Entrar

Plano de aula de Igualdade: Valores Faltantes

Matemática

Original Teachy

'EF04MA15'

Igualdade: Valores Faltantes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Igualdade: Valores Faltantes

Palavras ChaveIgualdade com Valores Faltantes, Resolução de Problemas, Raciocínio Lógico, Trabalho em Equipe, Atividades Interativas, Contextualização Matemática, Aplicação Prática, Colaboração, Estratégias de Solução, Discussão em Grupo
Materiais NecessáriosCartões numerados, Balanças de precisão (opcionais), Blocos de contagem, Cartas com sequências numéricas, Descrição de problemas impressas, Placas de pesos simulados
Códigos BNCCEF04MA15: Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que os alunos deverão ser capazes de fazer ao final da aula. Explorando a habilidade de completar igualdades com valores desconhecidos, os alunos serão guiados a pensar criticamente e resolver problemas matemáticos de forma prática e interativa. Esta etapa é crucial para orientar o foco dos alunos e garantir que todas as atividades subsequentes estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a escrever igualdades matemáticas com valores faltantes.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e solucionar o valor que torna a igualdade verdadeira.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o raciocínio lógico através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução visa envolver os alunos no tema da aula por meio de situações problema que estimulam o pensamento crítico e a curiosidade. Além disso, a contextualização do tema com exemplos reais e históricos ajuda a mostrar a relevância e a aplicabilidade do conceito de igualdade com valores faltantes, preparando os alunos para as atividades práticas que seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma balança e dois conjuntos de blocos. Em um dos conjuntos, você sabe que cada bloco pesa 5 unidades, mas no outro conjunto, um dos blocos está quebrado e você não sabe o seu peso. Como você pode usar uma balança para descobrir qual é o bloco quebrado e o seu peso?

2. Pense em uma receita de bolo que pede 2 ovos, mas queremos usar apenas ¾ de uma receita. Quanto devemos usar de ovos? Como podemos resolver isso se não temos uma balança para medir os ovos? Que tipo de estratégia matemática poderíamos usar?

Contextualização

A igualdade com valores faltantes é uma ferramenta essencial não apenas em matemática, mas também em situações do cotidiano, como na resolução de problemas de engenharia, economia doméstica e até mesmo em jogos de estratégia. Por exemplo, em um jogo de quebra-cabeças, muitas vezes precisamos descobrir o valor de uma peça para completar a imagem corretamente, o que é análogo a encontrar o valor que torna uma igualdade verdadeira. Além disso, a história da matemática está repleta de curiosidades sobre como matemáticos antigos resolveram problemas de igualdades com valores desconhecidos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A finalidade da etapa de Desenvolvimento é colocar os alunos em cenários práticos e divertidos que exigem a aplicação dos conceitos de igualdades com valores faltantes, promovendo a colaboração, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado prévio dos alunos e para que eles experimentem a matemática de forma imersiva e engajadora, aplicando o conhecimento em situações que simulam desafios do mundo real.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério dos Doces Desaparecidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe para resolver um problema de igualdade com valor faltante.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são detetives que precisam descobrir quem roubou os doces da festa da escola. Eles recebem quatro caixas, cada uma com uma quantidade diferente de doces: 2, 4, 6 e uma caixa vazia. A tarefa é descobrir quantos doces estavam originalmente na caixa vazia, utilizando apenas a informação de que a soma total dos doces nas caixas deve ser 20.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo quatro cartões, representando as caixas de doces, com os números 2, 4, 6 e um espaço em branco.

  • Explique que a soma total dos doces nas caixas deve ser igual a 20 e que eles precisam descobrir qual número falta na caixa em branco para que a igualdade seja verdadeira.

  • Permita que os alunos discutam em grupo e usem materiais de apoio como blocos de contagem para visualizar melhor o problema.

  • Cada grupo deve apresentar sua solução e explicar o raciocínio utilizado.

Atividade 2 - Arqueólogos das Ruínas Matemáticas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar habilidades de dedução e lógica matemática para encontrar valores faltantes em uma sequência.

- Descrição: Os alunos são arqueólogos que descobriram uma antiga tábua com escritas que parecem ser um sistema de contagem, mas há buracos que faltam os números. Eles precisam determinar quais números faltam para que a sequência de contagem esteja correta.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua a cada grupo uma carta com uma linha de contagem quebrada, contendo números visíveis e buracos para números ocultos.

  • Peça aos alunos para completarem os números que faltam, utilizando o conhecimento de sequências numéricas e propriedades de igualdade.

  • Incentive a utilização de estratégias como tentativa e erro e revisão de propriedades matemáticas.

  • Cada grupo apresenta sua sequência completada e explica o processo de raciocínio.

Atividade 3 - Construtores de Pontes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a aplicação prática de igualdades com valores desconhecidos em um contexto de engenharia.

- Descrição: Os alunos devem ajudar um grupo de construtores a determinar o peso de uma última placa que deve ser colocada em uma ponte para que ela não desabe. Eles têm informações sobre o peso total que a ponte suporta e o peso de todas as outras placas, exceto a última.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma descrição do problema e cartões representando as placas já colocadas na ponte, com seus respectivos pesos.

  • Explique que eles precisam descobrir qual é o peso da última placa para que a ponte não desabe, utilizando a informação de que a soma total dos pesos não pode exceder o limite.

  • Permita que os alunos discutam e experimentem com diferentes combinações de pesos para descobrir a solução.

  • Cada grupo apresenta sua solução final e o raciocínio por trás dela.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade da etapa de Retorno é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de resolução de problemas. Esta discussão ajuda a consolidar o conhecimento, permite a troca de ideias entre os alunos e o professor, e esclarece quaisquer dúvidas remanescentes. Além disso, ao ouvir as soluções dos colegas, os alunos podem ganhar novas perspectivas e aprender com as abordagens de seus pares.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que cada grupo teve a chance de resolver os desafios propostos, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas soluções e discutiremos juntos os diferentes métodos utilizados.'

Perguntas Chave

1. Quais estratégias vocês utilizaram para encontrar os valores faltantes nas igualdades?

2. Houve algum momento em que vocês precisaram mudar de estratégia? Por quê?

3. Como os conceitos de igualdade com valores faltantes podem ser aplicados em outras situações do dia a dia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado dos alunos, assegurando que eles tenham compreendido os conceitos essenciais trabalhados durante a aula. Além disso, serve para reforçar a conexão entre a teoria matemática e sua aplicação prática, preparando os alunos para futuras aplicações do conhecimento adquirido. Esta etapa também visa reforçar a importância do tema abordado e motivar os alunos a valorizar e usar a matemática em suas vidas.

Resumo

Na etapa final, o professor resumirá os principais pontos abordados durante a aula, relembrando os conceitos de igualdade com valores faltantes e como eles foram aplicados nas atividades propostas. Será destacada a importância de entender como encontrar e resolver valores desconhecidos para que as igualdades sejam verdadeiras.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria matemática com aplicações práticas e situações do cotidiano. Através das atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos puderam ver a matemática como algo vivo e relevante, não apenas como fórmulas e números abstratos.

Fechamento

Por fim, será enfatizado como a habilidade de resolver igualdades com valores faltantes é fundamental, não apenas para o sucesso acadêmico em matemática, mas também para a resolução de problemas reais, destacando a aplicabilidade do aprendizado matemático no dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies