Entrar

Plano de aula de Relações Inversas das Operações

Matemática

Original Teachy

'EF04MA13'

Relações Inversas das Operações

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Relações Inversas das Operações

Palavras ChaveRelações Inversas das Operações, Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão, Atividades Lúdicas, Resolução de Problemas, Trabalho em Grupo, Aplicação Prática, Discussão em Grupo, Colaboração, Contextualização, Matemática Fundamental, Aprendizado Ativo
Materiais NecessáriosFichas de pistas com enigmas matemáticos, Caderno de investigação, Prêmios simbólicos para os vencedores, Peças de quebra-cabeça gigante com cálculos matemáticos, Listas de ingredientes e preços para simulação de supermercado, Material para preparar estações de supermercado (frutas, laticínios, etc.), Papéis, canetas e marcadores para anotações e cálculos
Códigos BNCCEF04MA13: Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para assegurar que os alunos compreendam claramente os conceitos de relações inversas das operações, que são fundamentais para a manipulação eficaz de números e resolução de problemas matemáticos. Ao definir objetivos claros, os alunos estarão mais preparados para as atividades práticas em sala, onde poderão aplicar o que aprenderam de maneira ativa e participativa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e compreender as relações inversas entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos de aplicar o conceito de relações inversas em situações-problema matemáticos.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a participação ativa dos alunos através de discussões e colaborações em grupo para solidificar o aprendizado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem o propósito de ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre relações inversas das operações através de situações-problema que os façam pensar e relembrar conceitos. Além disso, a contextualização visa demonstrar a relevância e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em situações reais, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes.

Situações Problema

1. Imagine que você tem 10 balas e seu amigo dá mais 5 balas para você. Quantas balas você terá no total?

2. Se você tiver 20 reais e comprar 4 lápis, quantos reais você terá restantes se cada lápis custar o mesmo valor?

Contextualização

As relações inversas das operações são uma parte essencial da matemática que encontramos em situações cotidianas, como calcular troco ou ajustar receitas para mais ou menos pessoas. Compreender essas relações permite que os alunos não apenas resolvam problemas matemáticos, mas também apliquem esses conceitos de maneira prática em suas vidas diárias.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como finalidade proporcionar aos alunos a aplicação prática e aprofundada dos conceitos de relações inversas das operações através de atividades lúdicas e colaborativas. Essas atividades visam solidificar o conhecimento adquirido em casa, permitindo que os alunos trabalhem em equipe para resolver problemas matemáticos complexos de maneira divertida e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério das Operações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre relações inversas das operações para resolver um problema complexo de forma colaborativa e lúdica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão detetives matemáticos que precisam resolver um mistério usando suas habilidades de adição, subtração, multiplicação e divisão. Eles receberão um conjunto de pistas que envolvem cálculos matemáticos para desvendar quem roubou a fórmula secreta de um famoso matemático.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as fichas de pistas, que contêm enigmas matemáticos envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

  • Cada pista resolvida corretamente levará a uma nova dica sobre o suspeito.

  • Os alunos devem registrar suas respostas e raciocínios em um caderno de investigação.

  • O primeiro grupo a resolver o mistério corretamente ganha um prêmio simbólico.

Atividade 2 - Construtores de Quebra-Cabeças

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o entendimento das relações inversas das operações de forma prática e visual, promovendo o trabalho em equipe e pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para montar e resolver quebra-cabeças gigantes, onde cada peça contém um cálculo matemático envolvendo adição, subtração, multiplicação ou divisão. O objetivo é montar o quebra-cabeça completo, seguindo as regras de que cada operação deve ser seguida por sua operação inversa.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 membros.

  • Distribua as peças do quebra-cabeça, que contêm cálculos matemáticos escritos.

  • Cada grupo deve resolver o cálculo de cada peça e, em seguida, encontrar a peça seguinte que corresponde à operação inversa.

  • O quebra-cabeça só estará corretamente montado se as operações inversas estiverem alinhadas adequadamente.

  • O primeiro grupo a montar o quebra-cabeça corretamente ganha um prêmio.

Atividade 3 - Supermercado Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar as relações inversas das operações para resolver problemas práticos de planejamento financeiro, desenvolvendo habilidades de cálculo e tomada de decisão.

- Descrição: Transforme a sala em um supermercado, onde os alunos, em grupos, devem planejar uma festa de aniversário. Eles receberão uma lista de ingredientes e seus preços, e deverão calcular custos totais, ajustando quantidades com as operações inversas.

- Instruções:

  • Prepare a sala com 'estações' que simulam diferentes áreas de um supermercado (frutas, laticínios, etc.).

  • Distribua listas de ingredientes e preços para cada grupo.

  • Cada grupo deve calcular o custo total dos itens da lista, usando adição e multiplicação, e ajustar quantidades com subtração e divisão para se manter dentro do orçamento.

  • Após os cálculos, cada grupo apresentará seu planejamento de festa, explicando suas escolhas e como aplicaram as relações inversas das operações.

  • A melhor apresentação, que atenda ao orçamento e mantenha a lógica matemática, ganha um prêmio.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Este momento de retorno serve para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido e compartilhem suas experiências. A discussão em grupo ajuda a identificar áreas que podem necessitar de revisão adicional e reforça a aplicabilidade prática das relações inversas das operações. Além disso, ao ouvir as estratégias de seus colegas, os alunos podem adquirir novas perspectivas e habilidades de resolução de problemas.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa elencando a importância de compartilhar o que aprenderam e como isso pode ajudar a esclarecer dúvidas e fortalecer o entendimento. Encoraje cada grupo a apresentar brevemente o que descobriu e as estratégias que utilizou para resolver os problemas propostos. Utilize perguntas como 'O que foi mais desafiador?' e 'Como vocês usaram as operações inversas para resolver os problemas?' para guiar a discussão.

Perguntas Chave

1. Como as operações inversas ajudaram a resolver os problemas propostos nas atividades?

2. Houve algum momento durante as atividades em que vocês tiveram dificuldade em aplicar as relações inversas? Como superaram isso?

3. Qual foi a importância de trabalhar em grupo durante as atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado os conhecimentos adquiridos durante a aula, conectando-os à prática e reforçando a importância das relações inversas das operações no contexto cotidiano dos alunos. Este fechamento ajuda a reforçar a aprendizagem, proporciona clareza sobre a aplicabilidade dos conceitos e prepara os alunos para transferir o conhecimento para novos contextos de aprendizagem e vida.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre as relações inversas das operações, destacando a interdependência entre adição e subtração, e entre multiplicação e divisão. Este resumo incluirá os exemplos práticos explorados durante a aula, como os problemas de balas e ajustes de receitas, reforçando como esses conceitos são aplicados no dia a dia.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. Por meio de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos puderam ver diretamente como as relações inversas das operações se aplicam em situações reais, como em problemas de matemática e no planejamento de situações práticas, como festas de aniversário e compras. Essa abordagem prática ajudou a solidificar o entendimento teórico, facilitando a transferência do conhecimento para novos contextos.

Fechamento

Para encerrar, é essencial destacar a relevância das relações inversas das operações no cotidiano. Esses conceitos não são apenas fundamentais para o entendimento acadêmico da matemática, mas também para a resolução de problemas diários, como calcular troco ou ajustar receitas. Ao dominar essas relações, os alunos estão melhor preparados para lidar com diversos desafios matemáticos e práticos em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies