Entrar

Plano de aula de Surgimento da Espécie Humana

História

Original Teachy

'EF04HI09'

Surgimento da Espécie Humana

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Surgimento da Espécie Humana

Palavras ChaveOrigem da espécie humana, Ancestrais, Evolução humana, África como berço da humanidade, Arqueologia, Fósseis, Linha do tempo, Mapa da evolução, Teatro educativo, Trabalho em equipe, Pensamento crítico, Aplicação prática
Materiais NecessáriosCaixas arqueológicas com réplicas de ferramentas, utensílios, ossos e fósseis, Materiais para apresentação visual (cartazes, papel, canetas, lápis, etc.), Mapas da África em grande escala (ou materiais para desenhar o mapa no chão da sala), Giz ou fita adesiva para marcações no chão, Informações sobre sítios arqueológicos e fósseis, Acesso a pequeno espaço para apresentação de peças de teatro
Códigos BNCCEF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição dos objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera atingir, facilita-se a preparação e a condução de atividades que direcionem os esforços para a compreensão do tópico. Esta seção serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes das metas de aprendizado, essencial para um efetivo uso da metodologia de sala de aula invertida.

Objetivos principais:

1. Explorar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a origem da espécie humana, focando nos primeiros ancestrais e no surgimento da espécie humana na África.

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar a evolução da espécie humana com o contexto geográfico e cultural da África.

3. Incentivar um pensamento crítico nos alunos para questionar e discutir as teorias e evidências que sustentam o entendimento atual sobre a origem da espécie humana.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a empatia e o respeito pela diversidade humana ao discutir as origens comuns da espécie.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução é projetada para engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios, preparando-os para a aplicação prática do que estudaram em casa. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente e a aplicar seus conhecimentos de uma maneira que simula o trabalho de um cientista ou historiador. A contextualização, por outro lado, visa conectar o conteúdo com a realidade, utilizando exemplos concretos e curiosidades para tornar o aprendizado mais interessante e significativo, reforçando a importância do tema e sua relevância no mundo atual.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para imaginarem que são arqueólogos e devem reconstruir a história da evolução humana. Eles encontram fósseis na África que parecem ser de diferentes espécies humanas. Como eles poderiam determinar a sequência correta de evolução desses seres?

2. Desafie os alunos a pensar sobre como a geografia da África, com seus variados climas e terrenos, pode ter influenciado a evolução dos seres humanos. Peça que elaborem uma teoria sobre por que a África é considerada o berço da humanidade.

Contextualização

Discuta com os alunos curiosidades sobre as descobertas arqueológicas que levaram à compreensão do surgimento da espécie humana, como o fóssil 'Lucy', encontrado na Etiópia. Fale sobre as diferenças entre nossos ancestrais e os seres humanos modernos, destacando como esses aspectos evoluíram para nos tornar quem somos hoje. Use mapas e imagens para ilustrar a diversidade geográfica e climática da África, evidenciando como esses fatores influenciaram a evolução.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre o surgimento da espécie humana de maneira prática e engajadora. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico. As atividades propostas visam solidificar a compreensão dos alunos sobre a evolução humana, permitindo que eles se envolvam ativamente na construção do conhecimento e na exploração de diferentes aspectos do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arqueólogos do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e comunicação ao investigar e apresentar a história da evolução humana.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão uma 'caixa arqueológica' com réplicas de ferramentas, utensílios, ossos e fósseis que representam diferentes estágios da evolução humana. Cada grupo terá a tarefa de 'decifrar' a história, organizando os artefatos em uma linha do tempo e criando uma narrativa coerente sobre a evolução da espécie humana.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua as caixas arqueológicas para cada grupo.

  • Peça que cada grupo organize os artefatos em uma linha do tempo, utilizando as pistas e características dos itens para determinar a ordem correta.

  • Cada grupo deve criar uma apresentação visual (pode ser um cartaz ou uma apresentação de slides) que explique sua interpretação da evolução humana com base nos artefatos.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua linha do tempo e narrativa para a classe, defendendo suas escolhas com base nas evidências fornecidas.

Atividade 2 - Mapa da Evolução

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento da geografia e suas influências na evolução humana, além de fomentar habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar um grande mapa da África no chão da sala, usando giz ou fita adesiva. Eles então marcarão locais importantes onde foram encontrados fósseis significativos que ajudaram a entender a evolução humana. Cada grupo também deverá explicar as condições geográficas e ambientais que podem ter influenciado a evolução dos hominídeos nesses locais.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça materiais como giz ou fita adesiva para que desenhem o mapa da África no chão da sala.

  • Distribua informações sobre sítios arqueológicos e fósseis para cada grupo.

  • Os grupos devem pesquisar e marcar no mapa os locais dos sítios e fósseis, além de descrever as condições geográficas e ambientais da época.

  • Cada grupo apresentará seu mapa e explicará as influências geográficas na evolução da espécie humana.

Atividade 3 - Teatro Primal

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e a compreensão dos alunos sobre os marcos da evolução humana, além de desenvolver habilidades de expressão e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos irão escrever e atuar em pequenas peças de teatro que retratam momentos chave na evolução humana. Cada grupo escolherá um evento ou descoberta importante (como o uso do fogo, a invenção de ferramentas, etc.) e criará um roteiro que destaque a importância desse marco na evolução dos hominídeos para humanos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um evento ou descoberta importante na evolução humana.

  • Os alunos escrevem um roteiro curto para uma peça de teatro que explique o evento escolhido.

  • Os grupos ensaiam suas peças.

  • Realize uma apresentação para a classe, onde cada grupo apresenta sua peça.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão do conteúdo, além de promover a capacidade de argumentação e a escuta ativa. Este retorno coletivo também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e identificar quaisquer lacunas que possam necessitar de revisão adicional.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos e inicie uma discussão em grupo. Comece perguntando como eles se sentiram ao realizar as tarefas e se houve algo que os surpreendeu ou desafiou. Encoraje cada grupo a compartilhar as descobertas mais interessantes que fizeram e as conclusões a que chegaram. Peça que discutam como os diferentes grupos abordaram o mesmo tema, enfatizando as diferentes perspectivas que surgiram. Esta é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o processo de aprendizado e a importância do trabalho em equipe e da colaboração.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades que seu grupo enfrentou ao tentar reconstruir a evolução humana a partir dos artefatos?

2. Como a compreensão da geografia e dos achados arqueológicos influencia nossa visão sobre a evolução humana?

3. De que maneira as atividades ajudaram a consolidar o conhecimento sobre o tema estudado?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo aprendido, além de reconhecer a conexão entre teoria e prática. Resumir e recapitular os pontos chave ajuda os alunos a fixarem o conhecimento e a perceberem a relevância do estudo da evolução humana em contextos mais amplos. Este momento também serve para reforçar a ligação entre a aula e as habilidades necessárias para a investigação e a análise crítica, preparando os alunos para aplicar esses conhecimentos em futuras atividades acadêmicas e no cotidiano.

Resumo

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a origem da espécie humana, enfatizando o surgimento na África e os primeiros ancestrais comuns. Recapitular as atividades realizadas, como a montagem da linha do tempo e o mapa da evolução, ajudará a reforçar o aprendizado dos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a montagem da linha do tempo e o mapa da evolução, conectaram a teoria estudada em casa com aplicações reais e visuais, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa do conteúdo. Destaque como a metodologia de sala de aula invertida permitiu uma abordagem mais interativa e engajadora do tema.

Fechamento

Por fim, ressalte a importância de entender nossas origens para melhor compreender a diversidade e complexidade da humanidade atual. Discuta como o conhecimento sobre a evolução humana pode ser aplicado em outras áreas, como antropologia, biologia e até mesmo em questões sociais e éticas contemporâneas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies