Entrar

Plano de aula de Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Matemática

Original Teachy

'EF04MA16'

Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de malhas quadriculadas, seus componentes e sua utilidade na resolução de problemas de localização e deslocamento.
  2. Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e nomear pontos de referência em uma malha quadriculada.
  3. Estimular a capacidade dos alunos de usar uma malha quadriculada para representar e descrever movimentos e deslocamentos de objetos em um plano bidimensional.

Objetivos secundários:

  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos de comunicar suas ideias e soluções de forma clara e coerente.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de pontos, linhas e formas geométricas básicas (como quadrados e retângulos) que foram estudados em aulas anteriores. Ele pode fazer isso através de perguntas e desafios simples, envolvendo a identificação desses elementos em objetos do dia a dia ou em imagens.

  2. Situações Problema: O professor apresenta duas situações problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Primeira situação: Imagine que você está brincando de esconde-esconde e precisa dar instruções para seu colega de onde se esconder. Como você faria isso de uma forma que seu colega pudesse entender facilmente?

    • Segunda situação: Suponha que você está montando um quebra-cabeça e precisa mover as peças para diferentes lugares. Como você poderia fazer isso de forma organizada para não se confundir?

  3. Contextualização: O professor explica que as malhas quadriculadas são como mapas que usamos para nos orientar. Assim como usamos um mapa para chegar a um lugar desconhecido, podemos usar uma malha quadriculada para representar movimentos e deslocamentos em um plano. O professor pode dar exemplos de situações reais onde as malhas quadriculadas são usadas, como em jogos de tabuleiro, em plantas de casas, em mapas de cidades, etc.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas curiosidades relacionadas ao tema:

    • Primeira curiosidade: As malhas quadriculadas são usadas não apenas em matemática, mas também em outras áreas, como na arte, na arquitetura e na engenharia. Por exemplo, os pintores usam malhas quadriculadas para ampliar ou reduzir imagens.

    • Segunda curiosidade: As malhas quadriculadas são usadas até mesmo por computadores! Os pixels que formam as imagens na tela do computador ou do celular são organizados em uma malha quadriculada.

Ao final da introdução, os alunos devem estar familiarizados com o conceito de malhas quadriculadas e motivados a explorá-las e utilizá-las para resolver problemas de localização e deslocamento.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: O Jogo do Barco Perdido (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo recebe uma malha quadriculada e um barco (pode ser um desenho de um barco em papel).
    • O objetivo do jogo é esconder o barco na malha quadriculada e dar instruções para o "navegador" do grupo encontrar o barco.
    • Os alunos devem usar a linguagem de movimento (para frente, para trás, para cima, para baixo) e a linguagem de localização (na esquerda, na direita, em cima, embaixo) para dar as instruções.
    • Cada aluno no grupo terá a chance de ser o "navegador" e os outros alunos serão os "capitães" que darão as instruções.
    • O grupo que conseguir encontrar o barco em menos tentativas ganha o jogo.
  2. Atividade: Caça ao Tesouro (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo recebe uma malha quadriculada e uma folha com um mapa do tesouro (que o professor preparou antecipadamente).
    • O tesouro é representado por um desenho ou uma figura geométrica que os alunos devem encontrar na malha quadriculada.
    • O professor dá instruções para os alunos sobre como se movimentar na malha quadriculada para encontrar o tesouro. Por exemplo: "Vá para cima por 3 quadrados, depois vá para a esquerda por 2 quadrados e aí você encontrará o tesouro".
    • Os alunos devem seguir as instruções e marcar o local onde acreditam que o tesouro está na malha quadriculada.
    • O grupo que encontrar o tesouro primeiro ganha o jogo.
  3. Atividade: Montando a Cidade (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo recebe uma malha quadriculada e um conjunto de peças (que podem ser quadrados de papel coloridos).
    • O desafio é montar uma cidade na malha quadriculada. Cada peça representa um prédio ou uma casa. Os alunos devem posicionar as peças na malha quadriculada de acordo com as instruções do professor.
    • O professor dá instruções de deslocamento e os alunos devem mover as peças na malha quadriculada. Por exemplo: "Mova o prédio rosa 2 quadrados para a direita e 3 quadrados para cima".
    • Os grupos devem trabalhar juntos para montar a cidade o mais rápido possível. O grupo que conseguir montar a cidade corretamente primeiro ganha o jogo.

Ao final dessas atividades, os alunos devem ter adquirido uma compreensão prática e lúdica do conceito de malhas quadriculadas, bem como a habilidade de usar malhas quadriculadas para resolver problemas de localização e deslocamento. Além disso, as atividades em grupo permitem que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos diferentes grupos. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas estratégias, dificuldades e aprendizados durante as atividades.
    • O professor pode fazer perguntas para estimular a discussão, como: "Como vocês decidiram que direção se mover na malha quadriculada?" ou "Quais foram as instruções mais difíceis de seguir e por quê?".
    • O professor deve guiar a discussão para destacar os pontos principais da aula, como a importância de pontos de referência, a utilidade das malhas quadriculadas na representação de deslocamentos e a importância da clareza e precisão na comunicação de instruções.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • O professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Ele reforça que a malha quadriculada é uma ferramenta útil para a resolução de problemas de deslocamento e localização.
    • O professor pode fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos, como: "Como as malhas quadriculadas ajudaram vocês a se localizarem?" ou "Como vocês usaram a malha quadriculada para representar movimentos e deslocamentos?".
  3. Reflexão sobre o Aprendizado (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão:
      1. "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje para você e por quê?"
      2. "O que você aprendeu hoje que pode te ajudar em situações futuras, seja na escola ou em casa?"

Ao final do retorno, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula e estar aptos a aplicá-lo em situações futuras. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual permitem que os alunos expressem suas opiniões e experiências, desenvolvendo suas habilidades de pensamento crítico e comunicação.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor faz um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele recapitula a definição de malha quadriculada, seus componentes (pontos, linhas) e a utilização da malha para representar e descrever movimentos e deslocamentos em um plano bidimensional.
    • O professor relembra a importância dos pontos de referência na localização e deslocamento e a relevância da clareza e precisão na comunicação de instruções.
    • O professor pode usar a malha quadriculada no quadro para reforçar esses conceitos, fazendo uma demonstração rápida de como representar um movimento ou deslocamento na malha.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor destaca como a aula conectou a teoria e a prática. Ele explica que, através das atividades lúdicas, os alunos puderam vivenciar na prática os conceitos teóricos apresentados.
    • O professor ressalta que a habilidade de usar uma malha quadriculada para representar e descrever movimentos e deslocamentos é uma habilidade prática e útil que os alunos podem aplicar em várias situações do dia a dia.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais extras para aqueles alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele pode sugerir livros, jogos online, aplicativos educativos ou sites com atividades interativas relacionadas às malhas quadriculadas e aos conceitos de localização e deslocamento.
    • O professor também pode propor aos alunos que explorem a aplicação das malhas quadriculadas em diferentes contextos, como em jogos de tabuleiro, em mapas de cidades, em plantas de casas, etc.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • O professor encerra a aula ressaltando a importância do assunto estudado. Ele explica que a habilidade de se localizar e se deslocar no espaço é essencial para a vida cotidiana, seja para encontrar um local em uma cidade desconhecida, para se orientar em um mapa, para montar um móvel seguindo as instruções do manual, entre outras situações.
    • Além disso, o professor destaca que a aula não se trata apenas de matemática, mas também de comunicação e organização, já que a habilidade de dar instruções claras e se orientar no espaço são importantes em várias áreas da vida.
    • O professor pode concluir a aula incentivando os alunos a praticarem o uso das malhas quadriculadas no dia a dia, seja em jogos, atividades de desenho ou na resolução de problemas práticos.

Ao final da conclusão, os alunos deverão ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula e compreender a relevância e a aplicabilidade dos conceitos estudados. Além disso, os materiais extras sugeridos pelo professor podem servir como ferramentas para que os alunos continuem a explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies