Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução ao Presente Simples

Inglês

Original Teachy

Verbos: Introdução ao Presente Simples

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Identificar verbos no presente simples: Os alunos devem ser capazes de identificar verbos no presente simples em textos de leitura simples e em frases do cotidiano.

  2. Compreender o uso do presente simples: Os alunos devem entender que o presente simples é usado para descrever ações habituais, verdades universais e eventos futuros programados.

  3. Praticar o uso do presente simples: Os alunos devem ser capazes de usar o presente simples em contextos apropriados, criando frases corretamente e construindo pequenas histórias ou diálogos simples no presente simples.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos curtos em inglês.
  • Promover a participação ativa dos alunos, incentivando a expressão oral e a colaboração em grupo.
  • Estimular o interesse pela língua inglesa, demonstrando a aplicação prática do que eles estão aprendendo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão do conteúdo anterior: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre o que são verbos em geral, usando exemplos em português e pedindo aos alunos que os identifiquem. Em seguida, o professor explicará que eles aprenderão sobre os verbos no presente em inglês. (2 - 3 minutos)

  2. Situações Problema: O professor apresentará duas situações problemas para motivar os alunos:

    • Primeira situação: "Imaginem que vocês estão em um parque e querem contar para alguém o que vocês costumam fazer lá. Como vocês diriam isso em inglês?"

    • Segunda situação: "E se vocês quisessem dizer para um amigo que sempre acordam cedo para irem à escola. Como seria essa frase em inglês?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor explicará que o presente simples é muito utilizado em contextos do dia a dia, como falar sobre rotinas, hábitos e eventos futuros. Ele pode dar exemplos de como o presente simples é usado em músicas, em desenhos animados, em conversas com amigos, etc. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor apresentará duas curiosidades sobre o uso do presente simples:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o presente simples pode ser usado para falar sobre eventos futuros que já estão planejados? Por exemplo, 'A nossa aula de inglês começa amanhã às 9h'."

    • Curiosidade 2: "E que o presente simples também pode ser usado para expressar fatos que são sempre verdadeiros? Por exemplo, 'O sol nasce no leste'." (2 - 3 minutos)

  5. Introdução do tópico: O professor mostrará a importância de aprender o presente simples, explicando que é uma das primeiras coisas que se aprende em inglês, pois é a base para a construção de frases e para a comunicação no dia a dia. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "Verbos no presente simples no meu dia a dia"

  1. Organização: O professor dividirá a turma em pequenos grupos de 4-5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel e canetas coloridas. (2 - 3 minutos)

  2. Descrição da atividade: O professor explicará que cada grupo terá a tarefa de criar uma pequena história em quadrinhos ou um desenho que represente as atividades de um dia na vida de um personagem fictício. Eles devem usar verbos no presente simples para descrever o que o personagem faz em diferentes momentos do dia. (3 - 4 minutos)

  3. Execução da atividade: Os grupos terão cerca de 10-12 minutos para concluir a atividade. Durante esse tempo, o professor irá circular pela sala, auxiliando quando necessário e incentivando a comunicação em inglês entre os alunos. (10 - 12 minutos)

  4. Apresentação dos resultados: Ao final do tempo estipulado, cada grupo terá a chance de apresentar seu trabalho para a turma, descrevendo as atividades do personagem em inglês. O professor fará perguntas para que os alunos identifiquem os verbos no presente simples usados nas apresentações. (5 - 6 minutos)

Atividade 2: "Jogo da memória dos verbos no presente simples"

  1. Organização: O professor formará dois círculos concêntricos com os alunos, um círculo interno e um círculo externo. Os alunos do círculo interno receberão cartões com imagens de ações e os alunos do círculo externo receberão cartões com os verbos escritos em inglês. (3 - 4 minutos)

  2. Descrição da atividade: O professor explicará que os alunos dos dois círculos deverão se encontrar com seus respectivos parceiros do outro círculo. Os alunos do círculo externo deverão ler o verbo em inglês e, em seguida, os alunos do círculo interno deverão encontrar a imagem correspondente à ação do verbo e dizer o verbo no presente simples em inglês. (3 - 4 minutos)

  3. Execução da atividade: O professor dará início ao jogo, e os alunos terão que se mover no sentido horário, encontrando novos parceiros a cada rodada. O objetivo é completar o maior número de pares de verbo-imagem possível. O professor irá monitorar o jogo e ajudar os alunos se necessário. (10 - 12 minutos)

  4. Discussão do jogo: Ao final do jogo, o professor irá conversar com a turma sobre as palavras que foram mais difíceis de lembrar e as que foram mais fáceis. O professor pode reforçar a pronúncia e a forma correta do presente simples para essas palavras. (4 - 5 minutos)

Atividade 3: "Caça ao tesouro dos verbos no presente simples"

  1. Organização: O professor esconderá cartões com verbos escritos em inglês pela sala de aula. Cada cartão terá um verbo no presente simples e uma pequena ilustração para ajudar os alunos a entender o significado do verbo. (3 - 4 minutos)

  2. Descrição da atividade: O professor explicará que os alunos terão que procurar os cartões escondidos e, quando encontrarem um, deverão dizer o verbo em inglês no presente simples e, se possível, dar um exemplo de frase utilizando aquele verbo. (3 - 4 minutos)

  3. Execução da atividade: O professor dará início à caça ao tesouro, e os alunos terão que procurar os cartões pela sala. O professor irá auxiliar os alunos, se necessário, a entender o significado do verbo e a construir uma frase no presente simples. (10 - 12 minutos)

  4. Discussão da atividade: Ao final da caça ao tesouro, o professor irá discutir com a turma sobre os verbos que foram encontrados, pedindo a cada aluno para dizer o verbo que encontrou e fazer uma frase no presente simples. (4 - 5 minutos)

As atividades acima são sugestões para o desenvolvimento da aula. O professor pode escolher a que considerar mais adequada para a turma ou pode adaptar uma ou mais atividades para melhor atender às necessidades e ao ritmo de aprendizado dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Durante esta discussão, cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu durante a atividade "Verbos no presente simples no meu dia a dia". Os alunos poderão descrever as atividades do personagem de suas histórias em quadrinhos, usando verbos no presente simples. O professor irá incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as semelhanças e diferenças entre as rotinas dos personagens. Além disso, o professor irá revisar os verbos usados nas descrições, reforçando o conceito de presente simples.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor fará uma revisão da teoria do presente simples, conectando-a com as atividades práticas realizadas pelos alunos. O professor pode, por exemplo, perguntar: "Quais verbos vocês usaram para descrever as ações de seus personagens? Eles estavam no passado, no futuro ou no presente?". Desta forma, os alunos poderão relacionar a prática com a teoria, consolidando o conceito aprendido.

  3. Reflexão (3 - 5 minutos): Para finalizar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples e pedirá que os alunos pensem um pouco antes de responder:

    • Pergunta 1: "Qual foi a parte mais difícil de usar o presente simples na atividade de hoje? E a parte mais fácil?"

    • Pergunta 2: "Vocês conseguem pensar em uma situação do cotidiano em que o presente simples poderia ser usado em inglês?"

    Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma, promovendo uma reflexão coletiva e ajudando o professor a avaliar o entendimento da classe sobre o tópico.

Este retorno é uma parte vital do plano de aula, pois permite que o professor avalie o progresso dos alunos, identifique possíveis lacunas de aprendizado e faça ajustes para as próximas aulas. Além disso, ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a perceber a aplicabilidade do tópico em suas vidas diárias.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele reforçará a definição de verbos e a importância do presente simples para a comunicação em inglês. O professor também recapitulará os usos mais comuns do presente simples: para descrever ações habituais, verdades universais e eventos futuros programados. Ele pode usar exemplos práticos dados pelos alunos durante as atividades para tornar o resumo mais concreto e significativo para eles.

  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor explicará como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele destacará que, através das atividades práticas, os alunos puderam vivenciar o uso do presente simples em contextos reais. O professor reforçará que a teoria aprendida durante a aula não é apenas um conjunto de regras abstratas, mas algo que os alunos podem aplicar no dia a dia para se comunicarem em inglês.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar o conhecimento sobre o presente simples. Esses materiais podem incluir jogos online interativos, vídeos educativos, aplicativos de aprendizado de idiomas, livros de histórias em inglês com verbos no presente simples, entre outros. O professor pode preparar uma lista desses materiais com antecedência para compartilhar com os alunos no final da aula.

  4. Importância do Presente Simples (1 minuto): Por fim, o professor explicará a importância do presente simples para o aprendizado da língua inglesa. Ele destacará que o presente simples é um dos tempos verbais mais usados e, portanto, entender e saber usar corretamente esse tempo verbal é fundamental para a comunicação em inglês. Além disso, o professor ressaltará que o presente simples é a base para o aprendizado de outros tempos verbais mais complexos, tornando-se uma habilidade fundamental para os alunos que desejam dominar o idioma.

A conclusão da aula é uma etapa crucial, pois ajuda a consolidar o que os alunos aprenderam, a reforçar a relevância do tópico e a motivá-los a continuar aprendendo. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam, de como isso se aplica ao seu cotidiano e de onde podem buscar mais recursos para aprofundar o conhecimento.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies