de forma lúdica a relação entre campo e cidade.
    • Atividades online interativas que permitam aos alunos explorar mais sobre o tema, como jogos educativos ou quizzes.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia

    Por fim, o professor deve reforçar a relevância do tema da aula para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se explicar que, ao compreender a relação entre campo e cidade, os alunos podem entender melhor como funciona a sociedade em que vivem e a importância de cada um dos espaços para a sua vida. Além disso, o conhecimento adquirido na aula pode ajudar os alunos a valorizarem mais os alimentos que consomem e a entenderem a necessidade de preservação do meio ambiente, por exemplo.

  5. Encerramento

    Para encerrar a aula, o professor deve reforçar que a geografia é uma ciência que estuda o nosso planeta e a forma como vivemos nele, e que o estudo do campo e da cidade é apenas uma pequena parte desse grande universo de conhecimento. Deve-se incentivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o mundo ao seu redor, seja através de observações no dia a dia, seja através de leituras, vídeos, jogos, entre outras atividades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies